Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro 2020 (Intel) esquentando muito e não ligando a ventoinha


Marcelo Araujo

Posts Recomendados

Boa noite a todos.

Tenho um Macbook Pro 2020, modelo Intel, com duas portas thunderbolt.

Notei que o aparelho esquenta demais, as vezes até mesmo em tarefas simples, como navegação na internet.

Quando uso ele pra valer (programação, por exemplo), ele também esquenta bastante, mas outra coisa também me chama a atenção: mesmo estando quente como o sol, a ventoinha não é ligada.

Já tentei resetar o SMC e nada resolvido. A minha esposa tem o mesmo modelo, e o mesmo acontece com o aparelho dela. Também já tentei resetar o SMC mas continua a mesma coisa.

Já Instalei o Macs Fan Control pra fazer esse controle, porém eu gostaria de ver a ventoinha funcionar de forma nativa, sem intervenção de apps de terceiros.

Está instalado a versão 11.2.1 do macOS nos dois macs.

Algum de vocês já passaram pelo mesmo problema com esse modelo em específico?

Se sim, o que fizeram para resolver?

Agradeço desde já a aqueles que puderem comentar os seus relatos e soluções aqui.

Grande abraço.

Editado por Marcelo Araujo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, macrulez disse:

Talvez o que seja muito quente para você, não é para eles. Nesse caso, só usando os aplicativos de terceiros para poder controlar a sua maneira. emoji17.png

Isso é uma pena. Acredito que esse controle poderia ser mais eficiente, principalmente se tratando de Macs com Intel, que é do conhecimento de todo mundo que esquenta bastante. Obrigado pela resposta, @macrulez.

Se mais alguém tiver um relato sobre o caso, conte a sua história aqui e o que fez pra tentar diminuir o problema.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/02/2021 at 00:36, Marcelo Araujo disse:

Boa noite a todos.

Tenho um Macbook Pro 2020, modelo Intel, com duas portas thunderbolt.

Notei que o aparelho esquenta demais, as vezes até mesmo em tarefas simples, como navegação na internet.

Quando uso ele pra valer (programação, por exemplo), ele também esquenta bastante, mas outra coisa também me chama a atenção: mesmo estando quente como o sol, a ventoinha não é ligada.

Já tentei resetar o SMC e nada resolvido. A minha esposa tem o mesmo modelo, e o mesmo acontece com o aparelho dela. Também já tentei resetar o SMC mas continua a mesma coisa.

Já Instalei o Macs Fan Control pra fazer esse controle, porém eu gostaria de ver a ventoinha funcionar de forma nativa, sem intervenção de apps de terceiros.

Está instalado a versão 11.2.1 do macOS nos dois macs.

Algum de vocês já passaram pelo mesmo problema com esse modelo em específico?

Se sim, o que fizeram para resolver?

Agradeço desde já a aqueles que puderem comentar os seus relatos e soluções aqui.

Grande abraço.

Boa noite, Marcelo!

Quesito temperatura alta é relativo, como o macrulez disse. A que temperatura os Macs chegam? No começo, achava que meu MBP esquentava muito também mas é uma característica dele. Quando realizo uma tarefa mais pesada, como edição de vídeo, ou rodo algum jogo nele, a temperatura chega aos 80 graus e não passa muito disso. Neste momento mesmo, em que estou com o Safari, Spotify e Microsoft Word abertos, a temperatura do Mac está em 49 graus e as ventoinhas a 2100rpm. 

Se seu aparelho estiver constantemente acima dos 90 ou 100 graus, aí sim é preocupante. Do contrário, só ficar tranquilo.

Eu uso o smcFanControl para controlar manualmente as ventoinhas do meu Mac e para monitorar a temperatura, caso queira testar...

Captura de Tela 2021-02-22 às 21.50.39.png

Não sei do Macs Fan Control, mas gosto do smcFanControl por ele ficar na barra de status

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, juliochok disse:

Bom dia @Marcelo Araujo, já tentou realizar o diagnóstico de hardware em ambos os Macs?

Segue o link do suporte Apple com o tal procedimento:

https://support.apple.com/pt-br/HT202731

Boa sorte.

@juliochok Executei o diagnóstico por aqui, e não acusou nenhum problema. Mas obrigado por enviar o link, não sabia desse diagnóstico e vou executá-lo sempre que aparecer um problema por aqui.

11 horas atrás, Raul Duelis disse:

Boa noite, Marcelo!

Quesito temperatura alta é relativo, como o macrulez disse. A que temperatura os Macs chegam? No começo, achava que meu MBP esquentava muito também mas é uma característica dele. Quando realizo uma tarefa mais pesada, como edição de vídeo, ou rodo algum jogo nele, a temperatura chega aos 80 graus e não passa muito disso. Neste momento mesmo, em que estou com o Safari, Spotify e Microsoft Word abertos, a temperatura do Mac está em 49 graus e as ventoinhas a 2100rpm. 

Se seu aparelho estiver constantemente acima dos 90 ou 100 graus, aí sim é preocupante. Do contrário, só ficar tranquilo.

Eu uso o smcFanControl para controlar manualmente as ventoinhas do meu Mac e para monitorar a temperatura, caso queira testar...

