Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac - Dicas de melhores apps para iniciantes


Kim Pegorini

Posts Recomendados

-- Olá, criei esse tópico na comunidade do tecnoblog (então quem já viu lá, desculpe o flood). Acabei de criar uma conta no MM Forum pra poder fazer parte dessa comunidade que parece muito foda!

Começando pelo windows 95 e atualmente no windows 10. Lá se foram 31 anos vendo “windows” como sinônimo de computador… Eu NUNCA encostei em um Mac (nem em loja, serio, nunca vi ligado), mas resolvi comprar um Macbook Air (M1), pq adoro o sistema do ipad e iphone (e por ouvir nos podcasts do MM os milhares de elogios ao sistema)..

Ja tentei ver alguns tutoriais de “Mac para leigos”, etc… Pq sinto que agora vou ser a tia do zap que buga o computador por não saber onde ta clicando e fazendo caca… Ja descobri que preciso formatar meus HDs externos em ExFat… Ja descobri que preciso comprar um Hub-USB pra ligar, pq eu só tenho coisas USB-A…

Mas e os Apps? Vocês conseguiriam dar dicas de bons apps pra usar no primeiro Mac de um ignorante no assunto?

Meu uso:

Meu uso diario pro Mac seriam trabalhos office (principalmente OneNote, mas tambem lido com tabelas excel e arquivos de word/PDF, muuuuitos PDFs kkkkk), então precisaria de ferramentas basicas do dia a dia, visualizador de PDFs (no iphone uso o PDF-Expert, nao sei se tem algo similar pra Mac)...

Aos fins de semana dou espaço pro meu Hobby, que é mexer com fotos e videos, então preciso descobrir quais programas de Mac são bons pra edição de foto/video - software pra reprodução de videos..

Na comunidade de TB me recomendaram vaarios -- The Unarchiver, CleanMyMac, DaisyDisk, iStat Menus, Stats, office 365, Pixelmator Pro, Darkroom, Affinity Photo, GIMP, Final Cut Pro, iMovie, QuickTime, IINA, AirBudd, 1Password, Fantastical, Ulysses, Magnet, VLC, Ferdi, Image2icon, Avast, HiddenMe, Typora, Todoist, Momentum, Camtasia, NTFS for Mac..

Caso tenham outras indicações, sou MUITO GRATO, pois meus Mac deve chegar hoje (30/03) e eu não sei nem ligar ele, quem dirá quais apps usar..

Era isso, MUITO OBRIGADO
E desculpa ser folgado 😅

Editado por Kim Pegorini
Arrumando o texto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo ao mundo mac Kim!

Hoje em dia não existe mais uma grande separação entre mundo windows e mac como ha alguns anos atrás. Lá nos anos 90, 2000, voce tinha que sofrer buscando programas no "mundo mac" que faziam a mesma coisa que determinado programa no "mundo windows". Hoje em dia isso quase desapareceu. A imensa maioria dos programas tem versões pra mac e windows, então voce não deve ter muito problema com isso.

Se voce já tem um iPad não vai estranhar tanto o Mac OS Big Sur. O Mac OS nas suas últimas versões vem se aproximando cada vez mais do iOS e deixando de ser o que era. Então não esquenta. A curva de aprendizado no mac é muito rápida. É questão de voce se acostumar com o Finder (que é um pouco diferente do que é o windows explorer) e com o "preferencias do sistema" para alterar algumas configurações no sistema. De resto é meter a mão na massa sem medo.

Quanto a programas, como eu disse, a maioria das coisas que tu usa no windows vai encontrar em versões pro mac. Seria melhor voce listar alguns softwares específicos que usa no windows pra gente entender tua necessidade. Mas por exemplo, office voce usa o office pra mac, PDF eu uso o proprio visualizador do mac. Muitos desses softwares que voce listou que te sugeriram não são "obrigatórios" no mac. The Unarchiver, CleanMyMac, DaisyDisk, iStat Menus, AirBudd, 1Password, Fantastical, Ulysses, Magnet, VLC, Ferdi, Image2icon, Avast, HiddenMe, Typora. Nada dessas coisas são necessárias ou obrigatórias. Por isso acho interessante voce listar aí que softwares precisa pra gente te ajudar melhor.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kim Pegorini disse:

-- Olá, criei esse tópico na comunidade do tecnoblog (então quem já viu lá, desculpe o flood). Acabei de criar uma conta no MM Forum pra poder fazer parte dessa comunidade que parece muito foda!

Começando pelo windows 95 e atualmente no windows 10. Lá se foram 31 anos vendo “windows” como sinônimo de computador… Eu NUNCA encostei em um Mac (nem em loja, serio, nunca vi ligado), mas resolvi comprar um Macbook Air (M1), pq adoro o sistema do ipad e iphone (e por ouvir nos podcasts do MM os milhares de elogios ao sistema)..

Ja tentei ver alguns tutoriais de “Mac para leigos”, etc… Pq sinto que agora vou ser a tia do zap que buga o computador por não saber onde ta clicando e fazendo caca… Ja descobri que preciso formatar meus HDs externos em ExFat… Ja descobri que preciso comprar um Hub-USB pra ligar, pq eu só tenho coisas USB-A…

Mas e os Apps? Vocês conseguiriam dar dicas de bons apps pra usar no primeiro Mac de um ignorante no assunto?

Meu uso:

Meu uso diario pro Mac seriam trabalhos office (principalmente OneNote, mas tambem lido com tabelas excel e arquivos de word/PDF, muuuuitos PDFs kkkkk), então precisaria de ferramentas basicas do dia a dia, visualizador de PDFs (no iphone uso o PDF-Expert, nao sei se tem algo similar pra Mac)...

Aos fins de semana dou espaço pro meu Hobby, que é mexer com fotos e videos, então preciso descobrir quais programas de Mac são bons pra edição de foto/video - software pra reprodução de videos..

Na comunidade de TB me recomendaram vaarios -- The Unarchiver, CleanMyMac, DaisyDisk, iStat Menus, Stats, office 365, Pixelmator Pro, Darkroom, Affinity Photo, GIMP, Final Cut Pro, iMovie, QuickTime, IINA, AirBudd, 1Password, Fantastical, Ulysses, Magnet, VLC, Ferdi, Image2icon, Avast, HiddenMe, Typora, Todoist, Momentum, Camtasia, NTFS for Mac..

