Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alternativa gratuita ao CleanMyMac


Raphael Henrique

Posts Recomendados

Vindo do Windows, ainda tô sentindo um pouco a dificuldade em achar apps recomendados que sejam gratuitos. 

Um muito bem falado é o CleanMyMac, gostaria de algo nessa linha que fosse gratuito. Poderiam me dar indicações? 

Outra coisa, alguém usa o Notifyr? Me decepcionei ao saber que o MacOS não tem espelhamento de notificações nativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Raphael Henrique disse:

Vindo do Windows, ainda tô sentindo um pouco a dificuldade em achar apps recomendados que sejam gratuitos. 

Um muito bem falado é o CleanMyMac, gostaria de algo nessa linha que fosse gratuito. Poderiam me dar indicações? 

Outra coisa, alguém usa o Notifyr? Me decepcionei ao saber que o MacOS não tem espelhamento de notificações nativo.

Do espelhamento de notificações eu não faço ideia. Fico até feliz que as coisas não fiquem aparecendo no meu Mac hahaha.
Com os iPhones e aplicativos Apple presentes em ambas as plataformas há o espelhamento e a interconexão.

Sobre o clean my Mac, corre. Esse app é lixo e o Mac não é o Windows que dá pra fazer mil e uma traquinagens em registro e etc. macOs é Unix, é outra coisa, e tudo que ele precisa é de um usuário que não clique em qualquer link sem ver o que tá fazendo hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não use nenhum app que prometa liberar espaço, liberar memória RAM, otimizar isso e aquilo, porque é furada, seja gratuito ou pago. Esse tipo de app só serve pra tirar dinheiro seu, seja com compra de licença ou te enchendo de propaganda, e não fazem nada que você mesmo não consiga fazer conhecendo bem o sistema operacional e sendo organizado. Além disso, esse tipo de software também pode acabar bagunçando mais do que ajudando e quem sabe ainda criando brechas de segurança na sua máquina. Deixe essas práticas no Windows, o macOS não precisa! (Sendo honesto, nem mesmo o Windows precisa disso).

Abraço!

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor função do CleanMyMac, em minha opinião, é a remoção de apps. Pois com ele todos os dados relacionados ao aplicativo são excluídos juntos.

Para essa função há uma alternativa gratuita, chamada AppCleaner. Uso e recomendo, ele remove a mesma quantidade de arquivos relacionados ao app.

Ja as demais funções do CleanMyMac, como apagar histórico, caches e afins. São em geral desnecessárias, como os colegas acima falaram, o proprio macOS se encarrega disso, quando falta espaço ou memória o sistema vai removendo aquilo desnecessário, caso contrario ele mantem para agilizar as coisas para voce.

De qualquer forma, há alternativas para essa função também, como o Onyx e o Clean-Me. São um pouco mais complexos e há coisas que voce pode remover por eles que talvez não seja a melhor ideia faze-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Os comentários do Rafael e do Beto me chamaram atenção.

Em 26/03/2021 at 04:32, BetoGaleazzo disse:

Não use nenhum app que prometa liberar espaço, liberar memória RAM, otimizar isso e aquilo, porque é furada, seja gratuito ou pago. Esse tipo de app só serve pra tirar dinheiro seu, seja com compra de licença ou te enchendo de propaganda, e não fazem nada que você mesmo não consiga fazer conhecendo bem o sistema operacional e sendo organizado. Além disso, esse tipo de software também pode acabar bagunçando mais do que ajudando e quem sabe ainda criando brechas de segurança na sua máquina. Deixe essas práticas no Windows, o macOS não precisa! (Sendo honesto, nem mesmo o Windows precisa disso).

Abraço!

e

Em 26/03/2021 at 02:41, Rafael Scheid disse:

Do espelhamento de notificações eu não faço ideia. Fico até feliz que as coisas não fiquem aparecendo no meu Mac hahaha.
Com os iPhones e aplicativos Apple presentes em ambas as plataformas há o espelhamento e a interconexão.

Sobre o clean my Mac, corre. Esse app é lixo e o Mac não é o Windows que dá pra fazer mil e uma traquinagens em registro e etc. macOs é Unix, é outra coisa, e tudo que ele precisa é de um usuário que não clique em qualquer link sem ver o que tá fazendo hahaha.

Alguma "prova" de que o CleanMyMac não seja bom? Não me entendam mal, não estou duvidando, tenho até o feeling de que não há justificativa para pagar por ele.

Mas não consigo achar uma justificação que acabe de vez com essa dúvida de se vale a pena ou não utilizar o app.

 

Alguma das funções que ele faz, como limpar registros e caches, poderiam ser feitas com o Automator ou Alfred?

abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Raphael Stanzani disse:

Alguma "prova" de que o CleanMyMac não seja bom?

É justamente o contrário. O software é que precisa se provar necessário, útil. Não é o caso do CleanMyMac ou de qualquer outro software que prometa automatizar o que o usuário deve fazer por hábito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site https://bundlehunt.com está havendo uma promoção de um bundle de apps para macintosh. No caso, existe ali o BuhoCleaner, que sai a poucos dólares (US$ 5,50) se comprado sozinho. Não faz tuuuudo que o CleanMyMac faz, mas quase tudo. E a interface é muito muito parecida. Quando mudei pro MBP M1, a minha licença antiga do CleanMyMac não serviu mais... 😞

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2021 at 16:52, NEOLIGHT disse:

No site https://bundlehunt.com está havendo uma promoção de um bundle de apps para macintosh. No caso, existe ali o BuhoCleaner, que sai a poucos dólares (US$ 5,50) se comprado sozinho. Não faz tuuuudo que o CleanMyMac faz, mas quase tudo. E a interface é muito muito parecida. Quando mudei pro MBP M1, a minha licença antiga do CleanMyMac não serviu mais... 😞

Acredite, você precisa apenas de boas práticas, não destes softwares, nenhum deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2021 at 10:20, Raphael Stanzani disse:

Olá,

Os comentários do Rafael e do Beto me chamaram atenção.

e

Alguma "prova" de que o CleanMyMac não seja bom? Não me entendam mal, não estou duvidando, tenho até o feeling de que não há justificativa para pagar por ele.

Mas não consigo achar uma justificação que acabe de vez com essa dúvida de se vale a pena ou não utilizar o app.

 

Alguma das funções que ele faz, como limpar registros e caches, poderiam ser feitas com o Automator ou Alfred?

abs,

Como o beto comentou, o app é que precisa se provar, mas de provas em mãos eu não tenho, mas tenho muitas experiências de problemas resolvidos com Safe Mode (um simples reboot segurando Shift), reset de SMC e NVRAM, alguns comandos um pouco mais aprofundados pra eliminar caches de apps, etc. que resolveram problemas que com o Clean My Mac resultaram em reinstalação do macOS. Não tenho registro disso, foram coisas que fiz em meus Macs, foram dicas dadas na comunidade de suporte da Apple em meio à milhões de posts, foram ligações feitas com amigos, foram coisas do dia a dia mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/04/2021 at 14:40, NEOLIGHT disse:

 


Rafael, o que seriam estas boas práticas?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

O macOS tem por base executar somente itens autorizados pelo usuário. O GateKeeper e o FireVault protegem e criptografam o sistema impedindo a execução de aplicativos não verificados sem plena ciência do usuário. A arquitetura do sistema de modo geral faz com que arquivos e aplicativos sejam abertos e alterados dentro uma sandbox, sem acesso ao Kernel sem que o usuário tenha ciência do que está ocorrendo.

Abaixo alguns links, e outros dentro deles, onde você encontrará algumas informações desta natureza
https://support.apple.com/pt-br/guide/security/welcome/web
https://support.apple.com/pt-br/guide/security/sec469d47bd8/web
https://support.apple.com/pt-br/guide/security/sec5599b66df/1/web/1
https://support.apple.com/pt-br/guide/security/sec15bfe098e/1/web/1
https://support.apple.com/pt-br/guide/security/sece8608431d/1/web/1
Bem, há uma montoeira de informações sobre estes sistemas.

Enfim, o macOS tem ferramentas para cuidar dele mesmo, mas se o usuário autorizar tudo quando é coisa, de nada adianta.

Como boa prática entenda o usuário auxiliar estas ferramentas a funcionarem adequadamente, sempre tendo ciência dos arquivos e aplicativos que está rodando, procurar utilizar conteúdos somente de contatos conhecidos ou que você tenha solicitado, etc. (aqui falamos de gifs, ppt, e tudo quanto é tipo de arquivo que as pessoas abrem sem verificar de onde vieram e por qual razão, um mal de décadas ainda vivo na internet).
Remover apps que não gostou e não ira utilizar mais também ajuda a aliviar o trabalho do sistema, inclusive liberando espaço pra coisas que realmente precise, mas é importante sempre verificar se o desenvolvedor traz orientações para tal, pois alguns apps instalam arquivos em outras partes do sistema e não apenas na pasta Aplicativos, que seria a melhor das situações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...