Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[SUCESSO] Ideapad 320 - 15IKB - Big Sur (11.0.1)


Posts Recomendados

Olá, hoje vim documentar meu primeiro sucesso em hackbook, onde depois de 3 meses de pesquisa, consegui fazer uma instalação perfeita do Big Sur no meu Lenovo Ideapad 320 - 15IKB.

Obs: Sou iniciante, então se houver alguma falha me avise.

MEU HARDWARE:

-Intel i5 7200U

-8GB Ram (de fábrica)

-SSD WD 240GB (windows)

-HD 120GB (Mac OS)

-Intel HD 620

-Tela 1366x768

-TouchPad Synaptics

-Placa Wi-Fi e Bluetooth Intel (de fábrica)

 

O QUE FUNCIONA:

 

  • CPU Power Management -> OK
  • NVRAM Nativa -> OK
  • Indicador de Bateria -> OK
  • Intel HD 620 (3072MB VRAM) -> OK
  • HDMI com Audio (1080p) -> OK
  • Audio ALC230 (com plug de fone) -> OK
  • Atalhos de Som e Brilho -> OK
  • Portas USB (incluindo USB-C) -> OK
  • Teclado -> OK
  • Trackpad -> OK, porém é reconhecido como mouse, então os gestos não funcionam.
  • Wifi e Bluetooth -> OK, porém Bluetooth pode lagar quando usado junto com Wi-Fi; Wi-Fi pode não conectar em alguns roteadores; Usar Heliport.app para conectar nas redes.
  • AirDrop -> Não testado, porém ativa normalmente.

 

Obs: Vou deixar minha pasta do OC (0.64) configurada, eu usei ela para poder iniciar a instalação pelo Pendrive também, pois com a padrão ele não inicia.

Agradecimentos ao usuário wolfone que fez um tópico recentemente deste mesmo notebook no tonymacx86, modifiquei a OC dele somente para Wi-Fi.

Link tópico hackbook (origem): https://www.tonymacx86.com/threads/success-lenovo-ideapad-320-15ikb-big-sur-11-1-oc.308405/

Link para download do meu OC: https://drive.google.com/file/d/187qFwD8Tne6DX0k-Y35DepD0_3F8F05U/view?usp=sharing

Captura de Tela 2021-01-04 às 12.23.10.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Captura de Tela 2021-01-04 às 12.39.01.png

 

WhatsApp Image 2021-01-04 at 12.41.26.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Me desculpe a demora para responder, mas aperfeiçoeei a build um pouco.

Agora uso um SSD com Windows e Mac particionado que, mesmo com OpenCore, funcionou perfeitamente, liberando espaço pro meu HDD extra. Também atualizei o OpenCore e os kexts, incluindo o AirportItlwm, que usa a configuração nativa do sistema, nao necessitando mais o Heliport.app, além de que a localização, handoff e desbloqueio com apple watch funcionam. 

 

Algumas pessoas até funcionaram chamadas com o iPHone (o meu funcionou, mas de primeira nao foi) e Acesso pessoal (o meu aparece mas nao conecta, mas nao sei se e porque gastei toda minha 4g)

 

Por fim vou deixar a nova efi aqui, ja te ajuda bastante, so troca o numero serial se possivel

 

OBS: to sem como acessar o mac e jogar no drive, ve se esse link do iCloud funciona. Se nao funcionar me avisa aqui que jogo ele no google drive amanha 

https://www.icloud.com/iclouddrive/0wVpNdR5vn8IeE9Hb-tiFihOg#EFI_OC_0.6.7_Ideapad_320

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 24/03/2021 at 01:22, tarcisiodier disse:

Opa, alguém conseguiu habilitar os gestos no touchpad?

O seu trackpad esta com o mesmo problema? Não consegui aqui, acho que tem algo a ver com patch e os kexts da ELAN dando conflito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2021 at 01:22, tarcisiodier disse:

Opa, alguém conseguiu habilitar os gestos no touchpad?

Finalmente, depois de uns 4 meses tentando, eu consegui uma variante do VoodooTrackpad que fez ele ser reconhecido como MagicTrackPad II

Agora o unico problema é o HDMI que, por algum motivo, sempre q a tela apaga, precisa ser retirado e colocado novamente, além de algumas funções do Airdrop que não funcionam (e provavelmente so funcionarão com atualizações do airportitlwm, mas eu nao me importo muito, Handoff e Chamadas do iPhone são o que eu mais queria) e o bluetooth que pode lagar (também problema do AirdropItlwm, mas como eu uso ethernet, não me afeta).

Atualizei também o OpenCore pra 0.6.8, estou no Mac OS 11.2.3, sem nenhum problema.

