Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pages é um bom editor de texto para trabalhos acadêmicos?


cauedemello

Posts Recomendados

Olá pessoal tudo bem? Eu sempre utilizei o pages para fazer textos, mas nada acadêmico, como monografias, artigos ou tcc por exemplo. Agora estou no meu período acadêmico e até por questões financeiras, eu não gostaria de ter que assinar o Office, eu não conheço tão bem assim a ferramenta pages, mas já vi algumas pessoas falando que é possível utiliza-lo, e outras que dizem o contrário, que não, que peca em recursos e etc. Será que ele realmente peca em recursos ou eles estão escondidos? Alguém aqui tem alguma experiência com a formatação de trabalhos acadêmicos em normas ABNT utilizando o software da apple? Se alguém tiver templates de artigos, pesquisas, tcc e trabalhos acadêmicos num geral nas normas abnt para pages por favor me digam onde conseguir!!!

Obrigado desde já pessoal <3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem um outro tópico aqui no fórum tratando desse assunto: 

 

em resumo, sim, voce pode usar o Pages tranqüilamente. Eu fiz minha tese de doutorado inteira no Pages. mais de 300 páginas, figuras, tabelas, gráficos, etc, etc. 

Acho que há dois inconvenientes com o Pages:

1) você terá uma pequena curva de aprendizado inicial. pra acostumar com a interface e saber onde está o botão pra fazer o que voce quer, e também pra aprender a fazer algumas coisas específicas que voce vai necessitar.

 

2) se voce precisa compartilhar o documento que vai estar escrevendo com alguém que é usuário Windows ou linux, pode ter alguns probleminhas de formatação ao exportar pro formato doc ou docx. Porém, por experiência própria, te digo que isso melhorou demais nas versões mais atuais. Lembro que quando fiz meu doutorado sofri uma barbaridade com isso. Cada capítulo tinha que ser exportado pro word, pra minha orientadora poder corrigir. Isso fazia perder um monte de formatação. Ela reclamava horrores. Quando me devolvia, passar isso pro Pages era outro inferno. Hoje não tem mais isso. Onde eu trabalho só eu uso o Pages, todos os demais usam Word. Trabalho diretamente com os arquivos no formato doc ou docx. Troco documentos com o restante do pessoal e não tenho mais esse problema. Lá de vez em quando aparece algum detalhe errado. Mesmo a ferramenta de controle de alterações funciona perfeitamente entre Pages-Word. 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De maneira geral, como citou marcosfisica, é possível fazer seu trabalho com o Pages sim. Sobretudo se não está querendo gastar assinando o Office 365. E se se tratar de texto fundamentalmente, aí que não é problema mesmo. Quando há necessidade de muitos gráficos, tabelas, figuras, índice remissivo, sumário de tabelas e figuras... enfim quando o trabalho é muito complexo e você precisará compartilhar com pessoas que não usam o Pages, também como falou Marcos, torna-se mais trabalhoso. Eu sou professor universitário e, sempre que possível, quando se trata de documento acadêmico, tenho dado preferência ao Microsoft Word pelo fato de que vai haver 100% de compatibilidade sempre com outros com quem divido o trabalho durante sua feitura. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só complementando os comentários do Marcos e do Antonio, sim é perfeitamente possível usar o Pages para trabalhos acadêmicos, mas ele tem um problema que pra mim é bastante grave: falta de compatibilidade com gerenciadores de referências bibliográficas como Zotero e Mendeley.

Gerenciar referências de um trabalho grande manualmente é bastante maçante e usar um gerenciador externo vai facilitar demais sua vida acadêmica, mas o Pages só tem compatibilidade com o caríssimo EndNote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, yue disse:

Só complementando os comentários do Marcos e do Antonio, sim é perfeitamente possível usar o Pages para trabalhos acadêmicos, mas ele tem um problema que pra mim é bastante grave: falta de compatibilidade com gerenciadores de referências bibliográficas como Zotero e Mendeley.

