Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Air M1 para Streaming e Edição de Áudio


gustavosaez

Posts Recomendados

Pessoal, tenho visto muitos reviews, muitas informações e comparativos e a pergunta da vez não é se "compensa", mas como se comporta.

Hoje eu tenho um MacBook Air 2017 (A1466) e gravo/edito meu podcast no GarageBand. Até aí, ok. Porém, passei a expandir as ações e os problemas começaram.
Meu último cenário, sem sucesso, foi:
Chat de Voz no Telegram +
Brave no StreamYard (Streaming para o Youtube para um canal parceiro) + 
Audio Hijack mandando Streaming para a Twitch e Youtube (canal pessoal).

Ou seja, 3 apps abertos apenas (Brave, Telegram e Audio Hijack) e o MBA não aguentou, deu lag, travou e tudo mais... temperatura foi pra cima de 80º, processamento 90-100%, ventoinha a 6500rpm... enfim, fechei o Audio Hijack (que seria meu backup) e deu pra fazer o stream.

O MBA ficou quente, mas trabalhou bem. Sei que meu processador tem só 1.8Ghz, não foi criado pra isso e tal, mas gostaria de saber se o MBA M1 suportaria tal atividade sem aquecer muito. Entenda aquecer muito, acima dos 60-70º, porquê nesse momento, estou com o MBA em 60º e estou usando o Safari, Reeder, Telegram, Calendar e Mail.

 

Ps.: Vi reviews que ele em alto desempenho chega em 45-52º, isso é frio (pra mim), vendo meu atual cenário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu não conheço os programas que você usa, mas posso tentar ajudar com o seguinte:

No meu MacBook Air M1 8/256  uso Photoshop, Lightroom, Premiere Pro, Davinci Resolve e OBS Studio. 

Como estou aprendendo o Davinci Resolve, constantemente abro o Davinci Resolve junto com o Premiere para fazer comparações de resultados, também estão sempre abertos nestes casos um monte de abas no Chrome (nos tutoriais no Youtube) e mais o OneNote para fazer as anotações e gravar prints de tela. Tudo junto e misturado!

Mais pesado ainda é quando gravo minhas aulas, eu uso o OBS Studio capturando a tela do PowerPoint, uma câmera DSLR capturando 1080p 60 fps e um microfone externo usando redução de ruído e equalização na entrada. Ou seja, estou abusando mesmo do processamento real time e nunca tive travamento ou qualquer problema, tudo rola liso. 

E ainda uso o OBS em um monitor externo e no Macbook vejo o PowerPoint e o OneNote com minhas anotações.

Vai na fé que acho que não terá problemas. 

Lembre que a diferença do Pro para o Air na geração M1 é apenas a refrigeração, pois o processador é o mesmo. 

 

Abraços.

 

 

Editado por alex godoy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse o Alex Godoy, o M1 fará tudo isso sem engasgos. É uma máquina simplesmente brilhante, um monstro. Da mesma forma o Pro, que no fim se destaca um pouquinho pela tela ligeiramente melhor em brilho e pelo resfriamento ativo, que permite mais tempo de trabalho em potência máxima.

Certifique-se de que seus aplicativos já estão todos adaptados ao M1, caso contrário não rodarão.

Da máquina que possui para a que pretende comprar notará uma diferença brutal, tão absurda a ponto de usuários menos antenados com a tecnologia em si talvez nem a compreenderem plenamente.

Para uma comparação mais bruta, em alguns casos os M1 fazem frente aos MBP 16" com core i9 9980 8-core hahaha. A GPU dedicada dos atuais 16" ainda acaba dando a ponteira em muitos casos, mas a diferença não é grandes coisas não. Então, sim, o M1 te fará extremamente satisfeito, com um salto de performance fora do comum em relação ao seu atual Air.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, alex godoy disse:

Amigo, eu não conheço os programas que você usa, mas posso tentar ajudar com o seguinte:

No meu MacBook Air M1 8/256  uso Photoshop, Lightroom, Premiere Pro, Davinci Resolve e OBS Studio. 