Caso tenham outras indicações, sou MUITO GRATO, pois meus Mac deve chegar hoje (30/03) e eu não sei nem ligar ele, quem dirá quais apps usar..

Era isso, MUITO OBRIGADO
E desculpa ser folgado 😅

Fala, Kim! Blz?

Eu sempre usei Windows tbm e migrei pro MacOS há cerca de 3 anos e meio. Apanhei muito no começo mas tudo é questão de adaptação e o que mais me agradou no MacOS é a estabilidade e fluidez do sistema. 

Existe o Pacote Office para Mac, então vc não sentirá falta disso. Para PDFs, como o Marcos disse, há o próprio visualizador de PDFs do Mac mas, eu que tbm vim do Windows, ainda uso o Adobe Acrobat Reader para isso. Eu tbm mexo com edição de fotos e vídeos e, inclusive, tenho a suíte de apps do adobe para edições. O que mais senti falta no MacOS é do Sony Vegas Pro, pois eu estava mais do que habituado a utilizar ele e migrei inicialmente para o Adobe Premiere e depois para o Final Cut Pro (que funciona muito melhor que o Premiere). Para edição de fotos eu tenho o Adobe Photoshop 2020 e o Lightroom, mas como meu Mac já é bem antigo, acabo não usando muito o photoshop nele por conta do desempenho, mas sem dúvidas funcionará perfeitamente no M1.

Para reprodução de vídeos eu geralmente uso o QuickTime Player, só que ele não reproduz arquivos mkv. Por conta disso, utilizo o VLC Player, que é excelente.

O MacOS possui um descompressão de arquivos nativos, mas não são todos os arquivos que ele descomprime. Se não me engano, ele não abre arquivos .rar (não tenho plena certeza se é .rar mesmo ou um outro formato, mas tem um que não abre de jeito nenhum kkk), então acabo usando o The Unarchiver algumas - poucas e raras - vezes.

CleanMyMac, sinceramente, acho uma perda de tempo instalar. Vc pode usar o Gerenciamento de Armazenamento do próprio Mac para limpar arquivos grandes e desnecessários. USE UM ANTIVÍRUS!!! É um mito muito grande que o Mac não é infectado por vírus. Ele é sim um sistema mais sóbrio e seguro, mas nada é 100% garantido. Eu uso o Kaspersky no meu Mac e o Avast no meu Windows. Ambos são muito bons, mas se fosse para recomendar um dos dois, seria o Kaspersky.

O que eu poderia dizer agora é: Não tenha medo de mexer no MacOS. O melhor jeito de se adaptar a ele é fuçando em tudo, sem medo. Nada do que vc fizer em termos de software será irreversível. Aproveite sua máquina!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De todos q você falou, só The Unarchiver, VLC e Darkroom (se é q você não tem no iPhone). Office 365 não acho obrigatório já que os da Apple atendem tranquilamente e não custam nada. Eu só uso pq é padrão na empresa que trabalho e eles fornecem a licença.

Além disso, Transmission (para torrent), Firefox (Nunca vou recomendar Chrome pra ninguém hehe), Adguard for Safari e EasyRes (dá mais opções de resolução de tela para macbooks retina).

Eu, sinceramente, sou contra esse lance de forrar o dock com uma cacetada de apps q você, na prática, nunca vai usar. Prefiro seguir uma onda minimalista e mantenho no dock coisas de acesso rápido, saca? Aqui, por exemplo, ele fica pequenininho na esquerda da tela, com Finder, Outlook, Safari, Teams, One Note, Telegram e System Preferences.

Na prática, nem isso eu precisava ter, já que sou viciado em usar o Spotlight (command + espaço) pra tudo. Teve uma época que meu dock só tinha os apps que estavam em uso hehe

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, dando o feedback inicial: to apanhando MUITO kkkkk, eu ja era habituado a quase nao usar mouse/trackpad no windows, usava só o teclado pra quase tudo (com comandos, etc), e com a diferença dos comandos/teclado do Mac, eu to COMPLETAMENTE DESENGONÇADO e travado :( mas creio que é só a curva de aprendizado, ja ja vou estar craque!

 

Sobre os Apps que ja instalei:

  • Stats
  • Darkroom
  • spotify
  • 1password
  • franz
  • zoom
  • the unarchiver
  • chrome (pra usar só qdo o safari nao der conta de algo)
  • stats
  • qbittorrent
  • amphetamine
  • cleanmymac x
  • office 365 (vou ter que assinar mesmo, pq minhas planilhas do excel não abrem corretamente no app Number)
  • VLC (vi que o quicktime nao abre muitos videos meus)

 

Como a grana ta curta, eu nao comprei nenhum alem do office no momento (só o preço do mac foi um rim inteiro kkk)… mas alguns que tenho vontade de comprar (e que não é totalmente fora da minha realidade o valor é:

  • Affinity Pro (140 reais)  ou  Pixelmator Pro (224 reais)
  • Paragon NTFS for Mac (128 reais)
  • infelizmente o final cut é fora da minha realidade, entao terei que me contentar com iMovie mesmo…

 

Além disso, estou com varias duvidas sobre o SISTEMA… ja assisti um milhao de videos, e ainda to apanhando..

