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Relato MacBook Pro 15 2018 morreu 2x


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Bom dia turma, estou vivendo uma novela que acho que vai virar BO na justiça. Comprei um Mac de segunda mão, mas super conservado e funcionando de boas, uns 50 dias depois a máquina morreu, amanheceu desligada e sem ligar nem carregar, levei na autorizada Apple para ver qual a bronca mas já me preparando pra mandar reparar placa dele em outra Assitencia. Para minha surpresa, a perícia do técnico foi INCONCLUSIVA, sim o técnico não sabia dizer qual era o problema, condenado placa, 5mil, top case 2 mil. Liguei no suporte avençado da Apple querendo mais detalhes do problema, a Apple findou liberando a substituição da placa e do top case, (bateria+teclado+mouse) pois minha bateria tinha um leve inchaço, e eles tinham um recall pra esse problema, agradeci ao Santos das tecnologias e recebi minha máquina novinha ! 89 dias depois, sim 1 dia antes do término da garantia de 90 dias do reparo. A máquina morreu novamente ! Levei na assistência ontem 12/04 e estou à espera do e-mail do técnico. Alguém já viu alguma coisa dessa numa máquina desse ano ? Ela tem recall de bateria, será que a minha bateria nova já deu problema ? PS tanto da outra vez, como dessa vez, levei meu carregador e cabo originais para eles verem isso também, segundo o técnico tudo perfeito com essa parte. Prometo voltar para contar o que vai rolar agora.

 

 

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As máquinas entre 2016 e 2020 são conhecidamente péssimas, exceto pelo Air MQD32BZ/A. Colecionam uma lista quilométrica de problemas crônicos, principalmente envolvendo teclado, tela, touchbar, placa... Muitos programas de substituição foram abertos e eu vi muitos clientes relatando os mesmos problemas com as máquinas "novas" (que não verdade são recondicionadas).

Se a Apple substituir novamente recomendo que se desfaça da máquina. MacBook confiável é até 2015 ou APARENTEMENTE os novos com chip M1, que tem se mostrado bom até o momento, mas a Apple ainda precisa reconquistar a credibilidade perdida.

 

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11 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

As máquinas entre 2016 e 2020 são conhecidamente péssimas, exceto pelo Air MQD32BZ/A. Colecionam uma lista quilométrica de problemas crônicos, principalmente envolvendo teclado, tela, touchbar, placa... Muitos programas de substituição foram abertos e eu vi muitos clientes relatando os mesmos problemas com as máquinas "novas" (que não verdade são recondicionadas).

Se a Apple substituir novamente recomendo que se desfaça da máquina. MacBook confiável é até 2015 ou APARENTEMENTE os novos com chip M1, que tem se mostrado bom até o momento, mas a Apple ainda precisa reconquistar a credibilidade perdida.

Você acredita que o M1 veio melhor porque fizeram algum tipo de reprojeto dentro da carcaça para resolver as pendências que levavam às falhas ou acredita que nada ou pouco foi mudado e confiou-se tudo na questão do chipe menos quente? Fazendo uma analogia: não mandaram fazer um novo terno no alfaiate sob medida: o cliente é que emagreceu e aí sem mexer no terno ele passou a caber certinho.

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1 hora atrás, NEOLIGHT disse:

Você acredita que o M1 veio melhor porque fizeram algum tipo de reprojeto dentro da carcaça para resolver as pendências que levavam às falhas ou acredita que nada ou pouco foi mudado e confiou-se tudo na questão do chipe menos quente? Fazendo uma analogia: não mandaram fazer um novo terno no alfaiate sob medida: o cliente é que emagreceu e aí sem mexer no terno ele passou a caber certinho.

É complicado dizer com propriedade porque eu não conheço os pormenores do projeto obviamente, mas na minha humilde opinião a Apple apenas fez o dever de casa, que era no mínimo aprender com as m. que estavam fazendo há 5 anos praticamente. Resolveram o problema do teclado ao abandonar o butterfly, que foi um fracasso, foram mais espertos (pelo menos é o que parece) em relação ao cabo flexível que liga o topcase ao display, entre outras medidas que eles estavam errando nas gerações passadas.

