Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria do MacBook Air 2017 acabando rápido.


thslj

Posts Recomendados

Boa noite,

Adquiri um MacBook Air 2017, chegou hoje, lacrado e novo. Fiz a atualização pro macOS Big Sur, baixei alguns poucos aplicativos (pacote office), carreguei ele até 100% e estou usando ele normalmente, mas eu sinto que a bateria está acabando MUITO rápido. Não sei se é impressão, já que é meu primeiro computador Apple, mas eu fiquei meio assim porque me falaram que dura entre 7/9 horas esse modelo. Existe alguma dica? É assim mesmo no começo? Aceito dicas. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica tranquilo(a)... Em uma carga apenas de bateria não dá pra você ter uma ideia do que vai durar no teu dia a dia. Além do mais, é o seu primeiro computador Apple, a tendência é que você abuse mais dele, explore, e isso consequentemente vai consumir energia. A bateria nova até pode durar 9 horas, mas é com um uso muito "civil", rs.... Digitando textinho bonitinho no Word, sem o brilho no máximo etc etc. A Apple sempre arredonda pra cima, mas de fato vai durar mais que a maioria dos laptop PC sem dúvidas.

Use o seu aparelho sem se preocupar. Você só vai ter um parâmetro do que dura mesmo essa bateria pro teu uso em algumas semanas. Quanto mais a gente fica prestando atenção, mais neura a gente cria.

Aproveite seu Mac!

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Fica tranquilo(a)... Em uma carga apenas de bateria não dá pra você ter uma ideia do que vai durar no teu dia a dia. Além do mais, é o seu primeiro computador Apple, a tendência é que você abuse mais dele, explore, e isso consequentemente vai consumir energia. A bateria nova até pode durar 9 horas, mas é com um uso muito "civil", rs.... Digitando textinho bonitinho no Word, sem o brilho no máximo etc etc. A Apple sempre arredonda pra cima, mas de fato vai durar mais que a maioria dos laptop PC sem dúvidas.

Use o seu aparelho sem se preocupar. Você só vai ter um parâmetro do que dura mesmo essa bateria pro teu uso em algumas semanas. Quanto mais a gente fica prestando atenção, mais neura a gente cria.

Aproveite seu Mac!

Abrs.

Eu estava com tanta expectativa pra esse MacBook, já que era um sonho antigo meu adquirir um, e finalmente consegui. Aí hoje depois de fazer os processos iniciais percebi isso. Eu até imaginei que poderia ser questão de adaptação da bateria, para saber como vai ser meu uso. Você me da alguma dica de carregamento? Me falaram pra manter no 20/80%, realmente ajuda em algo? Obrigado. 

1 minuto atrás, lebrarb disse:

Achei que qdo atualizei aqui, está drenando mais rápido a bateria. Estou com 86% de saúde na bateria

Tem como voltar pra versão anterior o macOS? Mas eu pesquisei na internet e dizem que é sempre bom manter o MacBook atualizado, que até melhora no desempenho e bateria. Ai fico mais confuso ainda, como é meu primeiro Mac e atualizei logo que ligou, nem tenho como ter um ideia se funcionava melhor no macOS antigo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O interessante é fazer uma instalação limpa do Big Sur. No próprio MacMagazine tem o procedimento passo a passo.

Meu MacBook Pro (Mid 2014) tem 300 ciclos de bateria e o Big Sur está com autonomia boa, sem o que reclamar. Acho que você está se preocupando a toa... Acabou de pegar o aparelho. Esse negócio de carregar 20/80% é balela pura... Sempre carreguei do jeito que deu na telha e que me atendia a necessidade e nunca tive problemas de bateria. Meu Air 2014 tinha mais de 900 ciclos de bateria e durava muito bem.

Eu não recomendo atualizar de uma versão para a outra do macOS, tipo 10.15 para 11.00. Nessas atualizações grandes eu sempre faço a instalação limpa, e também faço o mesmo no iPhone e iPad. Evita levar um monte de porcaria do sistema anterior junto para o novo.

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

O interessante é fazer uma instalação limpa do Big Sur. No próprio MacMagazine tem o procedimento passo a passo.

Meu MacBook Pro (Mid 2014) tem 300 ciclos de bateria e o Big Sur está com autonomia boa, sem o que reclamar. Acho que você está se preocupando a toa... Acabou de pegar o aparelho. Esse negócio de carregar 20/80% é balela pura... Sempre carreguei do jeito que deu na telha e que me atendia a necessidade e nunca tive problemas de bateria. Meu Air 2014 tinha mais de 900 ciclos de bateria e durava muito bem.

