leomkt Postado 19 de dezembro de 2020 Denunciar Postado 19 de dezembro de 2020 Vi alguns reviews do MacMini com 8Gb de Ram e outros com 16Gb de Ram, com desempenhos bem parecidos (mesmo quando monitorados, ambos usaram quase a capacidade total da memória disponível). Alguns usuários afirmaram que talvez seja pelo uso do SSD como cache, o que pode vir a diminuir a vida útil do SSD que é soldado na Placa Mãe. Minha dúvida é: É possível usar um SSD via Thunderbolt/USB 4 ou até no USB A, e colocar esse SSD como destino para Cache? Ou o OS usa necessariamente o disco interno como Cache? Qual a dificuldade de criarem uma memória RAM externa (já que temos GPU externa....). To querendo comprar um MacMini... o meu 2012 ta pedindo arrego ja
sigma7 Postado 20 de dezembro de 2020 Denunciar Postado 20 de dezembro de 2020 Quem sabe via Terminal seja possível alterar. O ideal é dar uma pesquisada no fórum do MacRumors, pois as soluções mais recentes tendem a aparecer lá primeiro.
Steve's Garage Postado 22 de dezembro de 2020 Denunciar Postado 22 de dezembro de 2020 Não sei como isto está funcionando nos Macs com M1, mas pela experiência que tenho com os Macs com Intel, sempre notei o swap de memória ocorrendo para o disco em que o sistema está instalado (não sei se a Apple limitou o boot em unidades externas nestes novos Macs, mas acredito que não). Logo se o sistema está sendo executado num SSD externo o swap ocorrerá para este SSD e não o interno.
CarLN Postado 26 de dezembro de 2020 Denunciar Postado 26 de dezembro de 2020 Possuo um Mac mini M1 8GB. Tecnicamente falando, o sistema operacional "sabe" quando é viável usar o espaço do SSD, não escrevendo o tempo todo nele. Se o medo é em relação à vida útil do SSD, acredito que não seja problema: os SSDs de qualidade, ou seja, Apple aqui está contemplada, suportam na casa de centenas de terabytes de regravações. Até você realmente acabar com a vida útil do SSD já se passaram uns 10 anos tranquilamente. Só para vocês terem ideia, eu tenho SSD de 40GB funcionando até hoje. Vai fazer uns 14 anos!!! Claro, é de marca boa: intel. Tenho um SSD da Intel de 120GB funcionando há 10 anos também. E ele passou por diversos computadores. Sou bem entusiasta dos SSDs. Para mim, desde o primeiro lançamento deles, já estava claro que os HDs eram um gargalo terrível.
yue Postado 26 de dezembro de 2020 Denunciar Postado 26 de dezembro de 2020 Em 19/12/2020 at 10:14, leomkt disse: Vi alguns reviews do MacMini com 8Gb de Ram e outros com 16Gb de Ram, com desempenhos bem parecidos (mesmo quando monitorados, ambos usaram quase a capacidade total da memória disponível). Alguns usuários afirmaram que talvez seja pelo uso do SSD como cache, o que pode vir a diminuir a vida útil do SSD que é soldado na Placa Mãe. Minha dúvida é: É possível usar um SSD via Thunderbolt/USB 4 ou até no USB A, e colocar esse SSD como destino para Cache? Ou o OS usa necessariamente o disco interno como Cache? Qual a dificuldade de criarem uma memória RAM externa (já que temos GPU externa....). To querendo comprar um MacMini... o meu 2012 ta pedindo arrego ja É preciso levar em conta que dificilmente você chegará perto da velocidade do SSD interno utilizando um driver externo. Mas não acredito que a performance se deva ao fato de o Mini ter um SSD bastante rápido, porque por mais rápido que ele seja, não se compara as velocidades de leitura e escrita das memórias DDR 4 que, em teoria, podem alcançar picos de 25GB/s, enquanto o SSD do Mini tem cerca de 3GB/s. Parece mais ser um gerenciamento melhor da Ram. Quanto a vida útil do "disco", eu não me preocuparia, meu servidor de mídia usa bastante swap porque tem pouca Ram e está ligado full-time desde 2014. Ele tem um SSD SanDisk de entrada para o sistema operacional e está firme e forte. Pra finalizar: eu tenho dúvidas sobre comprar uma máquina hoje com apenas 8GB de Ram e sem a opção de upgrades futuros. Mesmo que a máquina seja excelente, pode limitar a vida útil no longo prazo.
leomkt Postado 28 de dezembro de 2020 Autor Denunciar Postado 28 de dezembro de 2020 Hj eu trabalho muito com LightRoom no meu MacMino 2012 i7. Ta penando. Tento editar video. Até funciona, mas é sofrido, mas quero editar mais. Nos testes que vi, no video sempre chega ao máximo de RAM consumida, entao imagino que entra o tal do Swap... Agora, os que vem dos EUA com 8Gb é mais facil pedir pra alguem trazer/mandar do que pedir um de 16gb, q são meio que feitos sob encomenda. Durando outros 5 a 8 anos ta bom hehehe Pra mim o Mini vale mais a pena pelo desempenho igual ao dos MacBooks e valor inferior. Acho que outro mini M1 viria só daqui a alguns anos, não vale pra mim esperar.
pollaris Postado 29 de dezembro de 2020 Denunciar Postado 29 de dezembro de 2020 Como já mencionado acima, eu também não me preocuparia com a vida útil do SSD. Já em relação ao consumo de memória RAM, é normal o macOS alocar memória disponível mesmo para tarefas leves então segue a máxima de que quanto mais RAM melhor. Tenho um Mac Pro com 128GB de RAM e raramente uso mais que 64GB, mas se precisar, sei que estará lá. Pretendo em breve me aventurar em algum Mac com M1 mas provavelmente vou pegar a versão com 16GB de RAM. Os novos Macs com M1 estão fazendo estrago (no bom sentido) mesmo com 8GB de RAM, a arquitetura ARM realmente promete para o futuro da computação e estamos só na primeira geração de processadores ARM em desktops e notebooks. leomkt 1
leomkt Postado 21 de março de 2021 Autor Denunciar Postado 21 de março de 2021 Será que isso tem algo a ver com o problema? https://macmagazine.com.br/post/2021/02/23/macs-m1-podem-ter-problema-que-afeta-a-vida-util-de-ssds/
Vinicius Vasques Postado 21 de março de 2021 Denunciar Postado 21 de março de 2021 16 minutos atrás, leomkt disse: Será que isso tem algo a ver com o problema? https://macmagazine.com.br/post/2021/02/23/macs-m1-podem-ter-problema-que-afeta-a-vida-util-de-ssds/ Pelo que entendi lendo alguns fóruns, está questão do swap está ligada a: a) aplicativos não otimizados que precisam puxar emulação via Rosetta b) navegadores baseados no Chromium (chrome, edge, firefox) que criam um arquivo temporário gigante para cachê de vídeo c) o aplicativo em questão não tem acesso a dados confiáveis pois não tem acesso ao kernel do sistema Acompanhe os vídeos desta galera sobre o assunto leomkt 1
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora