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Macbook Pro: Ventoinhas só funcionam "forçadas"


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Tenho um Macbook Pro Late 2013 (eu sei, eu sei, tá bem velhinho, mas ainda tá dando pro gasto, rs).

Nessa semana eu reparei que ele estava esquentando bastante, e pra força-lo a baixar a temperatura eu joguei um ventilador na "cara" dele. Hoje me dei conta de que a ventoinha não estava funcionando (pelo tempo de uso, até achei que ela tivesse pifado). Mas antes de decretar a falência da mesma, resolvi testar o Mac Fans Control e para minha surpresa a danada tá funcionando sim. O problema é que ela não está sendo acionada automaticamente pelo sistema. Quando eu a forço a trabalhar ela chega no máximo RPM e baixa a temperatura rapidinho.

Eu resetei o SMC mas mesmo assim ela só funciona quando o Mac Fans está aberto.

Alguém tem ideia do que seja? Como ela pode voltar a funcionar pelo sistema (sem ser por um app de 3º)?

 

P.S.: Eu não entendo muito, mas vi que se forçá-la demais, pode acabar danificando o macbook todo. Por isso deixei o ventilador na cara dela, por enquanto, pra ele controlar a temperatura sem ter que forçar nada.

P.S.2: Caso não consiga resolver, fazendo-a atuar pelo sistema, tem alguém que entenda bem do Mac Fans Control? qual configuração ideal para ele trabalhar sem forçar nada e sem levá-la a um defeito sem necessidade?

Editado por Guilherme Zapparoli
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"Esquentando bastante", quanto? Porque tem gente que acha que 75 ~ 80.C é superaquecimento, mas não é, dependendo da tarefa que está sendo executada (seja por você deliberadamente, ou pelo sistema em background).

Talvez ela não esteja acionando porque não precise, e você talvez esteja encucado, rs.

Se pelo app a ventoinha liga, e se você consegue ver a temperatura do aparelho em algum lugar, é sinal que tanto a ventoinha quanto os sensores estão funcionando. Já é 99% de certeza que não se trata de um defeito de hardware. Porém também não lembro de alguma vez ter visto um problema assim causado por software!

Instale o Intel Power Gadget e diga qual temperatura está aparecendo.

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7 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

"Esquentando bastante", quanto? Porque tem gente que acha que 75 ~ 80.C é superaquecimento, mas não é, dependendo da tarefa que está sendo executada (seja por você deliberadamente, ou pelo sistema em background).

Talvez ela não esteja acionando porque não precise, e você talvez esteja encucado, rs.

Se pelo app a ventoinha liga, e se você consegue ver a temperatura do aparelho em algum lugar, é sinal que tanto a ventoinha quanto os sensores estão funcionando. Já é 99% de certeza que não se trata de um defeito de hardware. Porém também não lembro de alguma vez ter visto um problema assim causado por software!

Instale o Intel Power Gadget e diga qual temperatura está aparecendo.

Ele passa fácil dos 90º (trabalho com edição de vídeos pelo Final Cut) a média é 97º, mas chega a passar dos 100º algumas vezes.

O problema é que mesmo passado dos 90º ela nem dá sinal de vida sozinha. Só quando abro o Mac Fans Control que ela começa a funcionar.

Editado por Guilherme Zapparoli
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12 horas atrás, Guilherme Zapparoli disse:

Tenho um Macbook Pro Late 2013 (eu sei, eu sei, tá bem velhinho, mas ainda tá dando pro gasto, rs).

Nessa semana eu reparei que ele estava esquentando bastante, e pra força-lo a baixar a temperatura eu joguei um ventilador na "cara" dele. Hoje me dei conta de que a ventoinha não estava funcionando (pelo tempo de uso, até achei que ela tivesse pifado). Mas antes de decretar a falência da mesma, resolvi testar o Mac Fans Control e para minha surpresa a danada tá funcionando sim. O problema é que ela não está sendo acionada automaticamente pelo sistema. Quando eu a forço a trabalhar ela chega no máximo RPM e baixa a temperatura rapidinho.

Eu resetei o SMC mas mesmo assim ela só funciona quando o Mac Fans está aberto.

Alguém tem ideia do que seja? Como ela pode voltar a funcionar pelo sistema (sem ser por um app de 3º)?