Sobre o processador, eles fizeram um puta trabalho na minha opinião. A Intel se acomodou, há anos não tem lançamentos relevantes, todo ano uma geração nova que era mais do mesmo, até ninguém lembra mais o que é o que (sky não sei o que, coffee bla bla bla, kaby ninguém liga etc). Investiram uma porrada em pesquisa, desenvolveram o Silicon e arriscaram numa arquitetura relativamente nova para a linha de computadores que é o ARM (comercialmente falando). Felizmente acertaram a mão aparentemente, porque até hoje só vi elogios. Foram duas coisas que foram de extrema importância: a própria qualidade do M1 e também a consistência e o desempenho do Rosetta2 pra que ninguém ou quase ninguém ficasse na mão logo de cara nesse início de transição.

O mercado exige cada vez mais laptops mais finos, menores porém com bom tamanho de tela, silenciosos e com material premium (como é o alumínio, porém que esquenta pra caramba), e a Intel não tava dando conta de desenvolver chips mais eficientes energeticamente, o que significa também chips que consequentemente trabalham mais frios e se adequam as essas máquinas com pouca capacidade de dissipação de calor.

Enfim, acho que a Apple tomou vergonha na cara pra sanar o que era um problema há vários anos (como no caso no teclado) e acertou a mão num processador bom e promissor. Porém acho que a Apple ainda precisa reconquistar credibilidade, porque se queimaram bonito entre 2016 e 2020 na minha opinião.

 

Editado por BetoGaleazzo
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Embora tenha lido bastante nestes últimos anos este fórum, pra mim essas "cagadas" que você comenta me parecem distantes porque eu estive com um mbp late-2013 que eu reputo como excelente - nunca me deixou na mão... e depois pulei direto pro m1, sem ver nem experimentar o que veio neste meio tempo. Obrigado pelos comentários!

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O diagnóstico é um tanto quanto "básico" sobre problemas com Macs. Basicamente é identificar a peça que apresentou o problema, sendo que o que causou o problema ou algum componente específico é irrelevante, pois não vai ser feito reparo na peça, e sim substituição da mesma. 
Se identificou que a Placa Lógica morreu, troca ela. Tanto faz se foi apenas um "capacitor simples" ou algo do tipo. 
A garantia sobre a peça que foi trocada apenas e não a máquina como um todo. Se foi a Placa Lógica que apresentou problemas, será trocada. Se não foi ela, será gerado um orçamento para aprovacão. 
Não é comum, mas pode ser que a peça trocada deu problemas sim, já que as chances dela ser recondicionada é bem grande. Imagina que a Apple trocou uma placa porque uma porta USB-C morreu, dai ela repara a porta USB, revisa a placa e manda ela novamente para o mercado. Isso é bem comum e não tem como saber se a peça é nova ou usada. 
Macs com USB-C tiveram problemas crônicos com teclado e tela, além do famigerado thermal throttling que alguns modelos apresentam em certas situações. Uma dica preciosa é rever o seu carregador e cabo, além de manter o seu Mac o mais refrigerado possível. 
Para quem faz o uso pesado do Mac (não sei se é o seu caso), acredito que trabalhar com ele full-time com CPU e GPU no talo, pode aquecer demais e sei lá, dar algum problema, pois refrigeração não é o forte dos Macs. 
Mas espero que tenha sido a Placa que vc pagou caríssimo para trocar, e que no final revisem o seu Mac e tudo fique bem. 

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  • 2 semanas depois...

Tive um amigo que tinha um macbook pro 2016 e também fez a troca do topcase dele varias vezes pelo recall, mas vivia morrendo também. O que ele fez foi fazer a troca em um dia e vender no outro. Realmente os macbooks de 2016 - 2020 são meio que loterias, tenho alguns amigos que tem e não dão problema algum e tem outros que viveram esse perrengue.

Troquei o meu de 2015 por um MBP M1, estou aguardando a importação. Mas acho que de fato eles ficaram bem melhores do que essa última leva.

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