Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Travamentos iMac 2011 8GB


milenacrs

Posts Recomendados

Caros,

 

Tenho um iMac mid 2011 i5 operando com o High Sierra. Possui 8GB de RAM (4 pentes de 2GB). A máquina me atende bem, mas em alguns momentos, como durante uma videoconferência, o iStat Menus mostra a CPU indo às alturas, e abrir um simples programa se torna bem mais lento. A temperatura também aumenta consideravelmente, chegando a 85º.

 

Já utilizo programas como o CleanMyMac, que melhoram temporariamente problemas como esse.

 

Nesse caso, o que é mais aconselhável, num primeiro instante: fazer uma limpeza, com troca da pasta térmica, trocar os pentes de memória para ter 16GB, ou migrar para um SSD? Comprei de segunda mão há pouco tempo e, por ser leiga, não perguntei sobre limpeza, mas pesquisando agora vi que pode ser uma das causas. É possível que o antigo dono nunca tenho limpado o iMac, trazendo esses problemas de lentidão de agora? Infelizmente perdi o contato dele.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu recomendaria para um cliente meu:

1. Backup manual dos seus dados mais importantes (sem backups automatizados, do tipo TimeMachine ou algum software).
2. Limpeza interna e troca da pasta térmica.
3. Upgrade do HD para SSD e instalação do sistema mais recente disponível pro seu modelo.

O upgrade de memória RAM depende do seu uso. Você não disse o que faz com a máquina.

3 horas atrás, milenacrs disse:

Já utilizo programas como o CleanMyMac, que melhoram temporariamente problemas como esse.

Um grande erro. Esses softwares que prometem otimizar a máquina são scam puro. Fazem o que próprias ferramentas do sistema operacional podem fazer, e ainda geralmente bagunçam mais ainda. Se fizer a troca do HD pelo SSD se livre desses softwares e apenas mantenha seu sistema organizado.

85.C também não é uma temperatura absurda para um processador Intel dependendo da tarefa que ele está realizando. Mesmo limpo e com pasta nova, os Macs não são famosos por sua ótima dissipação térmica, rs. Os processadores Intel podem trabalhar até 100.C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

siga o conselho do Beto. backup, limpeza e SSD. o SSD vai dar vida nova a seu iMac. acredite. vale cada centavo de investimento.

17 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

 

85.C também não é uma temperatura absurda para um processador Intel dependendo da tarefa que ele está realizando. Mesmo limpo e com pasta nova, os Macs não são famosos por sua ótima dissipação térmica, rs.

aquele sarcasmo maroto... 🤣🤣

 

Os processadores Intel podem trabalhar até 100.C

nos portáteis também? 100 ºC, em situações muito particulares, é aceitável em macbook e MacBook Pro?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BetoGaleazzo disse:

O que eu recomendaria para um cliente meu:

1. Backup manual dos seus dados mais importantes (sem backups automatizados, do tipo TimeMachine ou algum software).
2. Limpeza interna e troca da pasta térmica.
3. Upgrade do HD para SSD e instalação do sistema mais recente disponível pro seu modelo.

O upgrade de memória RAM depende do seu uso. Você não disse o que faz com a máquina.

Um grande erro. Esses softwares que prometem otimizar a máquina são scam puro. Fazem o que próprias ferramentas do sistema operacional podem fazer, e ainda geralmente bagunçam mais ainda. Se fizer a troca do HD pelo SSD se livre desses softwares e apenas mantenha seu sistema organizado.

85.C também não é uma temperatura absurda para um processador Intel dependendo da tarefa que ele está realizando. Mesmo limpo e com pasta nova, os Macs não são famosos por sua ótima dissipação térmica, rs. Os processadores Intel podem trabalhar até 100.C

Beto, eu utilizo o iMac para aulas online principalmente. O SO engasga mais quando abro videoconferências (Zoom, Meet, etc.) e mais um programa de anotações como o OneNote. 

Quais são as ferramentas do sistema operacional que fazem o mesmo que o CleanMyMac? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, milenacrs disse:

Beto, eu utilizo o iMac para aulas online principalmente. O SO engasga mais quando abro videoconferências (Zoom, Meet, etc.) e mais um programa de anotações como o OneNote. 

Quais são as ferramentas do sistema operacional que fazem o mesmo que o CleanMyMac? 

No seu caso você não precisa de mais memória RAM. A limpeza, um SSD de qualidade e uma instalação limpa do sistema irá resolver seus problemas.

Sobre as ferramentas, a principal é o BOM HÁBITO. Não armazenar coisas inúteis, não instalar programas sem antes saber se irão atender sua necessidade, não instalar programas que prometem melhorar o desempenho da máquina... Também existem reparações de permissões de disco, monitores de atividades e outras ferramentas pra manter o software organizado. Em qualquer sistema operacional menos é mais. Eu sou contra inclusive programas antivírus e mais a favor das pessoas serem mais conscientes do que estão acessando e baixando. Enfim, são boas práticas que você pode ir se adaptando. O iStats você pode manter. Acho uma ferramenta excelente pra controlar tráfego de dados, temperatura e processos. E não afeta o desempenho.

