Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacPro 2010 - Placa de video


vagnergamba

Posts Recomendados

Ola a todos,

Meu Mac Pro 2010 tem a placa de video ATI Radeon 5770 1mb, 16mb RAM.
Sempre rodou bem porem de um tempo pra ca esquenta demais e tudo fica dentro, travando tela.
Troquei pasta termica, melhorou um pouquinho mas continua os travamentos~
Uso muito Capture One, Ps e fica uma carroça.
Alguém sugeriu trocar a placa de video por uma mais atualizada, ATI saphire 580. 
A duvida é: Será que isso é realmente o problema? Vai ajudar trocar a placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Boa tarde Vagner,

Você não deu muitos detalhes do seu Mac Pro, se é single ou dual processor, qual o processador, versão do SO, etc. Mas o Mac Pro é uma das, senão a mais robusta e confiável máquina já criada pela Apple. Definitivamente travamentos não são um comportamento normal ou comum para essa máquina.

Antes de investir um único centavo, primeiro você deve determinar a origem do problema, para observar se a máquina está aquecendo, instale o MacFansControl, através dele você consegue ver os dados dos sensores, como temperatura dos componentes, rotação dos fans e assim de forma mais assertiva confirmar se é ou não problema de aquecimento.

Quanto a lentidão, bom isso já depende muito do seu uso, lembre-se que por melhor que fosse em sua época e por mais robusto que seja até hoje, ainda estamos falando de um equipamento já datado, com tecnologia de 10+ anos, sobretudo, com um processador bem defasado. (ta aí o exemplo dos M1 que estão dando surra até em Core i9 para tarefas específicas). A troca da placa de vídeo só fará sentido se as aplicações que você utiliza fizerem uso da GPU. Nisso o próprio Monitor de Atividade pode te dar uma "luz" do que está consumindo tempo de CPU ou memória e te ajudar a identificar o gargalo.

No meu Mac Pro eu tenho uma Sapphire RX 580 com 8GB de RAM (aquela homologada pela Apple), e te garanto, meu Mac continua como antes nem melhor, nem pior. Os ganhos são sim perceptíveis mas como mencionei, somente em aplicações que façam uso intensivo da GPU, no meu caso, Final Cut, DaVinci Resolve, aí sim, sinto uma diferença gigantesca em relação a minha antiga Radeon 5870 Mac Edition.

Agora, sendo bem racional (mesmo sendo apaixonado pelo Mac Pro), não sei hoje vale muito a pena investir ainda nessas máquinas, principalmente agora com a mudança gradual da arquitetura para o Apple Silicon (ARM), acho mais negócio, juntar e guardar o dinheiro para investir num Mac novo. O meu Mac Pro já está no limite de upgrades, com 128GB de RAM, SSD em todas as baias SATA, Flash PCIe para o SO e a RX 580 e provavelmente este será meu último Mac com arquitetura Intel. Só estou esperando melhorar um pouco o preço dos M1, mas eu com certeza não investirei nenhum centavo em Mac Intel daqui pra frente.

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.4k
×
×
  • Criar Novo...