Como estou aprendendo o Davinci Resolve, constantemente abro o Davinci Resolve junto com o Premiere para fazer comparações de resultados, também estão sempre abertos nestes casos um monte de abas no Chrome (nos tutoriais no Youtube) e mais o OneNote para fazer as anotações e gravar prints de tela. Tudo junto e misturado!

Mais pesado ainda é quando gravo minhas aulas, eu uso o OBS Studio capturando a tela do PowerPoint, uma câmera DSLR capturando 1080p 60 fps e um microfone externo usando redução de ruído e equalização na entrada. Ou seja, estou abusando mesmo do processamento real time e nunca tive travamento ou qualquer problema, tudo rola liso. 

E ainda uso o OBS em um monitor externo e no Macbook vejo o PowerPoint e o OneNote com minhas anotações.

Vai na fé que acho que não terá problemas. 

Lembre que a diferença do Pro para o Air na geração M1 é apenas a refrigeração, pois o processador é o mesmo. 

 

Abraços.

 

 

Excelente relato! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/04/2021 at 10:31, gustavosaez disse:

Pessoal, tenho visto muitos reviews, muitas informações e comparativos e a pergunta da vez não é se "compensa", mas como se comporta.

Hoje eu tenho um MacBook Air 2017 (A1466) e gravo/edito meu podcast no GarageBand. Até aí, ok. Porém, passei a expandir as ações e os problemas começaram.
Meu último cenário, sem sucesso, foi:
Chat de Voz no Telegram +
Brave no StreamYard (Streaming para o Youtube para um canal parceiro) + 
Audio Hijack mandando Streaming para a Twitch e Youtube (canal pessoal).

Ou seja, 3 apps abertos apenas (Brave, Telegram e Audio Hijack) e o MBA não aguentou, deu lag, travou e tudo mais... temperatura foi pra cima de 80º, processamento 90-100%, ventoinha a 6500rpm... enfim, fechei o Audio Hijack (que seria meu backup) e deu pra fazer o stream.

O MBA ficou quente, mas trabalhou bem. Sei que meu processador tem só 1.8Ghz, não foi criado pra isso e tal, mas gostaria de saber se o MBA M1 suportaria tal atividade sem aquecer muito. Entenda aquecer muito, acima dos 60-70º, porquê nesse momento, estou com o MBA em 60º e estou usando o Safari, Reeder, Telegram, Calendar e Mail.

 

Ps.: Vi reviews que ele em alto desempenho chega em 45-52º, isso é frio (pra mim), vendo meu atual cenário

@gustavosaez tudo beleza ai? Sei que não é o tópico aqui pra isso, mas como você usa Audio Hijack, eu queria te fazer uma pergunta. Você já testou o Loopback feito pela mesma empresa que faz o Audio Hijack? Se já o que achou dele por favor?

To procurando um app que faz o que o mesmo que o voicemeeter (pra Windows) só que pra MacOs. O mais próximo que eu achei foi ele...

Valeu!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 19/04/2021 at 22:19, Rdamico disse:

@gustavosaez tudo beleza ai? Sei que não é o tópico aqui pra isso, mas como você usa Audio Hijack, eu queria te fazer uma pergunta. Você já testou o Loopback feito pela mesma empresa que faz o Audio Hijack? Se já o que achou dele por favor?

To procurando um app que faz o que o mesmo que o voicemeeter (pra Windows) só que pra MacOs. O mais próximo que eu achei foi ele...

Valeu!

Abs

Fala aí @Rdamico, beleza e por ai?

Cara, desculpa o delay, e pra uma resposta negativa rsrs. Não tenho o Loopback não, você comprou? O que achou?

O Audio Hijack é o que mais me atende de todos os que eles fazem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 27/06/2021 at 19:45, gustavosaez disse:

Fala aí @Rdamico, beleza e por ai?

Cara, desculpa o delay, e pra uma resposta negativa rsrs. Não tenho o Loopback não, você comprou? O que achou?

O Audio Hijack é o que mais me atende de todos os que eles fazem...

Fala @gustavosaez desculpa a demora pra te responder.

