Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desabafo: iPhone 11 Pro roubado. O que deu certo, o que deu errado no sistema da Apple.


Posts Recomendados

Relato interessante. Eu realmente não sei o que conseguiria fazer na hora, especialmente porque não uso dois celulares.

Recentemente passei por uma situação similar (golpe e não furto) que também me fez passar por alguns perrengues. Em razão da minha experiência, também sugeriria adotar as seguintes medidas de segurança:

• Sempre tenha mais de um número de recuperação para que você consiga receber códigos de acesso de dupla verificação e segurança. A Apple e o Google permitem indicar números fixos (você recebe o código em chamada) e isso faz MUITA diferença quando se lida com bandidos.

• Se realmente não houver forma alguma de reaver o aparelho, o ideal é bloquear os IMEI, de modo que o ladrão não consiga usar o aparelho mesmo se conseguir dar reset. Isto porque (ao menos em princípio) só é possível realizar o desbloqueio do IMEI com apresentação da Nota Fiscal. Então, no máximo, a pessoa terá um super iPod Touch ao invés de um iPhone, efetivamente.

• Se possível, seguro anti-roubo/furto é sempre bem-vindo, embora no Brasil os preços sejam bastante abusivos (até mesmo porque o próprio celular é abusivo). Ao invés de seguro, eu passei a juntar por mês esse dinheiro, pois acho melhor do que usar em um seguro.

• Sempre que possível, use Nuvem para não perder dados de aplicativos, etc.

• Pra mim, a principal: FAÇA BACKUP FÍSICO, DIÁRIO, NO SEU COMPUTADOR (eu faço sempre ao menos um – antes de dormir ou ao acordar – e, quando possível, ao sair de casa). Assim, caso perca ou tenha o celular furtado ou roubado, você conseguirá realizar o backup integral de aplicativos e dados em um novo aparelho (isto porque o backup em nuvem não é completo, acreditem).

Além disso, para o caso de furtarem/roubarem o celular desbloqueado, eu adicionaria, também, medidas de segurança para os aplicativos, como só abrir com senha ou Touch/Face ID (ex: bancos, WhatsApp, Telegram, Mercado Livre, Amazon etc.), notas seguras, bem como dupla verificação por SMS ou app.

 

Infelizmente a gente só costuma pensar nesse tipo de situação quando passa por ela. Eu sempre tive muitos cuidados e, ainda bem, consegui resolver tudo em razão das medidas adotadas. No entanto, foi um perrengue bastante complicado, pois como perdi a linha, tive problemas em razão de todas as duplas verificações de senha/segurança, etc., estarem atreladas ao número.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, sigma7 disse:

@edupiresme diga aí uma ou duas cidades brasileiras, que não seja "no mato", e que se anda com o celular à vontade no meio da rua, com o braço bem erguido mostrando que é um iPhone 12, sem risco de alguém tentar roubar.

Uma cidade que me senti seguro foi Florianópolis, mas estive apenas alguns dias, como turista. De lá fui de ônibus até o Beto Carrero e também achei tranquilo. Talvez Curitiba seja outra boa cidade. No mais, geralmente não se pode andar livre, leve e solto não, muito menos com um celular de uns R$ 8 mil...

Infelizmente as capitais estão assim. 
Eu moro no interior do Paraná e aqui é muito seguro. Há cidades médias com boa estrutura que dão sim essa sensação de segurança. Mas infelizmente uma boa parcela dos brasileiros acham que cidade só pode ser habitável se tiver 1 milhão de habitantes ou mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/01/2021 at 21:47, ratoxico disse:

Então me disseram que isso já era fora da região de patrulha deles, e pediram para ligar novamente para o 190

Amigo, boa noite.

Li seu relato inteiro e o que me deixou impressionado é o descaso das autoridades com você. A partir dessa sua citação eu já teria desistido, não por não ter chances de rever o aparelho. Mas porque a Polícia Civil não tava nem aí pra você, isso desencoraja qualquer cidadão comum a confiar em nossa defasada e sucateada segurança pública. Se já é assim em São Paulo, que detém os “melhores” índices de segurança, imagine em outros Estados. Horrorizante!

Sobre o que o delegado falou da localização não ser precisa, não é bem assim. O GPS (até onde eu sei!) é baseado na triangulação, quanto mais próximo de uma antena de telefonia, mais fácil fica da localização ser exata.

De qualquer forma eu sinto muito que essa situação tenha acontecido e espero que consiga reaver esse prejuízo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/01/2021 at 21:47, ratoxico disse:

Resumindo: Se vc seguir com o TouchID, ele entra em sua conta Apple, e não adianta dar logout e tentar com sua credencial, pois você estará tentando entrar no iCloud, e por isso será pedido a autenticação de dois fatores. Agora se você cancela o TouchID ele te encaminha a uma tela de login específica para o Buscar onde não será exigido a autenticação de dois fatores. Abaixo a diferença dos dois logins

Esse trecho é importante e esclarecedor. Obg por compartilhar conosco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Quando um iPhone for roubado ou perdido, acesse o icloud.com/find para pular a etapa de Autenticação de 2 fatores.

