Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

salvar Macbook pro 2009


tbolzani

Posts Recomendados

Olá a todos!! Peço ajuda para o seguinte caso:

Estou com um macbook pro 2009 para tentar salvar aqui. Meu irmão tentou colocar um mac os não suportado oficialmente pela apple, conseguiu mas depois o mac parou de inicializar.

O que estou tentando fazer:

criei um disco externo com o instalador do El Captain, que o site da apple aponta como último OS suportado pelo macbook pro 2009.

Liguei o macbook com o Alt pressionado e apareceu o disco externo com a opção de instalar o El Captain. Apaguei o ssd interno do macbook com o utilitário de disco, e tentei instalar o Mac os em seguida.

No entanto, dá erro no final da instalação. Estou com a sensação de que está havendo problema na formatação do SSD interno do macbook. Será que a formatação usada pelo Mac OS mais novo que meu irmão usou está causando algum tipo de incompatibilidade?

Alguma orientação na formatação do SSD interno usando o utilitário de disco?

Eu vou na opção apagar e escolho a opção Mac OS expandido (journaling) e Mapa de partição GUID.

 

Alguém tem alguma ajuda sobre o que pode estar acontecendo?

agradeço a quem puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo... "macOS Expandido (Journaling)" e GUID Partition. Se ao afinal do processo de apagar o disco aparece um sina verde e não um erro, não é pra ser esse o problema, não.

Você trocou o HD original por um SSD? Uma foto do problema seria bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

É isso mesmo... "macOS Expandido (Journaling)" e GUID Partition. Se ao afinal do processo de apagar o disco aparece um sina verde e não um erro, não é pra ser esse o problema, não.

Você trocou o HD original por um SSD? Uma foto do problema seria bem vinda.

eu vou refazer o processo e vou tirar fotos. Obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, tbolzani disse:

Olá a todos!! Peço ajuda para o seguinte caso:

Estou com um macbook pro 2009 para tentar salvar aqui. Meu irmão tentou colocar um mac os não suportado oficialmente pela apple, conseguiu mas depois o mac parou de inicializar.

O que estou tentando fazer:

criei um disco externo com o instalador do El Captain, que o site da apple aponta como último OS suportado pelo macbook pro 2009.

Liguei o macbook com o Alt pressionado e apareceu o disco externo com a opção de instalar o El Captain. Apaguei o ssd interno do macbook com o utilitário de disco, e tentei instalar o Mac os em seguida.

No entanto, dá erro no final da instalação. Estou com a sensação de que está havendo problema na formatação do SSD interno do macbook. Será que a formatação usada pelo Mac OS mais novo que meu irmão usou está causando algum tipo de incompatibilidade?

Alguma orientação na formatação do SSD interno usando o utilitário de disco?

Eu vou na opção apagar e escolho a opção Mac OS expandido (journaling) e Mapa de partição GUID.

 

Alguém tem alguma ajuda sobre o que pode estar acontecendo?

agradeço a quem puder ajudar.

Mas vc formatou o ssd em outro Mac e depois colocou no antigo ?

porque você não liga o ssd na máquina antiga direto e formata ele pelo utilitário de disco na própria instalação do El Capitan ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, tbolzani disse:

Olá a todos!! Peço ajuda para o seguinte caso:

Estou com um macbook pro 2009 para tentar salvar aqui. Meu irmão tentou colocar um mac os não suportado oficialmente pela apple, conseguiu mas depois o mac parou de inicializar.

O que estou tentando fazer:

criei um disco externo com o instalador do El Captain, que o site da apple aponta como último OS suportado pelo macbook pro 2009.

Liguei o macbook com o Alt pressionado e apareceu o disco externo com a opção de instalar o El Captain. Apaguei o ssd interno do macbook com o utilitário de disco, e tentei instalar o Mac os em seguida.

No entanto, dá erro no final da instalação. Estou com a sensação de que está havendo problema na formatação do SSD interno do macbook. Será que a formatação usada pelo Mac OS mais novo que meu irmão usou está causando algum tipo de incompatibilidade?

Alguma orientação na formatação do SSD interno usando o utilitário de disco?

Eu vou na opção apagar e escolho a opção Mac OS expandido (journaling) e Mapa de partição GUID.

 

Alguém tem alguma ajuda sobre o que pode estar acontecendo?

agradeço a quem puder ajudar.

EXATAMENTE qual erro que aparece? Tira uma foto e posta que vai ajudar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual erro aparece?

tentou ver o lance da data? o El Capitan é chato com isso. ante de começar a isntalação tem que alterar a data do sistema via terminal, pra uma data próxima a do lançamento do El Capitan. dá uma olhada nos posts meu e do @BetoGaleazzonesse tópico aqui: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, consegui tirar as fotos.
O que acontece é que o MacBook pro não consegue desmontar o SSD no qual será instalado o sistema.

Eu cheguei a tirar o SSD e plugar via adaptador USB e esperar no MacBook air mais novo que eu tenho aqui e formatei ele, deu certo. Mas na hora que coloquei ele no MacBook pro e dei boot com a tecla alt apertada para fazer a instalação ele carrega o instalador do el captain mas não consegue desmontar a unidade.

Interessante que numa das minhas tentativas para formatar o SSD do MacBook pro esperado na USB do MacBook air o utilitário de disco do Air tb não co seguiu desmontar a unidade (última foto). Mas depois deu certo. Só que na hora de instalar dá o erro da desmontagem. 6d7421c160d2574645f2886cc39e95db.jpg167998669abc913b3a3bc6ffe1710fdd.jpg612f0dcd48747cbf8709a12970d55ec7.jpg

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Mas vc formatou o ssd em outro Mac e depois colocou no antigo ?
porque você não liga o ssd na máquina antiga direto e formata ele pelo utilitário de disco na própria instalação do El Capitan ?
De início tentei fazer dessa forma mas deu erro na desmontagem conforme expliquei acima.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

EXATAMENTE qual erro que aparece? Tira uma foto e posta que vai ajudar. 
Tirei a foto do erro.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joguei no google o seguinte "El Capitan coundnt unmount disk" (assim com erro no inglês mesmo) e a primeira ocorrência é essa aqui:

pelo print que voce mandou está fazendo exatamente o que o cara mostra no video que não funciona. tá selecionando o disco pra formatar ao invés de selecionar o volume criado. tenta isso aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, tbolzani disse:

Fala pessoal, consegui tirar as fotos.
O que acontece é que o MacBook pro não consegue desmontar o SSD no qual será instalado o sistema.

Eu cheguei a tirar o SSD e plugar via adaptador USB e esperar no MacBook air mais novo que eu tenho aqui e formatei ele, deu certo. Mas na hora que coloquei ele no MacBook pro e dei boot com a tecla alt apertada para fazer a instalação ele carrega o instalador do el captain mas não consegue desmontar a unidade.

Interessante que numa das minhas tentativas para formatar o SSD do MacBook pro esperado na USB do MacBook air o utilitário de disco do Air tb não co seguiu desmontar a unidade (última foto). Mas depois deu certo. Só que na hora de instalar dá o erro da desmontagem. 6d7421c160d2574645f2886cc39e95db.jpg167998669abc913b3a3bc6ffe1710fdd.jpg612f0dcd48747cbf8709a12970d55ec7.jpg

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
 

De início tentei fazer dessa forma mas deu erro na desmontagem conforme expliquei acima.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Tirei a foto do erro.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
 

Tenta colocar o SSD numa máquina com windows e deixa ele desparticionado, aí na instalação do El Capitan vc já faz tudo, particiona e formata, deve dar certo, ja peguei pendrives que não conseguia desparticionar de jeito nenhum no mac e quando coloquei no windows ele foi ... as vezes no mac da uns erros bestas ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agradeço a todos pelo auxílio. Infelizmente não consegui contornar os problemas. Mesmo usando o comando no terminal para desmontar o disco, não consigo formatar. Já coloquei a data, conforme orientado, e não adiantou. Agradeço aos amigos que ajudaram  @marcosfisica@BetoGaleazzo@ricardoviniciusbr@jailsonrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/05/2021 at 12:39, tbolzani disse:

agradeço a todos pelo auxílio. Infelizmente não consegui contornar os problemas. Mesmo usando o comando no terminal para desmontar o disco, não consigo formatar. Já coloquei a data, conforme orientado, e não adiantou. Agradeço aos amigos que ajudaram  @marcosfisica@BetoGaleazzo@ricardoviniciusbr@jailsonrs

que estranho. você viu esse vídeo que eu postei aí encima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...