Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac M1 e PJe Office


Visitante

Posts Recomendados

Pessoal, estou tentando instalar o certificado EPASS2003 do TRT no MAC M1, versão BIG SUR 11.4.

Entro no site da SOLUTI baixo e instalo o driver normalmente, bem como o java.

Ocorre que quando abro o programa, com o token conectado, o certificado não é reconhecido de jeito nenhum. 

Alguém tem alguma ideia de como poderia fazer para reconhecer?

Pode ser a empresa que não lançou o driver atualizado para essa versão ainda? Será que tem algum jeito?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, vbacelar disse:

Pessoal, estou tentando instalar o certificado EPASS2003 do TRT no MAC M1, versão BIG SUR 11.4.

Entro no site da SOLUTI baixo e instalo o driver normalmente, bem como o java.

Ocorre que quando abro o programa, com o token conectado, o certificado não é reconhecido de jeito nenhum. 

Alguém tem alguma ideia de como poderia fazer para reconhecer?

Pode ser a empresa que não lançou o driver atualizado para essa versão ainda? Será que tem algum jeito?

 

Consegui reconhecer na interface do EnterSafeCastleUserMgr, mas agora não consigo fazer ele aparecer no PJE. Li algumas coisas sobre referenciar a LIB, mas não consigo achar de jeito nenhum. Será que é o modelo do certificado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, fla.venturini disse:

Mas a pergunta que não quer calar...conseguiram fazer o pje office funcionar no Macbook com chip M1 através do emulador Rosetta 2?

Acho que já foi respondido acima. Funciona normalmente nos Mac M1 via Rosetta 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/02/2021 at 13:56, autofernando disse:

Aqui o PJe está funcionando de boa no MacBook Pro M1.

@autofernando, você usou o certificado digital direto no Mac, via Rosetta 2, ou está usando o certificado digital no Parallels?

Hoje, eu tenho um MacBook intel e uso o certificado digital pelo Parallels (abro parallels, entro no site que precisa do certificado digital, espeto o certificado e pronto).

Se eu conseguir fazer isso no parallels do M1, vou poder trocar de Mac. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rhu disse:

@autofernando, você usou o certificado digital direto no Mac, via Rosetta 2, ou está usando o certificado digital no Parallels?

Hoje, eu tenho um MacBook intel e uso o certificado digital pelo Parallels (abro parallels, entro no site que precisa do certificado digital, espeto o certificado e pronto).

Se eu conseguir fazer isso no parallels do M1, vou poder trocar de Mac. 

Acesso o PJe por certificado digital diretamente no MacBook Pro M1 (do mesmo jeito que já acessava no Intel, só que agora via Rosetta 2).

1 minuto atrás, autofernando disse:

Acesso o PJe por certificado digital diretamente no MacBook Pro M1 (do mesmo jeito que já acessava no Intel, só que agora via Rosetta 2).

Em tempo: também uso o certificado digital no Parallels instalado no Mac M1, normalmente, @Rhu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, autofernando disse:

Acesso o PJe por certificado digital diretamente no MacBook Pro M1 (do mesmo jeito que já acessava no Intel, só que agora via Rosetta 2).

Em tempo: também uso o certificado digital no Parallels instalado no Mac M1, normalmente, @Rhu

No Parallels uso o certificado apenas no Firefox ESR e no internet explorer. Não consegui no Edge.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde.

Sou advogado. Depois de muito quebrar a cabeça, consegui fazer funcionar no MacBook Air 2020, com chip M1 e Big Sur 11.4, o PJe Office. Meu token é o GD Burti.

O que eu fiz foi:

1. No site da Certisign (https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/instalacao-de-drivers-no-computador?cod_rev=38788&utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=certificado-digital-pode-ser-usado-no-macos-10-15-sabia&cod_rev=38788), eu fiz o download e instalei o Gerenciador de Certificados (SafeSign - > Tokenadmin) na versão Mac OS 10.13. à 11.0.1;

2. No mesmo site, baixei e movi o Arquivo .dylib, conforme explica no site (1. Após baixar o arquivo "libaetpkss.dylib", este deve estar localizado no Finder, na pasta "Transferências".; 2. Clique com o botão direito (no Mac, segure a tecla CTRL e dê um clique com o mouse ou use o atalho COMMAND + C) no arquivo e depois clique em Copiar "libaetpkss.dylib".; 3. Depois de copiar o arquivo, e com o Finder aberto, na barra superior clique no menu "Ir" e depois em "Ir para Pasta"; 4. No campo de pesquisa da pasta, digite "/usr/local" e depois clique em "Ir"; 5. O caminho "usr/local" será aberto. Agora abra a pasta "lib". (caso não tenha uma pasta lib, crie uma pasta com este mesmo nome).; 6. Dentro da pasta "lib" cole o arquivo (CTRL + Clique do mouse na área em branco, depois clique em "Colar Item" ou use os atalhos COMMAND + V); 7. Digite a senha de usuário do seu Mac e clique em "OK".

