Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Mini M1


Posts Recomendados

Eu andei pesquisando nas últimas semanas sobre esse assunto pois pretendo pegar um MacBook Pro com M1 no meio do ano, se uma viagem que pretendo fazer for mesmo dar certo.

Achei este vídeo no YouTube que esclareceu bastante. Em suma o que ele disse é que a maioria das ferramentas já funcionam nativamente, e as que ainda não funcionam nativamente ou funcionam através do Rosetta 2 sem problemas, ou estão em fase de adaptação para o ARM/M1.

Pra quem gosta de usar o gerenciador de pacotes Homebrew, é interessante dar uma pesquisada mais a fundo. Dá pra instalar o gerenciador de pacotes, e muitos pacotes já podem ser instalados normalmente (como ele mostrou no vídeo), mas é preciso verificar se os pacotes que geralmente usa estão funcionando normalmente.

Depois que ele lançou esse vídeo, o Docker já foi oficialmente lançado pra M1. O VS Code e também as IDEs da IntelliJ já funcionam nativamente no Silicon.

Sobre o Windows, ainda não existe suporte oficial. Aparentemente já conseguiram rodar a versão ARM do Windows 10 num MacBook Pro com o novo processador e o desempenho foi melhor do que no Surface Pro X da Microsoft (HAHAHAHAHAHA), e a Parallels disse que já está desenvolvendo a solução pra virtualização. Porém oficialmente, nada ainda.

O que eu não me dei muito ao trabalho de pesquisar é como está o desenvolvimento Android nessas máquinas. Não faço ideia em que pé está.

Em suma, parece que os novos Macs com Apple Silicon já atendem a necessidade da maioria esmagadora dos profissionais da área de desenvolvimento, e com um baita desempenho, mesmo as aplicações que ainda rodam no Rosetta. Pelo jeito a indústria de software abraçou a ideia da Apple e tá buscando se adaptar, porque aparentemente o Silicon é só sucesso.

Porém a dica é: não compre sem antes pesquisar se atende suas necessidades.

Abrs.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Depois que ele lançou esse vídeo, o Docker já foi oficialmente lançado pra M1. O VS Code e também as IDEs da IntelliJ já funcionam nativamente no Silicon.

O Docker foi oficialmente lançado em testes, não recomendado para o uso produtivo, só lembrando que você vai somente rodar bem imagens arm e compilar imagens para ARM, existe uma funcionalidade bem antiga que não funcionava muito bem que era o bulidx, porém eles irão dar mais atenção pra quem necessita de cross-compiling.

Vscode também está em tech preview. Porem rodando legal com rosetta (pode haver alguns problemas com plugins.)
Unica IDE pronta no momento é o IntelliJ.

sdks como a do Go, Qt ainda estão com problemas de compatibilidade no novo processador, porém go você pode rodar dentro de uma imagem arm do docker.

o restante, python, node, react, ruby, tão rodando bem e já existiam compilações em ARM.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Desenvolvedor Fluter aqui... trabalho em um Hackintosh topo de linha (i9, 32gb ram, 5700xt, 4 monitores) e peguei um macbook air m1 8gb ram para usar nos fins de semana no sitio.

Em questão de performance não sinto nenhuma diferença, é realmente incrivel, algumas coisas são até mais rápidas! E o mais incrivel de tudo, zero barulho, sem ventoinha!!

Já tive um macbook pro 2017 com i7 antes e era bem sofrido, lento e ventoinha ligada o tempo todo durante compilação... estou impressionado.

Aproveitando pra recomendar um software de sincronização de arquivos entre macs (ou windows/linux), chamado Syncthing, muito bacana, tipo dropbox e afins porém funciona também na rede local... gostei demais e é gratuito e opensource!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...