  • Ativar repetiçao de tecla quando pressionada e segurada (em vez do pop-up).. essa ja tive a resposta num video do YT, que era escrever no “terminal” o codigo (efaults write -g ApplePressAndHoldEnabled -bool false).. e deu certo..
  • Pq quando teclo inter (return) ele começa a renomear a pasta/arquivo em vez de abrir a pasta/arquivo? é assim mesmo? como se abre um arquivo sem precisar teclar com o trackpad? eu ja percebi que a barra de espaço mostra uma pré-visualizaçao, porem não abre o arquivo completo, nem a pasta..
  • To aprendendo os comandos ainda.. o delete precisa apertar “fn + delete” pra funcionar, é assim mesmo? se pressiono “delete” direto ele funciona como ‘backspace’ aqui…
  • Sobre os comandos.. no proprio site da apple fala de um comando pra colocar o Mac em modo de repouso/descanso, e que usa a “tecla eject”, só que nao encontro essa tecla no PC…
  • Como criar um arquivo .txt? (bloco de notas no windows)… eu usava muito isso no windows pra informaçoes simples que nao poderia esquecer..
  • OneNote pra Mac é mesmo limitado em funçoes assim? eu uso por anos no windows e a versao de Mac nao tem metade das funçoes, comandos, etc :( no programa tenho todas minhas anotaçoes divididas em cadernos e sub-cadernos/capitulos..
  • Como faz pra “adicionar a tela inicial” um site do safari, igual fazemos no iphone? isso me é extremamente util pois eu crio atalhos pros sites que mais uso (como se fossem ‘apps’) e dai eu poderia deixar algum fixo no dock ou no proprio desktop (mesa)
  • Sobre o Finder… ali os favoritos à esquerda, tem varias categorias (musicas, imagens, videos, downloads, etc).. porem eu assino o iCloud e busco sempre manter todos meus arquivos dentro dele… só que não achei um jeito de sincronizar a minha pasta ‘videos’ de dentro do icloud, com a pasta ‘videos’ do Mac (ficou meio confuso, mas acho que deu pra entender né? ou seja, aquelas pastas favoritas ali nao fazem nenhum sentido pra mim… pelo icloud ser da apple eu pensei que teria alguma integraçao..
  • Como saber se estou rodando algo nativo (Apple Silicon) ou via rosetta2?
  • Como definir o app padrão de abertura de determinadas extensões? (exemplo: Quero colocar o VLC pra abrir todos os videos, o Editor de texto pra abrir .srt, Word pra abrir .docx, etc)

 

Bom por enquanto é isso… sei que é MUITA duvida, mas to pesquisando o maximo possivel pra me virar, mas tem umas duvidas pontuais q nao to dando conta, hehe… muito obrigado, de coração! 😍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outras duvidas do sistema..

  • Pra instalar um programa, tem que fazer aquilo de "arrastar o arquivinho de uma caixa pra outra" ? é assim mesmo? tava achando que isso era algum virus :x
  • Alguns apps que não encontro de jeito nenhum... Google Agenda, Google Meet, Netflix, Amazon prime, Youtube, Google Maps, dentre varios outros... é meio precario de apps mesmo? Como a app store do iphone é tao maravilhosa e superior a playstore do android, pensei que os apps pra Mac seriam de fazer inveja, mas nao to achando varios q sao comuns ate na windows-store (que é um loja beeem fraquinha)..
  • Os apps de iphone/ipad não eram pra funcionar no Mac com apple silicon? não to conseguindo instalar apps de iphone.. isso ia ser bem util na falta de apps pra mac :(

 

Mas oh, devem estar achando que odiei, mas muito pelo contrario, o Mac é maravilhoso, a construçao é impecavel, a tela é foda demais, a bateria é espetacular... só to apanhando com sistema/apps mas creio que vou pegar o jeito! :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kim Pegorini disse:

 

  • Pq quando teclo inter (return) ele começa a renomear a pasta/arquivo em vez de abrir a pasta/arquivo? é assim mesmo? como se abre um arquivo sem precisar teclar com o trackpad? eu ja percebi que a barra de espaço mostra uma pré-visualizaçao, porem não abre o arquivo completo, nem a pasta.

mouse?

  • To aprendendo os comandos ainda.. o delete precisa apertar “fn + delete” pra funcionar, é assim mesmo? se pressiono “delete” direto ele funciona como ‘backspace’ aqui…

isso mesmo

  • Sobre os comandos.. no proprio site da apple fala de um comando pra colocar o Mac em modo de repouso/descanso, e que usa a “tecla eject”, só que nao encontro essa tecla no PC…

esse MacBooks novos com touch bar nao sei como é.

  • Como criar um arquivo .txt? (bloco de notas no windows)… eu usava muito isso no windows pra informaçoes simples que nao poderia esquecer..

Editor de Texto (text edit se seu Mac estiver em ingles)

  • Sobre o Finder… ali os favoritos à esquerda, tem varias categorias (musicas, imagens, videos, downloads, etc).. porem eu assino o iCloud e busco sempre manter todos meus arquivos dentro dele… só que não achei um jeito de sincronizar a minha pasta ‘videos’ de dentro do icloud, com a pasta ‘videos’ do Mac (ficou meio confuso, mas acho que deu pra entender né? ou seja, aquelas pastas favoritas ali nao fazem nenhum sentido pra mim… pelo icloud ser da apple eu pensei que teria alguma integraçao..

o iCloud sincroniza a pasta documentos e desktop. acho que pra sincronizar vídeos os arquivos deveriam estar no Fotos, e aí voce habilita a "fototeca do iCloud". ou então coloca tua pasta videos dentro de documentos. aí vai sincronizar também. o atalho pra pasta vídeos pode continuar ali na barra lateral do Finder.

 

  • Como definir o app padrão de abertura de determinadas extensões? (exemplo: Quero colocar o VLC pra abrir todos os videos, o Editor de texto pra abrir .srt, Word pra abrir .docx, etc)

clica no arquivo com o botão direito - obter informações - abrir com - seleciona o programa que quer abrir e clica em "alterar tudo"

Bom por enquanto é isso… sei que é MUITA duvida, mas to pesquisando o maximo possivel pra me virar, mas tem umas duvidas pontuais q nao to dando conta, hehe… muito obrigado, de coração! 😍

respondi em negrito aí dentro do teu post as coisas que eu sei responder.

2 horas atrás, Kim Pegorini disse:

outras duvidas do sistema..

  • Pra instalar um programa, tem que fazer aquilo de "arrastar o arquivinho de uma caixa pra outra" ? é assim mesmo? tava achando que isso era algum virus :x

em geral é assim mesmo. mas ultimamente tem muito programa que é tipo windows mesmo, tem que ir clicando em avançar - avançar - avançar, até concluir o processo.

 

  • Os apps de iphone/ipad não eram pra funcionar no Mac com apple silicon? não to conseguindo instalar apps de iphone.. isso ia ser bem util na falta de apps pra mac :(

não entendi. app pra iPhone ou iPad é uma coisa, pra mac é outra. as vezes um app tem versão pra iPhone e não tem pra mac, e vice versa.