3. Baixei e instalei o Firefox e fiz a configuração no Firefox do arquivo .dylib, conforme explica o site da Certisign (1. Localize o navegador Firefoxentre seus Aplicativos e dê um clique duplo para abrir; `2. No canto superior direito, clique na opção "Abrir Menu"(três barras horizontais na cor preta) e depois clique em "Preferências"; 3. No canto superior da página, digite na caixa de pesquisa a palavra "certificado" e depois clique no botão "Dispositivos de Segurança"; 4. Ao lado direito da janela clique no botão "Carregar"; 5. No primeiro campo (Nome do módulo) apague o que estiver digitado e digite "Safesign". No segundo campo (Nome do arquivo do módulo) digite "libaetpkss.dylib" e clique em "OK"; 6. Ao lado esquerdo da janela anterior deve aparecer o nome do módulo carregado (Safesign). Basta clicar em "OK").

4. Fiz o download da Hierarquia Completa ICP-Brasil V5 (https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/downloads/hierarquias).

5. Baixei o PJe Office (https://cnj-pje-programs.s3-sa-east-1.amazonaws.com/pje-office/pje-office_x64.dmg) e instalei conforme passo a passo no site.

6. No PJe Office, cliquei em "Configuração de Certificado". Na janela que abrir, cliquei na aba "PKCS11". Ali, cliquei em "Adicionar" e a seguir busquei o arquivo libaetpkss.dylib dentro do programa tokenadmin: Em "Locations", acessei o meu computador (MacBook Air de João) e segui este caminho: /Applications/tokenadmin.app/Contents/Frameworks/libaetpkss.dylib

Com isso, estando meu token espetado no dongle (o meu é um geonav), voltei para a aba "Avançado" na janela "Configuração de Certificado" e lá estava a opção de digitar a senha do meu certificado digital.

A partir daí, tudo certo! Usando o PJe normalmente, como já fazia com o macOS Catalina.

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa noite! Postei no outro tópico, sobre certificado digital, mas esse é mais específico.

Troquei meu MBA i5 por um M1 ontem e o PJeOffice nem abre! Na verdade, no início, até carregava, mas dava erro na leitura do arquivo dylib do certificado digital. Depois de umas horas, começou a dar o erro da imagem.

Alguns colegas acham que pode ser a versão atual do PJeOffice (1.0.21), sendo que o CNJ não disponibiliza mais as versões antigas.

Por acaso, alguém tem uma versão antiga de backup e poderia disponibilizar? Se tiverem outra sugestão, agradeço. Um problema de cada vez heheh Primeiro tentar fazer o PJeOffice funcionar e depois ver a questão do certificado. Obrigado!

Captura de Tela 2021-06-16 às 14.50.20.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por aqui, tudo funcionando a contento. A instalação não poderia ter sido mais fácil. Logo após abrir o sistema, espetei o token Alladin 5100 (azul) e o MacOs o reconheceu imediatamente, perguntando se queria emparelhar com o sistema. Respondi que não, pois não acho prático me logar  no computador com a senha do token. Em seguida, instalei o Safenet versão 10.2.111.0, que pesquisei na net, e logo em seguida o Shodo (que baixei de um link direto, pois o link usado pelo  TRT dá um erro, já que o programa não é assinado).

Acessei de primeira. Como não uso o PJeOffice, não posso dizer se está funcionando.

MacBook Air M1

Big Sur 11.4

Firefox 89.0

Ah, e a msg do Safenet que aparecia (não é possível carregar um arquivo de texto, etc...) sumiu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2021 at 18:40, João R. N. disse:

Pessoal, boa tarde.

Sou advogado. Depois de muito quebrar a cabeça, consegui fazer funcionar no MacBook Air 2020, com chip M1 e Big Sur 11.4, o PJe Office. Meu token é o GD Burti.

