Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac 2017 que só deu dor de cabeça


brwno

Posts Recomendados

Em 15/02/2021 at 13:41, Marcelo Melo disse:

Não existe isso de troca de HD por SSD perder a garantia do equipamento. Se for feito em uma autorizada ou na própria Apple Store, a garantia permanece inalterada, inclusive se tiver Apple Care.

Esse caso de cobrança de valores para diagnóstico de máquina em garantia está bem estranho. Acho que valeria tentar um contato com o suporte sênior da Apple nos EUA ou ao menos um e-mail para o Tim.

 

Oi Marcelo, confirmei com a assistencia e realmente perde pois eles não utilizam um SSD específico da Apple e sim da SanDisk, pois o meu iMac é 2017 e a Apple não fabrica mais a peça para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal que está acompanhando comigo, agradeço os comentários e dicas. Demorei para responder pois estou sem PC. A Apple me ligou e pediu para levar na assistência técnica que eles trocariam o HD sem custo. Levei e deixei o produto lá, como o amigo falou não estou cobrando se vai ficar pronto ou não. Abri reclamação no Procon, Consumidor.Gov mas pelo menos no Procon o advogado deles rebateu falando que "não existe problema de hardware, pois tudo está normal dentro da velocidade do fabricante." Além disso, abri uma intervenção na própria Fast Shop, que é um processo onde a fast trata diretamente com a Apple para entender o que aconteceu, cobrarem uma posição da empresa. O suporte avançado me falou para trocarmos o HD, esperar chegar, usar um pouco e dar uma devolutiva.

Já o técnico da assistencia me disse que esses problemas são normais do modelo e recorrentes, pois meu HD tem 5400 rotações, um número muito baixo para o uso dos dias atuais e como falei anteriormente se for trocar pro SSD preciso esperar a garantia acabar.

Realmente estou chateado, pois na hora de comprar eu não sabia dessa capacidade do HD reduzida, fora que estou aqui sem pc perdendo tempo de trabalho e todo atrasado nas tarefas. Além de que ter que ficar indo na loja do Morumbi é péssimo, muito longe 😕 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

O diagnóstico é bem simples. Dar o boot a partir de um HD externo USB 3.0 (ou ssd) e utilizar qualquer ferramenta de benchmark da velocidade do HD interno. Normalmente entre 70 e 80 MB/s. Também é possível rodar uma ferramenta de auto diagnostico que checa alguns componentes defeituosos, e nas assistências técnicas existe uma ferramenta semelhante só que ela é acessada por um cabo de rede (o Mac carrega um mini os e a ferramenta pela rede). Espero ter colaborado.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior problema nessa história é que a Apple mantinha um iMac que era uma verdadeira porcaria. Um i5 dual core velho com um HDD de notebook que não aguenta nada.
Provavelmente foi o modelo que vc pegou. Sendo bem sincero, é uma máquina que nem para um uso básico dá conta. 
O que te foi falado sobre upgrade para SSD, faz todo o sentido. E as dicas de usar um SSD externo também.
Infelizmente vc pegou um dos piores iMacs que a Apple lançou. Nem o modelo atual (já antigo Intel básico) que vinha com SSD tinha um bom desempenho, quem dirá com HD lento de notebook.
Sinceramente? Se puder devolver, devolva. Ou caso queira insistir, faça up para 16GB de RAM e coloca um SSD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2021 at 11:12, brwno disse:

Oi Marcelo, confirmei com a assistencia e realmente perde pois eles não utilizam um SSD específico da Apple e sim da SanDisk, pois o meu iMac é 2017 e a Apple não fabrica mais a peça para ele.

Informação improcedente. 
A Apple tem a política de fornecer peças por no mínimo cinco anos depois que o equipamento deixou de ser comercializado. Não importa se ela fabrica as peças, recondiciona e dá total garantia de funcionamento ou mantém em estoque. Até 2025 no mínimo se você levar o seu iMac a Apple vai ter peças a disposição para ele. 
Após o período de cinco anos, a Apple pode fornecer peças por mais dois anos, dependendo do estoque que varia de cada país ou localidade. Você pode consultar a lista aqui:

https://support.apple.com/pt-br/HT201624

 

Se não consta o seu iMac como clássico ou obsoleto, a Apple tem peças. Quem te passou essa informação se equivocou. 
 

A troca por um SSD, mesmo que na garantia, não invalida a garantia do equipamento como um todo, desde que seja feita a troca por um técnico autorizado. Assim como o upgrade de memória. 