Não comprei, acabei achando uma solução pro meu problema (inclusive eu to devendo uma atualização do post que eu abri aqui no forum, vou tentar fazer esta semana), mas eu usei o vb-cable e conjunto com uma interface combinada dentro do Audio MIDI do próprio Mac.

Tenho usado normalmente ja há 2 meses, só tive problema 1x que eu acho que foi por falta de boot no MBP, que eu quase não faço :).

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Olá Gustavo

Creio que o Macbook Air não tenha ventoinha.

Se ainda não migrou para o M1, tente uma instalação limpa do MacOS e depois os Apps.

Talvez tenha algum resultado melhor, mas nunca comparado com um MacBook Air M1.

Se o disco SSD estiver cheio fica difícil para o sistema fazer swap (usar memória de disco).

Vale!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Igor Santorsula disse:

O meu aqui tá dando conta do recado. E trabalho com PS, LR e edição de vídeo. Mini 16GB RAM.

Fala Igor! Beleza? Me diz aqui, como tá a performance dessa máquina com esses softwares que vc citou? Meu uso profissional é bem parecido com o seu.

Queria pegar um Mini desse com 16gb de RAM mas a gente sabe que 16gb pra quem faz uso profissional hj em 2021 já tá no talo (8gb então só pra quem faz uso doméstico mesmo).

E eu não acredito nesse papo que muita gente propaga por aí que o M1 usa a RAM de forma diferente/otimizada e blablabla pq na vida real e fora do pensamento mágico dessa galera eu mesmo tenho colegas de trabalho que compraram o M1 com 8gb pra trabalhar e a máquina tá engasgando (isso pq a máquina é nova, imagina daqui alguns anos).

Meu receio é pegar esse M1 com 16gb e a máquina já operar no limite. Ou seja, daqui poucos anos já vai me dar trabalho de desempenho e vou ter que trocar de novo. Pegar M1 Pro/Max com 32gb é fora de cogitação por conta dos preços absurdos.

To coletando esse feedback pra ver se vou nessa máquina ou se pulo de vez pra um Desktop PC com 32gb de ram.

Obrigado desde já!

Editado por juniorgoncalves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/10/2021 at 17:43, juniorgoncalves disse:

Fala Igor! Beleza? Me diz aqui, como tá a performance dessa máquina com esses softwares que vc citou? Meu uso profissional é bem parecido com o seu.

Queria pegar um Mini desse com 16gb de RAM mas a gente sabe que 16gb pra quem faz uso profissional hj em 2021 já tá no talo (8gb então só pra quem faz uso doméstico mesmo).

E eu não acredito nesse papo que muita gente propaga por aí que o M1 usa a RAM de forma diferente/otimizada e blablabla pq na vida real e fora do pensamento mágico dessa galera eu mesmo tenho colegas de trabalho que compraram o M1 com 8gb pra trabalhar e a máquina tá engasgando (isso pq a máquina é nova, imagina daqui alguns anos).

Meu receio é pegar esse M1 com 16gb e a máquina já operar no limite. Ou seja, daqui poucos anos já vai me dar trabalho de desempenho e vou ter que trocar de novo. Pegar M1 Pro/Max com 32gb é fora de cogitação por conta dos preços absurdos.

To coletando esse feedback pra ver se vou nessa máquina ou se pulo de vez pra um Desktop PC com 32gb de ram.

Obrigado desde já!

Junior, beleza e você? Cara tem dado conta do recado sim. 

"E eu não acredito nesse papo que muita gente propaga por aí que o M1 usa a RAM de forma diferente/otimizada e blablabla pq na vida real e fora do pensamento mágico dessa galera eu mesmo tenho colegas de trabalho que compraram o M1 com 8gb pra trabalhar e a máquina tá engasgando (isso pq a máquina é nova, imagina daqui alguns anos)." Na vida real procede. Tenho amigos com M1's 1 com 8GB e estão satisfeitos com o desempenho, mas viam de máquinas muito, muito inferiores...

