Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook M1 (BigSur) Utilizando Bateria Mesmo Conectado na Fonte

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal

Comprei um Macbook Air M1, com o BigSur.

Trabalho apenas em casa, e o computador fica Fulltime na fonte de alimentação. Mesmo assim, a bateria descarrega até próximo dos 90%. Agora, por exemplo, está com 92%. Com isso, os ciclos da bateria vão sendo computados, mesmo sem utilizá-las. Há como desabilitar isso?

Meu Macbook Pro 2015 não tinha esse descarregamento na fonte de alimentação, por isso creio que seja alguma configuração.

Obrigado pela ajuda.

Postado
20 minutos atrás, FS008 disse:

Boa tarde, pessoal

Comprei um Macbook Air M1, com o BigSur.

Trabalho apenas em casa, e o computador fica Fulltime na fonte de alimentação. Mesmo assim, a bateria descarrega até próximo dos 90%. Agora, por exemplo, está com 92%. Com isso, os ciclos da bateria vão sendo computados, mesmo sem utilizá-las. Há como desabilitar isso?

Meu Macbook Pro 2015 não tinha esse descarregamento na fonte de alimentação, por isso creio que seja alguma configuração.

Obrigado pela ajuda.

Boa tarde,

O meu acontece a mesma coisa, e pra mim é normal, e que bom que é. Sua bateria funciona como uma caixa da água. Você precisa ir esvaziando ela pra mais água entrar e não ficar acumulando sujeira a ponto de entupir os canos. A bateria quando parada, sem uso, não é que vicia, é que ela perde sua capacidade de armazenamento de energia, como se um cano ficasse entupido e sua placa lógica não recebesse mais energia. A grosso modo é isso.

Se os ciclos são contados, significa que sua bateria não está parada. E isso é muito bom!

Mas... caso alguém comprove que é um problema, eu serei um dos primeiros a ir atrás de assistência.

Abraço!

Postado

Em tarefas muito pesadas é normal o computador trabalhar "no talo" e a bateria entrar como fonte suplementar de energia, além da energia vinda do carregador, para suprir essa demanda a mais de energia, mas é estranho consumir a ponto de descer tanto assim, a menos que esteja usando o Mac pra minerar bitcoin, kkkkk Brincadeira.

Eu não posso dizer com propriedade pois ainda não tive contato diário suficiente com um Mac M1, mas posso garantir que a bateria descarregar mesmo com o laptop conectado à energia é normal dependendo do uso. Só não posso te garantir que descer a esse ponto é normal, muito menos sem conhecer o seu uso da máquina.

Dê uma ligada no suporte da própria Apple (0800 761 0880). É provável que eles saibam te responder com maior exatidão.

Postado (editado)

O meu Macbook Pro m1, é conectado toda hora no Monitor Dell usb C, não descarrega de jeito nenhum , fica em 100% o tempo todo. Mas veja aquela parada de carregamento inteligente. Acredito que não seja normal isso de ficar descarregando até 92%. Não pode já que está conectado 100% do tempo na bateria. 

Editado por Uelinton Andrade
Postado

Reiterando o que eu disse,  o meu fui ver agora está em 92% também kkkkk. Cara desculpa falar besteira. Mas desliguei o carregamento otimizado, acredito que fique carregado o tempo todo em 100% agora. Agora está em 92% e está dizendo que "Fonte de energia: Alimentação. Bateria não está sendo carregada". Acho que é normal do MacOs.

Postado
1 hora atrás, Uelinton Andrade disse:

Reiterando o que eu disse,  o meu fui ver agora está em 92% também kkkkk. Cara desculpa falar besteira. Mas desliguei o carregamento otimizado, acredito que fique carregado o tempo todo em 100% agora. Agora está em 92% e está dizendo que "Fonte de energia: Alimentação. Bateria não está sendo carregada". Acho que é normal do MacOs.

O meu MacBook M1 me dá mensagem de "bateria não está sendo carregada" quando eu ligo o carregador não direto nele mas sim no dongle usb.

Mas depois de um minuto ou dois a mensagem desaparece e começa a carregar normalmente.

Acredito que neste um minuto ou dois o sistema busca entender se a carga que está entrando dá conta de suprir a necessidade de uso e/ou suprir e ainda carregar a bateria.  

Postado

Não vejo isso como normal, pois comigo isso não acontece. O processo de descarregar a bateria eu faço manualmente, 1 vez no mês, deixando ela chegar aos 20% de carga e depois carrego ela novamente e utilizo com fonte de alimentação. 

A bateria descarregar aos 92% utilizando conectado na fonte de alimentação, pode indicar um defeito na fonte ou na entrada USB C do Mac.

Postado

O Bruno está correto, é uma função normal do Mac e isto acontece mesmo. A função é a que o Uelinton citou, o carregamento otimizado de bateria. Esta função é parte do sistema de Saúde da Bateria implementado no macOS, e tem a função de manter o fluxo de energia dentro da bateria para preservar a capacidade química e mecânica dela por um período maior.
Eis aqui o que a própria Apple diz neste artigo de suporte https://support.apple.com/pt-br/HT204054
" Se o Mac não carregar até 100%

Se você usar o carregamento otimizado da bateria no macOS Big Sur ou usa o macOS Catalina ou anterior, eventualmente a bateria pode não mostrar uma carga completa (100%) no macOS, mesmo depois de o adaptador de alimentação ter sido conectado por um longo período de tempo. Esse comportamento é normal e ajuda a prolongar a duração geral da bateria."

Bateria é como um carro, se não usar de vez em quando, dá problema. E esteja ela vazia ou cheia, o tipo de problema é o mesmo. Inclusive, uma das recomendações para baterias em geral é, caso não vá utilizar o equipamento por um período maior que uma ou duas semanas, deixar a carga em torno de 50% ao guardar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      57.2k
    • Total de Posts
      466.8k
  • Criar Novo...