Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro - falha de SMC?


marcosfisica

Posts Recomendados

Salve galera:

Desmontei meu MacBook Pro "early 2008" pra fazer uma limpeza geral e troca de pasta térmica, e agora ao montar tudo de novo o bichinho não liga mais. Conecto o magsafe, aperto o power button e nada. Nenhum barulho, nenhum sinal na tela, nenhum movimento nos fans. O LED do magsafe fica apenas verde, ou seja, não está carregando a bateria. Então imagino que seja algum problema com o chip do SMC.

Achei na net uma opção para ligar o macbook dando Bypass no SMC, o procedimento é: desconectar o carregador e tirar a bateria, apertar o botão power por 10 s, conectar o carregador mantendo o power pressionado mais 10 s e aí soltar o power. Fazendo isso os fans ligam (em rotação máxima), mas não acontece mais nada. A tela não liga, não faz nenhum barulho.

Ou seja, a placa não está totalmente morta já que ao menos alimenta os fans. Mas o SMS parece ter ido pra saco.

Alguém sabe se tem como arrumar? Algum outro teste que se possa fazer?

Consegui achar o schematics da placa. O SMC parece ser controlado pelo chip U4900, mas não consegui localizar ele na placa. Alguém sabe me dizer mais ou menos onde fica esse chip?

É um macbook antigo, mas estava funcionando perfeitamente e eu gostaria de continuar usando ele.

@BetoGaleazzo consegue dar um help aí?

 

Abraço.

Editado por marcosfisica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode usar o OpenBoardView pra caçar o componente na placa. Pra isso você precisa identificar o modelo da sua placa lógica. Esse modelo é impresso direto na placa, geralmente é algo no formato "820-XXXX-a/b". Depois você precisa encontrar na internet o arquivo "brd" (extensão do boardview) desse modelo (2 minutos de Google) e abrir esse arquivo brd no OpenBoardView. Nas opções do menu do programa você consegue pesquisar pelo componente, ou malha/linha etc.

Porém já te adianto que o SMC é um IC bem complexo. Encontrar ele na placa não vai ajudar, porque antes você precisaria ter certeza que o problema é ele mesmo, e não algum componente antes dele, e mesmo que fosse especificamente ele o problema, sem conhecimento e equipamento adequados não há muito o que fazer. E pra ser sincero eu não acredito que o chip do SMC tenha simplesmente ido pro saco só porque você mexeu no aparelho. É muito mais provável que algum outro componente menor e mais simples tenha sido danificado no manuseio. Você desconectou a bateria antes de qualquer coisa? Se desconectou, usou a unha ou algum componente que não seja metálico pra evitar um possível curto?

O que você pode fazer é usar o esquema eletrônico que conseguiu, juntamente com o OpenBoardView + o brd da placa, e ir testando os componentes e as malhas principais de energia da placa, desde o conector do MagSafe até o SMC. A malha principal de energia da placa do Mac se chama "G3 Hot" ou PPBUS_G3H, é um bom começo. Você precisa ver no esquema eletrônico qual é a voltagem que passa por essa malha antes de chegar no SMC, e usar o multímetro pra ver se essa voltagem está presente, se está menor/maior, ou simplesmente faltando. Torça pra que esteja faltando ou que esteja chegando parcialmente, porque "quando tudo parece certo mas não está" é sempre um pé no saco, rs. Se estiver discrepante ou simplesmente faltando a voltagem nessa linha e nas demais linhas principais de alimentação da placa, vai ser a hora de caçar componentes desse circuito que possam estar causando esse comportamento.

Eu recomendo fortemente que assista aos vídeos do Louis Rossmann. Até que me apresentem alguém melhor, pra mim esse cara é o melhor técnico de Macs do mundo, period. Nesse vídeo ele fala bastante sobre a alimentação de uma placa. A placa é diferente da sua mas os princípios são os mesmos, e usando o esquema eletrônico + BoardView você consegue ir repetindo os mesmos procedimentos aplicados para a sua placa. Também dê uma olhada no canal dele se por acaso ele já não reparou uma placa igual a sua.

Eu não sei se foi o seu caso, talvez seja algo bobo que está passando batido, mas vou aproveitar a oportunidade pra dizer mais uma vez: não deixem de usar proteção antiestática ao manusear circuitos eletrônicos e SEMPRE desconectem a bateria antes de qualquer procedimento, e aparelho sempre desconectado do carregador.

Se eu tiver alguma dúvida e puder ajudar, estamos aí.

Abrs!

 

LUVA NITRÍLICA

nugard-nitril-luva-nitrilica-sem-po-pret

 

"SPUDGER" plástico para desconectar bateria e periféricos da placa

 

qJMkvUHS6OvJtcci.medium

 

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Beto! Obrigado pelo feedback!

