Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tenho MBP 16" i7 - será que vale a pena migrar pro M1?


LucasKassio

Posts Recomendados

Fala Pessoal!!

 

Eu tenho um MacBook Pro 16" com a configuração básica do modelo, ou seja, i7 com 16GB de RAM e 512 GB de SSD. Como o mercado de usados está aquecido e levando em conta que se eu vender hoje pelo preço de usado, vou praticamente vender pelo mesmo preço que paguei!

A dúvida que fica, será que vale a pena vender meu MBP 16" e pegar um MBP 13" com M1 (512 GB)??

Visando que utilizo meu Mac 90% das vezes conectado a um Monitor externo e basicamente meu uso é com Autocad, pacote Office, Sketchup, Skype e Safari. 

 

Será que sentirei alguma diferença de performance? Pelos videos me parece M1 muito superior ao i7, sem contar a bateria que dura várias horas a mais! Talvez a única coisa que sentirei falta é a tela mesmo...

Se vocês estivessem na minha posição, o que fariam??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você chegou a pesquisar se os apps da Autodesk e o Sketchup estão rodando nativamente para ARM ou se está sendo via Rosetta2? Mesmo partindo da premissa de que o M1 seja superior ao seu i7, tem que ver se os apps que você usa no dia a dia irão aproveitar esse desempenho a mais do processador da Apple. Se os apps ainda não foram otimizados pro Silicon e se possuem alguma queda de performance no Rosetta2, a troca não vale a pena até que os desenvolvedores dos apps corrijam/otimizem. Até onde eu sei a Autodesk é bem preguiçosa em relação aos seus produtos destinados para macOS.

Como o seu uso é muito específico, tem que tomar cuidado pra não se emocionar aí e acabar perdendo desempenho ao invés de ganhar, e outra, verificar se esse suposto desempenho a mais é tanto assim a ponto de sacrificar uma tela de 16" por uma de 13". Nós ainda não sabemos como é o mercado de usados para Macs com M1, então você pode acabar tendo surpresas e empacando uma máquina (e um montão de dinheiro).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Você chegou a pesquisar se os apps da Autodesk e o Sketchup estão rodando nativamente para ARM ou se está sendo via Rosetta2? Mesmo partindo da premissa de que o M1 seja superior ao seu i7, tem que ver se os apps que você usa no dia a dia irão aproveitar esse desempenho a mais do processador da Apple. Se os apps ainda não foram otimizados pro Silicon e se possuem alguma queda de performance no Rosetta2, a troca não vale a pena até que os desenvolvedores dos apps corrijam/otimizem. Até onde eu sei a Autodesk é bem preguiçosa em relação aos seus produtos destinados para macOS.

Como o seu uso é muito específico, tem que tomar cuidado pra não se emocionar aí e acabar perdendo desempenho ao invés de ganhar, e outra, verificar se esse suposto desempenho a mais é tanto assim a ponto de sacrificar uma tela de 16" por uma de 13". Nós ainda não sabemos como é o mercado de usados para Macs com M1, então você pode acabar tendo surpresas e empacando uma máquina (e um montão de dinheiro).

 

 

Fala Beto

Pois é... Assim como não sabemos o mercado do M1, eu acho que quando sair o MacBook Pro 16 com Apple Silicon vai ficar ainda mais difícil de conseguir um bom preço no meu, acredito que o preço vai despencar já que a duração de bateria num MBP 16 com Apple Silicon deve durar dias além da performance monstra!

Quanto ao Autocad e Sketchup, acabei de verificar aqui e realmente não é otimizado para M1 =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Air M1 e gosto bastante. A diferença pro meu MBP 13'' 2017 é brutal. Porém eu tenho um Desktop com i7 8700, já relativamente antigo, e não vejo muita diferença entre ele (rodando Windows) e o M1. É tudo meio que instantâneo em ambos. Não acho que você perceberá um grande ganho de desempenho vindo de um MacBook mais novo.

Um problema do M1 é o tal do bug da quantidade de escrita em disco que estão falando por aí. Eu comprei meio que achando que fosse balela, mas aconteceu comigo. No primeiro dia um processo chamado kernel_task escreveu mais de 1TB no disco. Continuou mesmo depois de tudo indexado. Só parou quando desabilitei o iCloud Drive. No Macrumors tem um tópico com mais de 30 páginas sobre isso.

