Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena comprar Macbook Air de 2017 128GB?


carolinepiress

Posts Recomendados

Boa noite!

Surgiu uma oportunidade de eu comprar um Macbook Air de 128GB, novo, de 2017, por R$4.500. Apenas uso para assistir aulas mas tenho muitos documentos/livros.

Vocês acham que vale a pena?

É pouca memória? Poderia usar um HD externo para colocar os documentos que não uso no momento...

Ou é melhor gastar mais 1.500 pra um mais recente?

Obrigada desde já quem puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, carolinepiress disse:

Boa noite!

Surgiu uma oportunidade de eu comprar um Macbook Air de 128GB, novo, de 2017, por R$4.500. Apenas uso para assistir aulas mas tenho muitos documentos/livros.

Vocês acham que vale a pena?

É pouca memória? Poderia usar um HD externo para colocar os documentos que não uso no momento...

Ou é melhor gastar mais 1.500 pra um mais recente?

Obrigada desde já quem puder ajudar.

Não vale a pena. De 128GB então, de uma vez que não vale. lembre-se que é o macOS e não o iOS. 128GB num iPhone é muito bom, em um Mac é praticamente nada pois só o macOS já pega 25% disso, os aplicativos são maiores, os arquivos de determinados aplicativos também são maiores dependendo do que você trate, etc.

A idade do modelo também deixará você sem updates do macOS a partir do ano que vem.

O ideal seria investir cerca de 7,5 mil em um MBA com processador M1 e 256GB de armazenamento. Sim, muito mais do que você planeja gastar inicialmente, mas é o correto a fazer para que tenha uma máquina preparada para a evolução que a Apple vem aplicando nos processadores e para receber os updates do macOS provavelmente pelos próximos 6 ou 7 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, carolinepiress disse:

Boa noite!

Surgiu uma oportunidade de eu comprar um Macbook Air de 128GB, novo, de 2017, por R$4.500. Apenas uso para assistir aulas mas tenho muitos documentos/livros.

Vocês acham que vale a pena?

É pouca memória? Poderia usar um HD externo para colocar os documentos que não uso no momento...

Ou é melhor gastar mais 1.500 pra um mais recente?

Obrigada desde já quem puder ajudar.

Bom dia, Amigo.

Se esse é o seu orçamento máximo, acredito que um modelo PRO de 2015 te atenderia muito bem, e sairia na mesma faixa de preço. Você teria SSD + HD, i5 ou i7, 8-16GB de ram e enfim. Configurações espetaculares, e iria atualizando o aparelho por conta, sem atualizações oficiais da Apple, caso você desejar apenas ter um Mac e usufruir o máximo dele.

Se você deseja ter todas as atualizações e eficiência de tudo o que vem pela frente, como disse o amigo acima, seria melhor guardar dinheiro e investir num modelo novo.

A experiência que eu tenho é de que os Macbooks antigos atendem muito bem minhas necessidades (suíte design e ferramentas de desenvolvimento de software). Então certamente te atenderão bem também.

Se esse fosse meu orçamento máximo, iria de MacBook Pro 2013-2015 com tela retina.

Ás vezes um produto mais antigo não faz dele um produto velho, apenas faz dele um clássico! E não perde valor de mercado ;)

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro seu uso acredito que o Air 128GB não deixaria a desejar. É justamente a proposta do Air: um uso mais doméstico, navegação e produtividade. Geralmente um livro em PDF não tem mais do que 5mb (1GB são 1024mb). Se o aparelho é novo, se tem garantia, o preço não está ruim (tratando-se de Brasil). É o preço que ele era comercializado em 2019 no Brasil com o dólar ainda em 4 reais. Além do mais, hoje em dia os serviços de nuvem estão cada vez mais simples e acessíveis, fora que este modelo ainda permite o upgrade de SSD caso seja necessário. Existem SSDs na China de 1TB por menos de mil reais, 100% compatíveis com Mac, sem precisar de qualquer tipo de adaptação. Eu geralmente não faria essa indicação mas ultimamente meus clientes tem comprado por lá e trazido pra eu trocar e instalar o sistema, e eu estou positivamente surpreso com os resultados (velocidades de leitura e gravação igual ou superior ao SSD do Mac). O modelo 2017 é um bom modelo. Passou no teste de fogo ao longo dos anos, rs, e não apresentou defeitos crônicos/erros de projeto. Atende ao propósito dele. Também não acredito que ele deixará de receber atualizações tão brevemente, já que essa máquina foi descontinuada há menos de 2 anos e o Big Sur ainda foi disponibilizado oficialmente para os Air mid/2013.

