Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MBA M1: 8 vs 16Gb


Sonolento

Posts Recomendados

Pessoal, o que vocês acham dessa discussão entre 8 e 16Gb no M1? Mais especificamente, considerando os preços no BR, pegariam qual versão? Por exemplo:

 

MBA 8/256 na Apple Store: R$10500 com desconto educacional

MBA 16/256 na Apple Store: R$12500 com desconto educacional

MBA 8/256 com nota no varejo: R$9500

Efetivamente, temos que pagar R$3 mil por 8Gb de ram. 

 

Pergunto considerando que 8Gb seja adequado ao uso da pessoa. Fica sempre aquela questão de que 16Gb é melhor pra "posteridade", mas com essa diferença de preço provavelmente você consegue manter melhor desempenho por mais tempo simplesmente vendendo o computador atual e comprando outros com mais frequência. Qual a opinião de vocês acerca das duas opções no BR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Amigo.

Penso conforme o que você descreveu: R$3mil por 8GB de ram. Se é apenas isso mesmo que o dispositivo oferece a mais, nem se iluda. Pega o de 8GB e depois você revende pra pegar uma versão melhor/mais atual, ou, coloca os 8GB por conta própria. Até porque, dependendo do seu uso, esses 8GB a mais não farão tanta diferença. E quando eu digo tanta diferença, é que, realmente você não vai sentir diferença se o seu uso for mais básico.

Eu uso o meu MBAir pra desenvolvimento e edição de vídeos e vetores. Roda muito bem! No 16GB só senti mais agilidade ao abrir os programas, que por sinal, foi diferença de 1, 2 segundos.

Já na edição de vídeos sim, fez bastante diferença. Mas, o Mac por si só já oferece muita agilidade e quando você pega um 8GB e um 16GB lado a lado, no 8GB você não sente falta de mais memória, porque não tem gargalos ou lentidão. No 16GB você percebe que é mais um bônus do que uma necessidade.

Essa é minha humilde opinião, respeito quem discordar. Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Bruno Régis Duarte disse:

ou, coloca os 8GB por conta própria.

@Bruno Régis Duarte, os MacBooks com o chip M1 não tem a possiblidade de trocar a memória ram, é tudo integrado num chip só (Processador, GPU, RAM.)

@SonolentoQuanto á quantidade de memoria ram, a gente precisa entender qual é o seu uso diario com o MacBook, pois diferença há sim, principalmente quando você necessita rodar programas mais pesados e multi tarefa.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ronaldkame disse:

@Bruno Régis Duarte, os MacBooks com o chip M1 não tem a possiblidade de trocar a memória ram, é tudo integrado num chip só (Processador, GPU, RAM.)

@SonolentoQuanto á quantidade de memoria ram, a gente precisa entender qual é o seu uso diario com o MacBook, pois diferença há sim, principalmente quando você necessita rodar programas mais pesados e multi tarefa.
 

Bem colocado, Ronald. Perdão pela informação incorreta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, ronaldkame disse:

Quanto á quantidade de memoria ram, a gente precisa entender qual é o seu uso diario com o MacBook, pois diferença há sim, principalmente quando você necessita rodar programas mais pesados e multi tarefa.

Pergunto assumindo que 8Gb sejam suficientes hoje. Você pagaria 3 mil a mais por uma paz de espírito no futuro? Pra mim 8Gb bastam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o @ronaldkame disse, vai depender do teu uso pra essa máquina.

Na minha opinião é bobagem comprar um MacBook Air com 16GB de RAM. Penso que se a pessoa REALMENTE precisa de 16GB de RAM, é porque ela tem um uso profissional mais específico, e essa não é a proposta do Air. Por exemplo: se a pessoa trabalha com audiovisual, com um workflow mais pesado e que exija 16GB de RAM ou mais, também vai precisar provavelmente de uma GPU e um processador mais robusto, e essas são características já do MacBook Pro. Por esse motivo também não acho que seja um baita negócio para a "posterioridade". Vai continuar sendo uma máquina cara para revenda, e você vai ter dificuldade de achar o nicho dela pra vender, rs... As pessoas que procuram Air geralmente querem a máquina para tarefas mais domésticas, então pagar a mais por causa dos 16GB de RAM vai pesar na decisão delas, e os profissionais também vão optar por buscar por MacBooks Pro.

Eu acredito que os 8GB ainda atendem muito bem a maioria das pessoas, e com certeza os 8GB a mais não valem 3 mil reais.

Enfim, é tudo muito pessoal quando se trata de configuração e preços, mas isso é o que eu acredito.

