Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Teclado do MBP M1 do Brasil


NEOLIGHT

Posts Recomendados

Prezados, por gentileza gostaria de uma ajuda, talvez duas: hoje eu tenho um MBP late2013 que eu estou pensando em trocar por um MBP 13 M1 2020. Tenho também hoje o Magic keyboard que, embora tenha sido comprado aqui no Brasil, é de padrão internacional (sem cedilha). O laptop atual também tem o teclado internacional - foi comprado nos EUA em 2013.

Daí as duas dúvidas da minha ignorância: 

1) O MBP M1 vendido aqui no Brasil está vindo com teclado internacional (sem cedilha) ou ABNT (com cedilha)?

2) No caso dele vir com cedilha, padrão ABNT, traria problema (no sentido de dor de cabeça, ter de ficar configurando toda hora) para o uso do Magic keyboard internacional?

Muito obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar falando besteira, mas eu acho que nem sequer existe Mac com teclado ABNT2 (com cedilha). Eu pelo menos nunca vi. Na iPlace eram todos "US International" e todos vinham diretamente da Apple Brasil.

Sobre a configuração para diferentes teclados, é bem prático: nas configurações de Teclado em Ferramentas do Sistema você consegue adicionar quantos layouts quiser e pode fazer a alteração rápida entre eles adicionando um atalho à barra de menu, onde ficará um ícone de atalho para os layouts que você escolheu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BetoGaleazzo disse:

mas eu acho que nem sequer existe Mac com teclado ABNT2 (com cedilha)

Muito obrigado por responder e sanar as minhas dúvidas, primeiramente. As dúvidas surgiram quando eu fui simular preços com configurações diferentes no site da apple store americana: lá, aparentemente, se pode escolher o leiaute do teclado. Uma das opções é português. Embora não esteja claro lá o que leiaute português queira dizer especialmente, o que me me deu a entender disso foi o teclado com cedilha.

Mas se você viu na iPlace que sempre os MacBooks vindos da Apple Brasil eram em padrão internacional... ótimo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, NEOLIGHT disse:

Muito obrigado por responder e sanar as minhas dúvidas, primeiramente. As dúvidas surgiram quando eu fui simular preços com configurações diferentes no site da apple store americana: lá, aparentemente, se pode escolher o leiaute do teclado. Uma das opções é português. Embora não esteja claro lá o que leiaute português queira dizer especialmente, o que me me deu a entender disso foi o teclado com cedilha.

Mas se você viu na iPlace que sempre os MacBooks vindos da Apple Brasil eram em padrão internacional... ótimo!

editando.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que me enganei, rsrs. Realmente o padrão ABNT2 com cedilha que os brasileiros são acostumados a usar a Apple não fabrica, mas o teclado "Portuguese" deles existe, é o modelo usado em Portugal (foto abaixo). Tem o cedilha, mas tem layout diferente do nosso ABNT2, com umas acentuações em locais diferentes, a tecla Return com formato diferente, enfim... Bizarro. Ele nem sequer é vendido no Brasil, mas cuidado, se comprar fora e pedir o layout Português é bem provável que vá vir essa aberração, rs.

Na dúvida peça sempre o Inglês (Estados Unidos), que é o mesmo comercializado oficialmente no Brasil.

Desculpe a confusão da resposta acima. Respondi sem pesquisar direito. Abrs.

Screen Shot 2021-03-07 at 20.29.40.png

 

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinistro este teclado, se ele fosse 100% ABNT2 eu não reclamaria... mas ter um terceiro tipo de teclado é dose! Desta vez eu tou pensando em comprar o MBP aqui no Brasil, até por conta de não poder fisicamente me deslocar para o exterior. Então, acho que desta vez não haverá o problema de, no unboxing, descobrir que o laptop veio com leiaute de teclado português de Portugal.

