Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Macbook comprar? Air 2020 com i3, Air 2020 com M1 ou Air 2017 com i5


franciscos

Posts Recomendados

Ola!

Este é meu primeiro tópico neste fórum.

Sou programador (React/Node) e atualmente uso Windows e às vezes Linux.

Meu notebook atual é um dell inspiron 15r, i7, 6gb de ram e ele já tem uns bons anos de estrada e quero aposentá-lo.

Analisando a migração para o Mac e estou na dúvida em qual destes modelos eu deveria pegar.

Como vou comprar fora do Brasil, consigo um preço mais barato, então as opções são:

-MacBook Air 2017 Intel Core i5 1.8GHz / Memória 8GB / SSD 128GB / 13.3" > R$5.000,00 aprox.

-MacBook Air 2020 Intel Core i3 1.1GHz / Memória 8GB / SSD 256GB / 13.3" > R$5.500,00 aprox.

-MacBook Air 2020 Apple M1 / Memória 8GB / SSD 256GB / 13.3" >R$6.500,00 aprox.

 

Minhas principais dúvidas são: 

o Macbook air 2017 ainda vale a pena?

vale a pena pagar R$1.000,00 a mais no macbook com chip M1?

terei algum problema em comprar este notebook fora do Brasil? (em relação a assistencia, etc)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, franciscos disse:

o Macbook air 2017 ainda vale a pena?

É um bom computador, sim! O modelo do 2017 é mais do que testado e aprovado, por anos e anos, e sem defeitos crônicos conhecidos. Mas pelos preços que citou, não compensa. Inclusive você encontra ele mais barato no Brasil.

1 hora atrás, franciscos disse:

vale a pena pagar R$1.000,00 a mais no macbook com chip M1?

Eu acho que sim! Seria minha escolha pessoal. É uma máquina nova e ninguém tem ainda muito tempo de uso com ela pra poder fazer um review justo, mas pelo que tenho visto, as primeiras impressões são ótimas (inclusive entre desenvolvedores). Aparentemente a Apple acertou a mão no processador. O preço também está ótimo, já que no Brasil é o dobro.

1 hora atrás, franciscos disse:

terei algum problema em comprar este notebook fora do Brasil? (em relação a assistencia, etc)

Nenhum problema. São modelos também comercializados no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

É um bom computador, sim! O modelo do 2017 é mais do que testado e aprovado, por anos e anos, e sem defeitos crônicos conhecidos. Mas pelos preços que citou, não compensa. Inclusive você encontra ele mais barato no Brasil.

Eu acho que sim! Seria minha escolha pessoal. É uma máquina nova e ninguém tem ainda muito tempo de uso com ela pra poder fazer um review justo, mas pelo que tenho visto, as primeiras impressões são ótimas (inclusive entre desenvolvedores). Aparentemente a Apple acertou a mão no processador. O preço também está ótimo, já que no Brasil é o dobro.

Nenhum problema. São modelos também comercializados no Brasil.

Obrigado!

Uma coisa que penso que tenho receio é a respeito do tamanho... estou acostumado com notebooks com tela de 15 polegadas, este tem só 13,3...

Moro em uma cidade pequena e não temos lojas da Apple para que eu veja o notebook pessoalmente e também não conheço ninguém daqui que tenha um Mac (incrível, não? rs).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, franciscos disse:

Ola!

Este é meu primeiro tópico neste fórum.

Sou programador (React/Node) e atualmente uso Windows e às vezes Linux.

Meu notebook atual é um dell inspiron 15r, i7, 6gb de ram e ele já tem uns bons anos de estrada e quero aposentá-lo.

Analisando a migração para o Mac e estou na dúvida em qual destes modelos eu deveria pegar.

Como vou comprar fora do Brasil, consigo um preço mais barato, então as opções são:

-MacBook Air 2017 Intel Core i5 1.8GHz / Memória 8GB / SSD 128GB / 13.3" > R$5.000,00 aprox.

-MacBook Air 2020 Intel Core i3 1.1GHz / Memória 8GB / SSD 256GB / 13.3" > R$5.500,00 aprox.

-MacBook Air 2020 Apple M1 / Memória 8GB / SSD 256GB / 13.3" >R$6.500,00 aprox.