O que eu fiz foi:

1. No site da Certisign (https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/instalacao-de-drivers-no-computador?cod_rev=38788&utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=certificado-digital-pode-ser-usado-no-macos-10-15-sabia&cod_rev=38788), eu fiz o download e instalei o Gerenciador de Certificados (SafeSign - > Tokenadmin) na versão Mac OS 10.13. à 11.0.1;

2. No mesmo site, baixei e movi o Arquivo .dylib, conforme explica no site (1. Após baixar o arquivo "libaetpkss.dylib", este deve estar localizado no Finder, na pasta "Transferências".; 2. Clique com o botão direito (no Mac, segure a tecla CTRL e dê um clique com o mouse ou use o atalho COMMAND + C) no arquivo e depois clique em Copiar "libaetpkss.dylib".; 3. Depois de copiar o arquivo, e com o Finder aberto, na barra superior clique no menu "Ir" e depois em "Ir para Pasta"; 4. No campo de pesquisa da pasta, digite "/usr/local" e depois clique em "Ir"; 5. O caminho "usr/local" será aberto. Agora abra a pasta "lib". (caso não tenha uma pasta lib, crie uma pasta com este mesmo nome).; 6. Dentro da pasta "lib" cole o arquivo (CTRL + Clique do mouse na área em branco, depois clique em "Colar Item" ou use os atalhos COMMAND + V); 7. Digite a senha de usuário do seu Mac e clique em "OK".

3. Baixei e instalei o Firefox e fiz a configuração no Firefox do arquivo .dylib, conforme explica o site da Certisign (1. Localize o navegador Firefoxentre seus Aplicativos e dê um clique duplo para abrir; `2. No canto superior direito, clique na opção "Abrir Menu"(três barras horizontais na cor preta) e depois clique em "Preferências"; 3. No canto superior da página, digite na caixa de pesquisa a palavra "certificado" e depois clique no botão "Dispositivos de Segurança"; 4. Ao lado direito da janela clique no botão "Carregar"; 5. No primeiro campo (Nome do módulo) apague o que estiver digitado e digite "Safesign". No segundo campo (Nome do arquivo do módulo) digite "libaetpkss.dylib" e clique em "OK"; 6. Ao lado esquerdo da janela anterior deve aparecer o nome do módulo carregado (Safesign). Basta clicar em "OK").

4. Fiz o download da Hierarquia Completa ICP-Brasil V5 (https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/downloads/hierarquias).

5. Baixei o PJe Office (https://cnj-pje-programs.s3-sa-east-1.amazonaws.com/pje-office/pje-office_x64.dmg) e instalei conforme passo a passo no site.

6. No PJe Office, cliquei em "Configuração de Certificado". Na janela que abrir, cliquei na aba "PKCS11". Ali, cliquei em "Adicionar" e a seguir busquei o arquivo libaetpkss.dylib dentro do programa tokenadmin: Em "Locations", acessei o meu computador (MacBook Air de João) e segui este caminho: /Applications/tokenadmin.app/Contents/Frameworks/libaetpkss.dylib

Com isso, estando meu token espetado no dongle (o meu é um geonav), voltei para a aba "Avançado" na janela "Configuração de Certificado" e lá estava a opção de digitar a senha do meu certificado digital.

A partir daí, tudo certo! Usando o PJe normalmente, como já fazia com o macOS Catalina.

Abraços

 

Amigo, por um acaso está conseguindo usar o ProJudi e os assinadores do eproc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, caso algum de vocês use M1 e tenha Windows instalado no parallels, poderiam, por favor, me dizer se roda o webconnection 2 instância para servidores? Eu to querendo muito comprar um M1 mas não consigo encontrar essa informação de jeito nenhum e nenhum amigo tem essa máquina ainda. É um programa muito leve - https://www.tjsp.jus.br/webconnection

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/06/2021 at 17:52, Guilherme Dullius disse:

Amigo, por um acaso está conseguindo usar o ProJudi e os assinadores do eproc?

Boa noite! Quando tiver oportunidade, testo o Projudi do TJMG. Está sendo desativado aqui em MG, os processos estão sendo migrados para o PJe. Tenho 4 ou 5 ações e costumo acessar por senha. Para piorar, somente para o PROJUDI, o TJMG disponibiliza um certificado A1 próprio, que só funciona nessa plataforma. Sei que colegas usam o certificado digital próprio (token A3), irei testar da próxima vez e retorno. Quanto ao eproc, vou deixar para outro colega, faz anos que não uso.

Apenas dando retorno sobre o meu problema (pode acontecer com outros colegas), consegui solucionar e postei no outro tópico. Resumindo, era algum problema de software, criei outro usuário no Mac e o PJeOffice voltou a funcionar. Estou usando a versão 1.0.20, disponibilizada aqui no fórum. E comprei um token SafeNet 5110, está funcionando perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia! Consegui resolver o problema de instalação e compartilho o passo-a-passo que deu certo (comigo). 