Já to com o openboard aqui e procurando o arquivo brd pra dar uma olhada. Mas já deu pra perceber que não vou conseguir fazer muita coisa, talvez só identificar qual componente está com problema. Não tenho conhecimento e nem os equipamentos necessários pra tentar uma troca. Mas enfim, vale o aprendizado.

Hoje quando montei o macbook e vi que não funcionava já comecei a procurar no youtube sobre reparo na logic board e os primeiros vídeos que apareceram fora do Louis Rossmann. O cara é fera mesmo! To dando uma olhada pra ver se aprendo alguma coisa.

Quanto a proteção antiestática não usei não. Só tomei cuidado de segurar a placa sempre pelas bordas, sem ficar tocando nos componentes. Sei que isso não é o ideal, mas como é um computador meu, que eu mesmo to metendo a mão, então o risco é meu. É diferente de um técnico prestando serviço pra um cliente é claro. Já desmontei muito mac aqui e nunca tive problema nenhum, mas sabia que um dia poderia ter problema. Parece que esse dia chegou! hehehe Esse mac é bem velhinho, mas funciona (funcionava) perfeitamente e pro uso que eu faço me servia bem. Vou ver se acho um técnico bom aqui em Belo Horizonte pra dar uma olhada. As vezes é um componente fácil de trocar e o conserto vale a pena. Senão fica de decoração aqui na coleção.

No youtube achei uns videos do tal "mago do macbook". Não sei se é conhecido do pessoal aqui do fórum. O cara faz uns vídeos tipo o Rossman e parece ser bom de serviço. Problema é que fica na Paraíba, meio longe aqui pra mim.

Enfim, vou dar uma procurada em alguém capacitado pra dar uma olhada. Se voce conhecer alguém aqui de BH pra indicar te agradeço.

Mais uma vez, obrigado pelo Feedback.

Abração.

Editado por marcosfisica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, marcosfisica disse:

Grande Beto! Obrigado pelo feedback!

Já to com o openboard aqui e procurando o arquivo brd pra dar uma olhada. Mas já deu pra perceber que não vou conseguir fazer muita coisa, talvez só identificar qual componente está com problema. Não tenho conhecimento e nem os equipamentos necessários pra tentar uma troca. Mas enfim, vale o aprendizado.

Hoje quando montei o macbook e vi que não funcionava já comecei a procurar no youtube sobre reparo na logic board e os primeiros vídeos que apareceram fora do Louis Rossmann. O cara é fera mesmo! To dando uma olhada pra ver se aprendo alguma coisa.

Quanto a proteção antiestática não usei não. Só tomei cuidado de segurar a placa sempre pelas bordas, sem ficar tocando nos componentes. Sei que isso não é o ideal, mas como é um computador meu, que eu mesmo to metendo a mão, então o risco é meu. É diferente de um técnico prestando serviço pra um cliente é claro. Já desmontei muito mac aqui e nunca tive problema nenhum, mas sabia que um dia poderia ter problema. Parece que esse dia chegou! hehehe Esse mac é bem velhinho, mas funciona (funcionava) perfeitamente e pro uso que eu faço me servia bem. Vou ver se acho um técnico bom aqui em Belo Horizonte pra dar uma olhada. As vezes é um componente fácil de trocar e o conserto vale a pena. Senão fica de decoração aqui na coleção.

No youtube achei uns videos do tal "mago do macbook". Não sei se é conhecido do pessoal aqui do fórum. O cara faz uns vídeos tipo o Rossman e parece ser bom de serviço. Problema é que fica na Paraíba, meio longe aqui pra mim.

Enfim, vou dar uma procurada em alguém capacitado pra dar uma olhada. Se voce conhecer alguém aqui de BH pra indicar te agradeço.

Mais uma vez, obrigado pelo Feedback.

Abração.

 

Vale a pena ir tentando, quebrando a cabeça. Um multimetro por exemplo é bem baratinho, vai ser uma boa experiência e você vai aprender bastante. Imagino que não seja sua máquina principal, então dá pra ir no seu tempo, um pouquinho quando der, e ir aprendendo. Na verdade eu comecei assim, de curioso, hehe.

Sendo bem hipotético aqui agora: se o problema for um capacitor, por exemplo, e ele for ligado na malha em paralelo, ou seja, se ele tiver um lado ligado ao terra, dependendo do capacitor você pode simplesmente arrancar ele usando uma pinça e força e a sua máquina vai ligar. Novamente: estou sendo beeeeem hipotético, de que seja realmente um problema na placa, e que talvez algum capacitor esteja aterrando uma linha toda. Você também pode tentar identificar se a placa tem algum ponto MUITO quente logo de cara. Aí vai no tato da mão. Nas placas de iPhone chego a encostar a bochecha, rs. Se houver algum componente em curto, ele aquece extremamente rápido e muito. Geralmente você identifica a região com o tato, e depois isola usando um spray congelante, breu ou câmera térmica. É pouco provável que haja um curto a esse ponto, até porque os fans estão sendo acionados, o que pode indicar um problema menos grave.