 

Minhas principais dúvidas são: 

o Macbook air 2017 ainda vale a pena?

vale a pena pagar R$1.000,00 a mais no macbook com chip M1?

terei algum problema em comprar este notebook fora do Brasil? (em relação a assistencia, etc)

 

Vamos lá....em linhas gerais:

Um MacBook Air 2017 vale muito a pena sim, mas somente se encontrá-lo pelo valor certo = muito barato !

Eu pagaria os R$1K a mais por um Mac M1. Aliás hoje, eu não investiria mais em Macs Intel exceto em casos muito específicos onde o Apple Silicon realmente possa não ser a melhor escolha. Um exemplo simples, pra quem trabalha com virtualização e depende de várias máquinas virtuais rodando Windows Server, Solaris, Linux, etc, esqueça ao menos por enquanto os M1.

No seu caso específico como desenvolvedor em React/Node, o M1 pode por enquanto não ser a máquina ideal. O Docker definitivamente não funciona, você também terá alguns problemas com o Homebrew e por último, o emulador do Android está bem "mais ou menos".

O Node e o NVM estão funcionando bem, o VS Code funciona ao menos por enquanto via Rosetta 2 mas há quem diga que o M1 está muito melhor que os Intel nesses casos.

Portanto, é algo a se considerar e no seu caso, acho importante você pesquisar em alguns foruns e também com alguns "colegas" que já estejam usando Macs com M1 e workflow parecido com o seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, franciscos disse:

Obrigado!

Uma coisa que penso que tenho receio é a respeito do tamanho... estou acostumado com notebooks com tela de 15 polegadas, este tem só 13,3...

Moro em uma cidade pequena e não temos lojas da Apple para que eu veja o notebook pessoalmente e também não conheço ninguém daqui que tenha um Mac (incrível, não? rs).

 

Tenho um MacBook Pro com tela Retina de 13 polegadas. Bem antes dele, tive um MacBook Pro, antigão, com tela de 15 polegadas. Quando mudei, peguei um MacBook White com tela de 13,3 e agora estou com este retina. A princípio vc sente bastante diferença, mas é questão de costume. Uma coisa que vc pode fazer é conectar a um monitor externo. Eu não sou programador e não entendo desta área, mas o MacBook Air 2017, apesar de uma boa máquina, já possui 4 anos de lançamento e os preços não estão convidativos. Vc deve avaliar seu uso com processadores intel e analisar se o M1 suprirá, neste momento suas necessidades. Eu, como não sou programador, pegaria um M1, por ser uma máquina muito mais potente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, franciscos disse:

Obrigado!

Uma coisa que penso que tenho receio é a respeito do tamanho... estou acostumado com notebooks com tela de 15 polegadas, este tem só 13,3...

Moro em uma cidade pequena e não temos lojas da Apple para que eu veja o notebook pessoalmente e também não conheço ninguém daqui que tenha um Mac (incrível, não? rs).

 

Só pra voce ter noção eu estou avaliando o upgrade do meu Macbook Pro 2017 i5 8gb 256 GB SSD para o Macbook Air M1.. 
o M1 é sensacional!!! ja que final do ano se o Coronga permitir vou viajar la pra fora.

Referente ao tamanho de tela, eu sai de um Avell 15 polegadas pro MBP, não me senti incomodado de verdade, por conta da resolução, do Avell era 1920x1080, do MBP é 2560 x 1600..

Vale a pena!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, franciscos disse:

Ola!

Este é meu primeiro tópico neste fórum.

Sou programador (React/Node) e atualmente uso Windows e às vezes Linux.

Meu notebook atual é um dell inspiron 15r, i7, 6gb de ram e ele já tem uns bons anos de estrada e quero aposentá-lo.

Analisando a migração para o Mac e estou na dúvida em qual destes modelos eu deveria pegar.

Como vou comprar fora do Brasil, consigo um preço mais barato, então as opções são:

-MacBook Air 2017 Intel Core i5 1.8GHz / Memória 8GB / SSD 128GB / 13.3" > R$5.000,00 aprox.

-MacBook Air 2020 Intel Core i3 1.1GHz / Memória 8GB / SSD 256GB / 13.3" > R$5.500,00 aprox.

-MacBook Air 2020 Apple M1 / Memória 8GB / SSD 256GB / 13.3" >R$6.500,00 aprox.

 

Minhas principais dúvidas são: 

o Macbook air 2017 ainda vale a pena?

vale a pena pagar R$1.000,00 a mais no macbook com chip M1?

terei algum problema em comprar este notebook fora do Brasil? (em relação a assistencia, etc)

 

Bom dia, Amigo.