Gerenciar referências de um trabalho grande manualmente é bastante maçante e usar um gerenciador externo vai facilitar demais sua vida acadêmica, mas o Pages só tem compatibilidade com o caríssimo EndNote.

cara, esse ponto é f* mesmo. eu tinha esquecido disso. quando fiz minha tese consegui uma copia do EndNote pra usar. mas foi um pé no saco porque desde aquela época eu já usava o Mendeley. durante alguns anos até rolou uma "cobrança" dos usuários para que o Mendeley lançasse um plugin pro Pages, mas até hoje estamos esperando... :( 

Também tinha a opção do Papers, porém teve uma atualização do Pages em 2010 ou 2011 que matou o Papers. o app foi até descontinuado depois disso. a Apple simplesmente matou os caras.

enfim, pra referencia bibliográfica vai ser meio pé no saco mesmo. vai ter que conseguir o end note. pelo menos o end note reconhece a biblioteca do Mendeley e importa tudo automaticamente. não precisa criar toda a biblioteca de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de ver Acabei de ver uma licença vitalícia do Office por R$ 189,00, em 10 vezes sem juros, para até 5 dispositivos diferentes, com 1 Tb de espaço na nuvem. É mais ou menos o valor de mandar o mac para uma limpeza numa assistência técnica. Só o brinde de 1Tb na nuvem para o resto da vida já é o valor para o mesmo espaço no iCloud por apenas um ano - isso, se tivesse a possibilidade de assinar 1 Tb (passa de 200Gb para 2 Tb direto). 

Escrevo todo dia e acho incomparável o Pages com o Word, mas pra mim só as dores de cabeça de compatibilidade, perda de formatação, etc, já seria o suficiente para não pensar duas vezes em descartar o Pages. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/03/2021 at 11:35, roberktum disse:

Acabei de ver Acabei de ver uma licença vitalícia do Office por R$ 189,00, em 10 vezes sem juros, para até 5 dispositivos diferentes, com 1 Tb de espaço na nuvem. É mais ou menos o valor de mandar o mac para uma limpeza numa assistência técnica. Só o brinde de 1Tb na nuvem para o resto da vida já é o valor para o mesmo espaço no iCloud por apenas um ano - isso, se tivesse a possibilidade de assinar 1 Tb (passa de 200Gb para 2 Tb direto). 

Escrevo todo dia e acho incomparável o Pages com o Word, mas pra mim só as dores de cabeça de compatibilidade, perda de formatação, etc, já seria o suficiente para não pensar duas vezes em descartar o Pages. 

Vitalícia ? ta com cara de golpe ou venda de conta de usada ( nessa segunda opção até q não é tão ruim). Outro ponto é q possivelmente é só 1ano, melhor checar as procedências dessa compra em.

Ate onde sei essa licença é a 365 Family q é paga anualmente, nas black fraude eu sempre pego e divido e da uns 34 ~40 reais /ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o pages a uns 3 anos como oficial para uso académico e para o trabalho, nao vejo nada que me impossibilite de fazer o que  o Word faz. 

Se preciso exportar para o Word no pages tem opção se quero exportar para PDF a mesma coisa, eu falo pra vc que o Pages é costume se você acostumar com ele vai fazer tudo sem problema. Acho mais fácil até para inserir imagens e outros pelo fato da imigração de fotos e camera do iPhone.

Pra mim nao preciso de outro! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Fabricio Dantas disse:

@roberktum, onde o amigo comprou essa licença do Office? Preço muito bom! E ainda esse ganhou esse espaço no onedrive!! Estou à procura rsrsrs Estou esperando notícias do Office 2022, que foi anunciado há poucos dias.