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Na minha opinião é bobagem comprar um MacBook Air com 16GB de RAM. Penso que se a pessoa REALMENTE precisa de 16GB de RAM, é porque ela tem um uso profissional mais específico, e essa não é a proposta do Air.

Concordo pra 95% dos casos, mas tem bastante gente usando o Air profissionalmente e que precisa de 16Gb de ram. Se os programas científicos que eu uso estivessem disponíveis no M1, provavelmente daria pra eu usar o Air com 16Gb de ram. Tem várias pessoas substituindo os MacBooks de 16'' pelos novos com M1. O Air tinha uma proposta quando vinha mais capado. Hoje é melhor que qualquer MacBook com Intel nesse aspecto de processamento. Para vários profissionais, processador e ram bastam. De qualquer forma, eu entendo a ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/01/2021 at 17:38, BetoGaleazzo disse:

Como o @ronaldkame disse, vai depender do teu uso pra essa máquina.

Na minha opinião é bobagem comprar um MacBook Air com 16GB de RAM. Penso que se a pessoa REALMENTE precisa de 16GB de RAM, é porque ela tem um uso profissional mais específico, e essa não é a proposta do Air. Por exemplo: se a pessoa trabalha com audiovisual, com um workflow mais pesado e que exija 16GB de RAM ou mais, também vai precisar provavelmente de uma GPU e um processador mais robusto, e essas são características já do MacBook Pro. Por esse motivo também não acho que seja um baita negócio para a "posterioridade". Vai continuar sendo uma máquina cara para revenda, e você vai ter dificuldade de achar o nicho dela pra vender, rs... As pessoas que procuram Air geralmente querem a máquina para tarefas mais domésticas, então pagar a mais por causa dos 16GB de RAM vai pesar na decisão delas, e os profissionais também vão optar por buscar por MacBooks Pro.

Eu acredito que os 8GB ainda atendem muito bem a maioria das pessoas, e com certeza os 8GB a mais não valem 3 mil reais.

Enfim, é tudo muito pessoal quando se trata de configuração e preços, mas isso é o que eu acredito.

Abrs.

Acho que antes do M1 até dava pra imaginar que profissionais não pagariam um Air, mas agora que ele tem o mesmo processador do Pro imagino muita gente optando por ele já que as únicas diferenças notáveis são a ventoinha e a Touch Bar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi meu Macbook Pro M1 na sexta feira passada.

 

Quando fui pegar esse tinha 2 possibilidades- Intel 10gen com 16gb e 512 de SSD ou M1 com 8gb e 512SSD

 

Optei pelo M1 ainda meio com medo por esses 8gb (meu anterior já tinha 8 e eu sofria um pouco)

Nessa semana alem de ficar bastante impressionado com a performance do negocio (rodando até jogos no windows virtual na Paralles) e coisas que eram demoradas e sofridas no meu mac intel anterior.

Uma das mudanças vi que no M1 é que ele gerencia MUITO melhor a Memoria. Uso o istat e e CleanMymac para "ver" a melhoraria utilizada. E o esvaziamento dela no M1 é muito mais rápido. Qualquer uso grande de memória, no momento seguinte é esvaziado.

 

Entao, minha opinião de leigo que está maravilhado com o novo processador é que 8Gb são o suficiente por muitos anos ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2021 at 08:30, Sonolento disse:

Concordo pra 95% dos casos, mas tem bastante gente usando o Air profissionalmente e que precisa de 16Gb de ram. Se os programas científicos que eu uso estivessem disponíveis no M1, provavelmente daria pra eu usar o Air com 16Gb de ram. Tem várias pessoas substituindo os MacBooks de 16'' pelos novos com M1. O Air tinha uma proposta quando vinha mais capado. Hoje é melhor que qualquer MacBook com Intel nesse aspecto de processamento. Para vários profissionais, processador e ram bastam. De qualquer forma, eu entendo a ideia.

Bom dia a todos!

Eu estava com essa mesma dúvida e, em minhas pesquisas, achei esse artigo do 9to5mac... acho que ele dá uma boa noção do poder do MBA M1 com 08gb de RAM... foi depois de lê-lo que resolvi e acabei pegando o que tem 08gb mesmo... espero ter ajudado!

segue o link:

https://9to5mac.com/2020/11/18/opinion-is-the-base-macbook-air-m1-8gb-powerful-enough-for-you/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, WhoA3 disse:

Será que a Apple vai disponibilizar os modelos em 16gb para os varejistas em breve? Seria bom conseguir os descontos dos varejistas também nos modelos de 16gb.

Pois é, onde moro só tem o de 16gb na loja da Apple, nem na Amazon e nenhum outro lugar. Queria comprar na Amazon exatamente por conta do desconto que tenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...