 

Rapaz, tem uma situação me deixou bem confuso. Eu dou suporte para usuários Apple nas redes sociais e recebo muitos casos de perda e roubo. Até então o procedimento é sempre esse que foi relatado no post. Mas com essa usuária foi diferente.

Ela ativou o Modo perdido e e todos os protocolos corretamente.

Para a surpresa dela, logo depois ele o iPhone teve o Modo Perdido desbloqueado. O iPhone dela tinha senha de 6 dígitos! A conta da Apple tinha autenticação de 2 fatores e número de confiança cadastrado também.

Ele teve acesso as configurações do iPhone pois ele conseguiu cadastrar um outro número de telefone na parte de telefones confiáveis para o recebimento de código de autenticação de dois fatores.

 

Enfim, loucura e até agora eu estou sem entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/03/2021 at 11:10, Victor Moreno disse:

Quando um iPhone for roubado ou perdido, acesse o icloud.com/find para pular a etapa de Autenticação de 2 fatores.

 

Rapaz, tem uma situação me deixou bem confuso. Eu dou suporte para usuários Apple nas redes sociais e recebo muitos casos de perda e roubo. Até então o procedimento é sempre esse que foi relatado no post. Mas com essa usuária foi diferente.

Ela ativou o Modo perdido e e todos os protocolos corretamente.

Para a surpresa dela, logo depois ele o iPhone teve o Modo Perdido desbloqueado. O iPhone dela tinha senha de 6 dígitos! A conta da Apple tinha autenticação de 2 fatores e número de confiança cadastrado também.

Ele teve acesso as configurações do iPhone pois ele conseguiu cadastrar um outro número de telefone na parte de telefones confiáveis para o recebimento de código de autenticação de dois fatores.

 

Enfim, loucura e até agora eu estou sem entender.

Isto é gente de dentro na antiga assistência do center norte Saraiva eu esqueci a senha do iCloud que usava num tablet iPad, levei com a nota fiscal pediram meia hora voltei desbloquearam sem resetar e me entregaram se alguém de assistência tiver acesso ao algoritmo primário já era.

Editado por fabiofsl
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 20/02/2021 at 13:06, edupires disse:

Nossa, o dia que eu tiver que viver em uma cidade que trate seu cidadão dessa maneira, vai ser por algo muito valioso. 

As pessoas acham que têm que mudar de país pra ter uma qualidade de vida decente, mas isso não é verdade (claro, deve-se sair de centros grande e procurar Estados mais seguros). Eu ando mais tranquilo na minha cidade digitando no iPhone que em Paris, e nem por isso vivo no mato. Mudem de ideia e saiam, SE POSSÍVEL, dessas cidades horríveis. 

Á tendencia é que quanto maior a cidade maior o risco, principalmente analisando a Geopolitica de violencia no brasil com tendencias de furto maiores em todas regioes do que no Sul do Pais.

Na Capital e grandes cidades do PR que frequento constantemente como Curitiba , Maringa , londrina , foz não é isento de furto porem o risco e 90% menor que em SP, RJ por ex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/03/2021 at 11:10, Victor Moreno disse:

Para a surpresa dela, logo depois ele o iPhone teve o Modo Perdido desbloqueado. O iPhone dela tinha senha de 6 dígitos! A conta da Apple tinha autenticação de 2 fatores e número de confiança cadastrado também.

Certamente um golpe de engenharia social do tipo do WhatsApp: clique no link pra localizar seu iPhone, ou algo do tipo. Não tem nenhuma mágica aí. 
Pra tirar o Apple ID tem que ter a senha. Não há outra forma.... ainda. E dificilmente os bandidos pé de chinelo daqui tenham o celebrite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/02/2021 at 20:05, rafaelalvesgb disse:

Além disso, para o caso de furtarem/roubarem o celular desbloqueado, eu adicionaria, também, medidas de segurança para os aplicativos, como só abrir com senha ou Touch/Face ID (ex: bancos, WhatsApp, Telegram, Mercado Livre, Amazon etc.), notas seguras, bem como dupla verificação por SMS ou app.

Eu adoraria que TODOS os apps tivessem opção de FaceID. Um dos motivos de eu não usar o app nativo de e-mail do iPhone é justamente isso. Me deixa pasmo saber que a própria Apple não disponibiliza isso em seus apps.

Inclusive o Notas... Ter que bloquear nota a nota é piada. Detalhe, se tiver um PDF, imagem ou vídeo na nota, o bloqueio não funciona. Muita piada.

 

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fico impressionado como esses assaltantes, até mesmo quando achamos que é algum desses "cracudos", sabem exatamente o que fazer pra acessar todos seus dados do aparelho. São extremamente bem preparados.