Mas oh, devem estar achando que odiei, mas muito pelo contrario, o Mac é maravilhoso, a construçao é impecavel, a tela é foda demais, a bateria é espetacular... só to apanhando com sistema/apps mas creio que vou pegar o jeito! :D 

cara, depois que tu pegar a mão nunca mais vais conseguir fazer nada em Windows. Mac é o que há!

 

Editado por marcosfisica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São várias dúdidas... creio que você encontrará as respostas para a maioria fazendo search ou no Youtube mesmo. No Mac é bom se acostumar a usar o botão command do teclado. Ele serve para muita coisa , desde abrir arquivos, mover arquivos, abrir apps, esconder, imprimir, minimizar janelas, esconder dock, entrar no modo de forcar encerrar aplicativos e etc. Tudo começa ou tem uso no command, você pode ver todos os comandos disponíveis em um app segurando a tecla command em um app aberto após ter instalado um app grátis simples CheatSheet. Vai ser uma mão na roda para você.

Eu também gosto de um app chamado BetterSnapTool que permite manipular as janelas como quiser (colocar na metade de tela, tela inteira, quarto de tela, etc).

Os apps que você sente falta são em maioria Webapps, um navegador resolve isso...  e tem como transformar um site num webapp e abrir diretamente com se fosse uma aplicativo no sistema, tem app que faz isso (eu nem uso).

Tem como rodar os IPAs (aplicativos de iOS) nos Macs M1, desde que os apps estejam assinados com sua conta da Apple. Dá para exportar os IPAs do seu iPhone para o Mac por exemplo usando um app chamado iMazing. Muitos apps funcionam de boa, mas nem todos.

Para saber se um aplicativos do Mac é intel ou ARM, vai no ícone do Macintosh HD, botão direito, e clica em 'Manage Storage". Vai abrir uma janela com uma aba de Aplicativos. Na lista de Aplicativos vai ter a informação sobre cada um na tabela (iOS, Intel, Universal, etc).

Mais uma coisa, para desinstalar um programa é bom ter um app como o AppCleaner (só arrastar o ícone em cima do app). O procedimento padrão de desinstalar um app no Mac é arrastar ou mover seu ícone para a lixeira mas podem ficar arquivos no sistema e esse AppCleaner limpa tudo.

Para ter acesso as pastas invisíveis como Library e outras pastas importantes do sistema não precisa de terminal, vai na opção Go do Finder e digita o nome da pasta (outra mão na roda).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ativar repetiçao de tecla quando pressionada e segurada (em vez do pop-up).. essa ja tive a resposta num video do YT, que era escrever no “terminal” o codigo (efaults write -g ApplePressAndHoldEnabled -bool false).. e deu certo..

R: Não sei.

  • Pq quando teclo inter (return) ele começa a renomear a pasta/arquivo em vez de abrir a pasta/arquivo? é assim mesmo? como se abre um arquivo sem precisar teclar com o trackpad? eu ja percebi que a barra de espaço mostra uma pré-visualizaçao, porem não abre o arquivo completo, nem a pasta..

R: command + seta pra baixo

  • To aprendendo os comandos ainda.. o delete precisa apertar “fn + delete” pra funcionar, é assim mesmo? se pressiono “delete” direto ele funciona como ‘backspace’ aqui…

R: command + delete

  • Sobre os comandos.. no proprio site da apple fala de um comando pra colocar o Mac em modo de repouso/descanso, e que usa a “tecla eject”, só que nao encontro essa tecla no PC…

R: repouso é só fechar a tampa.

  • Como criar um arquivo .txt? (bloco de notas no windows)… eu usava muito isso no windows pra informaçoes simples que nao poderia esquecer..

R: Usa o app Notas, o Stickes ou o textEdit

  • OneNote pra Mac é mesmo limitado em funçoes assim? eu uso por anos no windows e a versao de Mac nao tem metade das funçoes, comandos, etc :( no programa tenho todas minhas anotaçoes divididas em cadernos e sub-cadernos/capitulos..

R: se for a versão grátis, é limitado em qualquer plataforma.

  • Como faz pra “adicionar a tela inicial” um site do safari, igual fazemos no iphone? isso me é extremamente util pois eu crio atalhos pros sites que mais uso (como se fossem ‘apps’) e dai eu poderia deixar algum fixo no dock ou no proprio desktop (mesa)

R: no safari, "command + ," depois vai em General e coloca a homepage q você quiser

  • Sobre o Finder… ali os favoritos à esquerda, tem varias categorias (musicas, imagens, videos, downloads, etc).. porem eu assino o iCloud e busco sempre manter todos meus arquivos dentro dele… só que não achei um jeito de sincronizar a minha pasta ‘videos’ de dentro do icloud, com a pasta ‘videos’ do Mac (ficou meio confuso, mas acho que deu pra entender né? ou seja, aquelas pastas favoritas ali nao fazem nenhum sentido pra mim… pelo icloud ser da apple eu pensei que teria alguma integraçao..

R: Só sincroniza Desktop e Documents no iCloud.

  • Como saber se estou rodando algo nativo (Apple Silicon) ou via rosetta2?

R: activity monitor. Tem uma coluna Kind q fala a arquitetura

  • Como definir o app padrão de abertura de determinadas extensões? (exemplo: Quero colocar o VLC pra abrir todos os videos, o Editor de texto pra abrir .srt, Word pra abrir .docx, etc)

R: Seleciona o arquivo em questão e faz "command + i". Lá pra baixo vai ter uma parte q fala de app padrão

  • Pra instalar um programa, tem que fazer aquilo de "arrastar o arquivinho de uma caixa pra outra" ? é assim mesmo? tava achando que isso era algum virus :x

R: Depende do programa. Uns são assim, outros tem instaladores igual windows.

  • Alguns apps que não encontro de jeito nenhum... Google Agenda, Google Meet, Netflix, Amazon prime, Youtube, Google Maps, dentre varios outros... é meio precario de apps mesmo? Como a app store do iphone é tao maravilhosa e superior a playstore do android, pensei que os apps pra Mac seriam de fazer inveja, mas nao to achando varios q sao comuns ate na windows-store (que é um loja beeem fraquinha)..

R: Pq não existem. É tudo webapp assim como no windows.

  • Os apps de iphone/ipad não eram pra funcionar no Mac com apple silicon? não to conseguindo instalar apps de iphone.. isso ia ser bem util na falta de apps pra mac :(

R: depende do fabricante disponibilizar

mas, na boa, sobre os apps, você está transformando seu mac em um frankeinstein com uma porralhada de app inútil.

