Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Air não carrega mais depois de formatar


Pedro Paulo Gattai Gomes

Posts Recomendados

Prezados, tenho um macbook Air 2014 que estava instalado e totalmente funcional o macos big sur. Ia vender ele e a pessoa queria dual boot com o windows. Criei um cartão de memória bootável pelo assistente do bootcamp com o windows 10 nele. Sai do macos reinicializando a máquina e entrei no assistente de disco, até aqui tudo normal. Lá eu apaguei tudo e criei duas partições no SSD de mesmo tamanho, uma para receber o macos e a outra para receber o windows 10. E então escolhi reinstalar o macos big sur nele, escolhi a partição de inicialização, ele começou a instalar e daí foi dar boot e não entrou mais no macos, sempre entrando no sinal de proibido. Tentei várias combinações de teclas e a maioria ficava entrando para recuperação pela internet. E sempre terminava com o ícone do planeta com o triângulo interno com um ponto de interrogação com a mensagem de erro 2002f embaixo. Então tentei reiniciar com o option apertado e consegui fazer com que o windows começasse a ser instalado pelo cartão de memória sd. Até aqui tudo bem, consegui instalar o windows e sempre agora que tento abrir o Mac ele já entra direto no Windows. Se eu aperto o option para escolher a unidade de inicialização aparecem macos installer e o windows. Se eu seleciono o macos installer continua dando o símbolo de proibido. Tentei a atualização do nvram e depois dessa tentativa voltou a dar aquela música de inicialização do macos porém se deixar continuar ele cai no símbolo de proibido. Fiz um pendrive bootavel dentro do windows usando o transmac e consegui colocar um arquivo com a imagem do high Sierra que encontrei na internet dentro desse meu pendrive, reiniciei o Mac com ele espetado na porta USB e quando reinício cai direto pra entrar no Windows. Se tento clicar pra reiniciar no macos na barra de Tarefas do windows próximo do relógio recebo a mensagem que não é possível reiniciar pelo macos. Desliguei o Mac de novo, reiniciei com o pendrive bootavel do high sierra na USB e deixei apertado o T daí de repente apareceu um símbolo de um círculo cinza claro com um raio branco no meio que fica caminhando pela tela em fundo preto como se fosse proteção de tela e não sai daí. Já não sei mais o que fazer para reinicializar o macos. Já tentei também fazer o pendrive bootavel com a imagem do high sierra ollarila mas também não consegui reinicializar. Alguém saberia me ajudar?

IMG_20210426_133610-convertido-compactado.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tente:

1 - dar um reset na smc - https://support.apple.com/pt-br/guide/mac-help/mh29198/mac

2 - rode um autodiagnostico - https://support.apple.com/pt-br/HT202731

3 - faça uma inspeção visual dos conectores.

usar a tecla T transforma seu air em um hd externo (chamamos de target mode) e ele precisa estar plugado por um cabo firewire ou thunderbolt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Bruno. Resetei o SMC como indicado e ao reiniciar e tentar o autodiagnóstico apertando a tecla d entrou no internet recovery (ícone do planeta rodando), depois apareceu o nome da rede embaixo. Demorou um tempo (alguns minutos) e então entrou no ícone do planeta com o triângulo e a exclamação dentro com o erro -2002D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando tento inicializar no Windows pelo MacOS recebo a mensagem de que: Não foi possível localizar o volume de inicialização do OS X. Quando tento iniciar o macbook com o usb bootável com o macos high sierra dentro, cai direto pra carregar o Windows. Quando tento reiniciar segurando o option com o usb bootável com o high sierra na usb aparecem somente dois discos: MacOS installer e Windows. Se eu seleciono MacOS installer cai no símbolo de proibido. Estou achando que o arquivo de inicialização que fica na partição de sistema com 200 megas de tamanho esteja corrompida. Será que eu consigo apagar essa partição de dentro do Windows e reinicializar o macbook com o pendrive bootável com o high sierra, ou seria mehor eu tentar fazer um pendrive bootavel com o MacOS X El capitan e tentar inicializar por ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta usar o internet recovery pra restaurar o mac ao estado de fábrica. Deixa somente a partição do Mac. Depois disso usa o utilitário do bootcamp pra instalar o Windows, quando chegar na parte de local de instalação escolha somente redimensionar a petição existente pra criar espaço pro Windows.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Adalberto, porém já tentei inúmeras vezes acesso pelo internet recovery sem sucesso, tanto pelo wifi 2.4g quanto pelo wifi 5g. E eu sei que o wifi tá funcionando porque quando entro no Windows no mesmo mac, acesso a internet normalmente. O problema é que por ser um air, não tenho acesso à internet via rj45.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedro Paulo Gattai Gomes disse:

Obrigado pela resposta Adalberto, porém já tentei inúmeras vezes acesso pelo internet recovery sem sucesso, tanto pelo wifi 2.4g quanto pelo wifi 5g. E eu sei que o wifi tá funcionando porque quando entro no Windows no mesmo mac, acesso a internet normalmente. O problema é que por ser um air, não tenho acesso à internet via rj45.

Mas qual o problema quando tenta o internet recovery? Chega a dar algum erro, ou só demora mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os erros que já deram foi -2002F e -2002D pelo que encontrei são erros de conexão com a internet. Eu consegui fazer funcionar o pendrive com o macos high sierra da olarila, mas depois de escolher a língua, de aceitar os termos e começar a instalar na página do instalador recebi a mensagem de que o macos não pôde ser instalado no meu computador. Disse que não foi possível desmontar o volume para a reparação, dizendo pra encerrar o instalador para reiniciar o computador e tentar novamente.

0001.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apaguei no utilitário de disco do instalador do macOS a partição antiga e estou instalando o high sierra na partição que o próprio pendrive tinha nomeado como update e tá instalando. Vou tentar depois dar boot normal no Mac pra ver se ele reinicia normalmente. Mas aparentemente resolvi o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo travado nesta tela. Não consegui descobrir que nome e senha que pede. E também não funciona deixar em branco. Aqui só tem duas opções no menu: Wi-Fi: WiFi (TFA) ou nenhum, não consigo passar dessa tela, e fucei na internet e não achei algo que explicasse essa tela aí. Se alguém souber como fazer para passar daí, por favor me avise.

IMG_20210426_212521-convertido-compactado-imagens.zip IMG_20210426_212509-convertido-compactado-imagens.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Pedro Paulo Gattai Gomes disse:

Continuo travado nesta tela. Não consegui descobrir que nome e senha que pede. E também não funciona deixar em branco. Aqui só tem duas opções no menu: Wi-Fi: WiFi (TFA) ou nenhum, não consigo passar dessa tela, e fucei na internet e não achei algo que explicasse essa tela aí. Se alguém souber como fazer para passar daí, por favor me avise.

IMG_20210426_212521-convertido-compactado-imagens.zip 322 kB · 1 download IMG_20210426_212509-convertido-compactado-imagens.zip 232 kB · 6 downloads

Cara, tu parece estar tentando resolver na tentativa e erro.

Esses pendrives bootáveis do Olarila, até onde eu sei, são uma solução para hackintosh, não para Macs.

Se tu não tiver acesso a outro Mac, o internet recovery é sua melhor opção. Infelizmente, os servidores da Apple volta e meia fazem esse tipo de graça. Então tu pode tentar novamente ou, se tiver conhecimento, ajustar o DHCP do seu router para enviar um DNS como o do Google ou OpenDNS, mas não recomendo essa alteração se não tiver conhecimento para desfazer essa alteração, até porque não há garantias de que vai ajudar.

Eu sei que é um porre, e eu mesmo já tive problema com isso, precisei recuperar um Mac e tive que tentar várias vezes (no meu caso, trocar o DNS não ajudou), quando funcionou, tive que deixar virar a noite fazendo o download, mesmo minha conexão sendo fibra de 100mb. 🤷‍♂️

Se tiver acesso a outro Mac, um amigo ou colega de trabalho talvez, pode tentar criar um pendrive bootável pelo procedimento padrão da Apple. https://support.apple.com/pt-br/HT201372

Quando conseguir recuperar o macOS, tome cuidado ao instalar o Windows via bootcamp novamente, provavelmente seu problema começou aqui. 