Eu entendo a opinião dos colegas acima, e particularmente é o que EU faria também: procurar um MacBook Pro usado de 2014 ou 2015. Porém comprar um aparelho usado demanda uma certa experiência, que nem todo mundo tem. Então em alguns casos a escolha segura é a escolha mais correta, pra evitar possíveis aborrecimentos.

Enfim, eu acredito que vale a pena. O preço não está ruim, a máquina é boa, e se você não for desorganizada os 128GB irão te atender, e, caso precise, um upgrade de memória é possível e é bem mais em conta do que uma máquina mais recente, cujos preços são praticamente o dobro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, carolinepiress disse:

Boa noite!

Surgiu uma oportunidade de eu comprar um Macbook Air de 128GB, novo, de 2017, por R$4.500. Apenas uso para assistir aulas mas tenho muitos documentos/livros.

Vocês acham que vale a pena?

É pouca memória? Poderia usar um HD externo para colocar os documentos que não uso no momento...

Ou é melhor gastar mais 1.500 pra um mais recente?

Obrigada desde já quem puder ajudar.

Boa noite Caroline, adquiri recentemente um Mac Air 2017, como meu uso é básico (Estudos, séries, pacote office) Está me atendendo super bem. Acredito que irá atender bem para você também. Fora a possibilidade como o amigo disse acima, de fazer upgrade de ssd, no site da Apple indica possibilidade de expansão até 512 GB, não sei se 1 TB é suportado por esse Mac. Até agora minha experiência está sendo ótima e quando eu precisar de mais memória, só trocar o ssd e está resolvido. Acredito que ele receberá atualizações por um bom tempo ainda.

Editado por Gustavo.C
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/03/2021 at 01:30, carolinepiress disse:

Boa noite!

Surgiu uma oportunidade de eu comprar um Macbook Air de 128GB, novo, de 2017, por R$4.500. Apenas uso para assistir aulas mas tenho muitos documentos/livros.

Vocês acham que vale a pena?

É pouca memória? Poderia usar um HD externo para colocar os documentos que não uso no momento...

Ou é melhor gastar mais 1.500 pra um mais recente?

Obrigada desde já quem puder ajudar.

Caroline, eu acredito que seja uma boa oportunidade.


Em abril de 2018 comprei esse modelo e usei ele muito bem com uso parecido com o seu, até o começo do ano passado. Com o início da pandemia minha esposa começou a dar aulas online com ele, além de muitas planilhas, arquivos e afins. O desempenho dele foi excelente, mesmo chegando a 90% do espaço do hd de ocupação.

Em dezembro, adquiri mais um (por 5.200,00 no MAGALU) e comprei no Aliexpress um SSD de 512gb por 320,00 cada. Fiz as trocas e os dois estão indo muito bem. Minha esposa está no ritmo frenético novamente das aulas, e as duas máquinas estão excelentes, além do espaço sobrando.

Se você não vai fazer usos específicos que dependem de performance mais robusta, vai sem medo. Esse modelo é excelente, além de ser um modelo que ainda aceita upgrade.

Editado por EuMatheus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Gustavo.C disse:

No site da Apple indica possibilidade de expansão até 512 GB, não sei se 1 TB é suportado por esse Mac

A Apple oferecia upgrade de até 512GB, por questões comerciais, porém a máquina suporta mais sim. Há poucas semanas fiz um upgrade num Air 2017 pra 1TB e funcionou perfeitamente. Salvo engano (carece de pesquisa mais detalhada), esse modelo suporta até 2TB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu estou com uma dúvida parecida, entre um Macbook Air 2017, 128gb, por R$ 5.200,00 e um modelo 2020, de 256gb, i3, de 2020, por R$ 7.000,00. 

Meu uso é para estudos + trabalho (com acesso a pdfs, office e sites dos Tribunais), preciso de uma 2ª tela (que é bem antiga, já uso adaptador pro hdmi), mouse/teclado e um token de assinatura digital.

Estou com receio sobre as entradas usb-c, pois vi várias pessoas reclamando por aqui do uso dos adaptadores. 

Vocês acham que ainda vale a pena cogitar o modelo 2017 e, de repente, aumentar a memória no futuro, como vocês mencionaram?

