Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac 2019, ainda vale a pena?


Alexandre Tremanti

Posts Recomendados

Olá pessoal, uma dúvida que acredito que muitos tenham!

Vale a pena comprar um Imac 2019 nesses tempos?

configuração do mesmo;

core i5 6 núcleos 3.0

1TB hd FS

8G memoria ram

4GB de placa de video 

modelo MRT42BZ/A

o que achar para editar videos e principalmente fotos?

 Obrigado

 

Editado por Alexandre Tremanti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que depende muito do preço, da pressa, da necessidade, mas pelos preços que tenho visto, se não tiver muita pressa, eu esperaria ou colocaria as necessidades numa balança. Imho, se precisar de MUITO desempenho, teria de pensar no modelo de 27" e/ou investir em upgrades; já se não precisar de tanto desempenho, talvez compense considerar os modelos com M1 do Mini ou do iMac (claro que no caso do iMac teria que esperar um pouco os preços normalizarem por aqui).

Uma pequena referência aqui 

 

 

Editado por bleony
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Alexandre Tremanti disse:

Olá pessoal, uma dúvida que acredito que muitos tenham!

Vale a pena comprar um Imac 2019 nesses tempos?

configuração do mesmo;

core i5 6 núcleos 3.0

1TB hd FS

8G memoria ram

4GB de placa de video 

modelo MRT42BZ/A

o que achar para editar videos e principalmente fotos?

 Obrigado

 

Bom dia,

Se você está perguntando pelo fato de ser Intel e por conta da nova geração que vem por aí, na minha opinião vale sim. É robusto, competente e bonito. Não gostei do design da nova geração e até modelos 2012 que o pessoal faz upgrade rodam muito bem até hoje, seja para edição ou jogos. Sem falar que Intel já está bem amadurecida, comparando com o M1 que saiu há pouco. Não duvido nem um pouco dele, na verdade só estou dizendo que o modelo que você citou é tão confiável quanto os modelos que virão certamente serão.

Mas... depende do quanto vai pagar!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bleonyadorei o video, mas o iMac tem uma tela 5k e não sei com que tela o Mac Mini estava lidando, então talvez isso tenha dado uma certa vantagem para ele. De modo geral o Mini é mais barato, mas... ele não tem um monitor 5k, mouse e teclado sem fio e webcam embutida como o iMac. A economia de energia surpreende, mas precisa somar com o uso de um monitor. Os pontos negativos que vejo são:

  • ausência de GPU dedicada;
  • muitos apps que ainda não foram portados para ARM;
  • imagino que maior ausência de jogos de PC, que já não eram o forte do Mac e ganham uma barreira a mais com um chip ARM;

Comprei foi um PC Windows este mês, por ter GPU dedicada, com um encoder que ajudará no streaming, e acesso a jogos de Steam e Game Pass. Se eu precisar de Mac, faço um hackintosh nele. Pesquisei sobre a situação do M1 com o app OBS Studio, mas no momento está instável. A transição deve demorar e eu prefiro aguardar o futuro sucesso do M1, pois produto de primeira geração geralmente é problemático.

Sobre a pergunta do tópico, vale a pena se instalar um SSD interno ou utilizar o macOS em um SSD externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Também acho que depende do preço.

 

Em 23/04/2021 at 16:46, sigma7 disse:

Apenas complementando, segue mais uma limitação do M1, que descobri por acaso, após pesquisar uma case para SSD Sata. Vejam o asterisco.

spacer.png

Rapaz... Não entendi. O que esse asterisco quer dizer, exatamente? Soou sem sentido pra mim......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Reieu entendi ser a velocidade de transmissão. Consta que normalmente, com chip Intel, é 1 GB a cada 2 segundos, então na verdade são 500 M/s, mas no Mac M1 são 300 M/s. Em um Mac Intel, em 60 segundos, seriam transmitidos 30 GB de arquivo, mas no Mac M1 seriam 18 GB. Pode ser algo importante para quem produz longos vídeos 4k ou superior e precisa ganhar tempo, pois "time is money", mas para um usuário comum, ou que produza vídeos de menor duração e até menor qualidade, não deve fazer tanta diferença. Isso aí eu postei porque simplesmente encontrei por acaso, mas não acho que deva ser um fator decisivo na hora da compra. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende, e muito, do preço. 
Esse iMac tem o Fusion Drive que é um tanto quanto controverso. Dá um gás a mais no sistema, mas nem se compara com um bom SSD nativo. 
Está com 8GB, um upgrade para 16 ou 32GB se fará necessário logo. 
Tem uma bela tela 4K nele e tudo mais, além de talvez teclado e mouse.