Captura de Tela 2021-02-22 às 21.50.39.png

Não sei do Macs Fan Control, mas gosto do smcFanControl por ele ficar na barra de status

Bom dia, @Raul Duelis

Não lembro ao certo a temperatura que os Macs chegaram. Me assusta um pouco o fato de eu colocar a mão em baixo e o computador estar pegando fogo, hehehe.

Eu não testei o smcFanControl ainda, mas parece ser muito bom. Deixa eu te perguntar algumas coisas:

* Depois que você passou a controlar manualmente as ventoinhas, notou algum consumo elevado da bateria?

* E você usa qual componente para monitorar a temperatura e fazer aumentar a rotação da ventoinha?

Obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/02/2021 at 09:28, Marcelo Araujo disse:

Bom dia, @Raul Duelis

Não lembro ao certo a temperatura que os Macs chegaram. Me assusta um pouco o fato de eu colocar a mão em baixo e o computador estar pegando fogo, hehehe.

Eu não testei o smcFanControl ainda, mas parece ser muito bom. Deixa eu te perguntar algumas coisas:

* Depois que você passou a controlar manualmente as ventoinhas, notou algum consumo elevado da bateria?

* E você usa qual componente para monitorar a temperatura e fazer aumentar a rotação da ventoinha?

Obrigado pela resposta.

Eles esquentam muito mesmo. Em dias quentes não consigo ficar com meu notebook no colo. Acabo até retirando a case plástica que uso nele, pois ela serve de isolante térmico.

Sobre as perguntas que me fez, não notei nenhum consumo elevado de energia. No geral, deixo as ventoinhas funcionando conforme o sistema deseja. Costumo aumentar a rotação manualmente quando utilizo o Adobe Photoshop ou o Final Cut. Monitoro a temperatura e controlo as ventoinhas pelo próprio smcFanControl mesmo. Vou deixar um print do menu dele um pouco mais abaixo, onde é possível alternar entre velocidades predefinidas. Se abrir as preferências dele, há como controlar a velocidade de cada fan, por um botão deslizante, e adicionar novos perfis de velocidade, conforme a foto seguinte.

No começo, também me assustei com a elevada temperatura do MacBook. A Apple preza mais pelo silêncio da máquina que pela temperatura. A estrutura em alumínio, no entanto, é um ótimo dissipador de calor. Por isso ele fica muito quente. Uma base que mantenha o MacBook elevado também pode ajudar com a temperatura. 

Captura de Tela 2021-02-24 às 19.55.33.png

Captura de Tela 2021-02-24 às 19.57.56.png

Editado por Raul Duelis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, @Raul Duelis. Vou testar mais por aqui.

E realmente, é uma situação um pouco assustadora pra mim. Eu tive um Macbook Air 2014, e não lembro de ele esquentar tanto.

E como você falou, a parte de baixo dele esquenta demais, chegando a incomodar quando eu uso no colo. Por falar nisso, eu estou evitando usar o computador no colo justamente pra não trancar a saída do ar quente. Estou colocando o Mac sobre a caixa. Dessa forma a passagem de ar fica livre e não sinto o calor do sol nas minhas pernas, hehe.

Obrigado pela resposta. Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu nunca usei um MacBook Air, mas pelo o que sei, por ter um processador mais simples, imagino que não esquente muito mesmo, até pela proposta dele, que é ser o mais portátil possível. Talvez seja por isso. Mas testa sim e veja o que acha.

Abraços! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Os Intel esquentam muito mesmo ainda mais se for i5 ou i7 . Só para você ter uma ideia eu tinha um Air 2020 i3 e esquentava coisa de louco isso que os i3 são os que esquentam menos . Já o m1 que comprei parece que está morto de tão gelado 😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu veinho de guerra MBP mid2010 também esquenta a ponto de não conseguir ficar no colo desde sempre.
Se me permitem a perguntam. Por quanto conseguiram o M1 e onde?
Valeu

Eu trabalho em loja Apple. Por isso q eu já usei kkkk mas meu Mac atual é um MBP 15” 2018, um esquentadão.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É normal aquecer os MBP com Intel, tenho um MBP2012 e o mesmo esquenta bem, quando trabalho com algum aplicativo que exija um pouco mais do processador. Adquiri recentemente um MBP M1, o equipamento é excelente, tanto em aplicações leves ou em uma edição de vídeo, a temperatura se mantém muito estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu veinho de guerra MBP mid2010 também esquenta a ponto de não conseguir ficar no colo desde sempre.
Se me permitem a perguntam. Por quanto conseguiram o M1 e onde?
Valeu

[mention]Marçal Nardelli [/mention] comprei o MBP M1 por 14.600,00. Vou ter R$ 160,00 de cashback. Comprei na Americanas por que necessitava do Mac com extrema urgência por que o meu deu problema.
Mas se não tiver urgência veja com a Go Imports os caras são sérios.
Eu só não comprei com eles por que ia demorar 33 dias para chegar.
Assim que sair o de 16” com o novo chip devo pegar com eles.


500b99d33eb1d20cd552bd1c83f30fcf.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...