Eu não recomendo atualizar de uma versão para a outra do macOS, tipo 10.15 para 11.00. Nessas atualizações grandes eu sempre faço a instalação limpa, e também faço o mesmo no iPhone e iPad. Evita levar um monte de porcaria do sistema anterior junto para o novo.

Abrs.

Perfeito, obrigado. Você acha que usar ele ligado diretamente na tomada carregando tem algum problema? Você tem costume de fazer isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Esse negócio de carregar 20/80% é balela pura...

Com certeza não é balela, mas também não é algo com que eu me preocuparia se for atrapalhar o uso.

https://batteryuniversity.com/learn/article/how_to_prolong_lithium_based_batteries

https://support.apple.com/en-us/HT210512

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Sonolento disse:

Com certeza não é balela, mas também não é algo com que eu me preocuparia se for atrapalhar o uso.

https://batteryuniversity.com/learn/article/how_to_prolong_lithium_based_batteries

https://support.apple.com/en-us/HT210512

Estou pensando em usar o MacBook usado diretamente no carregador, isso prejudica em algo? Assim não me preocupo com isso de nível de bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, thslj disse:

Estou pensando em usar o MacBook usado diretamente no carregador, isso prejudica em algo? Assim não me preocupo com isso de nível de bateria.

Não sei. Acho que não, é normal notebook fica a maior parte do tempo na tomada creio. Se fosse algo muito prejudicial, acho que haveria algum alerta. Eu nunca me preocupei com isso e a bateria do meu macbook foi apitar depois de 3 anos e 800 ciclos.

Eu não tinha reparado que você disse que o notebook chegou hoje. No início, o spotlight torra bateria indexando arquivos. É normal. Depois de uns dias ela se estabiliza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O SMC dos MacBooks é muito complexo. Existem diversas funções do SMC pra proteger a placa, a bateria e até o MagSafe. É feito já pro usuário somente usar o aparelho e pronto... Tem gente que inclusive diz que não pode deixar o Mac ligado na tomada todo o tempo, rs, como se a placa ficasse mandando energia pra bateria o tempo todo e não houvesse um gerenciamento de quem está alimentando o aparelho, se a bateria está sendo carregada ou apenas mantida em 100%... Enfim... Já é feito pro usuário não ter que se preocupar com isso.

Tem usuário por aí que nem sabe o que é um ciclo de bateria, está com a bateria lá nos seus 800+ ciclos e está feliz da vida achando que tá tudo certo... Porque realmente está. A bateria está durando e é isso o que importa pra ele, e eu sigo a mesma linha... Nunca nem olho porcentagens de carga, saúde... Eu só quero que o aparelho esteja funcionando e que tenha boa autonomia. A hora que pedir pra carregar vai pra tomada e pronto.

Não nos tornemos escravos dos aparelhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sonolento disse:

Não sei. Acho que não, é normal notebook fica a maior parte do tempo na tomada creio. Se fosse algo muito prejudicial, acho que haveria algum alerta. Eu nunca me preocupei com isso e a bateria do meu macbook foi apitar depois de 3 anos e 800 ciclos.

Eu não tinha reparado que você disse que o notebook chegou hoje. No início, o spotlight torra bateria indexando arquivos. É normal. Depois de uns dias ela se estabiliza.

Fiquei bem mais tranquilo com esse último comentário, e sim, chegou tem 2 dias. Eu senti que está acabando rápido, mas deve ser por causa disso mesmo, porque o aparelho é novo e precisa criar essas configurações iniciais. Vou aguardar uns dias para ver como fica, porque como é novo, fiquei assustado e com medo de ter algum problema na bateria, mas pelo que vi aqui com aplicativos e até o próprio sistema, esta tudo ok. 

1 hora atrás, BetoGaleazzo disse:

O SMC dos MacBooks é muito complexo. Existem diversas funções do SMC pra proteger a placa, a bateria e até o MagSafe. É feito já pro usuário somente usar o aparelho e pronto... Tem gente que inclusive diz que não pode deixar o Mac ligado na tomada todo o tempo, rs, como se a placa ficasse mandando energia pra bateria o tempo todo e não houvesse um gerenciamento de quem está alimentando o aparelho, se a bateria está sendo carregada ou apenas mantida em 100%... Enfim... Já é feito pro usuário não ter que se preocupar com isso.

