Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Mini com corrosão


Diego Ferraz Monteiro

Posts Recomendados

Comprei um Mac Mini por um preço ótimo e por isso aceitei ele com estava

(segundo o vendedor) com batidas na lateral por estar encostado na parede.

 

Entretanto está difícil de retirar essas marcas. Pelas fotos seria batida ou corrosão??

 

Alguém tem alguma dica de como retirar essas marcas?

 

Obrigado

 

a7b5c006b2eeb099e190fea072fda455.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verificando a imagem, não parece ser marcas de batidas, o que dá a entender, é que alguma espécie de liquido caiu nesta lateral e acabou danificando a case de alumínio. Caso isso esteja te incomodando visualmente, existem skins que podem ser coladas dando um novo visual ao seu Mac.

 

https://www.slickwraps.com/devices/computers/apple/mac-mini.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parece que ficou anos encostado numa parede de reboco. ou como o Julio disse espirrou algum líquido aí.

eu não gosto desse lance de case porque essa carcaça de alumínio dos macs tem um papel importante na dissipação de calor. qualquer case que tu colocar aí vai ser mais isolante termicamente e prejudicar a dissipação (a não ser que seja uma case de metal, o que acho que nem existe).

idéia louca: será que não rola lixar esse gabinete? com uma lixa d'água bem fininha, tipo 1800/2000, bem de leve.  depois polir com pasta de diamante ou alumina.

outro ponto, por via das dúvidas, acho que vale a pena abrir esse Mac mini pra ver como está por dentro. porque se foi algum líquido corrosivo mesmo que respingou e chegou na parte interna pode estar fazendo um estrago importante. eu abriria, de última serve pra aproveitar e dar uma limpada por dentro.

 

abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parece que ficou anos encostado numa parede de reboco. ou como o Julio disse espirrou algum líquido aí.
eu não gosto desse lance de case porque essa carcaça de alumínio dos macs tem um papel importante na dissipação de calor. qualquer case que tu colocar aí vai ser mais isolante termicamente e prejudicar a dissipação (a não ser que seja uma case de metal, o que acho que nem existe).
idéia louca: será que não rola lixar esse gabinete? com uma lixa d'água bem fininha, tipo 1800/2000, bem de leve.  depois polir com pasta de diamante ou alumina.
outro ponto, por via das dúvidas, acho que vale a pena abrir esse Mac mini pra ver como está por dentro. porque se foi algum líquido corrosivo mesmo que respingou e chegou na parte interna pode estar fazendo um estrago importante. eu abriria, de última serve pra aproveitar e dar uma limpada por dentro.
 
abraço
 

Lixando vai ficar brilhoso. Fiz em um canto em baixo dele com bombril . Não parece ter espalhado, tanto é que só nas laterais está essa marca. Em relação a limpeza estou esperando chegar as chaves corretas para abrir ele. Vou trocar pasta térmica e limpeza geral.
Acredito que eu vá colocar ele em uma base. O que acha? Assim colocaria essa lateral com as marcas virada pra baixo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Diego Ferraz Monteiro disse:


Lixando vai ficar brilhoso. Fiz em um canto em baixo dele com bombril . Não parece ter espalhado, tanto é que só nas laterais está essa marca. Em relação a limpeza estou esperando chegar as chaves corretas para abrir ele. Vou trocar pasta térmica e limpeza geral.
Acredito que eu vá colocar ele em uma base. O que acha? Assim colocaria essa lateral com as marcas virada pra baixo.

mas não é só lixar, ainda mais com bombril. tem que lixar e polir. e bombril vai deixar riscos muito mais grossos do que uma lixa 2000. mas sinceramente não sei se vale a pena não. se é só estético, se tá funcionando de boas, eu deixaria assim mesmo. ou então coloca uma case dessas pra ver como fica. se não aquece demais e tal.

sim,  uma base pode ser uma boa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Diego Ferraz Monteiro disse:


Lixando vai ficar brilhoso. Fiz em um canto em baixo dele com bombril . Não parece ter espalhado, tanto é que só nas laterais está essa marca. Em relação a limpeza estou esperando chegar as chaves corretas para abrir ele. Vou trocar pasta térmica e limpeza geral.
Acredito que eu vá colocar ele em uma base. O que acha? Assim colocaria essa lateral com as marcas virada pra baixo.