Mais uma vez, obrigado pelo empenho em me ajudar na questão - deu pra ver que você gastou um tempinho em pesquisa 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, NEOLIGHT disse:

Prezados, por gentileza gostaria de uma ajuda, talvez duas: hoje eu tenho um MBP late2013 que eu estou pensando em trocar por um MBP 13 M1 2020. Tenho também hoje o Magic keyboard que, embora tenha sido comprado aqui no Brasil, é de padrão internacional (sem cedilha). O laptop atual também tem o teclado internacional - foi comprado nos EUA em 2013.

Daí as duas dúvidas da minha ignorância: 

1) O MBP M1 vendido aqui no Brasil está vindo com teclado internacional (sem cedilha) ou ABNT (com cedilha)?

2) No caso dele vir com cedilha, padrão ABNT, traria problema (no sentido de dor de cabeça, ter de ficar configurando toda hora) para o uso do Magic keyboard internacional?

Muito obrigado a todos!

Não existe nenhum mac com ç.
Não tem problema algum com mudança de idiomas, inclusive uso um teclado do windows e quando conecto nele ele já reconhece o abnt tranquilamente(se tiver configurado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ronaldkame disse:

Não existe nenhum mac com ç.
Não tem problema algum com mudança de idiomas, inclusive uso um teclado do windows e quando conecto nele ele já reconhece o abnt tranquilamente(se tiver configurado).

 

ABNT2, não. Mas com "Ç" tem sim, o português de Portugal. Difere do ABNT2 apenas em alguns símbolos e acentos.

 

oie.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba! Foi bom ver isso de verdade. Entretanto, pelo que eu entendi, a princípio no Brasil não recebemos este tipo de leiaute no laptop.

Agora num OFF TOPIC, estranho que a Apple tenha se dado ao trabalho de produzir um leiaute específico para Português porém pensando apenas em Portugal - um mercado diminuto sem contar o Brasil junto...

 

E como este tópico rendeu... eu achava que seria algo simplório, acabou puxando um novelo de lã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, NEOLIGHT disse:

Caramba! Foi bom ver isso de verdade. Entretanto, pelo que eu entendi, a princípio no Brasil não recebemos este tipo de leiaute no laptop.

Agora num OFF TOPIC, estranho que a Apple tenha se dado ao trabalho de produzir um leiaute específico para Português porém pensando apenas em Portugal - um mercado diminuto sem contar o Brasil junto...

E como este tópico rendeu... eu achava que seria algo simplório, acabou puxando um novelo de lã.

A Apple sempre valorizou muito o mercado europeu num geral. Além do mais, no Brasil só se usa esse ABNT e ABNT2 porque uma associação (a própria ABNT) do país que cria (caga regra) normas técnicas decidiu desenvolver o próprio layout e acabou sendo instituído no país, mas é um layout irrelevante que só se usa por aqui, tipo a tomada de 3 pinos atual, que é uma m. e é obrigatória. Fora que Portugal é o berço da língua portuguesa. É como no caso da Ucrânia, que tem um layout próprio e tem que engolir o layout Russo, rs (assim como Belarus, Cazaquistão, Uzbequistão etc etc).

Agora o porquê da Apple não comercializar o teclado português no Brasil (graças a Deus) é um mistério. Deve ser pela logística, sei lá.

Mais informações aqui: https://keyshorts.com/blogs/blog/37615873-how-to-identify-macbook-keyboard-localization

E viva o layout US International ❤️

 

 

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 08/03/2021 at 01:21, BetoGaleazzo disse:

A Apple sempre valorizou muito o mercado europeu num geral. Além do mais, no Brasil só se usa esse ABNT e ABNT2 porque uma associação (a própria ABNT) do país que cria (caga regra) normas técnicas decidiu desenvolver o próprio layout e acabou sendo instituído no país, mas é um layout irrelevante que só se usa por aqui, tipo a tomada de 3 pinos atual, que é uma m. e é obrigatória. Fora que Portugal é o berço da língua portuguesa. É como no caso da Ucrânia, que tem um layout próprio e tem que engolir o layout Russo, rs (assim como Belarus, Cazaquistão, Uzbequistão etc etc).

Agora o porquê da Apple não comercializar o teclado português no Brasil (graças a Deus) é um mistério. Deve ser pela logística, sei lá.

