Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macmini M1 + SSD externo como cache. É possivel?


leomkt

Posts Recomendados

Vi alguns reviews do MacMini com 8Gb de Ram e outros com 16Gb de Ram, com desempenhos bem parecidos (mesmo quando monitorados, ambos usaram quase a capacidade total da memória disponível). Alguns usuários afirmaram que talvez seja pelo uso do SSD como cache, o que pode vir a diminuir a vida útil do SSD que é soldado na Placa Mãe.

Minha dúvida é: É possível usar um SSD via Thunderbolt/USB 4 ou até no USB A, e colocar esse SSD como destino para Cache? Ou o OS usa necessariamente o disco interno como Cache? Qual a dificuldade de criarem uma memória RAM externa (já que temos GPU externa....). To querendo comprar um MacMini... o meu 2012 ta pedindo arrego ja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como isto está funcionando nos Macs com M1, mas pela experiência que tenho com os Macs com Intel, sempre notei o swap de memória ocorrendo para o disco em que o sistema está instalado (não sei se a Apple limitou o boot em unidades externas nestes novos Macs, mas acredito que não).

Logo se o sistema está sendo executado num SSD externo o swap ocorrerá para este SSD e não o interno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possuo um Mac mini M1 8GB. Tecnicamente falando, o sistema operacional "sabe" quando é viável usar o espaço do SSD, não escrevendo o tempo todo nele. Se o medo é em relação à vida útil do SSD, acredito que não seja problema: os SSDs de qualidade, ou seja, Apple aqui está contemplada, suportam na casa de centenas de terabytes de regravações. Até você realmente acabar com a vida útil do SSD já se passaram uns 10 anos tranquilamente.

Só para vocês terem ideia, eu tenho SSD de 40GB funcionando até hoje. Vai fazer uns 14 anos!!! Claro, é de marca boa: intel. Tenho um SSD da Intel de 120GB funcionando há 10 anos também. E ele passou por diversos computadores.

Sou bem entusiasta dos SSDs. Para mim, desde o  primeiro lançamento deles, já estava claro que os HDs eram um gargalo terrível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/12/2020 at 10:14, leomkt disse:

Vi alguns reviews do MacMini com 8Gb de Ram e outros com 16Gb de Ram, com desempenhos bem parecidos (mesmo quando monitorados, ambos usaram quase a capacidade total da memória disponível). Alguns usuários afirmaram que talvez seja pelo uso do SSD como cache, o que pode vir a diminuir a vida útil do SSD que é soldado na Placa Mãe.

Minha dúvida é: É possível usar um SSD via Thunderbolt/USB 4 ou até no USB A, e colocar esse SSD como destino para Cache? Ou o OS usa necessariamente o disco interno como Cache? Qual a dificuldade de criarem uma memória RAM externa (já que temos GPU externa....). To querendo comprar um MacMini... o meu 2012 ta pedindo arrego ja

É preciso levar em conta que dificilmente você chegará perto da velocidade do SSD interno utilizando um driver externo. Mas não acredito que a performance se deva ao fato de o Mini ter um SSD bastante rápido, porque por mais rápido que ele seja, não se compara as velocidades de leitura e escrita das memórias DDR 4 que, em teoria, podem alcançar picos de 25GB/s, enquanto o SSD do Mini tem cerca de 3GB/s. Parece mais ser um gerenciamento melhor da Ram.

Quanto a vida útil do "disco", eu não me preocuparia, meu servidor de mídia usa bastante swap porque tem pouca Ram e está ligado full-time desde 2014. Ele tem um SSD SanDisk de entrada para o sistema operacional e está firme e forte.

Pra finalizar: eu tenho dúvidas sobre comprar uma máquina hoje com apenas 8GB de Ram e sem a opção de upgrades futuros. Mesmo que a máquina seja excelente, pode limitar a vida útil no longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hj eu trabalho muito com LightRoom no meu MacMino 2012 i7. Ta penando. Tento editar video. Até funciona, mas é sofrido, mas quero editar mais. Nos testes que vi, no video sempre chega ao máximo de RAM consumida, entao imagino que entra o tal do Swap...

Agora, os que vem dos EUA com 8Gb é mais facil pedir pra alguem trazer/mandar do que pedir um de 16gb, q são meio que feitos sob encomenda. Durando outros 5 a 8 anos ta bom hehehe

Pra mim o Mini vale mais a pena pelo desempenho igual ao dos MacBooks e valor inferior. Acho que outro mini M1 viria só daqui a alguns anos, não vale pra mim esperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já mencionado acima, eu também não me preocuparia com a vida útil do SSD. Já em relação ao consumo de memória RAM, é normal o macOS alocar memória disponível mesmo para tarefas leves então segue a máxima de que quanto mais RAM melhor. Tenho um Mac Pro com 128GB de RAM e raramente uso mais que 64GB, mas se precisar, sei que estará lá. Pretendo em breve me aventurar em algum Mac com M1 mas provavelmente vou pegar a versão com 16GB de RAM. Os novos Macs com M1 estão fazendo estrago (no bom sentido) mesmo com 8GB de RAM, a arquitetura ARM realmente promete para o futuro da computação e estamos só na primeira geração de processadores ARM em desktops e notebooks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
16 minutos atrás, leomkt disse:

Pelo que entendi lendo alguns fóruns, está questão do swap está ligada a:

a) aplicativos não otimizados que precisam puxar emulação via Rosetta

b) navegadores baseados no Chromium (chrome, edge, firefox) que criam um arquivo temporário gigante para cachê de vídeo

c) o aplicativo em questão não tem acesso a dados confiáveis pois não tem acesso ao kernel do sistema

 

Acompanhe os vídeos desta galera sobre o assunto

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...