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Teclado do MBP M1 do Brasil


NEOLIGHT

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Prezados, por gentileza gostaria de uma ajuda, talvez duas: hoje eu tenho um MBP late2013 que eu estou pensando em trocar por um MBP 13 M1 2020. Tenho também hoje o Magic keyboard que, embora tenha sido comprado aqui no Brasil, é de padrão internacional (sem cedilha). O laptop atual também tem o teclado internacional - foi comprado nos EUA em 2013.

Daí as duas dúvidas da minha ignorância: 

1) O MBP M1 vendido aqui no Brasil está vindo com teclado internacional (sem cedilha) ou ABNT (com cedilha)?

2) No caso dele vir com cedilha, padrão ABNT, traria problema (no sentido de dor de cabeça, ter de ficar configurando toda hora) para o uso do Magic keyboard internacional?

Muito obrigado a todos!

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Posso estar falando besteira, mas eu acho que nem sequer existe Mac com teclado ABNT2 (com cedilha). Eu pelo menos nunca vi. Na iPlace eram todos "US International" e todos vinham diretamente da Apple Brasil.

Sobre a configuração para diferentes teclados, é bem prático: nas configurações de Teclado em Ferramentas do Sistema você consegue adicionar quantos layouts quiser e pode fazer a alteração rápida entre eles adicionando um atalho à barra de menu, onde ficará um ícone de atalho para os layouts que você escolheu.

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1 hora atrás, BetoGaleazzo disse:

mas eu acho que nem sequer existe Mac com teclado ABNT2 (com cedilha)

Muito obrigado por responder e sanar as minhas dúvidas, primeiramente. As dúvidas surgiram quando eu fui simular preços com configurações diferentes no site da apple store americana: lá, aparentemente, se pode escolher o leiaute do teclado. Uma das opções é português. Embora não esteja claro lá o que leiaute português queira dizer especialmente, o que me me deu a entender disso foi o teclado com cedilha.

Mas se você viu na iPlace que sempre os MacBooks vindos da Apple Brasil eram em padrão internacional... ótimo!

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3 horas atrás, NEOLIGHT disse:

Muito obrigado por responder e sanar as minhas dúvidas, primeiramente. As dúvidas surgiram quando eu fui simular preços com configurações diferentes no site da apple store americana: lá, aparentemente, se pode escolher o leiaute do teclado. Uma das opções é português. Embora não esteja claro lá o que leiaute português queira dizer especialmente, o que me me deu a entender disso foi o teclado com cedilha.

Mas se você viu na iPlace que sempre os MacBooks vindos da Apple Brasil eram em padrão internacional... ótimo!

editando.

Editado por BetoGaleazzo
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Acho que me enganei, rsrs. Realmente o padrão ABNT2 com cedilha que os brasileiros são acostumados a usar a Apple não fabrica, mas o teclado "Portuguese" deles existe, é o modelo usado em Portugal (foto abaixo). Tem o cedilha, mas tem layout diferente do nosso ABNT2, com umas acentuações em locais diferentes, a tecla Return com formato diferente, enfim... Bizarro. Ele nem sequer é vendido no Brasil, mas cuidado, se comprar fora e pedir o layout Português é bem provável que vá vir essa aberração, rs.

Na dúvida peça sempre o Inglês (Estados Unidos), que é o mesmo comercializado oficialmente no Brasil.

Desculpe a confusão da resposta acima. Respondi sem pesquisar direito. Abrs.

Screen Shot 2021-03-07 at 20.29.40.png

 

Editado por BetoGaleazzo
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Sinistro este teclado, se ele fosse 100% ABNT2 eu não reclamaria... mas ter um terceiro tipo de teclado é dose! Desta vez eu tou pensando em comprar o MBP aqui no Brasil, até por conta de não poder fisicamente me deslocar para o exterior. Então, acho que desta vez não haverá o problema de, no unboxing, descobrir que o laptop veio com leiaute de teclado português de Portugal.

Mais uma vez, obrigado pelo empenho em me ajudar na questão - deu pra ver que você gastou um tempinho em pesquisa 🙂

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8 horas atrás, NEOLIGHT disse:

Prezados, por gentileza gostaria de uma ajuda, talvez duas: hoje eu tenho um MBP late2013 que eu estou pensando em trocar por um MBP 13 M1 2020. Tenho também hoje o Magic keyboard que, embora tenha sido comprado aqui no Brasil, é de padrão internacional (sem cedilha). O laptop atual também tem o teclado internacional - foi comprado nos EUA em 2013.

Daí as duas dúvidas da minha ignorância: 

1) O MBP M1 vendido aqui no Brasil está vindo com teclado internacional (sem cedilha) ou ABNT (com cedilha)?

2) No caso dele vir com cedilha, padrão ABNT, traria problema (no sentido de dor de cabeça, ter de ficar configurando toda hora) para o uso do Magic keyboard internacional?

Muito obrigado a todos!

Não existe nenhum mac com ç.
Não tem problema algum com mudança de idiomas, inclusive uso um teclado do windows e quando conecto nele ele já reconhece o abnt tranquilamente(se tiver configurado).

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1 hora atrás, ronaldkame disse:

Não existe nenhum mac com ç.
Não tem problema algum com mudança de idiomas, inclusive uso um teclado do windows e quando conecto nele ele já reconhece o abnt tranquilamente(se tiver configurado).

