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MacBook Pro - Big Sur danificando a bateria - Big Sur Battery Service Required!


Marcelo Juliao

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Após três dias do upgrade para o Big Sur meu MacBook Pro Touch Bar 2017 (4 portas Thunderbolt 3) desligou e só funciona plugado o carregador. No ícone da bateria aparece um ponto de exclamação e quando clica aparece Battery Service Required!

Fiz uma pesquisa no Google em inglês e encontrei vários casos semelhantes, pessoas que após instalarem o Big Sur tiveram suas baterias danificadas!

Minha bateria era nova ainda, tinha apenas 74 ciclos! Levei na Apple Store do Shopping Morumbi em São Paulo e eles trocaram a bateria sem custo através do programa de recall do teclado butterfly destes MacBooks Pro. Na verdade é trocado todo o Top Case da máquina (teclado, trackpad e bateria, pois a bateria vem colada ao teclado).

Fui feliz da vida pra casa com um Top Case novo e em função disso uma bateria nova. Dois meses depois da troca, o mesmo problema acontece novamente, desta vez a bateria tinha apenas 5 ciclos e foi pro saco!!! Levei novamente na Apple e como ainda estava na garantia de 3 meses da troca do Top Case, foi trocado novamente o Top Case sem nenhum custo!

Meu medo é que aconteça novamente, afinal não é um problema de bateria, e sim alho no Big Sur que está danificando a bateria!

Alguém com um problema semelhante?

Editado por Marcelo Juliao
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Algo semelhante ocorreu no meu antigo MacBook Air 2017, logo depois da atualização passou a indicar o alerta de manutenção.

 

Porém o que me assusta é que o meu novo MacBook Air M1, que em teve já roda nativamente o novo sistema e arquitetura da maçã, recentemente teve a duração da carga da bateria diminuída drásticamente, logo na primeira semana em navegação da web era fácil de passar das 12 horas de uso, e agora ele mal está durando 5 na bateria.

 

 

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  • 2 semanas depois...
  • 5 mês depois...

Depois da ultima versão do big sur meu mac apagou, e não conseguia ligar novamente. Na tela só aparecia o desenho de carregando. Levei na assistência e estou aguardando o parecer deles. Um dia antes ele desligou sozinho, e ao entrar no estado da bateria, ela estava perfeita, sem danos. E agora? Vou ter q pagar a troca por uma nova? 

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Em 06/02/2021 at 23:01, Marcelo Juliao disse:

Após três dias do upgrade para o Big Sur meu MacBook Pro Touch Bar 2017 (4 portas Thunderbolt 3) desligou e só funciona plugado o carregador. No ícone da bateria aparece um ponto de exclamação e quando clica aparece Battery Service Required!

Fiz uma pesquisa no Google em inglês e encontrei vários casos semelhantes, pessoas que após instalarem o Big Sur tiveram suas baterias danificadas!

Minha bateria era nova ainda, tinha apenas 74 ciclos! Levei na Apple Store do Shopping Morumbi em São Paulo e eles trocaram a bateria sem custo através do programa de recall do teclado butterfly destes MacBooks Pro. Na verdade é trocado todo o Top Case da máquina (teclado, trackpad e bateria, pois a bateria vem colada ao teclado).

Fui feliz da vida pra casa com um Top Case novo e em função disso uma bateria nova. Dois meses depois da troca, o mesmo problema acontece novamente, desta vez a bateria tinha apenas 5 ciclos e foi pro saco!!! Levei novamente na Apple e como ainda estava na garantia de 3 meses da troca do Top Case, foi trocado novamente o Top Case sem nenhum custo!

Meu medo é que aconteça novamente, afinal não é um problema de bateria, e sim alho no Big Sur que está danificando a bateria!

Alguém com um problema semelhante?

Marcelo, bom dia!