 

2 horas atrás, marcosfisica disse:

aquele sarcasmo maroto... 🤣🤣

Como diz o ditado: "não é feio quando é verdade". kkkkkk

2 horas atrás, marcosfisica disse:

nos portáteis também? 100 ºC, em situações muito particulares, é aceitável em macbook e MacBook Pro?

Principalmente nos portáteis, que possuem menor espaço interno (ainda mais com esse "meta" de máquinas cada vez mais finas e menores). Em tarefas mais complexas como renderizações de vídeos, grandes análises de dados e multitasking pesado não é raro os processadores chegarem a 100.C, e aí nessa faixa a máquina faz de tudo pra não ativar a proteção de hardware e desligar. Então a ventoinha parece que vai fazer o computador decolar e o desempenho do processador é reduzido pra consumir menos energia e consequentemente gerar menos calor. Em países frios esse comportamento é diferente.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, milenacrs disse:

Beto, eu utilizo o iMac para aulas online principalmente. O SO engasga mais quando abro videoconferências (Zoom, Meet, etc.) e mais um programa de anotações como o OneNote. 

Quais são as ferramentas do sistema operacional que fazem o mesmo que o CleanMyMac? 

Milena, o Zoom e o Meet são duas desgraças! Eu tenho um iMac 2009 e só consigo usar os dois no google chrome. no Safari fica uma porcaria. tenta usar o Chrome pra ver se ajuda.

Mas não tem jeito, voce tem que fazer a limpeza e trocar esse hdd convencional por um ssd.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, marcosfisica disse:

Milena, o Zoom e o Meet são duas desgraças! Eu tenho um iMac 2009 e só consigo usar os dois no google chrome. no Safari fica uma porcaria. tenta usar o Chrome pra ver se ajuda.

Mas não tem jeito, voce tem que fazer a limpeza e trocar esse hdd convencional por um ssd.

abraço

Realmente, mas no meu caso é sofrível em qualquer navegador 🤒 

Obrigada pelas dicas! Vou buscar um técnico aqui no RJ que me auxilie na limpeza e troca pelo SSD. 

3 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

No seu caso você não precisa de mais memória RAM. A limpeza, um SSD de qualidade e uma instalação limpa do sistema irá resolver seus problemas.

Sobre as ferramentas, a principal é o BOM HÁBITO. Não armazenar coisas inúteis, não instalar programas sem antes saber se irão atender sua necessidade, não instalar programas que prometem melhorar o desempenho da máquina... Também existem reparações de permissões de disco, monitores de atividades e outras ferramentas pra manter o software organizado. Em qualquer sistema operacional menos é mais. Eu sou contra inclusive programas antivírus e mais a favor das pessoas serem mais conscientes do que estão acessando e baixando. Enfim, são boas práticas que você pode ir se adaptando. O iStats você pode manter. Acho uma ferramenta excelente pra controlar tráfego de dados, temperatura e processos. E não afeta o desempenho.

 

Como diz o ditado: "não é feio quando é verdade". kkkkkk

Principalmente nos portáteis, que possuem menor espaço interno (ainda mais com esse "meta" de máquinas cada vez mais finas e menores). Em tarefas mais complexas como renderizações de vídeos, grandes análises de dados e multitasking pesado não é raro os processadores chegarem a 100.C, e aí nessa faixa a máquina faz de tudo pra não ativar a proteção de hardware e desligar. Então a ventoinha parece que vai fazer o computador decolar e o desempenho do processador é reduzido pra consumir menos energia e consequentemente gerar menos calor. Em países frios esse comportamento é diferente.

Obrigada pelas dicas. São de grande valia.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
16 minutos atrás, VRpessoa disse:

Como se troca a pasta termica de iMAc 2011 ?

desmontando o bicho inteirinho. é trabalhoso e não recomendo pra quem não tenha alguma experiência. procura no youtube que vai encontrar muitos vídeos com o procedimento.

e siga as instruções de desmontagem do guia de reparo do ifixit. www.ifixit.com

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, VRpessoa disse:

Como se troca a pasta termica de iMAc 2011 ?

Precisa desmontar ele todo pois o acesso à CPU e GPU necessita que você retire a placa lógica toda do iMac para desparafusar os dissipadores, e o acesso é pela parte de trás da placa lógica.

Se você for cuidadoso e paciente, dá para fazer, mas também precisa de um local com uma boa bancada e boa iluminação.

O bom desse iMac 2011 é que a tela de proteção que dá acesso ao painel LCD, é presa através de imãs e com ventosas na tela você consegue puxar essa tela de proteção.

Existem vários videos no Youtube de pessoas que mostram como desmontar. No site do ifixit também tem um passo-a-passo em fotos.

No meu fiz a troca da paste térmica na CPU e GPU e desmontei ele todo limpando cada placa, as 3 ventoinhas e a carcaça.

Depois de alguns anos ele fica com alguma poeira interna que pode afetar o arrefecimento interno e as vezes bloquear algum sensor mascarando seu valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...