Antes de usar o M1 estava com um PC: 32GB, SSD, Ryzen e uma GTX 1660. Era um equipamento de entrada pra padrões de edição, mas era o que eu tinha no momento. No Brasil de hoje ter uma placa de vídeo é um luxo para poucos. Hoje tenho amigos que tiveram que pegar crédito pessoal "empréstimo" para poder ter uma máquina viável e muitas das vezes sem muito luxo nas configurações. Imac, Macbook e etc são só pra minoria da minoria. Ganhamos em real e pagamos as contas em dólar! O posto Ipiranga sempre foi fake.

Abração,

Editado por Igor Santorsula
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca, eu saí de um Lenovo S145 com Intel I7 8565U com 20GB DDR 2400MHz e SSD NVME Kingston pra um Air M1 8GB e até agora não to sentindo falta dos meus antigos 20GB hein? Não sou produtor, sou apenas um analista de redes que trabalha o dia todo e todo dia com computador, muitas janelas abertas de terminal e várias abas de navegador. Comprar 16GB hoje pra mim seria desperdício.

Falar que 8GB de RAM no M1 é suficiente apenas para usuário doméstico não concordo, uso profissionalmente e me atende muito bem.

Mas como disse, não trabalho com vídeo ou com áudio, sou um simples analista de redes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/10/2021 at 22:18, arthur.bernardes disse:

Caraca, eu saí de um Lenovo S145 com Intel I7 8565U com 20GB DDR 2400MHz e SSD NVME Kingston pra um Air M1 8GB e até agora não to sentindo falta dos meus antigos 20GB hein? Não sou produtor, sou apenas um analista de redes que trabalha o dia todo e todo dia com computador, muitas janelas abertas de terminal e várias abas de navegador. Comprar 16GB hoje pra mim seria desperdício.

Falar que 8GB de RAM no M1 é suficiente apenas para usuário doméstico não concordo, uso profissionalmente e me atende muito bem.

Mas como disse, não trabalho com vídeo ou com áudio, sou um simples analista de redes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Meu amigo, ficou meio de dificil entender sua linha de argumentação.

Você disse: "Sou analista de redes, uso apenas abas de terminal, abas no navegador e não trabalho com produtor" e logo após vc AFIRMA que 8GB de RAM é suficiente para uso profissional e que 16GB seria disperdício.

Fiquei na dúvida aqui sobre como vc chegou a essa conclusão já que vc não tem experiencia com isso.

Sou da área de imagem/video e 16GB de RAM na nossa área profissional é realmente uma quantidade para utilização básica. 

Editado por juniorgoncalves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz a troca igual do amigo acima, tinha 20GB no hackintosh no S145 e hoje uso o Air M1 de 8GB… estou usando impactões Adobe via Rosetta ainda (o que piora o gerenciamento)… usando Chrome com Whats Web e Spotify, Word (M1 version), InDesign e Illustrator abertos, ele não chega a fazer swap no SSD, porém a compressão na RAM fica em amarelo no gráfico do Monitor de Atividades. Agora se abro o Photoshop, e depois de um bom tempo de editando imagem… deixando vários vetores tudo em aberto… e havendo claramente um acúmulo de RAM por tempo (memory leak?) aí ele começa a fazer swap… mas com 3 dias sem desligar o Mac e só deixando no sleep… ele fez pouco mais de 1GB de swap

 

Agora… engasgou? Ficou lento? Programa deixou de responder? NÃO! De maneira alguma, sistema responde normalmente é até hoje não tive nenhum problema relacionado a isso… e isso que estou com esse MacBook desde Agosto… vai fazer aí 3 meses

Pelo menos pro meu uso como recomendo pra quem tem igual… 8GB é completamente suficiente… e acredito que esse consumo de ram depois de um tempo com ctz é algum problema por estar rodando via Rosetta… o nativo com ctz deve gerenciar bem melhor… agora se trabalha com render de qualquer tipo… seja pra programação rodando compilações ou dump… ou então render de vídeo/finalização 3D… aí com ctz 8GB não vão ser suficientes… então ao meu ver tem que ter um uso muito específico pra necessitar de fato 16GB no ARM… e detalhe que no meu Hackintosh com esse mesmo uso a RAM ocupava cerca de 11 a 12gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...