Mais informações aqui: https://keyshorts.com/blogs/blog/37615873-how-to-identify-macbook-keyboard-localization

E viva o layout US International ❤️

 

 

Ressuscitando esse tópico e respondendo diretamente ao colega @BetoGaleazzo

Com o devido respeito, mas dizer que achou o teclado português de Portugal "bizarro" é, no mínimo, estranho pra um falante nativo da língua portuguesa. Se nosso idioma tem esse excesso de acentuações e regras gramaticais, não há nada o que nós possamos fazer. Isso se deve ao próprio surgimento e desenvolvimento cultural do idioma. Só podemos agradecer que, pelo menos, a Apple EUA vende customizado no site dela com Ç.

O que realmente é uma aberração é a própria Apple Brasil não vender esse modelo por aqui. Tem usuários recém-saídos do Windows que podem ter dificuldade com as regras de acentuação. Eu próprio tive que me adaptar para entender como se colocava um acento circunflexo, grave, crase, etc quando conheci a plataforma. A propósito, é uma "sorte" termos 2 Apple Stores por aqui. Portugal sequer tem uma!

Sobre a padronização, assim como a tomada de 3 pinos, sinceramente não acho que foi algo ruim. Até há alguns anos atrás, cada vez que eu ia na casa de um parente levar um eletrodoméstico ou eletrônico era o maior trabalho pra transportar o produto para, só na hora, lembrar que a tomada não encaixava e não tinha um adaptador para aquele tipo de tomada.

Somando-se ao fato de muita fabricante preferir importar o produto do que fabricar por aqui, vejo que o padrão de 3 pinos foi um benefício maior que malefício. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Ressuscitando esse tópico e respondendo diretamente ao colega @BetoGaleazzo

Com o devido respeito, mas dizer que achou o teclado português de Portugal "bizarro" é, no mínimo, estranho pra um falante nativo da língua portuguesa. Se nosso idioma tem esse excesso de acentuações e regras gramaticais, não há nada o que nós possamos fazer. Isso se deve ao próprio surgimento e desenvolvimento cultural do idioma. Só podemos agradecer que, pelo menos, a Apple EUA vende customizado no site dela com Ç.

O que realmente é uma aberração é a própria Apple Brasil não vender esse modelo por aqui. Tem usuários recém-saídos do Windows que podem ter dificuldade com as regras de acentuação. Eu próprio tive que me adaptar para entender como se colocava um acento circunflexo, grave, crase, etc quando conheci a plataforma. A propósito, é uma "sorte" termos 2 Apple Stores por aqui. Portugal sequer tem uma!

Sobre a padronização, assim como a tomada de 3 pinos, sinceramente não acho que foi algo ruim. Até há alguns anos atrás, cada vez que eu ia na casa de um parente levar um eletrodoméstico ou eletrônico era o maior trabalho pra transportar o produto para, só na hora, lembrar que a tomada não encaixava e não tinha um adaptador para aquele tipo de tomada.

Somando-se ao fato de muita fabricante preferir importar o produto do que fabricar por aqui, vejo que o padrão de 3 pinos foi um benefício maior que malefício. 


Oi Victor. Você interpretou errado o meu comentário. Eu tive uma breve experiência com esse layout por lá ao visitar parentes e achei sim bizarro, inclusive pra um falante da língua portuguesa. Perceba por exemplo onde fica a tecla do ponto de interrogação. A minha opinião sobre esse teclado é puramente por questões práticas e de layout, nada tendo a ver com a nossa língua, então acho que você forçou um pouco ao tentar levar pra esse lado. Até porque você consegue pontuar e acentuar textos em português normalmente com o teclado americano sem muito esforço após acostumar-se. Essa é a minha opinião pessoal, baseada na minha experiência de uso, e não espero (nem quero) que seja interpretada como imposição.

Sobre as tomadas, eu não critiquei a padronização e sim o modelo escolhido, que é diferente de todos os que já usávamos antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/11/2022 at 13:03, BetoGaleazzo disse:


Oi Victor. Você interpretou errado o meu comentário. Eu tive uma breve experiência com esse layout por lá ao visitar parentes e achei sim bizarro, inclusive pra um falante da língua portuguesa. Perceba por exemplo onde fica a tecla do ponto de interrogação. A minha opinião sobre esse teclado é puramente por questões práticas e de layout, nada tendo a ver com a nossa língua, então acho que você forçou um pouco ao tentar levar pra esse lado. Até porque você consegue pontuar e acentuar textos em português normalmente com o teclado americano sem muito esforço após acostumar-se. Essa é a minha opinião pessoal, baseada na minha experiência de uso, e não espero (nem quero) que seja interpretada como imposição.

Sobre as tomadas, eu não critiquei a padronização e sim o modelo escolhido, que é diferente de todos os que já usávamos antes.

Compreendo, mas experimenta emprestar para um parente que mal tem contato com um PC comum. Ele não vai ter ideia de como acentuar se você não explicar.

A propósito, já me aconteceu há muito tempo atrás de ter que ajudar outro parente que não conseguiu visualizar no site da loja o modelo da geladeira que queria comprar. O motivo? Ela escreveu o nome da loja na barra de endereços usando "Ç". (Rs)

Para nós pode parecer algo besta, mas para leigos a acessibilidade é tudo. Principalmente na língua portuguesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Quase 1 ano depois desse tópico, voltei para dizer que comprei um MacBook Air M1 com teclado em português.

 

Adquiri pouco depois desse tópico e notei alguns detalhes curiosos.

 

Quando encomendei pelo site da Apple EUA foi fornecido um número de rastreamento e, para minha surpresa, a máquina saiu diretamente das fábricas da China e foi pros EUA. De lá, foi entregue na casa de um parente meu que me trouxe aqui.

Conforme falado pelo colega @NEOLIGHT, a Apple se deu ao trabalho de produzir um teclado apenas pra Portugal, que poderia ser comercializado por aqui. Não há um problema de logística a Apple Brasil lançar os MacBooks com teclado em português por aqui porque todos saem diretamente da China. É porque eles não querem mesmo!

Tanto isso é verdade que no site da Apple EUA você pode escolher pra diversos idiomas mundo afora e na Apple Chile (que só agora vende oficialmente produtos no país, conforme falado pelo próprio MacMagazine https://macmagazine.com.br/post/2023/10/10/apple-store-online-chegara-ao-chile-na-proxima-semana/) você tem a opção de escolher teclado em espanhol ou em inglês.

 

IMG_0152.jpg

 

Portanto a administração brasileira da Apple sacaneia os brasileiros ao extremo. Pagamos caro pra ter um laptop sem ao menos o idioma localizado

A presença do "Ç" e o "~" facilita demais para digitar no Word e, o único pequeno problema no inicio, é o ponto de interrogação que fica na parte de cima. Tirando isso, quem vê acha que o teclado é PT-BR mesmo.

Editado por VICTORHUGOBRAZIL
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 15/11/2022 at 08:59, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Ressuscitando esse tópico e respondendo diretamente ao colega @BetoGaleazzo

Com o devido respeito, mas dizer que achou o teclado português de Portugal "bizarro" é, no mínimo, estranho pra um falante nativo da língua portuguesa. Se nosso idioma tem esse excesso de acentuações e regras gramaticais, não há nada o que nós possamos fazer. Isso se deve ao próprio surgimento e desenvolvimento cultural do idioma. Só podemos agradecer que, pelo menos, a Apple EUA vende customizado no site dela com Ç.

O que realmente é uma aberração é a própria Apple Brasil não vender esse modelo por aqui. Tem usuários recém-saídos do Windows que podem ter dificuldade com as regras de acentuação. Eu próprio tive que me adaptar para entender como se colocava um acento circunflexo, grave, crase, etc quando conheci a plataforma. A propósito, é uma "sorte" termos 2 Apple Stores por aqui. Portugal sequer tem uma!