 

Link pra nova pasta: https://drive.google.com/drive/folders/1_t1HY3B1u7BfXaKyTFbEfmb90zwE6EIt?usp=sharingCaptura de Tela 2021-04-07 às 15.07.21.png

Editado por Estevao Barbosa Fiorilo Rocha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

 

Em 07/04/2021 at 15:05, Estevao Barbosa Fiorilo Rocha disse:

Finalmente, depois de uns 4 meses tentando, eu consegui uma variante do VoodooTrackpad que fez ele ser reconhecido como MagicTrackPad II

Agora o unico problema é o HDMI que, por algum motivo, sempre q a tela apaga, precisa ser retirado e colocado novamente, além de algumas funções do Airdrop que não funcionam (e provavelmente so funcionarão com atualizações do airportitlwm, mas eu nao me importo muito, Handoff e Chamadas do iPhone são o que eu mais queria) e o bluetooth que pode lagar (também problema do AirdropItlwm, mas como eu uso ethernet, não me afeta).

Atualizei também o OpenCore pra 0.6.8, estou no Mac OS 11.2.3, sem nenhum problema.

 

Link pra nova pasta: https://drive.google.com/drive/folders/1_t1HY3B1u7BfXaKyTFbEfmb90zwE6EIt?usp=sharingCaptura de Tela 2021-04-07 às 15.07.21.png

Estou com o problema dos gestos também, vc pode me ajudar? pra mim conseguir usar sua OC eu tenho que reinstalar o Mac ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/06/2021 at 07:49, Wysney Correa disse:

 

Estou com o problema dos gestos também, vc pode me ajudar? pra mim conseguir usar sua OC eu tenho que reinstalar o Mac ?

Não, so baixa ela e cola na sua EFI, só lembra de gerar uma SMBIOS ou colocar a sua própia pra não ter problema com ID Apple!

 

Qual seu trackpad? Faz um dualboot com a minha EFI que ele vai mostrar direitinho (li num canto que nessa ultima versão do OC suporta instalar pelo bootcamp, lembrando que quando você liga o windows pelo opencore ele reconhece como MacBook Pro, como mostrado na print do lenovo vantage)

imagem_2021-06-17_115257.png

Em 04/01/2021 at 12:48, Estevao Barbosa Fiorilo Rocha disse:

Olá, hoje vim documentar meu primeiro sucesso em hackbook, onde depois de 3 meses de pesquisa, consegui fazer uma instalação perfeita do Big Sur no meu Lenovo Ideapad 320 - 15IKB.

Obs: Sou iniciante, então se houver alguma falha me avise.

MEU HARDWARE:

-Intel i5 7200U

-8GB Ram (de fábrica)

-SSD WD 240GB (windows)

-HD 120GB (Mac OS)

-Intel HD 620

-Tela 1366x768

-TouchPad Synaptics

-Placa Wi-Fi e Bluetooth Intel (de fábrica)

 

O QUE FUNCIONA:

 

  • CPU Power Management -> OK
  • NVRAM Nativa -> OK
  • Indicador de Bateria -> OK
  • Intel HD 620 (3072MB VRAM) -> OK
  • HDMI com Audio (1080p) -> OK
  • Audio ALC230 (com plug de fone) -> OK
  • Atalhos de Som e Brilho -> OK
  • Portas USB (incluindo USB-C) -> OK
  • Teclado -> OK
  • Trackpad -> OK, porém é reconhecido como mouse, então os gestos não funcionam.
  • Wifi e Bluetooth -> OK, porém Bluetooth pode lagar quando usado junto com Wi-Fi; Wi-Fi pode não conectar em alguns roteadores; Usar Heliport.app para conectar nas redes.
  • AirDrop -> Não testado, porém ativa normalmente.

 

Obs: Vou deixar minha pasta do OC (0.64) configurada, eu usei ela para poder iniciar a instalação pelo Pendrive também, pois com a padrão ele não inicia.

Agradecimentos ao usuário wolfone que fez um tópico recentemente deste mesmo notebook no tonymacx86, modifiquei a OC dele somente para Wi-Fi.

Link tópico hackbook (origem): https://www.tonymacx86.com/threads/success-lenovo-ideapad-320-15ikb-big-sur-11-1-oc.308405/

Link para download do meu OC: https://drive.google.com/file/d/187qFwD8Tne6DX0k-Y35DepD0_3F8F05U/view?usp=sharing

Captura de Tela 2021-01-04 às 12.23.10.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Captura de Tela 2021-01-04 às 12.39.01.png

 

WhatsApp Image 2021-01-04 at 12.41.26.jpeg

OpenCore atualizado pra 0.7.0 com todos os kexts atualizados! Acredite que rode até o Mac OS 12 MOnterey (foi me relatado, mas não testei pois não tenho outro ssd disponivel)

Também comprei uma placa wifi da Apple e vou testar, se funcionar (como foi dito em outros fórums) deixo o link com adaptador pra compra aqui!

Lembrando que essa opção de trocar wifi é opcional, mas como estou usando a muito tempo, gostaria de ter a continuidade e estabilidade que essas placas Wi-Fi oferecem, coisa que o AirportItlwm nem sempre oferece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Estevao Barbosa Fiorilo Rocha disse:

Não, so baixa ela e cola na sua EFI, só lembra de gerar uma SMBIOS ou colocar a sua própia pra não ter problema com ID Apple!