Citar

Lá eu apaguei tudo e criei duas partições no SSD

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Pedro Paulo Gattai Gomes disse:

Continuo travado nesta tela. Não consegui descobrir que nome e senha que pede. E também não funciona deixar em branco. Aqui só tem duas opções no menu: Wi-Fi: WiFi (TFA) ou nenhum, não consigo passar dessa tela, e fucei na internet e não achei algo que explicasse essa tela aí. Se alguém souber como fazer para passar daí, por favor me avise.

IMG_20210426_212521-convertido-compactado-imagens.zip 322 kB · 1 download IMG_20210426_212509-convertido-compactado-imagens.zip 232 kB · 7 downloads

Fala Pedro, Beleza?

Cara, depois de muito apanhar pra esse tipo de coisa eu aprendi uma lição pra mim mesmo: se vou vender um Mac, vai ser rodando o sistema operacional original, restaurado de Fábrica, do jeito que ele foi concebido.

No seu caso, eu seguiria a recomendação do amigo acima: cria um pen drive nos padrões da Apple, faz tudo do zero e cruza os dedos pra dar certo.

Eu iria preferir perder a venda e vender o bichinho original, afinal, tempo é dinheiro, e esse quebra cabeças é um saco. Quando começa a dar errado, dá muito trabalho.

Enfim... é só uma dica. Há quem concorde, e quem não concorde. Espero que consiga resolver, e vou acompanhar seu tópico, se tiver algo que eu saiba ajudar, conta comigo!

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e o ideal, caso você tenha um backup dos seus dados, reformate o ssd como Mac OS X Extended Journaled, e instale o Mac OS mais recente possível. Se conseguir fazer pela internet o conjunto de teclas para isso é option+command+R pressionados durante a reinicialização. Tente isso em uma rede wifi diferente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Bruno Régis Duarte disse:

Fala Pedro, Beleza?

Cara, depois de muito apanhar pra esse tipo de coisa eu aprendi uma lição pra mim mesmo: se vou vender um Mac, vai ser rodando o sistema operacional original, restaurado de Fábrica, do jeito que ele foi concebido.

No seu caso, eu seguiria a recomendação do amigo acima: cria um pen drive nos padrões da Apple, faz tudo do zero e cruza os dedos pra dar certo.

Eu iria preferir perder a venda e vender o bichinho original, afinal, tempo é dinheiro, e esse quebra cabeças é um saco. Quando começa a dar errado, dá muito trabalho.

Enfim... é só uma dica. Há quem concorde, e quem não concorde. Espero que consiga resolver, e vou acompanhar seu tópico, se tiver algo que eu saiba ajudar, conta comigo!

Att,

Cara, criar um bootcamp não deveria ser nenhum problema. A besteira foi ter excluído as partições existentes, incluindo a do macOS.

 

11 minutos atrás, Bruno SPG disse:

https://discussions.apple.com/thread/7770144

Problema semelhante, mas com um código ligeiramente diferente.

 

Parece que sua rede tem alguma incompatibilidade ao contactar os servidores da Apple.

Esse tipo de incompatibilidade, tecnicamente, não existe. O problema é que os servidores da Apple são horríveis mesmo. Último update do Watch (menos de 200mb) levou 4 horas pra baixar na minha conexão de 100mb. Isso acontece em todo lugar. 😕

8 minutos atrás, Bruno SPG disse:

e o ideal, caso você tenha um backup dos seus dados, reformate o ssd como Mac OS X Extended Journaled, e instale o Mac OS mais recente possível. Se conseguir fazer pela internet o conjunto de teclas para isso é option+command+R pressionados durante a reinicialização. Tente isso em uma rede wifi diferente

Bem lembrado! Se tiver um TimeMachine, dá pra restaurar por ele. Mas como, provavelmente, a partição de recuperação foi apagada, ainda precisaria iniciar pelo internet recovery.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, eu consegui resolver. Mas para isso tive que fazer 2 coisas: primeiro comprar um adaptador usb-rj45, e segundo restaurar uma sessão salva no meu time machine. Primeiro eu entrei no recovery com a internet ligada via cabo pelo adaptador usb-rj45, e depois de ter acessado o utilitário de recuperação eu recuperei essa sessão que estava salva num hd externo que eu tenho. Valeu pelas dicas aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...