Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Parafuso com cabeça espanada no MacBook Pro 13 Retina


Raul Duelis

Posts Recomendados

Fala pessoal! Tudo blz?

Tenho um MacBook Pro Retina A1425. Visualizei um pequeno tufo de sujeira saindo pela saída do auto falante e percebi que está na hora de limpar o MacBook internamente kkk.

Peguei meu joguinho de chaves e comecei a remover os parafusos, mas me deparei com dois parafusos bem espanados. Até fiz uma marquinha neles com caneta piloto para ver se eles estavam ou não desrosqueavam, mas sem sucesso. Tentei soldar um pedaço de fio com estanho, mas o estanho não aderiu ao parafuso.

Alguém tem alguma ideia de como eu posso remover estes dois benditos? Vou deixar duas fotos deles abaixo. Estão bem feios.

20210315_151803.jpg

9abc3390-a28d-4aaf-a66e-3c1d5aa759a8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É meu amigo, espanou legal hein...já compra 1 kit de parafusos novos pelo Mercado Livre, são baratos e vale a pena já fazer a manutenção preventiva.

Você conseguiu ao menos desrosquear um pouco algum dos 2 parafusos a ponto de que a cabeça deles esteja fora da área da tampa do MacBook ? Caso tenha conseguido tente removê-los com um alicate de ponta quadrada desrosqueando no sentido anti horário, aí compre os novos e faça a substituição.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Raul Duelis disse:

Fala pessoal! Tudo blz?

Tenho um MacBook Pro Retina A1425. Visualizei um pequeno tufo de sujeira saindo pela saída do auto falante e percebi que está na hora de limpar o MacBook internamente kkk.

Peguei meu joguinho de chaves e comecei a remover os parafusos, mas me deparei com dois parafusos bem espanados. Até fiz uma marquinha neles com caneta piloto para ver se eles estavam ou não desrosqueavam, mas sem sucesso. Tentei soldar um pedaço de fio com estanho, mas o estanho não aderiu ao parafuso.

Alguém tem alguma ideia de como eu posso remover estes dois benditos? Vou deixar duas fotos deles abaixo. Estão bem feios.

20210315_151803.jpg

9abc3390-a28d-4aaf-a66e-3c1d5aa759a8.jpg

Boa tarde, amigo.

As formas mais simples e baratas que conheço:

1 - Você pode pegar uma chave de fenda grossa, que entre na cabeça do parafuso espanado e que você consiga fincar nele de forma que fique muito apertado. Assim ela vai ficar prensada ali na cabeça do parafuso e você vai conseguir girar ele tranquilamente. Pra facilitar, joga desengripante em volta do parafuso, que ele vai descer até a rosca e facilitar o manuseio. NÃO DEIXA PINGAR EM CIMA DO PARAFUSO, senão a chave vai girar em falso.

2 - Pega um plástico velho e lixa ele até virar pó. Depois você joga o pó dentro do parafuso espanado e joga superbonder. Aí você consegue também fincar uma chavinha de fenda nessa parte de plástico e girar o parafuso.

3 - Outra solução seria você desgastar um pouco mais a parte espanada do parafuso e preencher ele com epóxi. Enquanto o epóxi não secar, você molda um traço no meio com uma chave de fenda, e, depois, quando estiver bem seco, você consegue girar e remover tranquilamente com chave de fenda.

4 - Se nenhuma das soluções servirem, você precisa cavar a cabeça do parafuso de um lado e de outro, como se você estivesse formando um parafuso de fenda, pra justamente você remover com uma chave de fenda. Você pode fazer isso com uma lima minúscula (cuidado pra não arranhar o Mac), ou, aqueles marcadores de metal que a galera usa pra escrever em alianças e tal. O bom de ter esse tipo de coisa em casa é que nessas horas faz toda diferença, hehe:

 

exemplo.png

Enfim, são soluções simples e baratas que uso no dia-a-dia. Tem soluções mais efetivas e rápidas, como alguns adesivos instantâneos que você preenche dentro do parafuso e consegue moldar novamente a cabeça dele com a chave original. O problema é que são soluções mais caras, e não compensa pra tirar uma miséria de parafusos.

Boa sorte! Abraço! 

 

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, pega um parafuso com a cabeça plana, tipo Philips ou fenda, e cola ele "de cabeça pra baixo" sobre esse que espanou. cabeça  com cabeça. aí voce tenta ir soltando com um alicate agarrando na rosca do parafuso que voce colou. se voce colar direitinho, limpar bem as superfícies antes de colar, e usar um parafuso bom a cabeça bem plana pra ter bastante área de contato, tem uma grande chance de dar certo.

acabei de achar isso no youtube. nunca fiz, mas acho que não custa nada tentar:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...