E se entenderem que o modelo de 2020 é melhor pela diferença entre os valores, poderiam, por gentileza, indicar um bom adaptador? 

Muito obrigada desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/03/2021 at 01:30, bpomelli disse:

Pessoal, eu estou com uma dúvida parecida, entre um Macbook Air 2017, 128gb, por R$ 5.200,00 e um modelo 2020, de 256gb, i3, de 2020, por R$ 7.000,00. 

Meu uso é para estudos + trabalho (com acesso a pdfs, office e sites dos Tribunais), preciso de uma 2ª tela (que é bem antiga, já uso adaptador pro hdmi), mouse/teclado e um token de assinatura digital.

Estou com receio sobre as entradas usb-c, pois vi várias pessoas reclamando por aqui do uso dos adaptadores. 

Vocês acham que ainda vale a pena cogitar o modelo 2017 e, de repente, aumentar a memória no futuro, como vocês mencionaram?

E se entenderem que o modelo de 2020 é melhor pela diferença entre os valores, poderiam, por gentileza, indicar um bom adaptador? 

Muito obrigada desde já!

Bom dia,

Eu possuo esse modelo 2020 e posso te garantir ser uma máquina sensacional. Mesmo o M1 se mostrando muito capaz e eficiente, ainda é a primeira versão, e eu preferi optar pelo i3 por esse motivo.

Não acho 7000 um preço ruim, mas acredito que acha por 6500, 6300. Independente, eu prefiro por conta da tela Retina, pois, pra mim que passo muito tempo na frente do computador quebrando cabeça, a tela retina não incomoda os olhos.

Adaptadores você encontra vários no mercado. Não acho que eles sejam um problema, pois eu gosto do visual minimalista dos Macs. A entrada USB-C é muito melhor e oferece diversos benefícios se comparado as USB convencionais. O problema é que estamos mal acostumados com o padrão antigo. Mas acredite, USB-C é o presente e será o futuro. Já se vende pen drive e periféricos USB-C. E dispositivos como Mouse, Teclado e afins são de extrema qualidade nas versões mais novas Bluetooth. O problema é que as coisas demoram mais a chegar no Brasil. Os melhores adaptadores pra mim são da marca Baseus. Uma boa escolha seria este abaixo:

https://pt.aliexpress.com/item/1005002073031278.html?spm=a2g0o.search0302.0.0.49253115BlbaDM&algo_pvid=f8439f7d-ed13-4cef-86a2-e6569891a3b1&algo_expid=f8439f7d-ed13-4cef-86a2-e6569891a3b1-15&btsid=0b0a557016165081536804671e2a0d&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Se você precisa com cartão de memória, tem diversos outros modelos também.

Espero que faça uma boa escolha.

Att,

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai te atender para um uso básico sim. Aulas on-line, Office, navegação, etc... 
128GB é espaço de boas para sistema, programas e arquivos.

Esse Air tem o leitor de cartão SD, e vc pode comprar um adaptador para cartão micro SD e adicionar mais 128GB por uns 160 reais, incluindo o micro SD e o adaptador. 

Como falaram acima, existe a possibilidade de upgrade do SSD interno dele, e é relativamente simples. Vc pode fazer caso os 128GB não te atenda, mas acredito que um cartão de memória vá ser mais prático.

Tenta negociar melhor o preço, embora por 4500,00 está bom, levando em conta os absurdos que estão um Mac novo. 


Dá uma olhada nesse adaptador:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1733477499-adaptador-mini-drive-micro-sd-nifty-macbook-air-e-pro-_JM

Fica súper discreto caso vc precise de mais espaço e queira colocar um micro SD de mais 128GB para guardar seus documentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Bruno Régis Duarte disse:

Bom dia,

Eu possuo esse modelo 2020 e posso te garantir ser uma máquina sensacional. Mesmo o M1 se mostrando muito capaz e eficiente, ainda é a primeira versão, e eu preferi optar pelo i3 por esse motivo.

Não acho 7000 um preço ruim, mas acredito que acha por 6500, 6300. Independente, eu prefiro por conta da tela Retina, pois, pra mim que passo muito tempo na frente do computador quebrando cabeça, a tela retina não incomoda os olhos.