Mercado MacBook sempre tem, mas acho que a gente já está em um ponto que vale a pena esperar e ver o que vem por aí. Eu não esperei porque consegui o Air por menos de 8k em uma promo na Americanas e porque pretendia gastar o mínimo possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um MBP M1 e uso basicamente suite Adobe (Illustrator, Photoshop e InDesign).

Tem uns vídeos no YouTube fazendo uns comparativos e, mesmo rodando emulado no Rosetta, o MBP M1 consegue ficar mais rápido que o i7 rodando apps nativos intel. Quando otimizarem os app então...

Já tem um beta do Photoshop otimizado pra M1. É absurdamente rápido. Acho que você notará diferença sim em velocidade mesmo rodando no Rosetta, ainda mais se for otimizado pra ARM. Entretanto acho que vale a pena pensar um pouco no seguinte:

Primeiro que vc vai sair de 16" e ir para 13". É uma tela bem menor. O seu computador ainda é bem rápido. Talvez compense a Apple lançar os novos Pro de 16" com M1, talvez até lá já seja uma segunda verão (M1X talvez) e pode ser ainda mais rápido. Eu migrei para um M1 neste momento pq estava vindo de um iMac 2013 i5 que nem rodava Big Sur, ficou parado no Catalina, então achei que era o momento. Mas no seu lugar, talvez eu esperaria o M1X!

 

 

Editado por LedStyle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente estou na dúvida entre o pro 13” com 512GB, 16 de memória M1 e o top de 16” com i9 1TB de SSD. Eu trabalho sempre conectado a um monitor Dell de 29” então a tela não é um problema. Também o espaço também não por que 512 supri. Mas tenho receio do M1 não ser tão performático. Estou saindo de um pro de 15” com 16 de memória. 

uso basicamente Adobe (Photoshop, ilustrador e indesign) + ambiente de programação XCode.

E aí vou de M1 ou i9?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, marceusantos disse:

Gente estou na dúvida entre o pro 13” com 512GB, 16 de memória M1 e o top de 16” com i9 1TB de SSD. Eu trabalho sempre conectado a um monitor Dell de 29” então a tela não é um problema. Também o espaço também não por que 512 supri. Mas tenho receio do M1 não ser tão performático. Estou saindo de um pro de 15” com 16 de memória. 

uso basicamente Adobe (Photoshop, ilustrador e indesign) + ambiente de programação XCode.

E aí vou de M1 ou i9?

Pelos softwares que você citou, eu iria certamente de M1. Procura no YouTube comparação entre o M1 e o MBP 16"i9, vai ver que várias testes o M1 é superior. Além de tudo, ira economizar uma grana absurda na compra já que o M1 é bem mais barato. 

Eu coloquei o meu MBP 16" para vender depois que troquei uma ideia com um usuário M1 que utiliza praticamente os mesmo softwares que eu.

Editado por LucasKassio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/03/2021 at 23:39, LedStyle disse:

Tenho um MBP M1 e uso basicamente suite Adobe (Illustrator, Photoshop e InDesign).

Tem uns vídeos no YouTube fazendo uns comparativos e, mesmo rodando emulado no Rosetta, o MBP M1 consegue ficar mais rápido que o i7 rodando apps nativos intel. Quando otimizarem os app então...

Já tem um beta do Photoshop otimizado pra M1. É absurdamente rápido. Acho que você notará diferença sim em velocidade mesmo rodando no Rosetta, ainda mais se for otimizado pra ARM. Entretanto acho que vale a pena pensar um pouco no seguinte:

Primeiro que vc vai sair de 16" e ir para 13". É uma tela bem menor. O seu computador ainda é bem rápido. Talvez compense a Apple lançar os novos Pro de 16" com M1, talvez até lá já seja uma segunda verão (M1X talvez) e pode ser ainda mais rápido. Eu migrei para um M1 neste momento pq estava vindo de um iMac 2013 i5 que nem rodava Big Sur, ficou parado no Catalina, então achei que era o momento. Mas no seu lugar, talvez eu esperaria o M1X!

 

 

Trabalho com Photoshop, Illustrator tbm. Pensando seriamente em pegar um  MacBook Pro M1 tbm. Minha dúvida:

8gb de memória é suficiente ?

ou vou pro de 16gb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/03/2021 at 21:07, LucasKassio disse:

Pelos softwares que você citou, eu iria certamente de M1. Procura no YouTube comparação entre o M1 e o MBP 16"i9, vai ver que várias testes o M1 é superior. Além de tudo, ira economizar uma grana absurda na compra já que o M1 é bem mais barato. 

Eu coloquei o meu MBP 16" para vender depois que troquei uma ideia com um usuário M1 que utiliza praticamente os mesmo softwares que eu.

Bacana... já fiz a compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz esta semana o upgrade de um MBP13 late-2013 pra um M1 e, embora não tendo ainda feito os testes, já deu para perceber que a compra foi muito boa, muito responsivo aos comandos e, além de tudo, não tinha noção espacial de quão mais fininho que ficou. Só não gostei de touchbar - acho que eu preferiria que houvesse botões físicos ali. Agora estou fazendo o backup do MBP antigo para então repassar ao novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, NEOLIGHT disse:

Fiz esta semana o upgrade de um MBP13 late-2013 pra um M1 e, embora não tendo ainda feito os testes, já deu para perceber que a compra foi muito boa, muito responsivo aos comandos e, além de tudo, não tinha noção espacial de quão mais fininho que ficou. Só não gostei de touchbar - acho que eu preferiria que houvesse botões físicos ali. Agora estou fazendo o backup do MBP antigo para então repassar ao novo.

Baita upgrade! 👏👏👏

Sei que muita gente não gosta da TouchBar, mas eu não sei se vivo sem. Tenho alguns aplicativos que uso que os atalhos facilitam muito a vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/03/2021 at 02:20, Euriberto disse:

Trabalho com Photoshop, Illustrator tbm. Pensando seriamente em pegar um  MacBook Pro M1 tbm. Minha dúvida:

8gb de memória é suficiente ?

ou vou pro de 16gb?

Euriberto estava há uma semana com essa mesma dúvida. E após várias pesquisas decidi o de 8gb. Vai da conta tranquilamente. Assim que a Apple colocar o M1 no de 16” eu vendo o de 13” e compro ele.

Comprei o de 13 Pro no site da Americanas por 14.600,00 paguei pelo Ame parcelado e ainda vou ganhar uns 150 de cashback. O que pesou na decisão foi os 7 dias úteis que eles prometeram entregar. Vamos ver se cumprem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da conta tranquilo.

Vi um vídeo no YT de um cara testando o de 8GB vs o de 16GB. Só fez diferença quando foi renderizar um vídeo muito pesado. Aí o de 16GB acabou saindo um pouco mais rápido. No resto ele se portaram de forma idêntica. Acho que pra bem poucas pessoas realmente é necessário o de 16GB pelo que andei vendo por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, LedStyle disse:

Da conta tranquilo.

Vi um vídeo no YT de um cara testando o de 8GB vs o de 16GB. Só fez diferença quando foi renderizar um vídeo muito pesado. Aí o de 16GB acabou saindo um pouco mais rápido. No resto ele se portaram de forma idêntica. Acho que pra bem poucas pessoas realmente é necessário o de 16GB pelo que andei vendo por aí.

Eu acho que eu assisti exatamente ao mesmo vídeo antes de me decidir finalmente por jogar a toalha de uma escolha de pagar mais por um 16GB. Na época intel, eu estava convencido que devia pegar um 16GB no próximo mbp (percebia isso ao rodar meu late-2013 de 8GB numa virtualização windows com o parallels... ficava pesado!). Depois deste vídeo, aliás que eu achei bem honesto e bem feito, fiquei tranquilo em continuar com um 8GB - parece que tem que estressar bastante a máquina para isto ser um fator de desempate. Como a virtualização com um windows (da forma que conhecemos até então, sem ser versão ARM) foi pro ralo com o M1, acho que não deverei me arrepender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, LedStyle disse:

Da conta tranquilo.

Vi um vídeo no YT de um cara testando o de 8GB vs o de 16GB. Só fez diferença quando foi renderizar um vídeo muito pesado. Aí o de 16GB acabou saindo um pouco mais rápido. No resto ele se portaram de forma idêntica. Acho que pra bem poucas pessoas realmente é necessário o de 16GB pelo que andei vendo por aí.

