Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aniversários duplicados no Calendário do Mac


Luciano Pavarotti

Posts Recomendados

  • Faz anos que não tenho mais (tive no passado) nenhum contato no iCloud (imagem 1), pois uso o Google; e mesmo que tivesse, não faria diferença, pois:
  • Mantenho DESATIVADA a sincronização dos Contatos e do Calendário do iCloud no meu Mac (imagem 2);
  • Mesmo assim, o app Calendário do Mac está puxando, além dos aniversários dos contatos do Google, outros aniversários (duplicados com os primeiros) não sei de onde, na seção “Outros” (imagem 3)
    • Mas perceba que eles não batem 100% com os do Google, já que alguns existem neste último e não no primeiro;
    • Isso faz com que eu receba notificações duplicadas também;
  • Eu sei que é possível desativar, nas Preferências do Calendário (imagem 4), esse segundo calendário de aniversários (“Outros”), e isso resolve o problema (imagem 5), mas a pergunta que sempre me faço é: de onde ele puxa esses aniversários, tendo em vista que eles não batem 100% com os do Google?

imagem 1.png

imagem 2.png

imagem 3.png

imagem 4.png

imagem 5.png

Editado por Luciano Carvalho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
9 horas atrás, Edmar Mendes disse:

boa noite, estou com um problema também, os aniversários estão duplicados apenas no Mac, mas no iPhone esta tudo normal

Bom dia.

Desmarque a caixa "Show birthdays calendar" que mostro na imagem 4 e isso resolverá o problema.

Porém, me parece que nunca vamos conhecer a raiz desse problema. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Luciano Carvalho disse:

Bom dia.

Desmarque a caixa "Show birthdays calendar" que mostro na imagem 4 e isso resolverá o problema.

Porém, me parece que nunca vamos conhecer a raiz desse problema. rs

O Calendário Aniversários usa as informações dos Contatos no Mac, independentemente de estarem sincronizados ou não com o iCloud ou com qualquer outro serviço. 

Se o contato está nos Contatos locais, e o campo aniversário está preenchido, vai aparecer no Calendário Aniversário. No seu exemplo, a Cristiane Uniceub certamente é um contato no seu app Contatos no mac e na agenda do Gmail - mesmo que esteja no primeiro em decorrência da sincronização com o segundo. 

Já o Ney Carvalho, ou não é um contato no seu app Contatos, ou nele não está preenchido o campo aniversário.

Em outras palavras, a duplicidade de informações parece decorrer do fato de serem dois serviços diferentes. O app Calendário pega a informação diretamente no app Contatos, de todos os contatos que tiverem o campo aniversário preenchido.

Já o Gmail joga na própria agenda, não sei baseado em que. Como você sincroniza essa agenda no Calendário, ele apenas espelha o que foi definido pelo Gmail. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua explicação faz todo sentido e revela, na minha opinião, uma falha inaceitável do app Calendário do macOS, que precisa ser corrigida urgentemente.

Não faz o menor sentido ele puxar os aniversários tanto do app Contatos quanto diretamente do Google Agenda, quando se trata dos mesmos contatos. É isso então que está gerando a duplicidade de aniversários.

Deveria haver, então, controles separados pra gente poder decidir quais aniversários ele deve puxar do app contatos e quais deve puxar diretamente da agenda. Isso evitaria esse problema.

Eu fui olhar aqui e percebi algo que não havia notado antes: o contato Ney Carvalho, por algum motivo, está sem aniversário no Contatos do Mac, apesar de no Google Contatos (de onde ele é puxado) ter o aniversário dele. É por isso então que o aniversário desse contato específico não fica duplicado. 
A Cristiane Uniceub, por outro lado, teve seu aniversário sincronizado normalmente pelo app Contatos, que o joga no Calendário juntamente com o Google Agenda, resultando na duplicidade.

Acho que agora ficou esclarecida a origem do problema. E meu Deus...que coisa mais amadora...
Eles precisam dar um jeito nisso urgentemente.

 

Editado por Luciano Carvalho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Luciano Carvalho disse:

Não faz o menor sentido ele puxar os aniversários tanto do app Contatos quanto diretamente do Google Agenda,

Mas ele não está puxando os aniversários dos dois locais, é isso que eu tentei explicar. 

