Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Base cooler para Macbook Pro, vale a pena?


Posts Recomendados

Olá gente! 

Estive garimpando pelo fórum mas não encontrei nada muito concreto sobre aquelas bases com ventoinhas para MacBook, de fato auxiliam na refrigeração do Mac?
Eu uso meu Mac principalmente para edição de videos e sinto um calor bem forte depois de determinado tempo de uso, utilizo sempre na tomada e baixei o app terceiro "Macs Fan Control" para poder manipular a ventoinha manualmente ou setar configurações, porque se depender do automático da apple a ventoinha só liga quando atinge 100 graus rsrsrs.

Então queria saber, alguém ja usou essas base cooler? De fato funciona? Se puderem me indicar uma marca...

Grande abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É meio padrão nos Macs depender da dissipação de calor passiva, normalmente pela carcaça. Como a tomada de ar é muito pequena (o ar entra pelo teclado e sai pelo vão entre corpo e tela) acaba que bases com ventoinha não surtem muito efeito (afinal, elas vão soprar lata rs). Uma base que era bem interessante era uma da Vizo EzSurf que tinha corpo de alumínio e uma fita adesiva que transferia o calor pela base. É era uma dinâmica parecida com o "hack" que estão fazendo no MacBook Air M1. Ao aumentar a superfície de dissipação, conseguem eliminar o calor mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 22/03/2021 at 07:59, Vinicius Vasques disse:

É meio padrão nos Macs depender da dissipação de calor passiva, normalmente pela carcaça. Como a tomada de ar é muito pequena (o ar entra pelo teclado e sai pelo vão entre corpo e tela) acaba que bases com ventoinha não surtem muito efeito (afinal, elas vão soprar lata rs). Uma base que era bem interessante era uma da Vizo EzSurf que tinha corpo de alumínio e uma fita adesiva que transferia o calor pela base. É era uma dinâmica parecida com o "hack" que estão fazendo no MacBook Air M1. Ao aumentar a superfície de dissipação, conseguem eliminar o calor mais rápido.

Obrigado amigo! Foi exatamente isso que pensei, não quero acabar comprando um cooler que só fique fazendo vento e de fato não dissipe nada do calor, vou dar uma procurada nesse que você mencionou!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Zodíac, mas uso para manter SSD externo resfriado, e estou importando outra do AliExpress para usar em um Dell hackintosh, mas para jogar games da Steam e manter a coisa resfriada. Minha dica é que opte por modelos de alumínio, pois por si só este tipo de material já ajuda no resfriamento. Aqui a fan faz um pequenino barulho, mas me incomoda, daí mantenho desligado, mas o ventilador Arno em meu ambiente resvala vento nele e o mantém bem frio. Se tiver ar condicionado ficará mais frio ainda. Portanto não compre de plástico e observe se tem furos para passagem de ar. 

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dissipação do calor nos MacBooks chega a ser algo passiva. Nos modelos antes de 2015 tinham 2 ranhuras nas laterais que eram as entradas de ar, agora nas máquinas atuais nem isso tem. Muitos outros fabricantes adoram aquela saída lateral que expulsa o ar quente e ajuda muito no aquecimento, coisa que a Apple jamais fará, pois a beleza vem em primeiro lugar.
O que vc pode fazer na hora do render é colocar o Mac como se fosse um livro, aberto e com a lateral da tela e teclado na mesa e com isso a parte de baixo vai ficar mais exposta e consequentemente trocar mais calor. Não é o ideal e vai esquentar mesmo assim, mas acredito que vai ajudar um pouco. Faço isso no meu MBP e deve ajudar um pouco. 
Mas a melhor pedida é se possível, um ambiente com temperatura controlada é o que mais ajuda a manter o Mac menos quente. Em época de calor com temperaturas acima dos 30ºC é muito comum aumentar relatos de aquecimento, coisa que no frio com temperaturas abaixo de 15ºC quase ninguém reclama. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
15 horas atrás, sigma7 disse:

@Mr_Phillipexistem outros tipos de base cooler diferentes do convencional. Alguns exemplos:

https://a.aliexpress.com/_mNaYLdR

https://a.aliexpress.com/_mq3y2Ct

No Ali também tem uns stand sem cooler. 

Mas de nada adianta essas bases diferentonas. Nos Macs não tem nenhuma ranhura para ajudar a expulsar o ar. 
Acredito que o que melhor ajudaria, é colocar o Mac em cima de uma pedra de gelo, rs. Ou alguma base que realmente tivesse um elemento refrigerante que jogasse um ar frio mesmo, como se fosse um ar condicionado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deem uma pesquisada em MacBook Pro Lower Case Mod ou MacBook Pro Cooling Mod.

Tem uns corajosos que literalmente abriram buracos na carcaça de vários modelos de MacBook e tiveram um desempenho bem satisfatório. Junto com a troca de pasta térmica, as temperaturas caíram bastante. 
Já que a Apple jamais vai colocar buracos na lateral dos MacBooks, bem que ela poderia ao menos seguir o que alguns modders fizeram e colocar buracos na parte de baixo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jailsonrsmas existem testes que mostram que o simples ato de colocar um cooler embaixo de um equipamento já reduz a temperatura em até uns 10 graus. Por exemplo, esta semana vi teste com TV Box que o pessoal instala emulador de videogame. É feita de plástico e a temperatura reduz, imagino um Mac que é de alumínio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, sigma7 disse:

@jailsonrsmas existem testes que mostram que o simples ato de colocar um cooler embaixo de um equipamento já reduz a temperatura em até uns 10 graus. Por exemplo, esta semana vi teste com TV Box que o pessoal instala emulador de videogame. É feita de plástico e a temperatura reduz, imagino um Mac que é de alumínio...

Mas para notebooks, na prática, essas bases cooler não adiantam de nada. Mas fazer uns furos embaixo, digamos que "melhorando" o projeto da Apple, tem diferenças bem notáveis. 
Sei que a Apple faz verdadeiros "milagres" de engenharia colocando um hardware tão parrudo em um corpo tão diminuto e prezando ao máximo a estética da máquina. Mas imagino agora com essa mudança para os chips próprios, o que a Apple poderia fazer em relação ao desempenho se fizesse um MacBook Pro com uma versão atualizada do M1, com um sistema de resfriamento mais "agressivo" por assim dizer. 
Meu MacBook Pro 13"  2017 eu praticamente não posso fazer nada que o bicho já esquenta. Se tivesse uns buracos na lateral e embaixo, como os demais fabricantes fazem, certeza que seria ainda melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um complemento à minha última resposta aqui: chegou para mim mais uma base cooler do AliExpress, novamente de alumínio, claro, para ajudar na dissipação passiva (e para combinar com minhas coisinhas da Apple kkk). Aqui, no momento, eu utilizo para refrescar roteador, placa de captura e switch de rede. Está reservado um espaço aí para um quarto aparelhinho.

spacer.png

Esta nova base é mais silenciosa e possui mais furos para ventilação que a minha outra base cooler de alumínio anodizado bronze, chamada Zodiac, mas comprada no Brasil, na Amazon, mas já a vi no Mercado Livre. No passado compartilhei em outro tópico que utilizo para refrescar alguns dispositivos de armazenamento externo.

spacer.png

Ufa, acabou, né? Nada, estou importando uma terceira base cooler, para refrescar uma TV Box com emuladores, pois ela dá uma esquentadinha kkk

 

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...