 

22 horas atrás, NEOLIGHT disse:

Eu acho que eu assisti exatamente ao mesmo vídeo antes de me decidir finalmente por jogar a toalha de uma escolha de pagar mais por um 16GB. Na época intel, eu estava convencido que devia pegar um 16GB no próximo mbp (percebia isso ao rodar meu late-2013 de 8GB numa virtualização windows com o parallels... ficava pesado!). Depois deste vídeo, aliás que eu achei bem honesto e bem feito, fiquei tranquilo em continuar com um 8GB - parece que tem que estressar bastante a máquina para isto ser um fator de desempate. Como a virtualização com um windows (da forma que conhecemos até então, sem ser versão ARM) foi pro ralo com o M1, acho que não deverei me arrepender.

Vocês tem o link para esse vídeo?

Vejo tanta gente reclamando da Apple limitar os MacBook em 16GB de memória que agora fiquei curioso pra ver esse desempenho com 8GB...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, apenas para dar um fim na história. Vendi meu MBP 16" e peguei o MBP com M1.

 

Estou muito satisfeito, realmente o que pessoal fala nos vídeos de fato acontece. Bateria é palhaçada comparado com MBP 16", ontem usei o dia todo na bateria com trabalho normal (muitas vezes conectado à monitor externo) e terminei o dia com 40% ainda.

Realizei um teste de Benchmark de vídeo entre o MBP 16" e o M1, deu empate técnico hehehe Minha maior dúvida era quanto a performance de GPU, já que CPU o M1 dá uma surra no i7 Intel.

Vejam o resultado.

 

OBS.: Funciona todos os meus programas de engenharia. Autocad e Sketchup fiz teste com arquivos bem pesado e rodou com a mesma performance do MBP 16". Mas preciso ressaltar que o Office (principalmente o Excel) parece funcionar bem mais fluído no M1.

 

IMG_1599.jpeg

Editado por LucasKassio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


OBS.: Funciona todos os meus programas de engenharia. Autocad e Sketchup fiz teste com arquivos bem pesado e rodou com a mesma performance do MBP 16". Mas preciso ressaltar que o Office (principalmente o Excel) parece funcionar bem mais fluído no M1


Também notei isso, acredito que seja pela potência do chipe e também porque o Excel está rodando em processo apple ao inves de Intel.

Li que se for necessário usar o PowerQuery, tem que forçar entrar no excel com processo intel.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 05/03/2021 at 23:39, LedStyle disse:

Tenho um MBP M1 e uso basicamente suite Adobe (Illustrator, Photoshop e InDesign).

Tem uns vídeos no YouTube fazendo uns comparativos e, mesmo rodando emulado no Rosetta, o MBP M1 consegue ficar mais rápido que o i7 rodando apps nativos intel. Quando otimizarem os app então...

Já tem um beta do Photoshop otimizado pra M1. É absurdamente rápido. Acho que você notará diferença sim em velocidade mesmo rodando no Rosetta, ainda mais se for otimizado pra ARM. Entretanto acho que vale a pena pensar um pouco no seguinte:

Primeiro que vc vai sair de 16" e ir para 13". É uma tela bem menor. O seu computador ainda é bem rápido. Talvez compense a Apple lançar os novos Pro de 16" com M1, talvez até lá já seja uma segunda verão (M1X talvez) e pode ser ainda mais rápido. Eu migrei para um M1 neste momento pq estava vindo de um iMac 2013 i5 que nem rodava Big Sur, ficou parado no Catalina, então achei que era o momento. Mas no seu lugar, talvez eu esperaria o M1X!

 

 

 

Em 13/03/2021 at 21:07, LucasKassio disse:

Baita upgrade! 👏👏👏

Sei que muita gente não gosta da TouchBar, mas eu não sei se vivo sem. Tenho alguns aplicativos que uso que os atalhos facilitam muito a vida.

 

Em 14/03/2021 at 01:01, marceusantos disse:

Euriberto estava há uma semana com essa mesma dúvida. E após várias pesquisas decidi o de 8gb. Vai da conta tranquilamente. Assim que a Apple colocar o M1 no de 16” eu vendo o de 13” e compro ele.

Comprei o de 13 Pro no site da Americanas por 14.600,00 paguei pelo Ame parcelado e ainda vou ganhar uns 150 de cashback. O que pesou na decisão foi os 7 dias úteis que eles prometeram entregar. Vamos ver se cumprem.

Valeu mesmo galera. Decisão tomada. 👍👍👍👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...