Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Atualizar "por cima" ou formatar e reinstalar o MacOS?


rubenssamp

Posts Recomendados

Pessoal, tenho um Macbook pro Mid 2012 ainda rodando o Yosemite (10.10.5).

Minha dúvida é: apareceu aqui uma atualização para o High Sierra. Se eu atualizar "por cima", sem formatar, pode dar algum problema? No passado, sempre criei o pen drive bootável, formatei etc, mas agora precisaria fazer isso mais rápido.

Alguém teve algum problema instalando "por cima"?

O Macbook roda com 10gb de ram, mas com HD, não SSD.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dificilmente dará problema, o que pode acontecer é o sistema ir ficando lento e ocupando muito espaço no disco.

Seria bom subir até o high sierra por causa do APFS e depois ir pro catalina que na última versão está bom e depois disso investir em um ssd e criar um pendrive de boot e instalar o próprio catalina do zero,

com 10 gb de ram e um ssd da pra arriscar um big sur  via patch que fica top

Editado por ricardoviniciusbr
Faltou dados
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente não gosto de fazer esse tipo de atualização. Quando é pra mudar de versão eu sempre faço uma instalação limpa. As únicas atualizações que faço é tipo 10.x., 10.x.x etc, mas x.x nunca. O High Sierra é uma excelente versão, muito estável, compensa bastante fazer uma instalação limpa, e o mais importante: fazer um backup manual dos seus dados, evitar qualquer tipo de backup automatizado, inclusive o TimeMachine. O backup manual e a instalação limpa irá garantir que nenhuma "porcaria" vá junto, seja de arquivos temporários (que eram pra ser temporários haha), cache, e também arquivos e apps que você não usa mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 23/04/2021 at 21:17, ricardoviniciusbr disse:

Dificilmente dará problema, o que pode acontecer é o sistema ir ficando lento e ocupando muito espaço no disco.

Seria bom subir até o high sierra por causa do APFS e depois ir pro catalina que na última versão está bom e depois disso investir em um ssd e criar um pendrive de boot e instalar o próprio catalina do zero,

com 10 gb de ram e um ssd da pra arriscar um big sur  via patch que fica top

Muito obrigado! Vou atualizar "por cima" para o High Sierra e na sequência devo comprar um SSD e fazer uma instalação limpa do Catalina.

Em 24/04/2021 at 02:08, BetoGaleazzo disse:

Eu particularmente não gosto de fazer esse tipo de atualização. Quando é pra mudar de versão eu sempre faço uma instalação limpa. As únicas atualizações que faço é tipo 10.x., 10.x.x etc, mas x.x nunca. O High Sierra é uma excelente versão, muito estável, compensa bastante fazer uma instalação limpa, e o mais importante: fazer um backup manual dos seus dados, evitar qualquer tipo de backup automatizado, inclusive o TimeMachine. O backup manual e a instalação limpa irá garantir que nenhuma "porcaria" vá junto, seja de arquivos temporários (que eram pra ser temporários haha), cache, e também arquivos e apps que você não usa mais.

Muito obrigado! Eu costumava sempre fazer instalação limpa, desde o Leopard, mas acabei estacionando no Yosemite porque estava usando pouco este Macbook. Muito boa a dica de não recuperar os dados através do Time Machine.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, rubenssamp disse:

Muito obrigado! Vou atualizar "por cima" para o High Sierra e na sequência devo comprar um SSD e fazer uma instalação limpa do Catalina.

Muito obrigado! Eu costumava sempre fazer instalação limpa, desde o Leopard, mas acabei estacionando no Yosemite porque estava usando pouco este Macbook. Muito boa a dica de não recuperar os dados através do Time Machine.

Vai direto pro big sur com opencore quando comprar o ssd que fica top ! tem o tutorial aqui mesmo na seção de Macos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grosso modo, o sistema em si é reinstalado e ficam as preferências dos programas que vc  utiliza. Se vc tem um uso moderado e não é daqueles que instalam e desinstalam um monte de programas (deixando muito "lixo" no sistema) pode atualizar por cima de boas que não vai perceber nenhuma diferença no desempenho do seu Mac.
O que muitas vezes pode fazer toda a diferença, é a criação de um usuário novo, e não a formatação do sistema em sí. 
Muitas vezes problemas de desempenho estão no usuário, dai as pessoas formatam o Mac sem necessidade. Antes de formatar o Mac, crie um novo usuário e veja se o problema ou lentidão persiste nesse usuário. Se persistir, ai formate o Mac. Caso contrário, não tem a menor necessidade do meu humilde ponto de vista. 
Claro que ai vai de cada um fazer o que quiser com o seu Mac. Mas já trabalhei em alguns lugares com centenas de Macs e seria impraticável passar uma imagem nova em todos eles após a mesma ser homologada. Instala por cima que tudo funcionará de boas. 

 

A propósito, para o seu Mac, o ideal é deixar ele no High Sierra mesmo. Ele suporta o Mojave e o Catalina, mas as novidades que essas versões trazem e o desempenho não fica lá essas coisas. 
O High Sierra ainda tem uma boa compatibilidade com aplicativos e creio que tudo rode nele. Melhor usar uma versão anterior e menos pesada em Macs antigos do que ter a quase última e ter um desempenho não tão bom assim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei formatando e instalando o High Sierra. Tá rodando muito bem. O próximo passo é providenciar um SSD.

Só estou tendo um problema com o último back up que fiz pelo Time Machine antes de formatar.

Ele aparece no HD como "2021-05-10-224245.inProgress" e não abre. Não desejo recuperar ele todo, apenas selecionar alguns arquivos. Alguém sabe como solucionar?

Screen Shot 2021-05-10 at 22.48.20.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho certeza para te falar, mas se vc fez o time machine no Yosemite acho que não é possível vc restaurar no high sierra, posso estar errado mas vc deveria ter subido pro high sierra por cima, feito o backup e restaurando agora na sua instalação limpa !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá,
Vou dar um palpite, sempre instalei atualizando os sistemas e tenho um MacPro Late 2013, sempre muito rápido.
Com o passar das atualizações nem fui percebendo como ele estava ficando a cada dia mais lento.
Até que com a atualização do Big Sur, quando ia salvar um arquivo do Word precisava ficar aguardando a janela do salvamento abrir e achei que era algum ajuste que a microsoft não tinha feito.
E o Sistema no geral começou a aparecer a bolinha colorida que nunca via.
Achei até que meu MacPro com 64 Gb de memória RAM, não estava mais dando conta do novo sistema.
Pois bem, resolvi apagar e instalar tudo do zero.
Deu um trabalhão pois não aproveitei o Time Machine para não levar nenhuma configuração antiga.
Mas, meu Mac voltou a ser rápido como quando o comprei.
Diante disso, sempre que sair um novo sistema farei instalação limpa, do zero.
Vamos utilizando e não percebemos a degradação do sistema achando que os tempos de resposta mais lentos estejam normais, pois esquecemos como o sistema era mais rápido anteriormente.
Fica aqui minha opinião.
Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...