Veja, não me entenda mal, você ainda não conhece nem o básico do MacOS... adicionar esse monte de coisas q outras pessoas "com mais tempo de casa" recomendam só está piorando sua experiência.

Percebi que você está focando em questionar coisas que, na prática, não fazem diferença no momento que você está. Tirando, claro, as perguntas tipo abrir arquivo pelo teclado ou como apagar.

Mac foi feito para funcionar sem que o usuário tenha que se preocupar com trocentas manias de pczeiro, saca? kkkkk

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, dando o feedback inicial: to apanhando MUITO kkkkk, eu ja era habituado a quase nao usar mouse/trackpad no windows, usava só o teclado pra quase tudo (com comandos, etc), e com a diferença dos comandos/teclado do Mac, eu to COMPLETAMENTE DESENGONÇADO e travado mas creio que é só a curva de aprendizado, ja ja vou estar craque!
 
Sobre os Apps que ja instalei:
  • Stats
  • Darkroom
  • spotify
  • 1password
  • franz
  • zoom
  • the unarchiver
  • chrome (pra usar só qdo o safari nao der conta de algo)
  • stats
  • qbittorrent
  • amphetamine
  • cleanmymac x
  • office 365 (vou ter que assinar mesmo, pq minhas planilhas do excel não abrem corretamente no app Number)
  • VLC (vi que o quicktime nao abre muitos videos meus)
 
Como a grana ta curta, eu nao comprei nenhum alem do office no momento (só o preço do mac foi um rim inteiro kkk)… mas alguns que tenho vontade de comprar (e que não é totalmente fora da minha realidade o valor é:
  • Affinity Pro (140 reais)  ou  Pixelmator Pro (224 reais)
  • Paragon NTFS for Mac (128 reais)
  • infelizmente o final cut é fora da minha realidade, entao terei que me contentar com iMovie mesmo…
 
Além disso, estou com varias duvidas sobre o SISTEMA… ja assisti um milhao de videos, e ainda to apanhando..
  • Ativar repetiçao de tecla quando pressionada e segurada (em vez do pop-up).. essa ja tive a resposta num video do YT, que era escrever no “terminal” o codigo (efaults write -g ApplePressAndHoldEnabled -bool false).. e deu certo..
  • Pq quando teclo inter (return) ele começa a renomear a pasta/arquivo em vez de abrir a pasta/arquivo? é assim mesmo? como se abre um arquivo sem precisar teclar com o trackpad? eu ja percebi que a barra de espaço mostra uma pré-visualizaçao, porem não abre o arquivo completo, nem a pasta..
  • To aprendendo os comandos ainda.. o delete precisa apertar “fn + delete” pra funcionar, é assim mesmo? se pressiono “delete” direto ele funciona como ‘backspace’ aqui…
  • Sobre os comandos.. no proprio site da apple fala de um comando pra colocar o Mac em modo de repouso/descanso, e que usa a “tecla eject”, só que nao encontro essa tecla no PC…
  • Como criar um arquivo .txt? (bloco de notas no windows)… eu usava muito isso no windows pra informaçoes simples que nao poderia esquecer..
  • OneNote pra Mac é mesmo limitado em funçoes assim? eu uso por anos no windows e a versao de Mac nao tem metade das funçoes, comandos, etc no programa tenho todas minhas anotaçoes divididas em cadernos e sub-cadernos/capitulos..
  • Como faz pra “adicionar a tela inicial” um site do safari, igual fazemos no iphone? isso me é extremamente util pois eu crio atalhos pros sites que mais uso (como se fossem ‘apps’) e dai eu poderia deixar algum fixo no dock ou no proprio desktop (mesa)
  • Sobre o Finder… ali os favoritos à esquerda, tem varias categorias (musicas, imagens, videos, downloads, etc).. porem eu assino o iCloud e busco sempre manter todos meus arquivos dentro dele… só que não achei um jeito de sincronizar a minha pasta ‘videos’ de dentro do icloud, com a pasta ‘videos’ do Mac (ficou meio confuso, mas acho que deu pra entender né? ou seja, aquelas pastas favoritas ali nao fazem nenhum sentido pra mim… pelo icloud ser da apple eu pensei que teria alguma integraçao..
  • Como saber se estou rodando algo nativo (Apple Silicon) ou via rosetta2?
  • Como definir o app padrão de abertura de determinadas extensões? (exemplo: Quero colocar o VLC pra abrir todos os videos, o Editor de texto pra abrir .srt, Word pra abrir .docx, etc)
 
Bom por enquanto é isso… sei que é MUITA duvida, mas to pesquisando o maximo possivel pra me virar, mas tem umas duvidas pontuais q nao to dando conta, hehe… muito obrigado, de coração!

Eu também sofri, hj sofro menos! Aprendi que nem tudo é equivalente nos sistemas. Tem coisas que simplesmente não tem no mac. Mas tem coisas que tem no mac e não tem no Windows.
Eu tbm quase nao usava mouse no Windows, estou longe de largar o mouse no mac. Selecionar algo na página sem mouse me parece um sonho impossível.
Mas confesso que estou cada vez mais satisfeito com o sistema. O primeiro impacto e sem o auxilio de alguns aplicativos pra facilitar o uso, me fez pensar em vender e comprar um Windows com arm


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reprodutor de mídia recomendo o IINA (com dois I mesmo). Ele é muito mais "maclike" que o VLC e roda todos os formatos, assim como ele. A interface lembra o QuickTime, é apenas uma janela flutuante.

Para torrent eu gosto do Folx. Que tambem funciona com gerenciador de Download (a versão da App Store não tem suporte a torrent).

Bloco de notas, tipo o notepad do windows, eu gosto do TextMate. Ele lembra mais o notepad++ do windows (que é o que uso nele).