 

Qual seu trackpad? Faz um dualboot com a minha EFI que ele vai mostrar direitinho (li num canto que nessa ultima versão do OC suporta instalar pelo bootcamp, lembrando que quando você liga o windows pelo opencore ele reconhece como MacBook Pro, como mostrado na print do lenovo vantage)

imagem_2021-06-17_115257.png

OpenCore atualizado pra 0.7.0 com todos os kexts atualizados! Acredite que rode até o Mac OS 12 MOnterey (foi me relatado, mas não testei pois não tenho outro ssd disponivel)

Também comprei uma placa wifi da Apple e vou testar, se funcionar (como foi dito em outros fórums) deixo o link com adaptador pra compra aqui!

Lembrando que essa opção de trocar wifi é opcional, mas como estou usando a muito tempo, gostaria de ter a continuidade e estabilidade que essas placas Wi-Fi oferecem, coisa que o AirportItlwm nem sempre oferece

O Estranho é que a sua EFI não da boot no meu. Ela da Halting crítical error, ja tentei subir ela antes. parece q o problema é com o ctlahci

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wysney Correa disse:

O Estranho é que a sua EFI não da boot no meu. Ela da Halting crítical error, ja tentei subir ela antes. parece q o problema é com o ctlahci

 

O seu é um 320 com essa cpu? Ou é skylake? Deixei de carregar essa kext desde a 0.6.8 já que o bug da AHCI já havia sido corrigido na 0.6.6 e não era mais necessário, se não me engano. Talvez algum patch de ACPI esteja causando, o melhor é você usar a sua que liga e adaptar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Você poderia me dar uma ajuda, sou iniciando em hackintosh, tentei usar a sua UFI e deu erro aqui, usei a minha config.plist e o meu opencore que estava no 0.7.0 porem deu erro.

Acabei tendo que reinstalar o big sur.

Você trocou algo depois de instalar a versão 0.7.0, alguma Kexts ou driver novo ? 

Estou tentando resolver o problema do Trackpad, o modelo do meu e igual ao seu com mesmo processador e tudo mais.

Agradeço desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
Em 29/09/2021 at 00:04, Raphael Moraes disse:

Olá amigo não estou conseguindo nem terminar a instalacao do big sur, poderia dar umas dicas? 

O seu é o mesmo hardware? se for um de 6th gen ou 14IKB recomendo olhar uns GitHub desse modelo q tb existem, o processo e o mesmo, so usar a efi deles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá, sou iniciante no hackintosh, mas consegui usar uma EFI que você passou e deu certo, com poréns. 

O meu modelo não é igual ao seu, mas é bem parecido o que muda de fato é o processador i3. Ele simplesmente não reconhece a rede e nem os gestos do trackpad, eu queria ajuda para consegui colocar a kext certa para arrumar. A rede eu tive que comprar um placa BCM94360CS2 do próprio macbook , mas ainda não chegou, mas depois dou atualizações sobre. 

Desde já agradeço 😌

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 30/12/2021 at 13:55, TheTobiax disse:

Olá, sou iniciante no hackintosh, mas consegui usar uma EFI que você passou e deu certo, com poréns. 

O meu modelo não é igual ao seu, mas é bem parecido o que muda de fato é o processador i3. Ele simplesmente não reconhece a rede e nem os gestos do trackpad, eu queria ajuda para consegui colocar a kext certa para arrumar. A rede eu tive que comprar um placa BCM94360CS2 do próprio macbook , mas ainda não chegou, mas depois dou atualizações sobre. 

Desde já agradeço 😌

esse i3 é de 7th (kabylake)? pq tem o modelo que usa 6th gen (skylake) e ai vc pd usar essa efi:

https://github.com/gajjartejas/Lenovo-Ideapad-320-15ISK-14ISK-Laptop-Hackintosh

mas pode ser tambem que você tenha o trackpad da ELAN, dai é so carregar o kext VoodooI2CElan e, se nao funcionar de cara, colocar o modelo dele na info.plist da kext VoodooI2CHID

Qualquer coisa me chama no telegram: @tetenc555 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 30/12/2021 at 13:55, TheTobiax disse:

Olá, sou iniciante no hackintosh, mas consegui usar uma EFI que você passou e deu certo, com poréns. 

O meu modelo não é igual ao seu, mas é bem parecido o que muda de fato é o processador i3. Ele simplesmente não reconhece a rede e nem os gestos do trackpad, eu queria ajuda para consegui colocar a kext certa para arrumar. A rede eu tive que comprar um placa BCM94360CS2 do próprio macbook , mas ainda não chegou, mas depois dou atualizações sobre. 

Desde já agradeço 😌

Funcionou com a placa BCM94360CS2? Se sim pode passar o Kext? E o link de onde vc comprou a placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...