Antes, informações técnicas sobre os meus dispositivos: 1 MacBook Air M1 2020 (Mac OS X 10_15_7 - 32 Bits, Safari 14), 1 adaptador usb tipo-A-tipo-C, 1 TOKEN (Token 5110 | 5100 - SafeNet). 

Passo 1: instalei o driver correspondente ao meu Token (https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/downloads/tokens#macos) - lembrado que: o drive só está atualizado para o atual Mac OS (o Monterey ainda não). Baixei o SafeNetAuthenticationClient.10.2.97.0.dmg.

Passo 2: baixei o pje-office_x64.dmg. (https://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice)

Passo 3: instalei o PJE. (e aqui vem o pulo do gato).

Apareceu a tela que o PJeOffice.app não pode ser aberto porque o desenvolvedor blá-blá-blá.

Vá em 'Segurança e Privacidade', Geral, clique no cadeado para abri-lo. (Pode apertar no 'cancelar' do aviso do sistema).

Deve aparecer "PJeOffice.app"foi impedido de uso porque não é um desenvolvedor identificado." Clica no "Abrir Mesmo Assim".

Agora, ao tentar instalar o PJeOffice, deve abrir novo aviso: "O macOS não pode verificar o desenvolvedor de 'PJeOffice.app'. "Tem certeza que deseja abri-lo?" Clique em 'Abrir'.

Pronto, o PJE deve aparecer instalado lá na barra do dock.

Passo 4: Insira o Token.

Passo 5: No meu caso, digitei o site do TJDFT (pelo Safari mesmo), acesso PJE e apareceu uma tela dizendo que "Não conseguiu logar com o certificado digital e blá-blá-blá." Clique no botão gigante escrito "Entrar". Digite o PIN do token e, se tudo der certo, você entrará no sistema do pJE normalmente. 

Espero ter ajudado. 

(Eu até printei enquanto fazia mas não estou, infelizmente, conseguindo subir os prints).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Analisei todas as dicas aqui para resolver o problema de configuração do Certificado Digital para uso no PJeOffice em um Mac Mini M1 2020.

Confesso que tentei todas e não consegui configurar e usar meu certificado digital (Token Soluti ePasss 2003).

A solução foi entrar em contato com o suporte da Soluti (empresa fornecedora do certificado digital/token).

Pois bem, entrei em contato pelo chat da empresa, informado no site, e eles fizeram a configuração remota em 2 minutos.

Pelo que vi na tela, basicamente fizeram a importação de um arquivo (endereço de localização da mídia no PJeOffice) e, assim, o PJe encontrou o certificado.

Assim, pela experiência positiva, acredito que seja mais simples para todos - que não estejam conseguindo configurar o certificado - acionar o respectivos suportes de seus certificados.

Estou usando o PJeOffice, versão 1.0.21, no Safari (MacOs Big Sur, versão 11.4). Não é preciso usar o Mozzila Firefox!

Acessei tranquilamente o PJE no TJPE e TSE.

Espero ter ajudado.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Humberto Graça disse:

Bom dia!

Analisei todas as dicas aqui para resolver o problema de configuração do Certificado Digital para uso no PJeOffice em um Mac Mini M1 2020.

Confesso que tentei todas e não consegui configurar e usar meu certificado digital (Token Soluti ePasss 2003).

A solução foi entrar em contato com o suporte da Soluti (empresa fornecedora do certificado digital/token).

Pois bem, entrei em contato pelo chat da empresa, informado no site, e eles fizeram a configuração remota em 2 minutos.

Pelo que vi na tela, basicamente fizeram a importação de um arquivo (endereço de localização da mídia no PJeOffice) e, assim, o PJe encontrou o certificado.

Assim, pela experiência positiva, acredito que seja mais simples para todos - que não estejam conseguindo configurar o certificado - acionar o respectivos suportes de seus certificados.

Estou usando o PJeOffice, versão 1.0.21, no Safari (MacOs Big Sur, versão 11.4). Não é preciso usar o Mozzila Firefox!

Acessei tranquilamente o PJE no TJPE e TSE.

Espero ter ajudado.

Abraços

O suporte da Soluti é excelente, assim como os preços para advogado. Pelo que relatam aqui, as outras AC nem tem suporte propriamente (repetir as orientações dos manuais como se o problema da pessoa fosse analfabetismo pra mim não é suporte). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2021 at 18:40, João R. N. disse:

Pessoal, boa tarde.

Sou advogado. Depois de muito quebrar a cabeça, consegui fazer funcionar no MacBook Air 2020, com chip M1 e Big Sur 11.4, o PJe Office. Meu token é o GD Burti.