Por tudo o que você falou, sua bateria não está danificada. É apenas um bug que está mostrando a mensagem incorretamente, mas a bateria muito provavelmente está saudável; no seu lugar, próxima vez que isso voltasse a acontecer eu tentaria resetar a PRAM: quando for ligar o seu Mac, mantenha as teclas Command + Option + P + R e deixe o computador reiniciar umas três vezes pelo menos. Se a mensagem continuar a aparecer, siga esses passos, isso deve resolver. Como eu disse, a mensagem aparecendo para uma bateria nova é só um bug, não há motivo para você precisar trocar a sua bateria, e muito provavelmente isso será resolvido em alguma próxima atualização. 

Editado por Visitante
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Em 23/07/2021 at 09:40, A. Hatsichjetztumbenennen disse:

Marcelo, bom dia!

Por tudo o que você falou, sua bateria não está danificada. É apenas um bug que está mostrando a mensagem incorretamente, mas a bateria muito provavelmente está saudável; no seu lugar, próxima vez que isso voltasse a acontecer eu tentaria resetar a PRAM: quando for ligar o seu Mac, mantenha as teclas Command + Option + P + R e deixe o computador reiniciar umas três vezes pelo menos. Se a mensagem continuar a aparecer, siga esses passos, isso deve resolver. Como eu disse, a mensagem aparecendo para uma bateria nova é só um bug, não há motivo para você precisar trocar a sua bateria, e muito provavelmente isso será resolvido em alguma próxima atualização. 

A NVRAM é reiniciada ao segurar a combinação de teclas que você citou na primeira reinicialização. A PRAM (Parameter Random Access Memory) é um recurso antigo, que a Apple substituiu pela NVRAM (Non-volatile Random Access Memory), um sistema mais moderno para fazer a mesma coisa.

A NVRAM em Macs é reiniciada ao segurar a combinação de teclas e o Mac reiniciar uma vez, com excessão dos que tem chip T2. Nesse caso, a NVRAM é reiniciada quando o Mac exibe o logo da Maçã pela segunda vez.

Os procedimentos completos, incluindo instruções adicionais caso o Mac tenha senha de firmware, pode ser encontrado em https://support.apple.com/pt-br/HT204063 .

A maior questão é que a NVRAM não tem influência alguma sobre gestão de energia e bateria. O que tem influência nesse caso é o SMC (System Management Controller), que além de controlar a carga da bateria, também controla outros componentes como ventoinhas, botão liga-desliga e diversos sensores.

O procedimento para reiniciar o SMC varia de acordo com o modelo de Mac e pode ser visto em https://support.apple.com/pt-br/HT201295 . Acredito que esse seja o melhor início para tentar resolver os erros relacionados aos itens comentados no tópico.

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3 horas atrás, Alan Leitão disse:

A NVRAM é reiniciada ao segurar a combinação de teclas que você citou na primeira reinicialização. A PRAM (Parameter Random Access Memory) é um recurso antigo, que a Apple substituiu pela NVRAM (Non-volatile Random Access Memory), um sistema mais moderno para fazer a mesma coisa.

A NVRAM em Macs é reiniciada ao segurar a combinação de teclas e o Mac reiniciar uma vez, com excessão dos que tem chip T2. Nesse caso, a NVRAM é reiniciada quando o Mac exibe o logo da Maçã pela segunda vez.

Os procedimentos completos, incluindo instruções adicionais caso o Mac tenha senha de firmware, pode ser encontrado em https://support.apple.com/pt-br/HT204063 .

A maior questão é que a NVRAM não tem influência alguma sobre gestão de energia e bateria. O que tem influência nesse caso é o SMC (System Management Controller), que além de controlar a carga da bateria, também controla outros componentes como ventoinhas, botão liga-desliga e diversos sensores.

O procedimento para reiniciar o SMC varia de acordo com o modelo de Mac e pode ser visto em https://support.apple.com/pt-br/HT201295 . Acredito que esse seja o melhor início para tentar resolver os erros relacionados aos itens comentados no tópico.

Marcelo, bom dia!

Por tudo o que você falou, sua bateria não está danificada. É apenas um bug que está mostrando a mensagem incorretamente, mas a bateria muito provavelmente está saudável; no seu lugar, próxima vez que isso voltasse a acontecer eu tentaria resetar a PRAM: quando for ligar o seu Mac, mantenha as teclas Command + Option + P + R e deixe o computador reiniciar umas três vezes pelo menos. Se a mensagem continuar a aparecer, siga esses passos, isso deve resolver. Como eu disse, a mensagem aparecendo para uma bateria nova é só um bug, não há motivo para você precisar trocar a sua bateria, e muito provavelmente isso será resolvido em alguma próxima atualização. 

Marcelo, bom dia!

Por tudo o que você falou, sua bateria não está danificada. É apenas um bug que está mostrando a mensagem incorretamente, mas a bateria muito provavelmente está saudável; no seu lugar, próxima vez que isso voltasse a acontecer eu tentaria resetar a PRAM: quando for ligar o seu Mac, mantenha as teclas Command + Option + P + R e deixe o computador reiniciar umas três vezes pelo menos. Se a mensagem continuar a aparecer, siga esses passos, isso deve resolver. Como eu disse, a mensagem aparecendo para uma bateria nova é só um bug, não há motivo para você precisar trocar a sua bateria, e muito provavelmente isso será resolvido em alguma próxima atualização. 

Marcelo, bom dia!

Por tudo o que você falou, sua bateria não está danificada. É apenas um bug que está mostrando a mensagem incorretamente, mas a bateria muito provavelmente está saudável; no seu lugar, próxima vez que isso voltasse a acontecer eu tentaria resetar a PRAM: quando for ligar o seu Mac, mantenha as teclas Command + Option + P + R e deixe o computador reiniciar umas três vezes pelo menos. Se a mensagem continuar a aparecer, siga esses passos, isso deve resolver. Como eu disse, a mensagem aparecendo para uma bateria nova é só um bug, não há motivo para você precisar trocar a sua bateria, e muito provavelmente isso será resolvido em alguma próxima atualização. 

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    • Por Samuel Guimaraes
      Pessoal, estou vendendo esse computador para meu primo. Ele comprou essa máquina comigo há quase 2 anos na verdade.
      Ela tem só 131 ciclos de bateria pois ele usa bem pouco, mais hobby mesmo com Apple.
       
      Quem tiver em Belo Horizonte e Região, pode retirar em mãos.

      Está anunciado no ML e lá tem a comissão deles.  R$ 9.000,00
      Se quiser comprar direto também podemos ver um opção de preço melhor via outro canal.
       
      Apple MacBook Pro 15-Inch "Core i7" 2.6 Touch/Late 2016 Specs
      Late 2016 15" (Touch Bar) - MLH32LL/A*

      Quem quiser mais informações sobre o modelo: https://everymac.com/systems/apple/macbook_pro/specs/macbook-pro-core-i7-2.6-15-late-2016-retina-display-touch-bar-specs.html




    • Por FabioRochaJr
      Pessoal, estou vendendo Bateria Magsafe Powercore Magnetic 5K da Anker para a linha iPhone 12.
      Produto lacrado, sem uso e já no Brasil com envio imediato.
      Para cálculo do frete favor mandar o CEP por aqui, MP ou campo de Perguntas do ML.
      Valor - 599,00
      Link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2019585971-bateria-magsafe-anker-powercore-magnetic-5k-linha-iphone12-_JM


    • Por Ian
      Fala pessoal! 
      Tive que trazer um tópico aqui que vi e particularmente achei absurdo de sinistro. Infelizmente hoje em dia na rede nós escutamos tudo quanto é tipo de coisa... Eu geralmente quando tenho algo a esclarecer que considero relevante, busco entrar em contato direto com o fabricante e esclarecer alguma duvida ou solicitar alguma instrução que nao esteja clara no site deles.
      Pois bem, acabei de ver alguns videos de uma galera dizendo sobre os malefícios do carregamento de iPhone dos 80 aos 100%, achei bizarro. E olha que to falando de uma galera pesada ein? Influencers mesmo... e geral nos comentários apoiando e de acordo com o conteúdo. 
      Eu tenho um aparelho que me rende o dia inteiro de carga tranquilo, já existe uma função de carregamento otimizado, por qual razão eu iria me privar de ter uma bateria 100% a ter 20% a menos? Em prol do que? Nao é possível que os engenheiros do fabricante projetaram algo que dure X horas e o melhor uso desse equipamento é utilizando apenas Y horas.
      Does it make sense?
      Dei uma pesquisada com uma galera técnica aqui da Europa que são expert na maça, e única coisa que escuto é, apenas faça um uso racional do seu aparelho. Caso voce tenha uma rotina de carrega-lo todos os dias a noite toda e utiliza-lo o dia inteiro, assim o faça. A constância ajuda na vida util. Caso consiga manter por um ano essa rotina de 1 carregamento norturno para 1 uso diurno sem queda, significa que após 1 ano voce estará com a bateria pouquíssimo degradada. 
      Mas e ai, qual é dessa galera que diz que se deve carregar a bagaça apenas ate os 80% ?
       
    • Por Ian
      Fala pessoal! Espero que consigam me ajudar nessa. 😃
      Vamos lá! 
      Partindo do ponto de princípio que nossos aparelhos funcionam com bateria íons e tenham uma vida por ciclos, e haja um limite de vida útil de bateria, pensei em tentar preserva-lo usando ele com 100% de carga no PowerBank (tipo o que acontece com o uso do smartcase apple). Tenho um PowerBank da GorilaShield nano, a bateria é autêntica, nada “vagabundo”ou pirata, bastante confortável e comecei hoje a por em prática essa ideia. Já adianto que meu aparelho não esquenta, meu uso também não é tão intenso relacionado a jogos e vídeos, sou bastante sensato, e, caso esquente irei parar imediatamente de usá-lo enquanto conectado na bateria. Mas a ideia é seguindo a seguinte teoria: se meu aparelho está 100% carregado e passa o dia no PowerBank, logo ele estará consumindo a bateria do PowerBank e não do aparelho, preservando assim a quantidade de ciclos. Seria mais ou menos como funciona o smartcase da própria Apple. Tenho um iPhone XS, garantia até fevereiro 2022, hoje com 204 ciclos de bateria. Minha bateria dura o dia inteiro mas estou disposto a começar essa experiência com o PowerBank.
      Isso faz sentido pra vocês? Tem lógica?
      Alguém sabe me dar uma informação precisa sobre isso? 
    • Por Pedro Henrique da Silva
      Boa noite!
      Estou há pouco tempo com um MacBook Air M1, meu primeiro por sinal, desde que chegou já precisei comprar uma daquelas entradas bico de pato para que funcionassem nas tomadas de casa, uma vez que ele veio dos EUA com aquele encaixe padrão de lá. Comprei no internet mesmo, nada oficial, afinal nem sei se eles vendem apenas o encaixe da tomada sem a fonte inteira.
      Desde o início eu já sentia uma vibração na carcaça do garoto, mas achei que era alguma coisa do relativamente normal, ou apenas impressão. Hoje eu notei que quando ele está fora da tomada, ele não tem essas sensação de vibração na carcaça. E observando isso, eu passei a ficar incomodado... Agora estou no dilema, gastar ciclos da bateria, trocar a entrada/achar alguém com encaixe de três pinos. 
      Existe alguma explicação para isso??? Por favor ajudem o novato com os notebooks da maçã.
    • Por Mateus Cazuza Silva
      Tenho um hackintosh com BigSur, mesmo ele estando pós formatado ele apresenta travamento do sistema, fica lento, congela.
      Abri o Monitor de Atividade e vi que ele estava ocioso (75%~94%). O que me chama a atençao é que sempre o grafico esta la embaixo vejo as procentagens de sistema (vermelho) e usuário (azul) sempre baixos ou moderados, mesmo assim o mac fica ocioso e travando.
      Paro alguns processo mas nada adianta, ele parece sempre cheio e sem poder de processamento, basta eu abrir algumas abas do chrome ou abrir meu editor de codigo que ele trava. Isso acontecia tbm no Catalina, pensei que uma formatação limpa resolveria, mas o problema continua no bigsur.

      Se eu insistir em usar mesmo assim ele melhora o rendimento, diante do bom desempenho vejo novamente o monitor de atividade e vejo que ele nao esta ocioso (20%~60%) mas o consumo do lado do sistema (vermelho) e usuario (azul) estão no topo do grafico (40%~80%).

      O que posso fazer para melhorar o rendimento e performance do meu Hackintosh?

      SPECS:
      Placa de Video AMD rx570 4GB Placa Mae: Gibabyte B85M  Core i5 4696 SSD XRayDisk 512GB 24Gb Ram (2x8 - 2x4)
       
      Sobre este Mac

    • Por ClaudioJr
      Olá Amigos(as),
      Tudo bem com vocês?
      Sou um marinheiro de primeira viagem e assim estou adquirindo meu primeiro MACBOOK. O modelo escolhido seria um PRO 2020 com o processador M1, 8 GB e 512 SSD.
      Eis que procurando em algumas lojas, me deparei com modelos que teoricamente são iguais, porém com números de produto diferente. 
      Por exemplo, em uma grande rede de varejo, encontrei o modelo MYD92BZ/A e o modelo MYDC2BZ/A que me pareceram iguais em termos de configuração, porém com preços (bastante) diferentes...
      Poderiam me auxiliar a decifrar o que está por trás dessas letras/código? Alguém tem alguma dica sobre locais mais indicados para aquisição desse macbook?  Há algum detalhe que devo estar atento quanto a identificação desses modelos?
      Um abraços a todos!
    • Por fabriciuh91
      estou com um macbook pro 2011 e nao estou conseguindo reinstalar o catalina nele, fiz todo o processo que diz no tutorial mas quando chega no fim da atualizacao da erro. alguem poderia me ajudar?
    • Por Desirée Oliveira
      No início do ano, a tela do meu computador MacBook Pro deu um problema e apareceram glitches incontroláveis. O aparelho é o modelo MacBook Pro 15” i7/ 2.6 Ghz/ 512 GB ssd/ 16 gb/ Touch Bar / Cinza Espacial e então decidi procurar uma Assistência Autorizada da marca no Brasil/SP. Fui até a empresa STI Tecnologia, deixei para orçamento e eles me instruíram a realizar a troca do display inteiro. O valor desse serviço era de R$ 5.475,00. O que se espera de um investimento desses é o máximo de qualidade e eficiência. Na época, entenderam que o problema existia a partir de negligência de uso - modus operandi da assistência. Acreditando no que me disseram, aceitei a proposta e seguimos com a troca do display.
      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

    • Por heberdelia
      Tenho um Apple Watch Series 3 GPS e está com o sistema mais atual do WatchOS, que é a versão 7.5. Uso constantemente meu MacBook Air 2017, que também está com a última versão do MacOS e, frequentemente, costumo desbloquear o Mac com o relógio. Mas, de uns tempos para cá, toda vez que o Mac entra em stand-by, na hora que vou desbloquear, chega a aparecer a mensagem "Unlocking with Apple Watch" mas daí surge o campo para eu digitar a senha de bloqueio, tendo que digitá-la para acessar meu computador. Já fiz tudo o que poderia: resetei o Watch, desvinculei com o iPhone, fiz novo pareamento, desativei a opção de desbloqueio nos ajustes do Mac, mas nada. Esse bug está acontecendo de maneira recorrente. 
      Se alguém puder me orientar ou conhecer algum procedimento que possa tentar, ficarei muito grato. Ouvi dizer que isso é um bug do WatchOS, mas não sei se procede.
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