Saliento que infelizmente você comprou um dos iMacs mais fracos que a Apple lançou, porém com upgrade de SSD e RAM, ele ficará bem mais utilizável. 
Não perca tempo e compre um SSD de 500GB e dois pentes de 8GB de RAM, totalizando 16GB de RAM e leve na AT e peça para o técnico abrir e trocar. Vc vai ter um outro iMac. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda utilizo em minha casa um iMac 2009 com Core 2 Duo, sem vídeo dedicado e HDD mecânico... mesmo sendo um equipamento ultrapassado, não apresenta essa lentidão do seu... o meu demora sim para o "boot", e não faço edições de videos pesados, mas do restante faço tudo nele, inclusive usando máquina virtual com Windows 10 (dentro do macOS), faço edições de imagens e um ou outro vídeo pequeno...

Lógico que não é minha máquina principal, ainda utilizo um MBPr 2012 em campo e para tarefas pesadas utilizo um Hackintosh em casa.

Sobre perder a garantia trocando o HDD por SSD, cabe uma ressalva: Não se perde a garantia se essa troca for realizada em uma autorizada, por técnico autorizado e qualificado, com peças e componentes por eles fornecidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 12/02/2021 at 18:53, BetoGaleazzo disse:

Na hora que a autorizada tentasse me cobrar por procedimento feito em um aparelho coberto pela garantia eu já teria criado provas e teria ido à justiça. Você tem recibo desse pagamento? Ordem de serviço? Só nessa a Apple já abraça um abacaxi.

Outra coisa, como pode a solução do fabricante ser a sugestão de um upgrade? Então o aparelho que eles vendem não serve pra nada, a menos que tenha upgrade?

Se as coisas realmente são como você está falando, acho difícil que a justiça não te dê razão.

Outra coisa que eu sempre digo: iMac novo no Brasil é furada. Lembro de quando trabalhava em uma revenda autorizada, vendo cliente pagar 10k num computador sem tela Retina, com processador i5 1,6ghz dual core e sem SSD... Várias vezes deixei de vender ao invés de iludir a pessoa. Não vale 3k.

Insista na justiça. Uma coisa é a máquina não dar conta do recado devido à exigência do profissional, outra coisa é ela simplesmente não funcionar.

Boa sorte!

acho que ele levou em uma assistência ESPECIALIZADA e não uma AUTORIZADA da Apple. Quem vai levar pela primeira vez um aparelho Apple a uma assistência acaba levando em uma especializada que não tem nada haver com a garantia Apple, além de pagar pelo concerto ou orçamento, ainda perde a garantia já que não foi uma AUTORIZADA que mexeu no aparelho.

A própria Apple tem culpa nisso, pois sabe que existem as especializadas e é a própria Apple que da treinamento para esse pessoal. Mas essas assistências não cobrem a garantia. E Apple deixa que eles usem esse termo ESPECIALIZADA, o que gera toda uma confusão na cabeça de um usuário de primeira viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2021 at 11:49, brwno disse:

Pessoal que está acompanhando comigo, agradeço os comentários e dicas. Demorei para responder pois estou sem PC. A Apple me ligou e pediu para levar na assistência técnica que eles trocariam o HD sem custo. Levei e deixei o produto lá, como o amigo falou não estou cobrando se vai ficar pronto ou não. Abri reclamação no Procon, Consumidor.Gov mas pelo menos no Procon o advogado deles rebateu falando que "não existe problema de hardware, pois tudo está normal dentro da velocidade do fabricante." Além disso, abri uma intervenção na própria Fast Shop, que é um processo onde a fast trata diretamente com a Apple para entender o que aconteceu, cobrarem uma posição da empresa. O suporte avançado me falou para trocarmos o HD, esperar chegar, usar um pouco e dar uma devolutiva.

Já o técnico da assistencia me disse que esses problemas são normais do modelo e recorrentes, pois meu HD tem 5400 rotações, um número muito baixo para o uso dos dias atuais e como falei anteriormente se for trocar pro SSD preciso esperar a garantia acabar.

Realmente estou chateado, pois na hora de comprar eu não sabia dessa capacidade do HD reduzida, fora que estou aqui sem pc perdendo tempo de trabalho e todo atrasado nas tarefas. Além de que ter que ficar indo na loja do Morumbi é péssimo, muito longe 😕 

cara sinceramente? Eu no PROCON faria a Apple pagar em dobro todo esse constrangimento que tu ta passando. O valor base seria o valor que tu pagou nessa máquina. No mínimo faria isso. Pegava metade pagaria a FAST SHOP (pela compra dessa "incrível" maquina) e pagaria o que faltava de parcelas; e a outra parte compraria uma máquina boa e mais atual, como um MacBook pro M1 ou um iMac M1.

Tu aceitando a troca, o novo HD vai funcionar normal e sem lentidão, mas depois de uns meses tudo voltará ao mesmo problema de antes. Como tu mesmo disse, que nos primeiros meses tudo era bom e depois foi ficando lento e deplorável. Isso é um problema vicioso desse iMac, ele já foi lançado com um hardware beirando fim de vida. Esses meses que vai funcionar sem problemas será o suficiente para acabar a garantia e eles lavem as mãos se tu voltar a ter o problema de lentidão ou qualquer outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...