E isso de criar atalho para sites como apps, até onde sei, não existe no safari. Eu uso o Flotato para criar webapps de sites, eu tenho para o Instagram e o WhatsApp por exemplo (mais eficiente que a versão oficial dele). Mas da pra criar para netflix, Amazon prime, etc. Alem dele existe o Unite 4, com a mesma pegada, de criar um "app" de um site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso : mate translate, airbuddy, cleanmymac x, cleanshot, copy ‘em, coconout battery, smart converter pro 3, vlc, Pages , keynote, numbers, cleandrive 2, transmission, 1Password , parcel, WhatsApp, heic converter, imazing, inage2icon,replacicon, amphetamine, Speedtest , calcbot, tweetbot 3, Pixelmator pro, magnet, bartender, 

São esses...👍🏻

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/04/2021 at 12:25, joaofaf disse:

BetterSnapTool que permite manipular as janelas como quiser

Opa, eu acabei instalando um chamado "Tiles" que é gratuito.. talvez nao seja tao bom quanto esse ou Magnet que falam bastante tambem, mas por hora ta indo bem...

 

Em 01/04/2021 at 12:25, joaofaf disse:

Para saber se um aplicativos do Mac é intel ou ARM, vai no ícone do Macintosh HD, botão direito, e clica em 'Manage Storage"

Muito obrigado, era isso que queria saber 😍

 

Em 01/04/2021 at 12:25, joaofaf disse:

para desinstalar um programa é bom ter um app como o AppCleaner

baah que legal valeu a dica! 😁

Em 01/04/2021 at 14:36, joel.cachioli disse:

sobre os apps, você está transformando seu mac em um frankeinstein com uma porralhada de app inútil.

Entendi.. no iphone eu costumo ter web-apps dos sites que mais uso (e coloco numa pasta separada pra ficar organizado), aqui no Mac ainda nao descobri como criar os webapps.. mas tu me recomenda então nao usar apps e abrir tudo buscando no safari?

OBS: eu AMO usar o maximo possivel de coisas nativas (tanto é que no iphone mantenho a agenda do iOS, mesmo a do google sendo mto superior, dentre varios outros que uso do iOS mesmo).. entao sempre que um app do MacOS fizerem o trabalho (ainda que nao seja perfeito, porem faça satisfatoriamente) eu vou manter ele 😁

 

Em 01/04/2021 at 14:36, joel.cachioli disse:

Percebi que você está focando em questionar coisas que, na prática, não fazem diferença no momento que você está.

O problema é que a maioria das duvidas que tirei são coisas importantes pro meu uso no dia a dia em casa e no trabalho.. infelizmente meu pc-windows pifou, então to tendo que aprender tudo "na marra" de uma vez só (por isso pedi ajuda pra quem já entende bem mais que eu no sistema), nao consegui ir gradualmente aprendendo tudo do Mac pra depois explorar coisas externas, saca? Mas eu entendi seu ponto, obrigado pelo feedback 😊

 

8 horas atrás, cassio.teixeira disse:

Mas tem coisas que tem no mac e não tem no Windows. Eu tbm quase nao usava mouse no Windows, estou longe de largar o mouse no mac. Selecionar algo na página sem mouse me parece um sonho impossível.
Mas confesso que estou cada vez mais satisfeito com o sistema. O primeiro impacto e sem o auxilio de alguns aplicativos pra facilitar o uso, me fez pensar em vender e comprar um Windows

HAHAHA to sentindo essa aflição que voce relatou amigo.. não é querer 'negar' universo Mac, é tentar sobreviver ao choque de ser lançado num mundo avesso onde o mouse/trackpad é extremamente necessario (no windows eu nem sabia o que era mouse)... a sorte é que esse trackpad do Mac é maravilhoso, put* que pariu, humilha o trackpad de qualquer outro PC que ja tive contato, ele simplesmente "funciona" 😍

 

7 horas atrás, Guilherme Moser disse:

Reprodutor de mídia recomendo o IINA

Ah valeu amigo, ja ouvi falar bem desse mesmo... já que o quicktime nao abre nem metade dos meus arquivos, vou ver entre esse e o VLC qual mais me agrada 😁

 

7 horas atrás, Guilherme Moser disse:

uso o Flotato para criar webapps de sites

entao, eu fui ver esses dois que tu falou (Flotato e Unite 4).. preço ta mais de 120 reais 😢 é caro assim mesmo?

 

Em 01/04/2021 at 14:36, joel.cachioli disse:

e for a versão grátis, é limitado em qualquer plataforma.

Entao, pior que eu assinei o office 365 e baixei o pacote completo, mas segue limitado 😕 ja aceitei que nao vai ter muito solução mesmo

 

 

GALERA, muito obrigado pelas respostas viu... vou explorar nos proximos dias pra aprender tudo que der, valeu mesmo, voces sao foda! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que você instale somente os apps imprescindíveis e tente usar o sistema cru para se familiarizar primeiro para depois ir avançando, tem muito aplicativo no Mac que refaz o que já existe nativamente no sistema, foque em entender como o sistema funciona primeiro.

Uma série de dicas básicas para usuários de windows no Mac.

https://support.apple.com/en-us/HT204216

Outra coisa tem muita informação/guias boa/bons nos artigos da Apple (em português e em inglês), dê preferência a informação oficial que sempre é mais didática.

https://support.apple.com/pt-br/guide/macbook-air/welcome/mac

Lembre que a Microsoft mantém a suite Office no Mac sempre desatualizada em funções, mas para o uso básico e intermediário não é afetado.

https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/explore-microsoft-365-for-home

Citar

O Microsoft 365 será idêntico no PC e no Mac?

 

Não. Os aplicativos do Microsoft 365 são personalizados para cada plataforma e cada sistema operacional. Os aplicativos disponíveis para usuários do Mac e os recursos específicos incluídos podem ser diferentes dos disponíveis para usuários de PC. Com o Microsoft 365, você pode ser flexível. Você não fica limitado exclusivamente ao PC ou Mac e pode fazer a transição entre dispositivos.