Boa tarde,

Você pode tentar limpar com álcool isopropílico (17 mangos e você ainda usa pra limpar as placas e outras superfícies futuramente). Geralmente tira tinta, cola e corrosão. Use com algodão que o resultado é muito bom.

Outra dica, SOMENTE depois de abrir e GARANTIR que não há corrosão interna você pode dar um banho na carcaça com shampoo automotivo ácido. Vai ter o mesmo efeito que na pintura do carro: tirar sujeira pesada, tinta e solventes.

Somente em terceiro caso eu seguiria na linha de lixar e polir. Usaria SOMENTE lixa dágua 5000 e posteriormente 3000 se o resultado da primeira não for tão satisfatório. Menos que isso você vai perder a originalidade do produto, pois não vai ficar original, dá pra ver diferença. E pra polir utilize composto LUSTRO n1 ou n2.

Todos os produtos citados você encontra facilmente em lojas de materiais de utilidade ou produtos automotivos.

Boa sorte! Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Diego Ferraz Monteiro disse:

Será que existe alguma tinha com tom parecido com esses Mini Mac? Consegui amenizar bastante, porém ficou as marcas branca.

putz, não sei. mas tenho a sensação que qualquer tinta que voce aplicar sobre esse alumínio vai ficar meio tosco.

surgiu uma idéia aqui: voce podia tentar "jatear" esse case. não vai ficar igual a cor/textura original, mas vai ficar algo homogêneo em toda a superfície e pode até ficar bacana. tem várias opções de jateamento que darão efeitos diferentes. pode ser uma opção. e é algo barato.

 

outra opção, voce pode comprar só o gabinete pra trocar. https://www.ebay.com/itm/Apple-Mac-Mini-2010-Aluminum-Case-Custom-Brushed-Metal-Look/274672087505?hash=item3ff3bb71d1:g:A3gAAOSwuMFUaOuh

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem algumas opções e acho todas já foram ditas aqui.

Você precisa identificar se é desgaste da pintura, mancha ou sujeira.
Eu tentaria desmontar todo o Mac - aproveitando pra realizar a limpeza preventiva - e limparia espuma de lavagem a seco ou shampoo automotivo. Isso funcionaria se fosse sujeira.
Como parece ser desgaste/mancha da pintura, eu trocaria a carcaça ou personalizaria pintando com tinta spray automotiva e depois jatear um selador. Digo personalizar porque você será difícil encontrar a cor exata ou mesmo próxima.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem algumas opções e acho todas já foram ditas aqui.

Você precisa identificar se é desgaste da pintura, mancha ou sujeira.
Eu tentaria desmontar todo o Mac - aproveitando pra realizar a limpeza preventiva - e limparia espuma de lavagem a seco ou shampoo automotivo. Isso funcionaria se fosse sujeira.
Como parece ser desgaste/mancha da pintura, eu trocaria a carcaça ou personalizaria pintando com tinta spray automotiva e depois jatear um selador. Digo personalizar porque você será difícil encontrar a cor exata ou mesmo próxima.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Pior que está difícil de achar esse gabinete para a troca.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Qual ano do seu Mac?


Sent from my iPhone using Tapatalk

2014. Mas creio que nem vale a pena gastar mais com ele. Uma boa saída é colocar em um suporte com essa parte para baixo.
Até parafusos pra ele é complicado de achar. Falta 2 pequenos da tampa da antena. Abri ele para a troca de pasta térmica e pilha(preventiva). E estava perfeito por dentro. Nem sujo estava.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


2014. Mas creio que nem vale a pena gastar mais com ele. Uma boa saída é colocar em um suporte com essa parte para baixo.
Até parafusos pra ele é complicado de achar. Falta 2 pequenos da tampa da antena. Abri ele para a troca de pasta térmica e pilha(preventiva). E estava perfeito por dentro. Nem sujo estava.

Entrei esse por 250: Carcaça Com Tampa Plástica Inferior Para Mac Mini Late 2014 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1804207457-carcaca-com-tampa-plastica-inferior-para-mac-mini-late-2014-_JM
Talvez compense.

Se acha que a melhor solução é o suporte, então está ótimo.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E pelo preço que paguei. Está tri de boa. Paguei 900 e só colocar ssd m2 é só alegria.
E o dólar torna inviável fazer importação.
Agora quero ver monitor custo benefício para ele. O meu já está pedido aposentadoria.
Mas é ótimo trocar ideia aqui. Deixa uma luz para quem quer fazer limpeza desse tipo de equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...