Tem usuário por aí que nem sabe o que é um ciclo de bateria, está com a bateria lá nos seus 800+ ciclos e está feliz da vida achando que tá tudo certo... Porque realmente está. A bateria está durando e é isso o que importa pra ele, e eu sigo a mesma linha... Nunca nem olho porcentagens de carga, saúde... Eu só quero que o aparelho esteja funcionando e que tenha boa autonomia. A hora que pedir pra carregar vai pra tomada e pronto.

Não nos tornemos escravos dos aparelhos.

HAHAHAHAH, eu sempre tive computador de mesa, nunca quis muito notebook/MacBook, por causa dessas neuras de bateria, mas agora precisava muito de uma maquina boa e portátil, por isso parti pro MacBook Air, e estou MUITO satisfeito quanto ao desempenho do sistema, só me assustei com o lance da bateria, mas deve ser costume, como eu nunca tive um, então fico com essa impressão. De qualquer forma muito obrigado pela ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tudo depende também do que você está fazendo no mac.

 

Os testes são sempre com pouco brilho, alguns itens desligados como (bluetooth), safari só navegação simples (texto) e etc.

 

Saiu outro dia nas notícias que o Chrome consome bateria vorazmente. Recomendam até desinstalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2020 at 22:54, thslj disse:

Boa noite,

Adquiri um MacBook Air 2017, chegou hoje, lacrado e novo. Fiz a atualização pro macOS Big Sur, baixei alguns poucos aplicativos (pacote office), carreguei ele até 100% e estou usando ele normalmente, mas eu sinto que a bateria está acabando MUITO rápido. Não sei se é impressão, já que é meu primeiro computador Apple, mas eu fiquei meio assim porque me falaram que dura entre 7/9 horas esse modelo. Existe alguma dica? É assim mesmo no começo? Aceito dicas. Obrigado.

Bom dia!

Quando comprei o meu tive o mesmo sentimento, porque, você comprou um produto que promete ATÉ 9 horas de uso e espera que durem essas 9 horas. O meu durou 12, sem bluetooth ligado, iluminação do teclado no mínimo, escrevendo textos e fazendo pesquisas. Basta adicionar vídeos do youtube nessa lista e o rendimento já cai pra 8 horas. Adiciona um bluetooth, como Magic Mouse, e o rendimento do Mac já vai pra 6 horas. E enfim, é como disse o amigo BetoGaleazzo... se pensar demais nisso, vai assustar.

O importante é você usar e ele atender suas necessidades. Faz uma instalação limpa, zera o SMC e NVRAM só pra sentir que fez algo, e comece a usar normalmente. Há dias que a bateria vai durar 2 horas, outros dias 6 horas, e, algum dia 9 horas. Tudo depende do seu uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/12/2020 at 10:17, Bruno Régis Duarte disse:

Bom dia!

Quando comprei o meu tive o mesmo sentimento, porque, você comprou um produto que promete ATÉ 9 horas de uso e espera que durem essas 9 horas. O meu durou 12, sem bluetooth ligado, iluminação do teclado no mínimo, escrevendo textos e fazendo pesquisas. Basta adicionar vídeos do youtube nessa lista e o rendimento já cai pra 8 horas. Adiciona um bluetooth, como Magic Mouse, e o rendimento do Mac já vai pra 6 horas. E enfim, é como disse o amigo BetoGaleazzo... se pensar demais nisso, vai assustar.

O importante é você usar e ele atender suas necessidades. Faz uma instalação limpa, zera o SMC e NVRAM só pra sentir que fez algo, e comece a usar normalmente. Há dias que a bateria vai durar 2 horas, outros dias 6 horas, e, algum dia 9 horas. Tudo depende do seu uso.

Sim, agora nem ligo mais pra isso. To usando quase sempre ligado na tomada, e quando preciso fora. Usando desta forma tá sendo ótimo, só usei 4 ciclos da bateria com 1 mês de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/12/2020 at 11:40, thslj disse:

Sim, agora nem ligo mais pra isso. To usando quase sempre ligado na tomada, e quando preciso fora. Usando desta forma tá sendo ótimo, só usei 4 ciclos da bateria com 1 mês de uso.

É isso mesmo. Parei de prestar atenção e estou com 12 ciclos em 4 meses. Só vai usando que o bichinho vai te suprir quando precisar.