Também trabalho com desenvolvimento, e eu escolhi o MBAir2020 i3. Dá e sobra, te garanto. Além do que você faz, eu também trabalho com edição de vídeo e vetores nele. Nenhum gargalo, o bichinho deixa meu Windows pra trás fácil.

Porém, não vou mentir pra você, a tela de 13" não é suficiente, mesmo a alta resolução que oferece. Não tenho do que reclamar quanto a qualidade e nitidez, são indiscutíveis. O problema é o tamanho mesmo. Utilizo um monitor externo de 24" e facilita a minha vida, mas não é suficiente. O ideal seria o Mac ter pelo menos 15 polegadas pra eu aproveitar o máximo do monitor e o máximo do MacBook.

Se tiver a possibilidade de pegar um MacBook Pro de 15 ou 16 polegadas lá fora, vai ser melhor pra sua profissão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Bruno Régis Duarte disse:

Bom dia, Amigo.

Também trabalho com desenvolvimento, e eu escolhi o MBAir2020 i3. Dá e sobra, te garanto. Além do que você faz, eu também trabalho com edição de vídeo e vetores nele. Nenhum gargalo, o bichinho deixa meu Windows pra trás fácil.

Porém, não vou mentir pra você, a tela de 13" não é suficiente, mesmo a alta resolução que oferece. Não tenho do que reclamar quanto a qualidade e nitidez, são indiscutíveis. O problema é o tamanho mesmo. Utilizo um monitor externo de 24" e facilita a minha vida, mas não é suficiente. O ideal seria o Mac ter pelo menos 15 polegadas pra eu aproveitar o máximo do monitor e o máximo do MacBook.

Se tiver a possibilidade de pegar um MacBook Pro de 15 ou 16 polegadas lá fora, vai ser melhor pra sua profissão.

Você consideraria um empecilho? (uso o vs code) A diferença de preços mesmo comprando fora é absurda... está bem acima do meu orçamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que tudo seja uma questão de adaptação. Se você tem um monitor externo mas também depende da tela do Macbook pra trabalhar, essa tela pequena pode se tornar um empecilho dependendo do tipo de código que você desenvolve. Não conseguir visualizar uma função completa por exemplo é um grande problema pra mim. Trabalhar com sistemas de grande porte onde você não consegue abrir duas abas do VSCode lado a lado para analisar e desenvolver com uma boa visualização do que está fazendo é o que torna a tela pequena um problema, pois, mesmo que você abra o código no seu monitor externo, significa que você terá de realocar as outras ferramentas de trabalho como navegador e outras IDEs para a tela do Mac, e no fim você tem o mesmo problema, falta de espaço, mesmo com a resolução tão alta.

No PRO, com a tela maior, você consegue uma visualização muito melhor tanto pela resolução quanto pelo tamanho da tela, ampliando a visão das suas classes, aumentando a produtividade ao lidar com mais de um código, e a possibilidade de utilizar mais ferramentas de trabalho. Digo por experiência própria que a produtividade aumenta muito, e, acoplado com um monitor externo, você tem um setup perfeito pra programar.

Não me entenda mal, não estou dizendo que é impossível. Eu uso meu Air e sou bem mais ele do que outro notebook de 15,6 que tenho para trabalhar. A tela retina não incomoda os olhos e você sente conforto ao trabalhar. O teclado é confortável pra digitar e tenho portabilidade e bateria SEMPRE que preciso. O acabamento dá uma sensação de prazer ao usar ele, o que torna também o trabalho mais interessante, porque te dá vontade de fazer um algo melhor numa coisa que já é o melhor. Sem falar MacOS que roda liso e perfeito. Eu já me adaptei com a falta de espaço, mas admito, essa falta ainda está lá, e, quando surgir oportunidade de pegar o PRO, vou pegar sem dúvidas.

Se você puder juntar mais um dinheiro até poder comprar o Pro, minha opinião é que você tenha paciência e espere. Mesmo a diferença sendo grande, pra mim, vale a pena pagar mais, pois além da tela maior, você compra mais recurso de processamento. Mas se realmente está precisando e não tem como investir mais nesse momento, pega o Air sem medo. Não vai te deixar na mão, e quando você tiver interesse vende e compra o PRO.

Editado por Bruno Régis Duarte
Erros de português
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...