Quantos as dúvidas específicas vou tentar ajudar:

- Existe PDF Expert para Mac

https://pdfexpert.com

- Edição de Fotos

O melhor são da Adobe, mas acho caro para Hobby, não sei uma alternativa boa, também estou órfão nesse ponto

- Edição de vídeo não entendo

- Colocar a tela em repouso/descanso - colocar em repouso é só fechar a tela, se quiser bloquear com a tela aberta é só apertar o Power (onde você valida a digital também é um botão nos macs com touch bar)

Como criar um arquivo .txt? (bloco de notas no windows) - No Mac você não cria um arquivo vazio em algum lugar e depois edita, e sim você abre o aplicativo e cria um novo arquivo, é conceitualmente diferente, no Mac o aplicativo de texto nativo é o Editor de Texto, se forem notas rápidas experimente o Notas (também nativo)

- O OneNote não conheço, experimente o Notas, mas tenho certeza que é mais simples

- Como faz pra “adicionar a tela inicial” um site do safari, igual fazemos no iphone? isso me é extremamente util pois eu crio atalhos pros sites que mais uso (como se fossem ‘apps’) e dai eu poderia deixar algum fixo no dock ou no proprio desktop (mesa) / Você pode criar um atalho do site no desktop, vai até a barra de endereços e clica e arraste no + até o desktop, pode usar aqui ou depois você arrasta esse atalho para dock ao lado do Lixo e Downloads, mas não acho muito boa essa abordagem, fica muito poluído

- Sobre o Finder… ali os favoritos à esquerda, tem varias categorias (musicas, imagens, videos, downloads, etc).. porem eu assino o iCloud e busco sempre manter todos meus arquivos dentro dele… só que não achei um jeito de sincronizar a minha pasta ‘videos’ de dentro do icloud, com a pasta ‘videos’ do Mac (ficou meio confuso, mas acho que deu pra entender né? ou seja, aquelas pastas favoritas ali nao fazem nenhum sentido pra mim… pelo icloud ser da apple eu pensei que teria alguma integraçao.. / A idéia do iCloud é você salvar os arquivos a partir dos próprios aplicativos (cada um tem uma pasta dentro do iCloud Drive) para abstrair a idéia de pastas, isso começou no IOS, mas essa abordagem ainda não está bem resolvida, mas você colocar todos seus arquivos a partir da pasta Documentos (que sincroniza com o iCloud), quanto os atalhos na lateral do Finder (inclusive você pode arrastar qualquer pasta para lá) eles são uma forma de organização e são anteriores ao iCloud, tem muitas formas de organizar seus arquivos, ex. você pode colocar todos seus arquivos no iCloud, remover todos os atalhos da lateral do Finder e arrastar os seus para lá, leia a documentação da Apple para entender como funciona o iCloud e bole um sistema de organização que funcione pra você.

- Como saber se estou rodando algo nativo (Apple Silicon) ou via rosetta2? / Acho que nas informações do aplicativo (clica com o botão direito no ícone do aplicativo no dock, vai em opções, mostrar no finder, clica com o botão direito no app, obter informações)  aparece isso

- Como definir o app padrão de abertura de determinadas extensões? (exemplo: Quero colocar o VLC pra abrir todos os videos, o Editor de texto pra abrir .srt, Word pra abrir .docx, etc) / Nas informações do arquivo você pode escolher com qual aplicativo abrir e tem a opção alterar tudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal esse tópico. Estou passando pela mesma situação, minha vida inteira foi somente windows, sem nenhum contato com mac, e resolvi comprar um Air M1. 

Olhei muito vídeo das melhores dicas e aplicativos no youtube. Ajudaram bastante mesmo, até pra entender como o macos funciona. E no fim das contas, a maioria das coisas que precisava era só buscar rapidinho no google que encontrava a solução.

Dos aplicativos instalados até agora, os mais úties foram: Rectangle (parecido com o magnet, porem free), VLC, Amphetamine, The Unarchiver, Shareful e por último, comecei a testar o AltTab.

Falta um programa pra screenshot, tipo o ShareX pra windows. Mas o que mais queria era um parecido com Ditto, que guardava o histórico dos control C control V.

Também não consegui acessar minha conta do BB (módulo de segurança não carrega), nem fazer funcionar meu certificado digital. 

Se alguém tiver uma sugestão, fique a vontade.

Valeu.

Editado por mrneitzke
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal esse tópico. Estou passando pela mesma situação, minha vida inteira foi somente windows, sem nenhum contato com mac, e resolvi comprar um Air M1. 
Olhei muito vídeo das melhores dicas e aplicativos no youtube. Ajudaram bastante mesmo, até pra entender como o macos funciona. E no fim das contas, a maioria das coisas que precisava era só buscar rapidinho no google que encontrava a solução.
Dos aplicativos instalados até agora, os mais úties foram: Rectangle (parecido com o magnet, porem free), VLC, Amphetamine, The Unarchiver, Shareful e por último, comecei a testar o AltTab.
Falta um programa pra screenshot, tipo o ShareX pra windows. Mas o que mais queria era um parecido com Ditto, que guardava o histórico dos control C control V.
Também não consegui acessar minha conta do BB (módulo de segurança não carrega), nem fazer funcionar meu certificado digital. 
Se alguém tiver uma sugestão, fique a vontade.
Valeu.

Ac pois penso em comprar um mas tbm tenho essas dúvidas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/04/2021 at 19:50, Kim Pegorini disse:

entao, eu fui ver esses dois que tu falou (Flotato e 

Unite 4).. preço ta mais de 120 reais 😢 é caro assim mesmo?

 

O preço é esse mesmo, bem salgado, ainda mais com nosso dólar hoje. O Flotato voce pode usar um app por vez no modo gratuito, é o que eu faço hoje. Pelo que eu testei as notificações dele funcionam melhor, no Unite 4 eu não consigo fazer aparecer notificação ou o numero delas no ícone no site Instagram por exemplo.

Mas até vi uma dica, aqui no site essa semana, nesse bundle https://bundlehunt.com o unite ta só 4 bolares (e mais 3,5 do bundle em si). Ainda caro, porem, menos.

 

10 horas atrás, mrneitzke disse:

Legal esse tópico. Estou passando pela mesma situação, minha vida inteira foi somente windows, sem nenhum contato com mac, e resolvi comprar um Air M1. 

Olhei muito vídeo das melhores dicas e aplicativos no youtube. Ajudaram bastante mesmo, até pra entender como o macos funciona. E no fim das contas, a maioria das coisas que precisava era só buscar rapidinho no google que encontrava a solução.

Dos aplicativos instalados até agora, os mais úties foram: Rectangle (parecido com o magnet, porem free), VLC, Amphetamine, The Unarchiver, Shareful e por último, comecei a testar o AltTab.

Falta um programa pra screenshot, tipo o ShareX pra windows. Mas o que mais queria era um parecido com Ditto, que guardava o histórico dos control C control V.