Detalhe, algumas dicas podem ser úteis:

- Ao tirá-lo da tomada, coloque o Mac em modo repouso ou desligue, ao invés de só fechar a tampa

- Se não estiver escuro, desligue o brilho do teclado. Abaixe também o brilho da tela

- Desligue o bluetooth se não tiver nada conectado através desse... consome muita bateria

- Coloque em modo avião se não estiver usando internet

- Use em lugares planos, pois, se usar no colo, em cima de um cobertor, por exemplo, ele esquenta mais, e o calor faz as ventoinhas trabalharem mais rápido e o consumo de energia sobe demais

No mais, é só usar. Eu sigo os procedimentos acima, só quando me lembro. A maior parte do tempo apenas uso o aparelho, e dura lá suas 8, 9 horas.

Boa semana, e boas festas!

Att,

Editado por Bruno Régis Duarte
Erros de português.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/12/2020 at 09:41, Bruno Régis Duarte disse:

É isso mesmo. Parei de prestar atenção e estou com 12 ciclos em 4 meses. Só vai usando que o bichinho vai te suprir quando precisar.

Detalhe, algumas dicas podem ser úteis:

- Ao tirá-lo da tomada, coloque o Mac em modo repouso ou desligue, ao invés de só fechar a tampa

- Se não estiver escuro, desligue o brilho do teclado. Abaixe também o brilho da tela

- Desligue o bluetooth se não tiver nada conectado através desse... consome muita bateria

- Coloque em modo avião se não estiver usando internet

- Use em lugares planos, pois, se usar no colo, em cima de um cobertor, por exemplo, ele esquenta mais, e o calor faz as ventoinhas trabalharem mais rápido e o consumo de energia sobe demais

No mais, é só usar. Eu sigo os procedimentos acima, só quando me lembro. A maior parte do tempo apenas uso o aparelho, e dura lá suas 8, 9 horas.

Boa semana, e boas festas!

Att,

E eu aqui que farei 1 mês de MBA 2020 e já estou com 10 ciclos de bateria. 

Quando carrego até os 100% eu uso na bateria. Deixo chegar até uns 20% e depois volto pra carregar.

Como faço para economizar ciclos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Adriano Ricardo Oliveira disse:

E eu aqui que farei 1 mês de MBA 2020 e já estou com 10 ciclos de bateria. 

Quando carrego até os 100% eu uso na bateria. Deixo chegar até uns 20% e depois volto pra carregar.

Como faço para economizar ciclos?

Bom dia, Adriano.

Temos a mesma versão de dispositivo e eu uso ele para programação , edição de fotos e navegação Web. Isso em torno de 7 horas (picadas) por dia. Sigo apenas os passos que citei acima. Carrego e uso na bateria. Mas, na minha opinião, se você usa o Mac como eu, ou, mais tempo diariamente (e claro, depende de quais atividades desempenha), você está com uma contagem boa de ciclos. O aparelho deve durar 12 horas na bateria, isso nas melhores condições (processamento mínimo, brilho mínimo, bluetooth desativado, etc). Se você está com 10 ciclos em 1 mês, é como se você tivesse carregado ele uma vez a cada 3 dias. Diferente de qualquer outro dispositivo comum que você precisa carregar a cada 4, 6 horas de uso desempenhando as mesmas atividades.

Sobre a contagem de ciclos, eu desencanei disso, conforme sugerido sabiamente pelo nosso amigo BetoGaleazzo. Eu vejo a contagem de ciclos mais como uma forma de manter a saúde da bateria. Se você tem ciclos regulares, a bateria está trabalhando, e, dessa forma, ela se degrada naturalmente até os seus 1000 ciclos (conforme prevê a Apple), e, não se degrada por mau uso ou falta de uso antes do tempo previsto.

No seu caso, se você tem de 10-15 ciclos por mês, vai fechar os 1000 ciclos em 5 anos e meio. Isso significa ter bateria de boa qualidade, e, duração superior por 5 anos até a troca, num cenário onde tudo aconteça naturalmente.

Se você é como eu, que usa o dispositivo para trabalho e ele vai se pagando rapidamente, apenas esqueça dos ciclos e lembre-se deles daqui 4-5 anos, quando ainda terá uma máquina muito boa e pagará seus 1000 dinheiros para a substituição. Apenas certifique-se de estar cumprindo os ciclos e deixando a bateria trabalhar. Há quem diga que o uso na tomada não prejudica, e, carregar a bateria até 50%, ou, de 50% em diante não defasa. Tenho minhas dúvidas, e, compreendendo um pouco de hardware e química chego a conclusão que muitas fabricantes determinam: descarregue 100% do produto ao menos uma vez por mês, pra que o ciclo seja REALMENTE completo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...