Se tiver por um bom preço, pega. Mas um bom preço mesmo. Ainda será um bom Mac por bastante tempo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/04/2021 at 16:05, sigma7 disse:

@bleonyadorei o video, mas o iMac tem uma tela 5k e não sei com que tela o Mac Mini estava lidando, então talvez isso tenha dado uma certa vantagem para ele. De modo geral o Mini é mais barato, mas... ele não tem um monitor 5k, mouse e teclado sem fio e webcam embutida como o iMac. A economia de energia surpreende, mas precisa somar com o uso de um monitor. Os pontos negativos que vejo são:

  • ausência de GPU dedicada;
  • muitos apps que ainda não foram portados para ARM;
  • imagino que maior ausência de jogos de PC, que já não eram o forte do Mac e ganham uma barreira a mais com um chip ARM;

Comprei foi um PC Windows este mês, por ter GPU dedicada, com um encoder que ajudará no streaming, e acesso a jogos de Steam e Game Pass. Se eu precisar de Mac, faço um hackintosh nele. Pesquisei sobre a situação do M1 com o app OBS Studio, mas no momento está instável. A transição deve demorar e eu prefiro aguardar o futuro sucesso do M1, pois produto de primeira geração geralmente é problemático.

Sobre a pergunta do tópico, vale a pena se instalar um SSD interno ou utilizar o macOS em um SSD externo.

 

Amigo, eu uso MacBook M1 com OBS Studio todo santo dia e está redondinho. 

Ah não ser que você esteja falando de algum filtro muito específico, não tem esta instabilidade que você citou. 

Abraços. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alex godoyhavia lido em fórum gringo um relato sobre problema de aquecimento e falta de otimização. Veja a discussão aqui: https://obsproject.com/forum/threads/m1-optimised-version.135818/

Mas já vi um canal brasileiro com comentários bem positivos, mas o YouTuber trabalha mais com áudio, que é bem mais leve que edição de vídeo 4k. Minha ideia é fazer transmissao de vídeo em 1440p,  que não é tão pesado quanto 4k, e umq melhoria em relação ao 1080p que eu noto em minha TV 4k, então se dica quente me lembra inclusive muito notebooks comuns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, sigma7 disse:

@alex godoyhavia lido em fórum gringo um relato sobre problema de aquecimento e falta de otimização. Veja a discussão aqui: https://obsproject.com/forum/threads/m1-optimised-version.135818/

Mas já vi um canal brasileiro com comentários bem positivos, mas o YouTuber trabalha mais com áudio, que é bem mais leve que edição de vídeo 4k. Minha ideia é fazer transmissao de vídeo em 1440p,  que não é tão pesado quanto 4k, e umq melhoria em relação ao 1080p que eu noto em minha TV 4k, então se dica quente me lembra inclusive muito notebooks comuns.

 

Bom, deixa eu te contar minha experiência com o MacBook Air M1 que tenho. É o básico 8/256.

Eu dou aula em vídeo aula. Eu gravo em 1080p com 60 fps. Não faço nada online.

Eu uso aberto ao mesmo tempo no mínimo o OBS Studio, o PowerPoint e Touch Panel (stream desk). 

No OBS eu uso apenas o filtro de redução de ruído e chroma key, pois eu apareço no canto dos meus slides.

O Air fica ligado em uma TV externa 1080p onde vejo os slides e o roteiro. Na tela do Air eu vejo o resultado final.

Ainda, via dongle USB-C fica o carregador,  a câmera DSLR via USB além do microfone externo, teclado e mouse logitech via BT. 

E tudo isso orquestrado por um Stream Deck funcionando via wifi em um tablet Android antigo.

Não trava nada, não engasga, não chega a esquentar horrores não. 

Por exemplo, esquenta mais quando eu faço as edições no Davinci Resolve. Mas nem dá pra considerar, nem chega a aquecer o colo, comparado a um MBP que eu tinha que literalmente cozinhava as pernas. 

Finalizando... qualquer software de muita utilização vai ser otimizado para M1 cedo ou não muito tarde. O OBS é um deles. Pois não tem volta, a Apple agora é ARM. 

Estou curtindo muito. 

