Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Teclado do MBP M1 do Brasil


NEOLIGHT

Posts Recomendados

Em 20/10/2023 at 23:54, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Quase 1 ano depois desse tópico, voltei para dizer que comprei um MacBook Air M1 com teclado em português.

 

Adquiri pouco depois desse tópico e notei alguns detalhes curiosos.

 

Quando encomendei pelo site da Apple EUA foi fornecido um número de rastreamento e, para minha surpresa, a máquina saiu diretamente das fábricas da China e foi pros EUA. De lá, foi entregue na casa de um parente meu que me trouxe aqui.

Conforme falado pelo colega @NEOLIGHT, a Apple se deu ao trabalho de produzir um teclado apenas pra Portugal, que poderia ser comercializado por aqui. Não há um problema de logística da Apple Brasil em lançar os MacBooks com teclado em português por aqui porque todos saem diretamente da China. É porque eles não querem mesmo!

Tanto isso é verdade que no site da Apple EUA você pode escolher pra diversos idiomas mundo afora e na Apple Chile (que só agora vende oficialmente produtos no país, conforme falado pelo próprio MacMagazine https://macmagazine.com.br/post/2023/10/10/apple-store-online-chegara-ao-chile-na-proxima-semana/) você tem a opção de escolher teclado em espanhol ou em inglês.

 

IMG_0152.jpg

 

Portanto a administração brasileira da Apple sacaneia os brasileiros ao extremo. Pagamos caro pra ter um laptop sem ao menos o idioma localizado

A presença do "Ç" e o "~" facilita demais para digitar no Word e, o único pequeno problema no inicio, é o ponto de interrogação que fica na parte de cima. Tirando isso, quem vê acha que o teclado é PT-BR mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Adriana Lohanna Santos disse:

Querido estou com a mesma dúvida sou professora e escrevo muito, estou acostumada com o ABNT2, estou querendo comprar um MAC , e como fiquei sabendo que tem em português de portugal estou pensando em comprar com esse layout. como está sendo sua experiência com esse teclado? acha melhor do que o padrão americano? como vc faz para colocar Chaves { e colchtes [  não vi eles no teclado, vi cedilha , @ dentre outros mais nao vi { } e [] . me ajude nessa decisão pois para comprar no padrão português vou gastar mais de mil reias a mais,e  por isso quero saber se vale a pena . qualquer coisa me manda oi no insta : @adrianalohanna, me ajudará muito 

Está sendo perfeita. Qualquer pessoa que nunca usou um Mac se adaptará melhor com esse teclado. Como escrevi anteriormente, era obrigação da Apple Brasil comercializar esse teclado por aqui.

Para fazer () = tecla shift + tecla 8

Para fazer [] = tecla option + tecla 8

Para fazer {} = tecka shift, tecla option + tecla 8

Você disse que irá gastar mais de 1000 reais a mais para comprar com esse teclado. Quando comprei no site da Apple EUA, não tive esse custo. Verifiquei no site agora e eles não cobram valores diferentes pelo idioma do teclado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Juliano Pereira de Castro disse:

Se vc for usar o americano, o ç vai ser acento + c para funcionar. Vc vai precisar decorar que o option + 9 é o “senhor” e o option + 0 é o senhora. 
 

Se for usar o layout de Portugal, já terá que decorar que os colchetes são option + 8 e 9, bem como que chaves são option + shift + 8 ou 9.

Ou seja, os dois vao fazer que vc decore alguns atalhos. Eu iria de layout americano, pq com exceção dos acentos, quase todo o resto está no lugar que já estamos acostumados no ABNT2. Além do mais, como falei acima, se vc souber onde estão as teclas no abnt2, só alterar no sistema e usar normalmente. 

 

Ah, lembrando que os teclados externos Windows funcionam sim com o macOS, tá? Só mudam dois botões praticamente. Salvo engano, o Windows vira comand e o alt vira  option. Então, é uma boa saída usar um externo Windows, se tiver dificuldade. 

O teclado português é bem fácil. 

Se você dar um Mac com teclado em inglês pra quem nunca usou, essa pessoa vai se perder. Para nós que mexemos com tecnologia pode parecer algo banal, mas para iniciantes tem que aprender no 2º uso e por isso eu recomendo sem dúvidas o PT-PT. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre compro teclados padrão Inglês-Internacional, pois quando preciso viajar a trabalho ou quando preciso utilizar um desktop ou laptop de terceiros ou de outras empresas (não importando o lugar) o teclado será IGUAL. O padrão internacional é esse, todo o restante é mínimo, com exceção do mercado brasileiro que possui a ABNT que regulamenta normas e padrões e instituiu os formatos ABNT e ABNT II no País... mas acreditem, mesmoq ue vc compre um PC na Dell, vc tem a opção de escolher o teclado inglês-internacional e outras empresas só fornecem nesse formato... logo, se quer estar globalizado, acostume-se com o padrão mundial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já se falou bastante sobre ter ou não ter a opção de outros layouts de teclado no Brasil, por isso não vou me ater a esta parte. Vou falar de história...

Para quem foi usuário de computadores no século passado (década de 1990 ou antes) vai lembrar que não existiam opções de layouts de teclado no Brasil. Todos computadores tinham o padrão US Internacional. Estes usuários aprenderam a utilizar este tipo de teclado. Depois veio a ABNT, como já mencionado pelo colega, e criou um padrão para o Brasil. Dito isto, deveria fazer uns 20 anos que eu já utilizava o padrão ABNT II quando comprei meu Mac em 2021 e tenho que dizer que a experiência de voltar para o US Internacional foi muito boa. Claro que muitos aqui do fórum nasceram quando o padrão já era o ABNT II, então não há como, em uma condição de normalidade, que estas pessoas tivessem a experiência de uso de outro layout e saber como utilizá-lo para o português. Lógico que cada um tem suas preferências, experiências e habilidades e, com isto em vista, seria no mínimo interessante que  tivessemos mais opções.

Agora é uma especulação, pois não pesquisei a respeito: talvez, haja alguma restrição na legislação do BR em trazer para cá um teclado que não seja do padrão ABNT II, com exceção do US Internacional. Ou seja, ou traz o ABNT II, ou o padrão internacional. E imagino que, se for fabricado aqui, deve ser obrigado a ser no padrão ABNT II.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...