Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[AVISO] Se você tiver o novo Macbook com o Apple Silicon não faça isso


ronaldkame

Posts Recomendados

Um pequeno aviso para os usuários do macbook com o chip M1:

Primeiramente, nunca formate o disco como fazia nos macs anteriores, isso vai ocasionar com que você nunca consiga fazer a instalação do mac big sur mesmo com um pendrive bootavel. Muitas pessoas que fizeram isso estão tendo problemas para instalar o sistema limpo novamente.

O comportamento de reinstalação ocorre da mesma forma como ocorrem nos iPhones necessário conectar a outro computador para fazer o restore.

Eu vou mostrar duas maneiras como você pode fazer a limpeza do macbook ao vender ou apenas por reinstalar o sistema limpo novamente:

Se você tiver feito isso não se espante, a única solução caso você tenha feito é conectar a um outro mac e basicamente(infelizmente) você terá que ter outro mac disponível para realizar esse procedimento, você vai conectá-lo pelo cabo do carregador USB-C para USB-C ou procurar algum cabo USB-C para o Normal e fazer todo o procedimento de restauração pelo Apple Configurator. Você terá que colocar seu mac com M1 no modo DFU (Assim como existe no iPhone) e então você vai manter o botão power por um segundo e enquanto pressiona, você vai inserir uma combinação de crtl + opton + shift com o botão power ainda pressionado e espere 10 segundos, alguns segundinhos depois do logo da apple se apagar e então o Apple Configurator vai detectar o dispositivo no modo DFU e então você vai na opção restaurar.

A outra maneira é que se você não tem formatado o disco mas quer fazer a limpeza do mac, você vai ligar o seu mac com chip M1 e manter pressionado até aparecer um menu de boot e então selecionar a opção que tem um ícone com engrenagens entitulado de "opções", logo após vai ser solicitado a sua senha do iCloud e logo em seguida você vai se deparar com uma tela similar aos do recovery mode e então lá terá a opção de você fazer uma instalação limpa do Big Sur.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você também, pode inicializar no modo recuperação, abrir o terminal, dar o comando resetpassword e depois ir no menu e “apagar o Mac” 3x e vai conseguir fazer a restauração com sucesso.

Já fiz isso em 4 Macs com M1, é mais rápido e mais fácil, do precisar de outro Mac para configurar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandrecasanovaoliveira disse:

Isso resolve... instalação limpa pelo terminal:. Tem um artigo da própria apple ensinando.
Basta seguir. Forte abraço.

https://support.apple.com/kb/HT211983

7d62d7780b2944bdc4b43cd2a0b9c8c2.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

@alexandrecasanovaoliveira, já testei este método também e irá não continuar funcionando se você não desvincular a sua conta do iCloud, a intenção deste tópico é alertar aos usuários para não realizarem o procedimento que é comumente feito em macs formatando o disco etc... Pois isto não é necessário.

7 horas atrás, macrulez disse:

Você também, pode inicializar no modo recuperação, abrir o terminal, dar o comando resetpassword e depois ir no menu e “apagar o Mac” 3x e vai conseguir fazer a restauração com sucesso.

Já fiz isso em 4 Macs com M1, é mais rápido e mais fácil, do precisar de outro Mac para configurar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

@macrulezExatamente! Esqueci de atualizar esse tópico para acrescentar essa alternativa, tbm tenho vários macs em casa.
O único ponto de você não conseguir instalar o outro sistema é porque o chip T2 tá bloqueando, com o comando no terminal vai fazer esse desvinculo, e ainda acrescentando o que você disse, alguns usuários podem deparar com uma mensagem que não existe o usuário, basta ir no ícone da maçã e "apagar Mac".

Editado por ronaldkame
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ronaldkame tenho certeza que neste forum referente a format factory este será o topico mais vizualizado referente ao M1.
Comprei o macbook hoje e ja fiz o format da forma padrão... ou seja, vim parar aqui por pesquisas no google.