No geral eu tento fazer os procedimentos de segurança e evito ao máximo andar com o telefone na mão por aí. Atualmente estou no trabalho remoto por conta da pandemia, mas quando voltar, pretendo arrumar talvez um aparelho mais em conta pra ir a alguns lugares. O fato é que 90% das pessoas que gostam de iPhone de última geração acaba usando o básico que outros de 2 ou 3 gerações passadas fariam tão bem quanto.

Mas de tempos em tempos me confundo... Parece que os itens de segurança mudam de lugar quando tem atualização do SO. E tem uns que foram colocados em locais que não faz o menor sentido, como por exemplo, pra impedir as alterações de conta do iPhone (Conteúdo e Privacidade) você tem que ir no "Tempo de Uso". Tá de sacanagem, né? Parece que é feito pra ninguém achar.

Moro no Rio e quando tive meu iPhone 6 roubado (na época era o mais moderno), tive a mesma sensação de impotência. Cheguei na delegacia e foi nítido que eu viraria apenas estatística. Mostrei a ultima localização... Favela. Ainda que se saiba a localização EXATA, duvido que a polícia mova uma operação tática com vários policiais e entre no meio da favela pra tentar resgatar um telefone. E nem dá pra ficar muito puto com os policiais - se eu fosse um, provavelmente não iria querer também.

E na boa... Esperar que um dia a polícia te ligue e diga "Encontramos seu iPhone de última geração", é delírio... É mais provável nevar na cidade do Rio de Janeiro, cuja temperatura média é 30º durante o ano.

Meus números de autenticação (pra receber os códigos de 6 dígitos) eu coloquei da esposa e irmãos, justamente pra não mandar pro bandido minha autenticação. Estou até pensando em comprar um chip só pra isso e deixar em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Mas de tempos em tempos me confundo... Parece que os itens de segurança mudam de lugar quando tem atualização do SO. E tem uns que foram colocados em locais que não faz o menor sentido, como por exemplo, pra impedir as alterações de conta do iPhone (Conteúdo e Privacidade) você tem que ir no "Tempo de Uso". Tá de sacanagem, né? Parece que é feito pra ninguém achar."

Isso realmente é muito estranho praticamente "esconder" o (Conteúdo e Privacidade) dentro do (Tempo de Uso).

Dá para fazer uma comparação com o (Brilho Automático) que foi transferido da (Tela e Brilho) para (Acessibilidade => Tela e Tamanho de Texto), para justamente as pessoas terem dificuldade em modificar o (Brilho Automático) e assim preservar mais a bateria que ao mesmo tempo beneficiaria a Apple naquela caso do (Batterygate) onde eles pretendiam com isso amenizar o problema que eles não conseguiram solucionar dos desgastes das baterias.

Se fizermos essa comparação entre o (Brilho Automático) e (Conteúdo e Privacidade), dá a real impressão que a Apple quis realmente "esconder" o (Conteúdo e Privacidade).

Isso é um contrassenso da Apple, pois ao mesmo tempo que ela vincula em propagandas a inviolabilidade do iOS/iPhone, ela dificulta o acesso à ajustes que melhorariam a segurança do iOS/iPhone.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá amigo, meu iPhone 11 foi Furtado essA semana, tenho uma má notícia pra vc! Coloquei meu chip novo em um iPhone provisório, fiz todos os procedimentos como vc, acessei meu iCloud (mesmo do roubado) e bloqueei/apaguei aquele iPhone do iCloud, finalizei as sessões do Google, instagram,  telegram e etc.

adquiri um novo iPhone ontem e fiz o mesmo procedimento, adivinha? Não apagou NADA do ICloud! Minhas fotos ficaram, acesso as notas, e-mail, meus apps (alguns ainda fazem login normalmente!!!!!) tuuudoooo!!! Então pode aumentar suas críticas! Essa história de “a Apple apaga todos seus dados é uma bela mentira! Pasme! Mas Só é possível apagar todos os dados com o celular na mão! Ridículo isso! Só por Deus.... Estamos nas mãos dos criminosos agora!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Mimi2021 disse:

Olá amigo, meu iPhone 11 foi Furtado essA semana, tenho uma má notícia pra vc! Coloquei meu chip novo em um iPhone provisório, fiz todos os procedimentos como vc, acessei meu iCloud (mesmo do roubado) e bloqueei/apaguei aquele iPhone do iCloud, finalizei as sessões do Google, instagram,  telegram e etc.

adquiri um novo iPhone ontem e fiz o mesmo procedimento, adivinha? Não apagou NADA do ICloud! Minhas fotos ficaram, acesso as notas, e-mail, meus apps (alguns ainda fazem login normalmente!!!!!) tuuudoooo!!! Então pode aumentar suas críticas! Essa história de “a Apple apaga todos seus dados é uma bela mentira! Pasme! Mas Só é possível apagar todos os dados com o celular na mão! Ridículo isso! Só por Deus.... Estamos nas mãos dos criminosos agora!!! 

Você adquiriu um novo iPhone e fez o procedimento de perda nele? Registrou ele como perdido no seu iCloud? Foi isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...