Também não consegui acessar minha conta do BB (módulo de segurança não carrega), nem fazer funcionar meu certificado digital. 

Se alguém tiver uma sugestão, fique a vontade.

Valeu.

Para screenshot tem o lightshot (q uso no windows, tem versão pra mac), mas eu acabo o usando o padrao do macOS, o cmd + shift + 4.

 Pra gerenciar clipboard, como o Ditto, tem uma porrada de app gratuito, particularmente não uso nenhum hoje. Mas tem o Maccy, Clipmenu, e o CopyClip por exemplo (esse ultimo ja usei bastante).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico deu uma nostalgia de quando comecei a usar o MBP em 2012.

Primeiramente, começa a explorar mais as preferências dos apps, vai fazendo alterações, elas tomam efeito imediatamente, então consegues reparar no que muda.

 

O macOS funciona bem com atalhos.

Abrir um app: Command + O.

Fechar janela: Command + W.

Encerrar o app: Command + Q.

E por aí vai.

 

Um app que comentaram e vale a pena instalar: CheatSheet.

Se você mantém pressionado o Command, ele te mostra a lista de atalhos que existe para aquele app que está a usar.

 

Ainda sobre os comandos, experimenta isso:

System Pref > Desktop & Screen Saver > Screen Saver > Hot Corners (botão no inferior à direita).

Aqui podes usar os cantos da tela para dar comandos no Mac, como entrar em descanso de tela, colocar tela a dormir, etc. Lembre-se que pode pressionar Command ou Contra ou Alt para fazer parte do atalho.

Eu, por exemplo, configurei que quando pressiono Command e coloco o mouse no canto superior esquerdo, o Mac dorme. É bem prático.

Screenshot 2021-04-05 at 11.42.17.png

 

Office: Não se surpreenda com falta de recursos, há alguns detalhes que são mesmo diferentes no Mac e fazem menos do que no Windows. A distância está a diminuir, mas ainda falta.

 

Safari: porque não usa o favorito do Safari ao invés de colocar no dock/desktop?

Melhor ainda, usa o Firefox e coloca esses sites que são assim importantes pra ti no Bookmark, ele tem um botão que você abre logo uma lista dos links. E ainda consegue abrir um conjunto de sites ao mesmo tempo (se estiverem dentro de uma pasta).

Screenshot 2021-04-05 at 11.39.59.png

 

Outros apps: Kiwi for Gmail é uma boa alternativa para usar os serviços do Google sem precisar do Browser. O AltTab também é muito bom.

 

Não deixe de conferir os vídeos do MacMagazine no YouTube, o Rafa coloca umas dicas muito boas lá.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa valeu as respostas galera... to conseguindo aproveitar melhor o Mac, explorando as funcionalidades... creio que vao levar algumas semanas pra eu ficar fluido no negocio (ainda to meio travado, mas creio ser natural no inicio)... Já percebi que o Office no Mac é mais limitado mesmo, mas paciencia, vou aprendendo a lidar com isso (o OneNote por exemplo funciona bem capenga no Mac, dai eu anoto tudo no 'Notas' e depois copia pro OneNote pra deixar organizando meu "caderno digital" -- pois usar só o Notas é inviavel, ja que preciso ter acesso a esse "caderno" em diversos computadores windows)

Por hora to apanhando horrores pra fazer funcionar meu 'certificado digital' do Bird-ID.. to começando a desconfiar que nao funciona no Mac com M1 😕

Vamo que vamo galera, valeu 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vamos então contribuir um pouco. Com certeza muitos dos apps que vou listar aqui já foram citados, então acho que servirá como reforço para quem tem dúvidas.

Vou separar minha lista entre os pagos, gratuitos e por assinatura destacando os que uso regularmente.

Já deixo meu disclaimer - não uso nenhum aplicativo por assinatura por não concordar com o modelo de negócio (o preço diluído acaba saindo muito mais caro a longo e médio prazo), assim, sempre dou preferência a alternativas de compra única. Assim, sempre acabo falando mal dele mesmo sabendo a importância deles no mercado.

Apps gratuitos:

  • Suite iWork (Pages, Numbers e Keynote) para quem precisa de um substituto do Office sem necessidade dos recursos do avançados do Excel.
  • Da Vinci Resolve - excelente editor de video, com vários recursos que conseguem brigar com Premiere e Final Cut com a vantagem de ser Cross Platform
  • Microsoft Edge - como alternativa ao Safari quando preciso emitir notas fiscais online (usa a mesma base mas é menos gastador e é compatível com plugins) ou usar serviços web como Microsoft Teams, WhatsApp Web ou afins
  • Vectornator Pro - Alternativa de app para imagens vetoriais para Affinity Design e Adobe Illustrator
  • Figma - para quem trabalha com prototipação UI e não quer pagar assinaturas de Sketch ou Adobe
  • Miro -  para criação de fluxogramas e mapas mentais
  • Twitter - para acompanhar as brigas nossas de cada dia
  • The Unarchiver - Bom e velho compactador de arquivos

Apps Pagos

  • Suite Affinity (Designer, Photo e Publisher) excelente alternativa à Adobe para criação digital. Pense em um aplicativo bom, bem feito e super otimizado para MacOs? Aí está! Por R$ 420 a suite completa e não é raro haver promoções com 30% a 50% de desconto
  • Suite ProApps da Apple (Final Cut Pro, Logic Pro e afins) para quem edita vídeos apenas no MacOs é um must have - O preço na App Store é pornográfico (R$ 1.700 só pelo Final Cut!), mas é possível comprar o pacote completo por R$ 750 na Loja Educacional da Apple em 10 x
  • Pixelmator Pro - Confesso que utilizei muito pouco, mas traz a vantagem de ter 2 apps em 1 - além do Editor de fotos ele possui um editor de vetores embutido, o vectormator. Custa R$ 225

Apps por Assinatura

  • MS Office - Acho caro pagar o preço apenas pelo Excel, quando necessário vou para versão gratuita online 
  • Suite Adobe - Apesar de serem referência de mercado a vários anos, são aplicativos que se perderam pela falta de inovação e performance sofrível. Possuem uma UX datada e bastante burocrática. 
  • Sketch - referência para prototipação que assim como a suite Adobe, se perdeu na falta de inovação e ficou para traz dos concorrentes.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...