Ronald, lembrando que ontem disse que estava comprando por 6.500, chorei o comprei por 6000 o air basico m1, valeu pelas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=105344]Ronald, lembrando que ontem disse que estava comprando por 6.500, chorei o comprei por 6000 o air basico m1, valeu pelas dicas

Maria, me ajuda aí. Pelo que eu entendi, você comprou o MacBook Air M1 por R$ 6mil? Se sim, me diz onde, por favor!
Estou esperando um conhecido vir dos EUA pra trazer um pra mim e estou calculando mais ou menos na faixa de R$ 5.800 se eu pegar um desconto no valor final.


Sent from my iPad using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Maria Auxiliadora C Alves disse:

@ronaldkame tenho certeza que neste forum referente a format factory este será o topico mais vizualizado referente ao M1.
Comprei o macbook hoje e ja fiz o format da forma padrão... ou seja, vim parar aqui por pesquisas no google.

Ronald, lembrando que ontem disse que estava comprando por 6.500, chorei o comprei por 6000 o air basico m1, valeu pelas dicas

Muito obrigado, espero ter ajudado!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/01/2021 at 23:13, Maria Auxiliadora C Alves disse:

@ronaldkame tenho certeza que neste forum referente a format factory este será o topico mais vizualizado referente ao M1.
Comprei o macbook hoje e ja fiz o format da forma padrão... ou seja, vim parar aqui por pesquisas no google.

Ronald, lembrando que ontem disse que estava comprando por 6.500, chorei o comprei por 6000 o air basico m1, valeu pelas dicas

nossa, paguei 9990,00 no meu. Como conseguiu esse preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu consegui fazer a formatação, consegui também instalar usando disco de instalação bootável que eu criei apos baixar o big sur 11.2. O unico cuidado a mais que eu tive foi remover minha conta icloud antes de iniciar o processo. Mas estou com uma dúvida: a estrutura dos meus discos ficou estranha. Vou postar um print e gostaria da opinião de vcs. 
Obrigado 

D11C26E1-6B55-4EB7-9984-E544DD4617A6.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 23/01/2021 at 02:09, macrulez disse:

Você também, pode inicializar no modo recuperação, abrir o terminal, dar o comando resetpassword e depois ir no menu e “apagar o Mac” 3x e vai conseguir fazer a restauração com sucesso.

Já fiz isso em 4 Macs com M1, é mais rápido e mais fácil, do precisar de outro Mac para configurar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Para mim não aparece a opção apagar Mac. Poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Pessoal eu consegui fazer a formatação, consegui também instalar usando disco de instalação bootável que eu criei apos baixar o big sur 11.2. O unico cuidado a mais que eu tive foi remover minha conta icloud antes de iniciar o processo. Mas estou com uma dúvida: a estrutura dos meus discos ficou estranha. Vou postar um print e gostaria da opinião de vcs. 
Obrigado 
D11C26E1-6B55-4EB7-9984-E544DD4617A6.jpeg.61727fa392f38e65b7039475d1922068.jpeg

Esse é o método para o formato de disco APFS. Está tudo certo.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guilherme Frogel Weiss disse:

Olá amigos. Estou com um MacBook Air M1 aqui na loja em que o cliente acabou formatando o disco. Porém o MacBook não está entrando no modo DFU e nem no modo recovery. Alguém teria alguma evolução sobre? Agradeço desde já!

 

1 hora atrás, Guilherme Frogel Weiss disse:

Quando coloco ele para fazer a recupera depois de um tempo ele me dá essa mensagem 

 

The system cannot be restored on this device.

 

Failed to restore device in recovery mode, libusbrestore error:21[com.apple.MobileDevice.MobileRestore - 0x15 (21)]

Desligue o Mac e ligue segurando o botão power até que passe da mensagem que está carregando os arquivos de recuperação - solte após isso.
Vai aparecer o disco do macOS (se houver sistema instalado) e o icone da engrenagem dos Ajustes; inicie pela segunda opção e estará no Modo de Recuperação (CMD+R em Macs intel). Você pode seguir a instalação por ai, só vai precisar de uma conexão com a internet.

Esse foi o método mais prático pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...