Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Novo chip M1 para programação


franciscos

Posts Recomendados

Estou na saga para comprar meu primeiro MacBook.

Até então, minha escolha é o Air 2020 com chip M1.

Vi alguns comentários dizendo que esse novo chip tem uma arquitetura diferente comparada com a dos processadores Intel, fazendo com que alguns programas ou recursos não funcionem bem

Sou desenvolvedor web (React/NodeJs/Python) e no dia a dia utilizo basicamente o VS Code e aplicativos do pacote office.

Minha dúvida é a respeito da compatibilidade de programas/aplicativos que eu possa vir utilizar pra programar com o chip M1, é um ponto relevante que eu deva observar? Programadores, vocês já tiveram ou ouviram falar em algum problema desse tipo? Algo que dificulte o trabalho de um programador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Francisco,

Eu não sou programador, mas estou comprando um Air M1 e tenho buscado bastante informação.
Não sei mesmo quais são os programas que você citou (passo longe de conhecimento em programação), mas deduzindo que esse seria o seu primeiro Mac, você utiliza de Windows ou Linux, certo?! Se sim, ainda que não haja compatibilidade dos programas nativamente, você conseguirá fazer por virtualização do Windows ARM ou distro de Linux que já esteja compatível com a arquitetura “nova”.

E pelo que eu encontrei, você consegue rodar com processamento como se fosse aplicativo nativo pra macOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, franciscos disse:

Estou na saga para comprar meu primeiro MacBook.

Até então, minha escolha é o Air 2020 com chip M1.

Vi alguns comentários dizendo que esse novo chip tem uma arquitetura diferente comparada com a dos processadores Intel, fazendo com que alguns programas ou recursos não funcionem bem

Sou desenvolvedor web (React/NodeJs/Python) e no dia a dia utilizo basicamente o VS Code e aplicativos do pacote office.

Minha dúvida é a respeito da compatibilidade de programas/aplicativos que eu possa vir utilizar pra programar com o chip M1, é um ponto relevante que eu deva observar? Programadores, vocês já tiveram ou ouviram falar em algum problema desse tipo? Algo que dificulte o trabalho de um programador?

@franciscos, eu sou engenheiro de software, comprei o meu Mac em novembro, porém nos primeiros meses houveram muitas incompatibilidades, como ainda está acontecendo, porém se você estritamente trabalha dentro dessas tecnologias você não vai ter problemas, React/NodeJs/Python estão funcionando bem e já existiam sdks em arm para essas linguagens.
Docker ainda está em tech preview, porém você pode fazer o uso de containers em arm para montar seu ambiente de desenvolvimento.

bibliotecas como Qt ainda não estão funcionado bem.
Go vai lançar uma release do sdk para funcionar com os processadores da apple, porém você pode usar a versão em arm dentro de container.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vscode também tá em testes, a versão insiders pode atender às suas necessidades temporariamente.
intellij já está full compatível com o apple silicon.

você pode acompanhar tudo isso através desses sites:

https://isapplesiliconready.com

https://doesitarm.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.8k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...