Oi, Fabrício, eu não comprei nesse lugar que falei não, já tenho há mais tempo. Como alguém falou, pode ser golpe, mas foi aqui que eu vi:

https://www.casadosoftware.com.br/microsoft-office-365-2019-vitalicio-pc-mac-android-ou-ios?utm_source=Site&utm_medium=GoogleMerchant&utm_campaign=GoogleMerchant&gclid=CjwKCAiAhbeCBhBcEiwAkv2cY0pSiN4lCbmPvyCszsWXV96v9wfHxbkTti2jIjuEPxfd5Zgedu9vOBoCuQAQAvD_BwE

Contudo, olhei novamente e achei essa aqui, na Amazon, não do 365, mas do Office 2019, que é o que eu uso. A boa notícia é que é ainda mais barato - R$ 159,00:

https://www.amazon.com.br/Office-Home-and-Student-2019/dp/B07PPXN4DQ/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&crid=380ULBX23KG60&dchild=1&keywords=office+2019+mac&qid=1616021271&s=computers&sprefix=office+2019+%2Ccomputers%2C403&sr=1-1

Tá escrito que é para Mac e PC, mas não entendi se o mac se refere apenas ao hardware (tipo usar num windows instalado no mac). 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Junioregido disse:

Eu uso o pages a uns 3 anos como oficial para uso académico e para o trabalho, nao vejo nada que me impossibilite de fazer o que  o Word faz. 

Se preciso exportar para o Word no pages tem opção se quero exportar para PDF a mesma coisa, eu falo pra vc que o Pages é costume se você acostumar com ele vai fazer tudo sem problema. Acho mais fácil até para inserir imagens e outros pelo fato da imigração de fotos e camera do iPhone.

Pra mim nao preciso de outro! 

concordo com tudo que voce falou. mas referências continuam sendo um problema no Pages. o que voce usa pra referencias no trabalho academico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, roberktum disse:

Oi, Fabrício, eu não comprei nesse lugar que falei não, já tenho há mais tempo. Como alguém falou, pode ser golpe, mas foi aqui que eu vi:

https://www.casadosoftware.com.br/microsoft-office-365-2019-vitalicio-pc-mac-android-ou-ios?utm_source=Site&utm_medium=GoogleMerchant&utm_campaign=GoogleMerchant&gclid=CjwKCAiAhbeCBhBcEiwAkv2cY0pSiN4lCbmPvyCszsWXV96v9wfHxbkTti2jIjuEPxfd5Zgedu9vOBoCuQAQAvD_BwE

Contudo, olhei novamente e achei essa aqui, na Amazon, não do 365, mas do Office 2019, que é o que eu uso. A boa notícia é que é ainda mais barato - R$ 159,00:

https://www.amazon.com.br/Office-Home-and-Student-2019/dp/B07PPXN4DQ/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&crid=380ULBX23KG60&dchild=1&keywords=office+2019+mac&qid=1616021271&s=computers&sprefix=office+2019+%2Ccomputers%2C403&sr=1-1

Tá escrito que é para Mac e PC, mas não entendi se o mac se refere apenas ao hardware (tipo usar num windows instalado no mac). 

 

 

Só uma observação,  a amazon é marketplace sempre bom verificar o vendedor.  Melhor dica q eu passo para quem quer ter Office original é comprar a 365 Family na blackfriday, se divide com mais 5 pessoas vai da uns 34~40 reais/ano, com direito a pacote Office e 1TB OneDrive para cada membro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, marcosfisica disse:

concordo com tudo que voce falou. mas referências continuam sendo um problema no Pages. o que voce usa pra referencias no trabalho academico?

como estudo no exterior eu faço trabalhos em normas de Vancouver, assim como alguns artigos científicos, como eu disse a cima para o meu uso nao vejo a necessidade de usar o Word, no começo foi complicado aprender atalhos etc.. mas agora ta bem tranquilo aqui a língua é espanhol então ja configuro tudo que preciso nos formatos adequados e consigo ter uma produtividade boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Junioregido disse:

como estudo no exterior eu faço trabalhos em normas de Vancouver, assim como alguns artigos científicos, como eu disse a cima para o meu uso nao vejo a necessidade de usar o Word, no começo foi complicado aprender atalhos etc.. mas agora ta bem tranquilo aqui a língua é espanhol então ja configuro tudo que preciso nos formatos adequados e consigo ter uma produtividade boa.