Tentei fazer o mesmo com um notebook i5 de 10 geração e até rolou... mas a ventoinha ficou ligada o tempo todo. 

Abs.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, sigma7 disse:

@Del Reieu entendi ser a velocidade de transmissão. Consta que normalmente, com chip Intel, é 1 GB a cada 2 segundos, então na verdade são 500 M/s, mas no Mac M1 são 300 M/s. Em um Mac Intel, em 60 segundos, seriam transmitidos 30 GB de arquivo, mas no Mac M1 seriam 18 GB. Pode ser algo importante para quem produz longos vídeos 4k ou superior e precisa ganhar tempo, pois "time is money", mas para um usuário comum, ou que produza vídeos de menor duração e até menor qualidade, não deve fazer tanta diferença. Isso aí eu postei porque simplesmente encontrei por acaso, mas não acho que deva ser um fator decisivo na hora da compra. 

Que curioso... Eu estou achando realmente estranho. Ou estou confundindo alguma coisa. Essa velocidade 380/420 é muito lenta, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2021 at 22:11, sigma7 disse:

@Del Reieu entendi ser a velocidade de transmissão. Consta que normalmente, com chip Intel, é 1 GB a cada 2 segundos, então na verdade são 500 M/s, mas no Mac M1 são 300 M/s. Em um Mac Intel, em 60 segundos, seriam transmitidos 30 GB de arquivo, mas no Mac M1 seriam 18 GB. Pode ser algo importante para quem produz longos vídeos 4k ou superior e precisa ganhar tempo, pois "time is money", mas para um usuário comum, ou que produza vídeos de menor duração e até menor qualidade, não deve fazer tanta diferença. Isso aí eu postei porque simplesmente encontrei por acaso, mas não acho que deva ser um fator decisivo na hora da compra. 

Fala galera,

Eu fiquei bem curioso com essa informação e fui dar uma pesquisada. Encontrei relatos de usuários em forums gringos que atingiram 780mb/s, e teve pessoas que atingiram quase 1GB em velocidade de transmissão para um disco externo.

Não sei se realmente é uma limitação esses 300MB/s que o amigo citou, ou, se é por conta da case que foi utilizada, visto que, dependendo da qualidade da case e do próprio SSD essa velocidade vai variar bastante. Eu mesmo já tive problemas do gênero onde estava transmitindo menos da metade da velocidade que deveria por causa de um cabo que estava em perfeitas condições, mas, não era blindado.

Enfim... vou acompanhar caso apareça alguém com uma informação mais concreta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí gente blz, faz um tempo a estou sumido aqui do fórum, mas o @Del Reie o @sigma7 me conhece de outras experiências com o iMac, tive um 2017 onde fiz upgrade  de i5 para o i7 é um 2019 q te fiz upgrade só que para um i9, a máquina ficou uma trator gostava muito dela, mas tive q vender o investir em outro produto, e acabei comprando um macmini M1 de 16gb,  agora foi falar sobre minha experiência com ele, eu sou usuário  hard do Photoshop e Illustrator, faço tb algumas edições bem básica no davinci, cara o macmini e muitoooo bom, em algumas tarefas ele faz muito bem, assim como o i9, principalmente no davinci, não tem engasgo, tudo roda lindo, meu único problema com ele e o Photoshop, como falei eu uso ele com imagens muito pesadas chegando a as 10gb de documento, onde ele chega a engasgar e dar umas travadinhas, mas nunca cheguei a ter desligar, mas notei q que vai tendo muitos processos ele lota o ssd chegando a falar q ele está com falta de espaço, eu tenho um de 500gb, estou gostando bastante, mas se me perguntarem se eu trocaria pelo iMac 2017, eu diria q sim, ainda mais pois o M1 ainda está em experiência, iMac é muito mais fluido, com muito mais portas, da tela incomparável, e olha q tô usando um Dell 32p 4K ultra sharp, bom como é o posto sobre iMac, eu pegaria sim, mas é claro dependendo do valor 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Alexandre Tremanti disse:

Pois é, o preço que nunca é dos melhores, porém já uso a marca a anos. 

o valor gera em torno de 10K, acham muito caro, lembrando que é novo.

 

agradeço demais a galera, por colaborar, e cada um colocar seu ponto de vista! 

10k? caríssimo! por esse preço compra macbook M1 ou Mac mini M1. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ramon alterou o título para iMac 2019, ainda vale a pena?

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...