Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook M1 (BigSur) Utilizando Bateria Mesmo Conectado na Fonte


FS008

Posts Recomendados

Boa tarde, pessoal

Comprei um Macbook Air M1, com o BigSur.

Trabalho apenas em casa, e o computador fica Fulltime na fonte de alimentação. Mesmo assim, a bateria descarrega até próximo dos 90%. Agora, por exemplo, está com 92%. Com isso, os ciclos da bateria vão sendo computados, mesmo sem utilizá-las. Há como desabilitar isso?

Meu Macbook Pro 2015 não tinha esse descarregamento na fonte de alimentação, por isso creio que seja alguma configuração.

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, FS008 disse:

Boa tarde, pessoal

Comprei um Macbook Air M1, com o BigSur.

Trabalho apenas em casa, e o computador fica Fulltime na fonte de alimentação. Mesmo assim, a bateria descarrega até próximo dos 90%. Agora, por exemplo, está com 92%. Com isso, os ciclos da bateria vão sendo computados, mesmo sem utilizá-las. Há como desabilitar isso?

Meu Macbook Pro 2015 não tinha esse descarregamento na fonte de alimentação, por isso creio que seja alguma configuração.

Obrigado pela ajuda.

Boa tarde,

O meu acontece a mesma coisa, e pra mim é normal, e que bom que é. Sua bateria funciona como uma caixa da água. Você precisa ir esvaziando ela pra mais água entrar e não ficar acumulando sujeira a ponto de entupir os canos. A bateria quando parada, sem uso, não é que vicia, é que ela perde sua capacidade de armazenamento de energia, como se um cano ficasse entupido e sua placa lógica não recebesse mais energia. A grosso modo é isso.

Se os ciclos são contados, significa que sua bateria não está parada. E isso é muito bom!

Mas... caso alguém comprove que é um problema, eu serei um dos primeiros a ir atrás de assistência.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tarefas muito pesadas é normal o computador trabalhar "no talo" e a bateria entrar como fonte suplementar de energia, além da energia vinda do carregador, para suprir essa demanda a mais de energia, mas é estranho consumir a ponto de descer tanto assim, a menos que esteja usando o Mac pra minerar bitcoin, kkkkk Brincadeira.

Eu não posso dizer com propriedade pois ainda não tive contato diário suficiente com um Mac M1, mas posso garantir que a bateria descarregar mesmo com o laptop conectado à energia é normal dependendo do uso. Só não posso te garantir que descer a esse ponto é normal, muito menos sem conhecer o seu uso da máquina.

Dê uma ligada no suporte da própria Apple (0800 761 0880). É provável que eles saibam te responder com maior exatidão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu Macbook Pro m1, é conectado toda hora no Monitor Dell usb C, não descarrega de jeito nenhum , fica em 100% o tempo todo. Mas veja aquela parada de carregamento inteligente. Acredito que não seja normal isso de ficar descarregando até 92%. Não pode já que está conectado 100% do tempo na bateria. 

Editado por Uelinton Andrade
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reiterando o que eu disse,  o meu fui ver agora está em 92% também kkkkk. Cara desculpa falar besteira. Mas desliguei o carregamento otimizado, acredito que fique carregado o tempo todo em 100% agora. Agora está em 92% e está dizendo que "Fonte de energia: Alimentação. Bateria não está sendo carregada". Acho que é normal do MacOs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Uelinton Andrade disse:

Reiterando o que eu disse,  o meu fui ver agora está em 92% também kkkkk. Cara desculpa falar besteira. Mas desliguei o carregamento otimizado, acredito que fique carregado o tempo todo em 100% agora. Agora está em 92% e está dizendo que "Fonte de energia: Alimentação. Bateria não está sendo carregada". Acho que é normal do MacOs.

 

O meu MacBook M1 me dá mensagem de "bateria não está sendo carregada" quando eu ligo o carregador não direto nele mas sim no dongle usb.

Mas depois de um minuto ou dois a mensagem desaparece e começa a carregar normalmente.

Acredito que neste um minuto ou dois o sistema busca entender se a carga que está entrando dá conta de suprir a necessidade de uso e/ou suprir e ainda carregar a bateria.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo isso como normal, pois comigo isso não acontece. O processo de descarregar a bateria eu faço manualmente, 1 vez no mês, deixando ela chegar aos 20% de carga e depois carrego ela novamente e utilizo com fonte de alimentação. 
 

A bateria descarregar aos 92% utilizando conectado na fonte de alimentação, pode indicar um defeito na fonte ou na entrada USB C do Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Bruno está correto, é uma função normal do Mac e isto acontece mesmo. A função é a que o Uelinton citou, o carregamento otimizado de bateria. Esta função é parte do sistema de Saúde da Bateria implementado no macOS, e tem a função de manter o fluxo de energia dentro da bateria para preservar a capacidade química e mecânica dela por um período maior.
Eis aqui o que a própria Apple diz neste artigo de suporte https://support.apple.com/pt-br/HT204054
" Se o Mac não carregar até 100%

Se você usar o carregamento otimizado da bateria no macOS Big Sur ou usa o macOS Catalina ou anterior, eventualmente a bateria pode não mostrar uma carga completa (100%) no macOS, mesmo depois de o adaptador de alimentação ter sido conectado por um longo período de tempo. Esse comportamento é normal e ajuda a prolongar a duração geral da bateria."

Bateria é como um carro, se não usar de vez em quando, dá problema. E esteja ela vazia ou cheia, o tipo de problema é o mesmo. Inclusive, uma das recomendações para baterias em geral é, caso não vá utilizar o equipamento por um período maior que uma ou duas semanas, deixar a carga em torno de 50% ao guardar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...