sim, mas o fato de ser norma Vancouver não muda nada. Qual software voce usa pra gerenciar isso no Pages? Se voce tem um documento com dezenas, ou centenas de citações, voce controla isso manualmente?  Se numa revisão do texto voce decide deletar a referencia 45, voce renumera manualmente o restante? é disso que estamos falando. não interessa se tá usando a norma Vancouver, ou IEEE, ou APA. Com o plugin do Mendeley isso se faz automaticamente no word e no libreoffice. Mas no Pages não tem como. só com o end notes, que é caríssimo.

minha tese de doutorado foi em español, e fiz ela toda no Pages também. mas tive que conseguir uma "versão" do End Note porque senão não tinha como. 😛 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/03/2021 at 20:10, roberktum disse:

Fabrício, eu não comprei nesse lugar que falei não, já tenho há mais tempo. Como alguém falou, pode ser golpe, mas foi aqui que eu vi:

Certamente golpe. Mas não do tipo que pega seu dinheiro e some, mas do tipo que vende algo ilícito. Basta ver um comentário que tem na própria página, onde um comprador diz que não conseguiu usar seu login da MS, mas somente um vinculado ao produto vendido, ou seja, o cara te vende a lindemos já atrelada a uma conta. Então segurança zero quanto aos teus arquivos dentro desse 1TB. Eu não arriscaria.

 

Esse outro da Amazon não vem com assinatura, é só a venda do office mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

REFERÊNCIA BIBLIGRÁFICA NO FINAL DO ARTIGO

Pessoal, quem já tem mais experiência aí, gostaria de uma pequena ajuda: o tutorial do NOTES me indicou o ENDNOTE como ferramenta ideal para adicionar uma referência bibliográfica no fim do texto.

Entretanto, quando fui instalar os "30 dias gratuitos", me pediu o cartão de crédito, e no final percebi que o valor MENSAL seria de R$1.400 REAIS!!!

Estou procurando uma alternativa para o ENDNOTE. Preferencialmente gratuito ou com um preço razoável. Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/12/2022 at 11:15, Elson Cormack disse:

REFERÊNCIA BIBLIGRÁFICA NO FINAL DO ARTIGO

Pessoal, quem já tem mais experiência aí, gostaria de uma pequena ajuda: o tutorial do NOTES me indicou o ENDNOTE como ferramenta ideal para adicionar uma referência bibliográfica no fim do texto.

Entretanto, quando fui instalar os "30 dias gratuitos", me pediu o cartão de crédito, e no final percebi que o valor MENSAL seria de R$1.400 REAIS!!!

Estou procurando uma alternativa para o ENDNOTE. Preferencialmente gratuito ou com um preço razoável. Alguma dica?

Infelizmente, eu não conheço nenhuma opção para gerenciar referências bibliográficas no Pages além do EndNote. Há anos isso é um problema sem solução no Pages, uma limitação para seu uso acadêmico. 

A melhor (talvez única!) alternativa ainda é Microsoft Word e Mendeley Reference Manager (https://www.mendeley.com/reference-management/reference-manager).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funciona muito bem, mas há limitações quando se trabalha em grupo. Mesmo usando o formato do Word, o Pages criará pequenos defeitos de diagramação do texto quando houver elementos mais complicados, como tabelas e figuras. Uma alternativa é utilizar o LibreOffice, que é um software aberto gratuito, com compatibilidade um pouco melhor com o Word e um pouco mais difundido no meio acadêmico.

Contudo, o padrão atual é trabalhar em equipe. O melhor serviço para tanto é o Google Docs. Você pode trabalhar simultaneamente com seus colegas ou ainda receber os comentários de seu orientador, independente da plataforma que eles utilizam. Contudo, o Google Docs não é tão bom assim para diagramar o texto final. Nesta etapa, talvez valha a pena usar o Pages.

Eu trabalho na academia e usou o Google Docs e o Sheets o tempo todo. O primeiro para trabalhar os documentos com os colaboradores e o segundo para arrumar os dados para processamento em software profissional. Só não uso o Google Slides porque é muito fraco. Contudo, o Keynote é o melhor aplicativo de produtividade da Apple e dá conta do recado. O único problema é que você terá que trazer seu próprio dispositivo para apresentação, já que Macs não são muito comuns nas salas de projeção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...