Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade do iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2017)


LuizPereira

Posts Recomendados

Estou fazendo o upgrade do meu iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2017), comprado em 2018. Foi bem difícil selecionar informações bagunçadas pela web. Quero consignar que neste fórum consegui dicas e informações muito importantes e também contei com a ajuda de amigos nerds e técnicos de lojas especializadas da Apple. Criei esse tópico para também ajudar quem está pesquisando formas de turbinar os seus iMacs. Já encomendei os componentes e assim que estiver tudo instalado posto aqui as primeiras impressões.

Seguem as principais dicas que recebi e adotei:

  • A primeira providência vai ser substituir o HD por SSD. No meu caso já comprei um Sandisk Ultra 3D SSD de 1TB, SATA Revision 3.0, Speed up to 560MB/s.
  • Já que a máquina vai ser aberta, também vou aumentar a memória RAM. Oficialmente a Apple informa que esse modelo aceita até 16GB, mas extraoficialmente (everymac.com) esse modelo suporta até 32GB. Optei por trocar as duas memórias de 4GB, originais de fábrica, por duas de 8GB (16GB) da Corsair Vengeance, DDR4, 2400MHz.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tenho algumas dúvidas. Seria recomendado um upgrade de processador i5 pra i7 nesse modelo? E após o upgrade de SSD, os sensores térmicos da máquina são afetados? Vi no YouTube alguns vídeos onde também fora inseridos sensores térmicos OWC e suporte para SSD.  Se alguém souber informar, seria o próximo passo. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Luiz.

Sobre o SSD... Também não sei se o SSD vai esquentar... 
Esse HDD interno da sua máquina é Fusion? Qual a velocidade no speed test? Pergunto isso porque abrir a máquina pra colocar um SSD interno de 560 Mb/s talvez não seja lá grande diferença. Meu Fusion no speed test chega a 870 Mb/s. Se for HDD, talvez chegasse a uns 450 Mb/s, não?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Del Rei disse:

Boa tarde, Luiz.

Sobre o SSD... Também não sei se o SSD vai esquentar... 
Esse HDD interno da sua máquina é Fusion? Qual a velocidade no speed test? Pergunto isso porque abrir a máquina pra colocar um SSD interno de 560 Mb/s talvez não seja lá grande diferença. Meu Fusion no speed test chega a 870 Mb/s. Se for HDD, talvez chegasse a uns 450 Mb/s, não?

 

Boa tarde amigo.
Pelo que consegui checar aqui essa máquina não é fusion, pois só aparece o volume do hd no app disk utility e no finder. Também pesquisei no relatório do sistema. Baixei aqui o Black Magic Speed Test e salvei um screen shot (não sei se serve).
 

Captura de Tela 2020-12-11 às 17.33.14.pngDiskSpeedTest.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 11/12/2020 at 17:41, LuizPereira disse:

Boa tarde amigo.
Pelo que consegui checar aqui essa máquina não é fusion, pois só aparece o volume do hd no app disk utility e no finder. Também pesquisei no relatório do sistema. Baixei aqui o Black Magic Speed Test e salvei um screen shot (não sei se serve).

Putz... Um iMac 2017 com 50 Mbp/s de velocidade é uma piada sem tamanho. Inacreditável.
Perguntei do Fusion por desencargo mesmo, porque até então nos de 21,5" são HDD de 5400 rpm.
Uma vergonha. Chega a ser uma ofensa, considerando o preço que era cobrado nessas máquinas.

Já fez os upgrades de SSD e memória?

Sobre o SSD, mais pra frente, se você sentir necessidade, há opções de usar SSD externo, conectado via Thunderbolt. É como faço atualmente.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/12/2020 at 17:41, LuizPereira disse:

Boa tarde amigo.
Pelo que consegui checar aqui essa máquina não é fusion, pois só aparece o volume do hd no app disk utility e no finder. Também pesquisei no relatório do sistema. Baixei aqui o Black Magic Speed Test e salvei um screen shot (não sei se serve).
 

Captura de Tela 2020-12-11 às 17.33.14.pngDiskSpeedTest.png

Minha opinião: se o seu Mac tem USB-C, nem vale a pena abrir a máquina pra fazer o upgrade.

Melhor comprar um SSD m.2 NVME e uma case usb-c, espetar na porta do iMac e instalar o sistema operacional nele.

Vai por mim, isso muda completamente a máquina. Você terá equipamento pra mais 5 anos.

Comprei recentemente um SSD de 1tb por 667,00 e a case por 89,00 (orico). Na usb-c consigo taxa de 850mbps (minha case não é thunderbolt, pois não achei pra comprar, se fosse thunderbolt a taxa passaria de 2000mbps).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho mais jogo um SSD externo.

Mas... Eu tenho duas cases, uma USB-C (Ugreen) e outra Thunderbolt (OWC Envoy Express). Nenhuma chega nos 2000 mb/s. A Ugreen fica na casa dos 890/920 escrita/leitura enquanto a OWC fica em 1250/1500 de escrita/leitura. Meus dois SSDs são Samsung EVO 970, que se fossem instalados internamente chegariam numa velocidade bem acima de 2000 mb/s.

Até postei a comparação nesse tópico: 

 

Eu não sei se o que limita a velocidade é a case ou o tipo de conexão. Teoricamente, até mesmo via USB-C deveria ter uma velocidade superior.... Mas, de toda forma, externamente ainda é melhor que o desempenho vergonhoso desse HDD interno da Apple... 50 mb/s... 🤦🏻‍♂️ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Del Rei disse:

Também acho mais jogo um SSD externo.

Mas... Eu tenho duas cases, uma USB-C (Ugreen) e outra Thunderbolt (OWC Envoy Express). Nenhuma chega nos 2000 mb/s. A Ugreen fica na casa dos 890/920 escrita/leitura enquanto a OWC fica em 1250/1500 de escrita/leitura. Meus dois SSDs são Samsung EVO 970, que se fossem instalados internamente chegariam numa velocidade bem acima de 2000 mb/s.

Até postei a comparação nesse tópico: 

 

Eu não sei se o que limita a velocidade é a case ou o tipo de conexão. Teoricamente, até mesmo via USB-C deveria ter uma velocidade superior.... Mas, de toda forma, externamente ainda é melhor que o desempenho vergonhoso desse HDD interno da Apple... 50 mb/s... 🤦🏻‍♂️ 

Mas mesmo com 800mbps a diferença que vai fazer no iMac do autor do post é incrível, concorda?

Sem dúvidas é a melhor opção.

Uma pergunta, se importa de informar onde comprou e quanto pagou nas cases?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Gustavo De Nardi disse:

Mas mesmo com 800mbps a diferença que vai fazer no iMac do autor do post é incrível, concorda?

Sem dúvidas é a melhor opção.

Uma pergunta, se importa de informar onde comprou e quanto pagou nas cases?

Sim, muito melhor que 50 Mb/s. Vergonhoso....

A Ugreen comprei no Aliexpress, por uns 40 dólares, acho. Algo assim.  E a OWC com thunderbolt comprei no próprio site, e se não me engano foi na casa dos 60 dólares no pré lançamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...