Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sem Permissão de escrita em minhas próprias pastas


RickBGS

Posts Recomendados

Olá, pessoal. Faz um tempinho que não comento aqui, e estou olhando pouco, mas é que está russo aqui no trampo, rs. Mas bem, aqui estou eu com uma dúvida: eu precisei reinstalr o Mac OS X. Copiei minha pasta Home para um outro HD, formatei, reinstalei e tal. Depois eu restaurei o conteúdo da Home. Não substituí a pasta, apenas o conteúdo, ou seja, não arrastei a pasta RickBGS para /Users/, mas o conteúdo de RickBGS do HD de backup para /Users/RickBGS/. Consigo ler os arquivos e tal. Porém eu não consigo gravar neles. Não tenho permissão de escrita!

Medidas que eu já tomei:

- Dei acesso de Read & Write para meu usuário e pedi que ele replicasse as permissões em todos os itens e sub itens da pasta [Apply to enclosed items];

- Pelo Disk Utility pedi para ele reparar as permissões do disco inteiro.

Mas nada…

Aproveitando, quem pertence ao grupo staff? Os demais usuários?

Se alguém puder ajudar, agradecido! rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

vamos la. clike na pasta que vc nao consegue modificar. acione ? i (obter informacoes). logo abaixo da janela que abriu procure por permissoes. se estiver como SISTEMA, clike no cadeado, digite sua senha e modifique para o ADMINISTRADOR ou pelo seu nome... e pronto: tente modificar o nome da pasta. provavelmente dara certo. considerando que estou com um leopard e meu mac mini com o tiger, as informacoes que dei podem ser que deem certo.

espero ter ajudado em algo.

att. Marcelino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso eu já tinha feito, rs. Inclusive lembrando que meu usuário é administrador. E não rolou. Inclusive repliquei isso para todas as subpastas e arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fins de documentação, encontrei estas threads sobre o assunto em um outro fórum, em inglês:

http://discussions.apple.com/thread.jsp ... 9&tstart=0

http://discussions.apple.com/thread.jsp ... ID=6705171

E dentro destes tem mais links. Mas o primeiro foi o mais interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Documentando a resolução do problema, pelo Terminal:

1. sudo chmod -R -N ~ (no lugar de ~, que é um atalho para a Home, qualquer caminho para a pasta com os arquivos poderia ser usado)

Isto (o -N) apaga os ACL, que me negava acesso. O -R é para fazer com que isso se replique por todos os sub-diretórios e arquivos da hierarquia abaixo do caminho especificado.

2. sudo chmod -R 755 ~

Isto restaurou os privilégios para o padrão. Eu tinha usado o chown antes, mas porque eu fiquei fazendo testes, rs. Com o sudo chown -R RickBGS:staff ~ (para quem não é administrador) ou sudo chown -R RickBGS:admin ~ (para quem é) torna você (o usuário e grupo especificados, claro) owner (dono) dos arquivos e pastas. Resolvi fazer porque como formatei, o usuário que estava "registrado" nos arquivos backupeados não era o mesmo, apesar de terem o mesmo nome. Nunca poderia ser. O sistema operacional reconhece você por um ID criado quando se cria o usuário, e mesmo que você crie usuários com mesmo nome, os IDs serão diferentes. Aleatórios. Os nomes são apenas para não termos que usar um código longo, extenso e difícil pra caramba de decorar! rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Como eu acesso pelo terminal??? estou com o mesmo problema! mas de tanto que eu mexi o meu note nem entra mais no OSX, fica na tela azul da maçã tentando iniciar e NADA. Só com o CD que ele da sinal de vida, mas não quero formatar!

Essa solução que você arrumou pode ser traduzida pra um "leigo" ???

Abc

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz algo similar, passando meus arquivos para outra partição do HD do mac, e criando outra conta de usuário. Quando fui pegar os arquivos Mna nova conta), ele dizia que pertenciam ao usuário anterior.

Usei uma interface gráfica pelo programa BatCHMOD para liberar as permissões.

Só queria comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...