Enfim, acho que vale a pena você quebrar um pouco a cabeça antes de levar num técnico. Não há nada que você possa fazer com um multimetro que vai piorar sua situação, hehe.

Se ainda não tiver multímetro, procure um com as pontas mais finas possíveis, ajuda bastante. Ou comprar cabos separados com ponta agulha.

Boa sorte. Abrs.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, marcosfisica disse:

Grande Beto! Obrigado pelo feedback!

Já to com o openboard aqui e procurando o arquivo brd pra dar uma olhada. Mas já deu pra perceber que não vou conseguir fazer muita coisa, talvez só identificar qual componente está com problema. Não tenho conhecimento e nem os equipamentos necessários pra tentar uma troca. Mas enfim, vale o aprendizado.

Hoje quando montei o macbook e vi que não funcionava já comecei a procurar no youtube sobre reparo na logic board e os primeiros vídeos que apareceram fora do Louis Rossmann. O cara é fera mesmo! To dando uma olhada pra ver se aprendo alguma coisa.

Quanto a proteção antiestática não usei não. Só tomei cuidado de segurar a placa sempre pelas bordas, sem ficar tocando nos componentes. Sei que isso não é o ideal, mas como é um computador meu, que eu mesmo to metendo a mão, então o risco é meu. É diferente de um técnico prestando serviço pra um cliente é claro. Já desmontei muito mac aqui e nunca tive problema nenhum, mas sabia que um dia poderia ter problema. Parece que esse dia chegou! hehehe Esse mac é bem velhinho, mas funciona (funcionava) perfeitamente e pro uso que eu faço me servia bem. Vou ver se acho um técnico bom aqui em Belo Horizonte pra dar uma olhada. As vezes é um componente fácil de trocar e o conserto vale a pena. Senão fica de decoração aqui na coleção.

No youtube achei uns videos do tal "mago do macbook". Não sei se é conhecido do pessoal aqui do fórum. O cara faz uns vídeos tipo o Rossman e parece ser bom de serviço. Problema é que fica na Paraíba, meio longe aqui pra mim.

Enfim, vou dar uma procurada em alguém capacitado pra dar uma olhada. Se voce conhecer alguém aqui de BH pra indicar te agradeço.

Mais uma vez, obrigado pelo Feedback.

Abração.

Bom dia, Marcos.

Diante de tudo que o Beto disse, eu tenho só uma dica pra você: desmonta ele TODO, da mesma forma que você fez antes, caso ainda não tenha feito, e monta de novo.

É algo extremamente impossível mas já aconteceu comigo. Peguei um notebook que possuía dois tipos de parafusos internamente: um com película preta que não conduzia eletricidade, e um prateado que conduzia. Por sorte, em anos prestando assistência, pela primeira vez eu coloquei um desses parafusos com proteção num local onde ele deveria fazer o aterramento da placa no chassi do aparelho. Resumo: Só precisei trocar um parafuso pelo outro e o notebook ligou normalmente.

Não era um Mac. É mais uma questão de aprendizado, como disse o Beto. Como estava acostumado a mexer em muitas máquinas, é normal seguirmos a documentação, ir montando e no final pensar "está tudo no seu devido lugar". Talvez remontar o seu, realizando uma nova limpeza dos componentes principais com álcool isopropílico (inclusive o chassi da máquina) pode resolver o seu problema caso tenha sido mero descuido.

Do contrário, só ignora! Espero que o seu problema seja realmente simples.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto e Bruno, muito obrigado.

Eu sou familiarizado com uso de multímetro sim, e hoje a noite vou começar esses testes. Quero ver se consigo identificar alguns pontos chaves de tensão e ver se tá chegando o que o esquema da placa diz que deveria chegar. Acho que o mais fácil é começar pelo magsafe e ir "andando" pela placa checando tensão certo?

Sim, não é meu computador principal, então a idéia é ir avançando devagar, conseguir consertar ou no mínimo aprender alguma coisa. 

Esse teste de injetar tensão e ver se tem algum componente esquentando vi nuns vídeos ontem, de reparo e tal. É algo que quero tentar. A questão é saber onde injetar a tensão.

Abraço galera. Vou mantendo voces informados da empreitada.

 

@BetoGaleazzo também poderia te mandar isso aí pra Maringá e tu resolve a parada! hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, marcosfisica disse:

Beto e Bruno, muito obrigado.

Eu sou familiarizado com uso de multímetro sim, e hoje a noite vou começar esses testes. Quero ver se consigo identificar alguns pontos chaves de tensão e ver se tá chegando o que o esquema da placa diz que deveria chegar. Acho que o mais fácil é começar pelo magsafe e ir "andando" pela placa checando tensão certo?

Sim, não é meu computador principal, então a idéia é ir avançando devagar, conseguir consertar ou no mínimo aprender alguma coisa. 

Esse teste de injetar tensão e ver se tem algum componente esquentando vi nuns vídeos ontem, de reparo e tal. É algo que quero tentar. A questão é saber onde injetar a tensão.

Abraço galera. Vou mantendo voces informados da empreitada.

 

@BetoGaleazzo também poderia te mandar isso aí pra Maringá e tu resolve a parada! hehehe

Procure no esquema eletrônico da placa essa parte de Power Supply, G3 Hot etc. Lá mostra o caminho completo do circuito principal de alimentação, desde o carregador do magsafe até o SMC, passando por todos os outros componentes da linha. Você não precisa injetar tensão diretamente na malha, pode ligar o aparelho no MagSafe e fazer da forma como você mencionou que chega a acionar as ventoinhas. Como eu disse, a linha principal é a PPBUS_G3H (pode ser que ela tenha outro nome em algumas placas, mas é isso aí). No esquema eletrônico também indica a tensão que deve haver na malha, como por exemplo "12v2", que seria 12.2v etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, minha situação agora é a seguinte: estou com dois macbook pro, um A1212 (late 2006) e um A1261 (early 2008). 

O A1261 é o que a logic board parece morta e so liga dando bypass na SMC. Ao conectar o magsafe ele reconhece o carregador e carrega a bateria, led muda de cor entre ambar/verde normalmente;

O A1212 nao reconhece o carregador. Nao carrega a bateria. O led do magsafe fica piscando verde. Porém, funciona normalmente na bateria.

Entao, tenho um macbook que funciona na bateria mas nao carrega a bateria, e outro que nao funciona mas que carrega a bateria. Ou seja, estou com 2 mas é como se nao tivesse nenhum! rssrsrrsrs

Sera que consigo fazer uma gambiarra pra usar o carregador alimentando pelo contato da bateria?

Abraço.

 

PS: postado no meu powerbook G4 12" rodando Mac OS X Leopard, e nao lembro como fazer acentuacao nesse teclado. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Salve rapaziada!

Voltei pra dar um retorno sobre a minha saga do MacBook Pro.

Esse A1261 levei pra um técnico dar uma olhada. O cara encontrou 2 componentes arrancados da placa, ou seja, eu devo ter sido meio ogro ao manusear a bichinha Ele então substituiu os dois componentes e a placa mesmo assim não ligava. Apenas acionava os fans, sem crime e sem imagem na tela. entretanto a placa continuava reconhecendo o magsafe e carregando a bateria. Então desisti, larguei ele aqui num canto.

O A1212, que funcionava somente na bateria, começou a apresentar aqueles problemas de BGA da placa de vídeo. Então liguei o modo foda-se e resolvi cozinhar a placa. Ferrou de vez. Voltei a montar tudo e agora também está completamente morto. Nem aciona os fans.

Bateu uma indignação enorme e uma raiva interior comigo mesmo, afinal de contas eu estraguei os dois macs. Qual a melhor maneira de resolver esse meu conflito interior? Refletir? Aprender com o erro? Ou comprar um terceiro MacBook Pro velho? É isso mesmo, meti o loco e comprei mais um, dessa vez funcionando perfeitamente.

Até que numa dessas noites quentes de verão da semana passada, olhei os 3 MacBooks empilhados aqui na mesa e pensei: pode ser algum problema de memória pra esse 2008 não ligar? Como todos eles tem 4GB de memória (2x 2GB mas de marcas/frequências diferentes) e as memórias entre eles são compatíveis, então comecei uma dança das memórias entre um e outro. Até que pra minha alegria, em uma das combinações que coloquei no 2008, apertei o power e escutei aquele maravilhoso tããããããnnn !! Meus olhos se encheram de lágrima! Conectei a tela, liguei novamente, e vi aquele maravilhoso display de 17" se iluminar em toda sua glória!!!!! Problema resolvido!

Então em resumo:

A1261 "early 2008" - funcionando perfeitamente e sendo usado como meu macbook de trabalho diário;

A1212 de 2006 - funcionando perfeitamente e a venda aqui: 

 

segundo A1212 - sem salvação. desmontado para aproveitar peças. 

 

Obrigado a todos pelo feedback ao tentar me ajudar a resolver os problemas.

Abraço.

macbooks.jpg

Editado por marcosfisica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...