O que eu fiz foi:

1. No site da Certisign (https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/instalacao-de-drivers-no-computador?cod_rev=38788&utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=certificado-digital-pode-ser-usado-no-macos-10-15-sabia&cod_rev=38788), eu fiz o download e instalei o Gerenciador de Certificados (SafeSign - > Tokenadmin) na versão Mac OS 10.13. à 11.0.1;

2. No mesmo site, baixei e movi o Arquivo .dylib, conforme explica no site (1. Após baixar o arquivo "libaetpkss.dylib", este deve estar localizado no Finder, na pasta "Transferências".; 2. Clique com o botão direito (no Mac, segure a tecla CTRL e dê um clique com o mouse ou use o atalho COMMAND + C) no arquivo e depois clique em Copiar "libaetpkss.dylib".; 3. Depois de copiar o arquivo, e com o Finder aberto, na barra superior clique no menu "Ir" e depois em "Ir para Pasta"; 4. No campo de pesquisa da pasta, digite "/usr/local" e depois clique em "Ir"; 5. O caminho "usr/local" será aberto. Agora abra a pasta "lib". (caso não tenha uma pasta lib, crie uma pasta com este mesmo nome).; 6. Dentro da pasta "lib" cole o arquivo (CTRL + Clique do mouse na área em branco, depois clique em "Colar Item" ou use os atalhos COMMAND + V); 7. Digite a senha de usuário do seu Mac e clique em "OK".

3. Baixei e instalei o Firefox e fiz a configuração no Firefox do arquivo .dylib, conforme explica o site da Certisign (1. Localize o navegador Firefoxentre seus Aplicativos e dê um clique duplo para abrir; `2. No canto superior direito, clique na opção "Abrir Menu"(três barras horizontais na cor preta) e depois clique em "Preferências"; 3. No canto superior da página, digite na caixa de pesquisa a palavra "certificado" e depois clique no botão "Dispositivos de Segurança"; 4. Ao lado direito da janela clique no botão "Carregar"; 5. No primeiro campo (Nome do módulo) apague o que estiver digitado e digite "Safesign". No segundo campo (Nome do arquivo do módulo) digite "libaetpkss.dylib" e clique em "OK"; 6. Ao lado esquerdo da janela anterior deve aparecer o nome do módulo carregado (Safesign). Basta clicar em "OK").

4. Fiz o download da Hierarquia Completa ICP-Brasil V5 (https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/downloads/hierarquias).

5. Baixei o PJe Office (https://cnj-pje-programs.s3-sa-east-1.amazonaws.com/pje-office/pje-office_x64.dmg) e instalei conforme passo a passo no site.

6. No PJe Office, cliquei em "Configuração de Certificado". Na janela que abrir, cliquei na aba "PKCS11". Ali, cliquei em "Adicionar" e a seguir busquei o arquivo libaetpkss.dylib dentro do programa tokenadmin: Em "Locations", acessei o meu computador (MacBook Air de João) e segui este caminho: /Applications/tokenadmin.app/Contents/Frameworks/libaetpkss.dylib

Com isso, estando meu token espetado no dongle (o meu é um geonav), voltei para a aba "Avançado" na janela "Configuração de Certificado" e lá estava a opção de digitar a senha do meu certificado digital.

A partir daí, tudo certo! Usando o PJe normalmente, como já fazia com o macOS Catalina.

Abraços

 

Segui todos os passos, mas alguns apresentaram erro (do 3 em diante). Alguém conseguiu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/06/2021 at 23:40, Marco Barreto disse:

Segui todos os passos, mas alguns apresentaram erro (do 3 em diante). Alguém conseguiu?

Bom dia. Vou postar os prints a partir do Passo 3. Espero que ajude.

Captura de Tela 2021-06-23 às 10.02.10-2.jpg

Captura de Tela 2021-06-23 às 10.04.27.jpg

Captura de Tela 2021-06-23 às 10.05.09.jpg

A partir de então, o PJE, para mim, foi instalado. 

Agora, CXB disse:

Bom dia. Vou postar os prints a partir do Passo 3. Espero que ajude.

Captura de Tela 2021-06-23 às 10.02.10-2.jpg

Captura de Tela 2021-06-23 às 10.04.27.jpg

Captura de Tela 2021-06-23 às 10.05.09.jpg

A partir de então, o PJE, para mim, foi instalado. 

 

Complementando.

Captura de Tela 2021-06-30 às 11.14.32.png

Captura de Tela 2021-06-23 às 10.06.14.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...