 

ABNT2, não. Mas com "Ç" tem sim, o português de Portugal. Difere do ABNT2 apenas em alguns símbolos e acentos.

 

oie.jpg

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Caramba! Foi bom ver isso de verdade. Entretanto, pelo que eu entendi, a princípio no Brasil não recebemos este tipo de leiaute no laptop.

Agora num OFF TOPIC, estranho que a Apple tenha se dado ao trabalho de produzir um leiaute específico para Português porém pensando apenas em Portugal - um mercado diminuto sem contar o Brasil junto...

 

E como este tópico rendeu... eu achava que seria algo simplório, acabou puxando um novelo de lã.

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2 horas atrás, NEOLIGHT disse:

Caramba! Foi bom ver isso de verdade. Entretanto, pelo que eu entendi, a princípio no Brasil não recebemos este tipo de leiaute no laptop.

Agora num OFF TOPIC, estranho que a Apple tenha se dado ao trabalho de produzir um leiaute específico para Português porém pensando apenas em Portugal - um mercado diminuto sem contar o Brasil junto...

E como este tópico rendeu... eu achava que seria algo simplório, acabou puxando um novelo de lã.

A Apple sempre valorizou muito o mercado europeu num geral. Além do mais, no Brasil só se usa esse ABNT e ABNT2 porque uma associação (a própria ABNT) do país que cria (caga regra) normas técnicas decidiu desenvolver o próprio layout e acabou sendo instituído no país, mas é um layout irrelevante que só se usa por aqui, tipo a tomada de 3 pinos atual, que é uma m. e é obrigatória. Fora que Portugal é o berço da língua portuguesa. É como no caso da Ucrânia, que tem um layout próprio e tem que engolir o layout Russo, rs (assim como Belarus, Cazaquistão, Uzbequistão etc etc).

Agora o porquê da Apple não comercializar o teclado português no Brasil (graças a Deus) é um mistério. Deve ser pela logística, sei lá.

Mais informações aqui: https://keyshorts.com/blogs/blog/37615873-how-to-identify-macbook-keyboard-localization

E viva o layout US International ❤️

 

 

Editado por BetoGaleazzo
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    • Por Pedro Henrique da Silva
      Boa noite!
      Estou há pouco tempo com um MacBook Air M1, meu primeiro por sinal, desde que chegou já precisei comprar uma daquelas entradas bico de pato para que funcionassem nas tomadas de casa, uma vez que ele veio dos EUA com aquele encaixe padrão de lá. Comprei no internet mesmo, nada oficial, afinal nem sei se eles vendem apenas o encaixe da tomada sem a fonte inteira.
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      Acompanha Pencil de segunda geração, película já aplicada e case smart folio.
      R$5.990 completo.
      Sempre utilizado com capa e película, equipamento impecável.
      Aceito troca com macbook M1.

      Retirada em mãos por SP e pagamento na hora via PIX.

    • Por ClaudioJr
      Olá Amigos(as),
      Tudo bem com vocês?
      Sou um marinheiro de primeira viagem e assim estou adquirindo meu primeiro MACBOOK. O modelo escolhido seria um PRO 2020 com o processador M1, 8 GB e 512 SSD.
      Eis que procurando em algumas lojas, me deparei com modelos que teoricamente são iguais, porém com números de produto diferente. 
      Por exemplo, em uma grande rede de varejo, encontrei o modelo MYD92BZ/A e o modelo MYDC2BZ/A que me pareceram iguais em termos de configuração, porém com preços (bastante) diferentes...
      Poderiam me auxiliar a decifrar o que está por trás dessas letras/código? Alguém tem alguma dica sobre locais mais indicados para aquisição desse macbook?  Há algum detalhe que devo estar atento quanto a identificação desses modelos?
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      Até! 
    • Por Gabriel Orlando
      Boa noite, pessoal!
      Venho querendo adquirir um Macbook air M1 já faz um tempo, e, o que mais me deixa com medo de comprar, é que, o mais "barato" é esse modelo de 256 e 8 de RAM. Eu sou desenvolvedor e vou precisar do XCode, do Android Studio com algumas SDKs do Android, Flutter, Node... Enfim, meu medo é este espaço ser pouco demais e eu acabar ficando na mão. Não sei se todos os softwares e SDKs que eu preciso vão caber na memória e dar uma folga, para talvez editar um videozinho ou outro e talvez até instalar um joguinho ou outro...
      Vocês me recomendariam, para estas necessidades, comprar um de 256 ou de 512?
      Obrigado!
    • Por Desirée Oliveira
      No início do ano, a tela do meu computador MacBook Pro deu um problema e apareceram glitches incontroláveis. O aparelho é o modelo MacBook Pro 15” i7/ 2.6 Ghz/ 512 GB ssd/ 16 gb/ Touch Bar / Cinza Espacial e então decidi procurar uma Assistência Autorizada da marca no Brasil/SP. Fui até a empresa STI Tecnologia, deixei para orçamento e eles me instruíram a realizar a troca do display inteiro. O valor desse serviço era de R$ 5.475,00. O que se espera de um investimento desses é o máximo de qualidade e eficiência. Na época, entenderam que o problema existia a partir de negligência de uso - modus operandi da assistência. Acreditando no que me disseram, aceitei a proposta e seguimos com a troca do display.
      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

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