Adaptadores você encontra vários no mercado. Não acho que eles sejam um problema, pois eu gosto do visual minimalista dos Macs. A entrada USB-C é muito melhor e oferece diversos benefícios se comparado as USB convencionais. O problema é que estamos mal acostumados com o padrão antigo. Mas acredite, USB-C é o presente e será o futuro. Já se vende pen drive e periféricos USB-C. E dispositivos como Mouse, Teclado e afins são de extrema qualidade nas versões mais novas Bluetooth. O problema é que as coisas demoram mais a chegar no Brasil. Os melhores adaptadores pra mim são da marca Baseus. Uma boa escolha seria este abaixo:

https://pt.aliexpress.com/item/1005002073031278.html?spm=a2g0o.search0302.0.0.49253115BlbaDM&algo_pvid=f8439f7d-ed13-4cef-86a2-e6569891a3b1&algo_expid=f8439f7d-ed13-4cef-86a2-e6569891a3b1-15&btsid=0b0a557016165081536804671e2a0d&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Se você precisa com cartão de memória, tem diversos outros modelos também.

Espero que faça uma boa escolha.

Att,

Muuuito obrigada pela resposta, Bruno!

Pesquisei bastante e esse foi o menor preço, de uma loja bem indicada por aqui, que encontrei. Acabei optando pela compra da versão de 2020 mesmo, principalmente porque a diferença entre o valor dele e de 2017 era muito pouca.

Sobre o adaptador, escolhi da mesma marca que você indicou, mas um que fixa fixo, pois não gosto da ideia de andar com mais uma coisa "pendurada", especialmente porque deixo o computador no suporte.

Obrigada mais uma vez :)

2 minutos atrás, jailsonrs disse:

Vai te atender para um uso básico sim. Aulas on-line, Office, navegação, etc... 
128GB é espaço de boas para sistema, programas e arquivos.

Esse Air tem o leitor de cartão SD, e vc pode comprar um adaptador para cartão micro SD e adicionar mais 128GB por uns 160 reais, incluindo o micro SD e o adaptador. 

Como falaram acima, existe a possibilidade de upgrade do SSD interno dele, e é relativamente simples. Vc pode fazer caso os 128GB não te atenda, mas acredito que um cartão de memória vá ser mais prático.

Tenta negociar melhor o preço, embora por 4500,00 está bom, levando em conta os absurdos que estão um Mac novo. 


Dá uma olhada nesse adaptador:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1733477499-adaptador-mini-drive-micro-sd-nifty-macbook-air-e-pro-_JM

Fica súper discreto caso vc precise de mais espaço e queira colocar um micro SD de mais 128GB para guardar seus documentos.

Oi Jailson, obrigada pelo retorno :)

Acabei optando pela versão de 2020, pelos motivos que acabei de falar acima e porque não encontrei um valor mais em conta da versão de 2017.

Mas super gostei desse adaptador para expandir a memória! Eu costumo usar um hd externo, mas esse é bem mais prático mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, bpomelli disse:

Muuuito obrigada pela resposta, Bruno!

Pesquisei bastante e esse foi o menor preço, de uma loja bem indicada por aqui, que encontrei. Acabei optando pela compra da versão de 2020 mesmo, principalmente porque a diferença entre o valor dele e de 2017 era muito pouca.

Sobre o adaptador, escolhi da mesma marca que você indicou, mas um que fixa fixo, pois não gosto da ideia de andar com mais uma coisa "pendurada", especialmente porque deixo o computador no suporte.

Obrigada mais uma vez :)

Oi Jailson, obrigada pelo retorno :)

Acabei optando pela versão de 2020, pelos motivos que acabei de falar acima e porque não encontrei um valor mais em conta da versão de 2017.

Mas super gostei desse adaptador para expandir a memória! Eu costumo usar um hd externo, mas esse é bem mais prático mesmo.

O 202 realmente é "mais negócio" mesmo. Porém ele tem somente entradas USB-C Thunderbolt. Já investe em um adaptador USB-C para várias USB e outras conexões. 
Boa sorte com o Mac novo 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/03/2021 at 01:30, carolinepiress disse:

Boa noite!

Surgiu uma oportunidade de eu comprar um Macbook Air de 128GB, novo, de 2017, por R$4.500. Apenas uso para assistir aulas mas tenho muitos documentos/livros.

Vocês acham que vale a pena?

É pouca memória? Poderia usar um HD externo para colocar os documentos que não uso no momento...

Ou é melhor gastar mais 1.500 pra um mais recente?

Obrigada desde já quem puder ajudar.

De memória tá de bom tamanho; de armazenamento tá pouco...rs...depende do seu uso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...