Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MBA 2013, lentidão e travamento. Preciso admitir que ele tá velho ou tem jeito?


dayolig

Posts Recomendados

Oi, pessoal. 

Tenho um MacBook Air de 2013 (configurações basiconas: i5; 4gb de ram, 1600 MHz DDR3; placa gráfica integrada; SSD de 256gb). 

Uma informação que talvez seja importante, também, é que não atualizo o Mac Os desde o High Sierra, porque, na minha cabeça, isso (atualizar) poderia torná-lo obsoleto mais rápido.

Enfim, eu sei que não se trata de uma máquina nova e que está com um hardware bastante desatualizado. Porém, meu uso é muito básico. Uso basicamente com finalidade acadêmica: softwares de texto, leitores de pdf e muitas abas abertas no navegador (uso o google crhome). No máximo, tá rodando junto um Spotify e Whatsapp web.

A questão é que até muito recentemente, ele dava conta disso sem apresentar nenhuma lentidão. Há uns 5, 6 dias, no máximo, tô observando umas lentidões estranhas na navegação na internet e ele parece estar esquentando mais também. Ex: às vezes, vou clicar num link ou trocar de aba e a bolinha começa a girar e tenho que esperar. Ou qd vou abrir algo em nova aba com click direito e ai demora uns 4 segundos p abrir a caixinha de opções... nunca antes aconteceram essas coisas.

O que eu queria saber de vocês é se isso é normal, se eu preciso admitir que é sinal da velhice e aprender a conviver com suas novas limitações (pq n tenho grana pra um novo); ou se tem algo que eu possa fazer.  Lembro que quando usava pc/Windows, ficava lento, eu formatava, rs... No MAC, restaurar o sistema pode ajudar? Se não... o que poderia ajudar? Será que é um sinal de problema de hardware? Espero que não. Também não tenho grana para conserto de hardware, rs.

Se puderem me ajudar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, dayolig disse:

No MAC, restaurar o sistema pode ajudar?

Fazer uma instalação nova pode ajudar sim. Não sou técnico, mas já tive essa experiência e de fato melhorou muita coisa, inclusive problemas de temperatura, num macbook também de 2013, apesar de ser pro e ter 16 GB de RAM.

No seu caso, eu faria uma instalação limpam usando um pendrive ou SD card (acho que o seu mac tem a entrada), do HighSierra, Mojave ou Catalina, fazendo backup manual dos seus dados (sem ser usando o Time Machine).

Depois, eu instalaria num primeiro momento só os apps principais de terceiros que você usa normalmente (já que os da apple já serão instalados com o macos) e testaria por uns dois ou três dias o desempenho, com a sua utilização típica do computador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, roberktum disse:

Fazer uma instalação nova pode ajudar sim. Não sou técnico, mas já tive essa experiência e de fato melhorou muita coisa, inclusive problemas de temperatura, num macbook também de 2013, apesar de ser pro e ter 16 GB de RAM.

No seu caso, eu faria uma instalação limpam usando um pendrive ou SD card (acho que o seu mac tem a entrada), do HighSierra, Mojave ou Catalina, fazendo backup manual dos seus dados (sem ser usando o Time Machine).

Depois, eu instalaria num primeiro momento só os apps principais de terceiros que você usa normalmente (já que os da apple já serão instalados com o macos) e testaria por uns dois ou três dias o desempenho, com a sua utilização típica do computador.

 

Perfeita colocação.

A instalação limpa aliada a uma boa limpeza interna e troca da pasta térmica do processador por uma de qualidade é tudo o que essa máquina precisa pra ter um fôlego extra. Eu usei um Air (Mid 2014 - i5 1,6ghz 4gb RAM) até fevereiro deste ano e ele estava ótimo, lógico, respeitando as limitações deste hardware. Na verdade me atendia muito bem, eu só troquei pelo meu MBP Mid 2014 porque basicamente não gastei um centavo, mas caso não tivesse feito a troca, estaria usando até hoje fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada, pessoal, @roberktum e @BetoGaleazzo

Eu sou revisora, estou terminando uns trabalhos com prazo; então, acho que vou aturar ele lento assim mais uns dias até terminar esses trabalhos e vou ver se consigo fazer isso que vocês recomendaram.

Eu comprei a licença do office de um ano, que já deveria ter expirado há muito tempo, mas como eu não atualizei o office, ele continua funcionando, já tem muito mais do que um ano.  Acho que por isso também estou enrolando a restauração. :P 

 

Eu não sei exatamente como fazer essa instalação limpa a que vocês se referem. Backup manual eu entendo.

Mas, enfim, essas coisas eu encontro em outros tópicos por aqui.

Agradeço a vocês pelo sopro de esperança que me deram, rs..

Saudades desse computados quando ele era ligeiro, rs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...