Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MBW A1342 com 16GB RAM


Paulo Eduardo Tavares

Posts Recomendados

Greetings!

Vi muitos tópicos aqui no forum sobre o tema mas confesso que não achei nenhum com a "mão na massa" . O que acontece é o seguinte:

Estou com um MBW A1342 Mid2010 rodando com a seguinte configuração de RAM: 1x8 1333Mhz e 1x2 1067Mhz. A controladora está limitando o pende de 8GB a 1067Mhz. A de 8GB é uma Kingston KVR1333D3S9 e a de 2GB é uma Samsung M471B5673FH0. Acontece que estou tendo problemas com a maquina se retirado este módulo da Samsung (Tentei com 1x8 e 2x8 da Kingston mas sem sucesso). Independente do slot, essa memória Samsung precisa estar presente. Eu pretendo subir essa máquina com 2x8 Kingston mas não estou conseguindo.

Atualmente uso o Mojave 10.14.6 com patch. Um downgrade pro High Sierra pode ser uma tentativa?

Alguém já viu algo parecido? Sabe uma solução? 

Já ouvi falar em memória registrada mas não estou convicto se trata-se disso.

Editado por Paulo Eduardo Tavares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Greetings!
Vi muitos tópicos aqui no forum sobre o tema mas confesso que não achei nenhum com a "mão na massa" . O que acontece é o seguinte:
Estou com um MBW A1342 Mid2010 rodando com a seguinte configuração de RAM: 1x8 1333Mhz e 1x2 1067Mhz. A controladora está limitando o pende de 8GB a 1067Mhz. A de 8GB é uma Kingston KVR1333D3S9 e a de 2GB é uma Samsung M471B5673FH0. Acontece que estou tendo problemas com a maquina se retirado este módulo da Samsung (Tentei com 1x8 e 2x8 da Kingston mas sem sucesso). Independente do slot, essa memória Samsung precisa estar presente. Eu pretendo subir essa máquina com 2x8 Kingston mas não estou conseguindo.
Atualmente uso o Mojave 10.14.6 com patch. Um downgrade pro High Sierra pode ser uma tentativa?
Alguém já viu algo parecido? Sabe uma solução? 
Já ouvi falar em memória registrada mas não estou convicto se trata-se disso.
Cara, este Mac só irá suportar 16GB com memórias Premium, você consegue encontrá-las em sites gringos, oficialmente no site da Apple este modelo só suporta até 8GB. Já utilizei essas memórias em um Mac mini Mid 2010 e nunca tive problemas.

Enviado de meu Pixel 2 XL usando o Tapatalk

No caso utilizei esse par de memórias.b515c1a41b9d5f99df9eaaadcdbb4054.jpg79c6a95cb490e88fc61b996e040eb54e.jpg

Enviado de meu Pixel 2 XL usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As memórias dessa máquina funcionam a 1066mhz. Módulos com frequências maiores serão capados a 1066mhz, normal.

É provável que você esteja tendo problemas com o firmware (EFI) da máquina. Quando recebeu atualização do Lion, também recebeu uma atualização de firmware que possibilitava o upgrade para 16GB. Você está usando um firmware modificado pelo patch do dosdude1, e pode ser que antes você não tenha chegado a receber esse EFI oficial da Apple que permitia até 16GB.

O que você pode tentar é uma instalação limpa do High Sierra via usb. É provável que durante a instalação do sistema a máquina desligue e apite. Não mexa, é a atualização do firmware em andamento. É uma tentativa...

Sobre marcas de memórias, acho pouco provável que seja a causa, desde que as especificações dos módulos sejam compatíveis com a máquina e que estejam 100% funcionando. Diversas vezes fiz upgrade nesse modelo com módulos Corsair ou Kingston trazidos pelos próprios clientes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, juliochok disse:

Cara, este Mac só irá suportar 16GB com memórias Premium, você consegue encontrá-las em sites gringos, oficialmente no site da Apple este modelo só suporta até 8GB. Já utilizei essas memórias em um Mac mini Mid 2010 e nunca tive problemas.

Enviado de meu Pixel 2 XL usando o Tapatalk
 

No caso utilizei esse par de memórias.b515c1a41b9d5f99df9eaaadcdbb4054.jpg79c6a95cb490e88fc61b996e040eb54e.jpg

Enviado de meu Pixel 2 XL usando o Tapatalk
 

Fala mestre. Um kitzinho destes 'mac memory' que eu namorava era o da Corsair. Mas na casa dos 600 reais fica dificil... 

19 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

As memórias dessa máquina funcionam a 1066mhz. Módulos com frequências maiores serão capados a 1066mhz, normal.

É provável que você esteja tendo problemas com o firmware (EFI) da máquina. Quando recebeu atualização do Lion, também recebeu uma atualização de firmware que possibilitava o upgrade para 16GB. Você está usando um firmware modificado pelo patch do dosdude1, e pode ser que antes você não tenha chegado a receber esse EFI oficial da Apple que permitia até 16GB.

O que você pode tentar é uma instalação limpa do High Sierra via usb. É provável que durante a instalação do sistema a máquina desligue e apite. Não mexa, é a atualização do firmware em andamento. É uma tentativa...

Sobre marcas de memórias, acho pouco provável que seja a causa, desde que as especificações dos módulos sejam compatíveis com a máquina e que estejam 100% funcionando. Diversas vezes fiz upgrade nesse modelo com módulos Corsair ou Kingston trazidos pelos próprios clientes.

 

Mestre,

Como eu já uso o computador com 10GB de RAM, não imagino ser EFI desatualizada. Aliás, fui pesquisar sobre e já utilizo a mais recente:

Versão da ROM de Inicialização: 68.0.0.0.0

  Versão do SMC (sistema): 1.60f6

De qualquer forma, retornei a máquina ao High Sierra, fiz suas atualizações mas o problema persiste: só boota com o pente Samsung presente. O kingston sozinhou ou o par deles não permite que a máquina inicie. 

Visualmente na máquina, o que acontece é o seguinte: o led branco pisca e apaga, isso constantemente. Sem vídeo.

Como estou com defeito no speaker, se a máquina estiver bipando, não o ouço. 

 

 

Editado por Paulo Eduardo Tavares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca vi esse modelo 2010 usando mais que 5GB simultaneamente, talvez para quem utilize várias aplicações em simultâneo, seja necessário, mas renderizar videos pelo Final Cut X ou utilizar LogicPro, 8GB são suficientes, e como já foi falado para utilizar os 16GB os dois pentes precisam ser 1066MHz, e não é uma memória barata, também é difícil de encontrar o par nessa frequência. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 18/05/2021 at 20:18, webg3brasil disse:

Nunca vi esse modelo 2010 usando mais que 5GB simultaneamente, talvez para quem utilize várias aplicações em simultâneo, seja necessário, mas renderizar videos pelo Final Cut X ou utilizar LogicPro, 8GB são suficientes, e como já foi falado para utilizar os 16GB os dois pentes precisam ser 1066MHz, e não é uma memória barata, também é difícil de encontrar o par nessa frequência. Boa sorte!

Bom, agora tens o meu como exemplo utilizando 10GB! Os dois pentes são iguais. Se um sobe sozinho, pq não subiria com outro par idêntico? Ainda sigo na luta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2021 at 22:05, Paulo Eduardo Tavares disse:

Bom, agora tens o meu como exemplo utilizando 10GB! Os dois pentes são iguais. Se um sobe sozinho, pq não subiria com outro par idêntico? Ainda sigo na luta. 

já foi respondida essa pergunta: 

só sobe 1 sozinho na frequência 1066Mhz

se colocar a pente com 1333Mhz sozinho, não irá subir o sistema

quando você coloca dois pares de frequências diferentes, o que possui frequência maior, reduz para o que tem a frequência 1066Mhz, para subir 16GB nesse modelo, tem que utilizar 2 pares na frequência correta: 1066Mhz.

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2021 at 22:30, webg3brasil disse:

já foi respondida essa pergunta: 

só sobe 1 sozinho na frequência 1066Mhz

se colocar a pente com 1333Mhz sozinho, não irá subir o sistema

quando você coloca dois pares de frequências diferentes, o que possui frequência maior, reduz para o que tem a frequência 1066Mhz, para subir 16GB nesse modelo, tem que utilizar 2 pares na frequência correta: 1066Mhz.

Mesmo com o controlador limitando a frequencia da ram? Caramba, duro vai ser arrumar um pente DDR3 de 1066mhz. Até o momento só achei a linha MacMemory da Corsair mas, convenhamos, 600 cruzeiros em ram ddr3 é "pa acabá".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...