Sobre a padronização, assim como a tomada de 3 pinos, sinceramente não acho que foi algo ruim. Até há alguns anos atrás, cada vez que eu ia na casa de um parente levar um eletrodoméstico ou eletrônico era o maior trabalho pra transportar o produto para, só na hora, lembrar que a tomada não encaixava e não tinha um adaptador para aquele tipo de tomada.

Somando-se ao fato de muita fabricante preferir importar o produto do que fabricar por aqui, vejo que o padrão de 3 pinos foi um benefício maior que malefício. 

Querido estou com a mesma dúvida sou professora e escrevo muito, estou acostumada com o ABNT2, estou querendo comprar um MAC , e como fiquei sabendo que tem em português de portugal estou pensando em comprar com esse layout. como está sendo sua experiência com esse teclado? acha melhor do que o padrão americano? como vc faz para colocar Chaves { e colchtes [  não vi eles no teclado, vi cedilha , @ dentre outros mais nao vi { } e [] . me ajude nessa decisão pois para comprar no padrão português vou gastar mais de mil reias a mais,e  por isso quero saber se vale a pena . qualquer coisa me manda oi no insta : @adrianalohanna, me ajudará muito 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Layout teclado PT-PT é muito de boa, bem parecido com o nosso. 
Para quem é da área jurídica é muito interessante pelos caracteres que não têm no inglês, como símbolo de parágrafo, os “senhor” e “senhora”, por exemplo.  OBS: Há um atalho no teclado inglês para isso. Mas é chatinho porque não tá escrito, então vc terá que decorar onde tá. 

Comprei com esse layout e amei. 
Mas… kkkk

Eu passei a usar teclado externo em tudo. Tanto no trabalho quanto em casa. E aí eu passei a usar o layout americano, porque é o que tem compatível diretamente com o macOS (um Mx mecânico e um pop keys da Logitech). Eu me acostumei, então compraria agora com layout americano hoje. Eu sou da época das aulas de datilografia. Aprendi a digitar em teclados americanos, portanto. 

Por fim, se vc não se adaptou ao layout americano, e tbm considerando que vai ficar difícil adotar o português de Portugal por não vender por aqui, acho que a outra saída é usar o ABNT2 sem a correspondência no teclado. Se vc sabe onde estão as teclas, vai ser muito tranquilo. Dá certo tbm, basta alterar no sistema. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Adriana Lohanna Santos disse:

Querido estou com a mesma dúvida sou professora e escrevo muito, estou acostumada com o ABNT2, estou querendo comprar um MAC , e como fiquei sabendo que tem em português de portugal estou pensando em comprar com esse layout. como está sendo sua experiência com esse teclado? acha melhor do que o padrão americano? como vc faz para colocar Chaves { e colchtes [  não vi eles no teclado, vi cedilha , @ dentre outros mais nao vi { } e [] . me ajude nessa decisão pois para comprar no padrão português vou gastar mais de mil reias a mais,e  por isso quero saber se vale a pena . qualquer coisa me manda oi no insta : @adrianalohanna, me ajudará muito 

Depende da sua adaptação. 
O macOS tem quase todos os carácteres de atalho no teclado.

Se vc for usar o americano, o ç vai ser acento + c para funcionar. Vc vai precisar decorar que o option + 9 é o “senhor” e o option + 0 é o senhora. 
 

Se for usar o layout de Portugal, já terá que decorar que os colchetes são option + 8 e 9, bem como que chaves são option + shift + 8 ou 9.

Ou seja, os dois vao fazer que vc decore alguns atalhos. Eu iria de layout americano, pq com exceção dos acentos, quase todo o resto está no lugar que já estamos acostumados no ABNT2. Além do mais, como falei acima, se vc souber onde estão as teclas no abnt2, só alterar no sistema e usar normalmente. 

 

Ah, lembrando que os teclados externos Windows funcionam sim com o macOS, tá? Só mudam dois botões praticamente. Salvo engano, o Windows vira comand e o alt vira  option. Então, é uma boa saída usar um externo Windows, se tiver dificuldade. 

Editado por Juliano Pereira de Castro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...