 

P.S.: Eu não entendo muito, mas vi que se forçá-la demais, pode acabar danificando o macbook todo. Por isso deixei o ventilador na cara dela, por enquanto, pra ele controlar a temperatura sem ter que forçar nada.

P.S.2: Caso não consiga resolver, fazendo-a atuar pelo sistema, tem alguém que entenda bem do Mac Fans Control? qual configuração ideal para ele trabalhar sem forçar nada e sem levá-la a um defeito sem necessidade?

Guilherme, bom dia!

Quando você liga a ventoinha manualmente, se você setar a velocidade mínima, ela chega a ligar? Ou só quando você liga elas no talo?

Há relatos de modelos 2011-2012 em que poeira ou materiais sólidos (vai entender como a galera conseguiu...) estavam bloqueando o funcionamento dos Coolers. Isso foi diagnosticado quando um ser humano percebeu que a ventoinha não ativava em baixas rotações, apenas com RPM lá em cima. Dessa forma, a galera ativava manualmente as ventoinhas no máximo, segurava o Mac na vertical ou de cabeça pra baixo e dava algumas bordoadas "carinhosas" nele. Ouvia-se uns 2 ou 3 estalos e o problema era solucionado, por conta de o que trancar a ventoinha não estar mais lá, e os Coolers voltavam a funcionar em baixa RPM. Perceba que quando digo baixa RPM é você ativar eles em baixa e ver se liga. Se não forem acionados, quando o sistema enviar sinal positivo para eles e eles não ligarem, vai acusar falha, fazendo com que também não sejam ativados quando houver necessidade de rotações mais altas. Por isso funcionaria só manualmente. É um problema que consigo simular em linux, por exemplo, e só vi em Macs de outros colegas.

Se esse não for o seu caso (não funcionar em baixa RPM) e já zerou o SMC... acredito que só uma reinstalação limpa do MacOS pra resolver. Porque sensor está funcionando, Cooler funciona, os sinais são enviados pela placa-mãe ao Cooler quando você ativa eles manualmente. Só resta software. E sistemas baseados em Unix, mesmo sendo um Mac, se qualquer coisa baixo nível estiver fora dos conformes... zera tudo e vai na fé.

Abraço!

Editado por Bruno Régis Duarte
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      Se quiser comprar direto também podemos ver um opção de preço melhor via outro canal.
       
      Apple MacBook Pro 15-Inch "Core i7" 2.6 Touch/Late 2016 Specs
      Late 2016 15" (Touch Bar) - MLH32LL/A*

      Quem quiser mais informações sobre o modelo: https://everymac.com/systems/apple/macbook_pro/specs/macbook-pro-core-i7-2.6-15-late-2016-retina-display-touch-bar-specs.html




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      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

    • Por Raul Duelis
      Pessoal, meu MacBook da assinatura, o qual utilizo no dia-a-dia, deixou de abrir no macOS. Não teve atualização (nem dele e nem do sistema) e já reinstalei o app diversas vezes e nada. Ele só fica nessa tela preta e nada. Alguém sabe como resolver?

    • Por Marcelo Juliao
      Após três dias do upgrade para o Big Sur meu MacBook Pro Touch Bar 2017 (4 portas Thunderbolt 3) desligou e só funciona plugado o carregador. No ícone da bateria aparece um ponto de exclamação e quando clica aparece Battery Service Required!
      Fiz uma pesquisa no Google em inglês e encontrei vários casos semelhantes, pessoas que após instalarem o Big Sur tiveram suas baterias danificadas!
      Minha bateria era nova ainda, tinha apenas 74 ciclos! Levei na Apple Store do Shopping Morumbi em São Paulo e eles trocaram a bateria sem custo através do programa de recall do teclado butterfly destes MacBooks Pro. Na verdade é trocado todo o Top Case da máquina (teclado, trackpad e bateria, pois a bateria vem colada ao teclado).
      Fui feliz da vida pra casa com um Top Case novo e em função disso uma bateria nova. Dois meses depois da troca, o mesmo problema acontece novamente, desta vez a bateria tinha apenas 5 ciclos e foi pro saco!!! Levei novamente na Apple e como ainda estava na garantia de 3 meses da troca do Top Case, foi trocado novamente o Top Case sem nenhum custo!
      Meu medo é que aconteça novamente, afinal não é um problema de bateria, e sim alho no Big Sur que está danificando a bateria!
      Alguém com um problema semelhante?
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