Ele está puxando os aniversários só dos Contatos, e está puxando todos os eventos criados no calendário que você mandou ele espelhar do Gmail, independente ao que se refiram.

O "Aniversários" é um calendário smart que cria automaticamente o evento de aniversário a partir do preenchimento do campo específico em cada contato local do Contatos. Só puxa dali.

Já o que vem do Gmail, é completamente diferente. Pelo jeito, ao invés do Gmail criar um calendário (ou agenda, não sei a nomenclatura usada pelo Gmail) específico para aniversários, ele simplesmente joga o evento de aniversário na agenda padrão ( no seu caso, na Contacts), o que te impede de separar as coisas. Como você mandou o Calendário espelhar a agenda do Gmail, ele mostra o evento. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, roberktum disse:

Ele está puxando os aniversários só dos Contatos, e está puxando todos os eventos criados no calendário que você mandou ele espelhar do Gmail, independente ao que se refiram.

 

Sim, foi isso que eu quis dizer quando mencionei que ele está puxando de dois lugares ao mesmo tempo.
Porque, no fim das contas, é isso que ele está fazendo mesmo (apesar de não saber que alguns dos eventos que está puxando do Google Agenda são os mesmos aniversários que ele também puxa do app Contatos do Mac).

O fato inegável é que existe um problema de inconsistência nessa sincronização, que, pra ser resolvido, talvez precise que Apple e Google cheguem juntos a um consenso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Luciano Carvalho disse:

O fato inegável é que existe um problema de inconsistência nessa sincronização, que, pra ser resolvido, talvez precise que Apple e Google cheguem juntos a um consenso.

Aí talvez seja questão de conceito. Pra mim, inconsistência seria a diferença entre a informação que consta na nuvem (ou outro local) e a que consta no app do computador que faz a sincronização.

A sua situação é o contrário disso: você mandou o app espelhar as informações de dois locais diferentes, e é o que o app está fazendo, de forma consistente, já que o app Calendário puxou a informação correta do app Contatos, e também da agenda Contacts do Google Agenda, sem alterações. 

Se você criar o evento "reunião importante" para amanha, 15hs, e colocar o mesmo evento nos 10 calendários do Google que você usa, o app vai mostrar 10 eventos iguais para você amanha nesse horário, tenham o mesmo nome ou não. Como seria diferente?

Numa pesquisa rápida vi que o tal Contacts do Google Agenda, apesar do nome, também é específico para aniversários e também é automático, só que buscando a informação nos seus contatos do Google, por óbvio. Pela minha perspectiva, só faria sentido usar os dois calendários de aniversários se você mantivesse bases diferentes de contatos no mac e no Google, tipo contatos pessoais no mac e de clientes no Google, e sincronizasse os do google no aplicativo específico para mac (Gmail?) ou nem sincronizasse com nenhum app de contatos. Se a base é a mesma, você mesmo está escolhendo a redundância, facilmente resolvida meramente desmarcando ou um, ou outro, da sua lista de calendários.

Eu suponho que seu app Contatos no mac esteja sincronizado com o Google, e aí sim pode estar havendo alguma inconsistência, mas isso também é esperado, porque nenhum serviço de contatos mantém todos os dados quando é feito esse crossover, até porque podem utilizar campos e formatos diferentes, e os apps sempre oferecem mais recursos para os serviços para os quais foram feitos. 

Objetivamente, pra fica só nos contatos, se você tentar criar um novo contato no app Contatos, dentro da  conta (grupo)  iCloud ou Em Meu Mac, verá que entre os campos possíveis está lá o de aniversário. Mas se você tentar criar em outra conta, como uma Exchange, não aparece esse campo. Por isso, se você quer reunir seus contatos todos num lugar só, não é adequado usar um app de outro serviço, porque vai estar perdendo funcionalidades. 

É a mesma coisa com as Notas, Lembretes e Mail. Eu uso uma conta hotmail no mail do iphone, e é uma merda. Não dá pra personalizar nada, todas as pastas do meu hotmail necessariamente serão listadas no Mail, e se eu quiser criar uma nova, apagar, renomear, preciso acessar o webmail. Obviamente isso não aconteceria se eu usasse essa conta com o app Outlook, assim como não acontece se uso um um e-mail iCloud no app Mail. Mas foi essa a minha escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, roberktum disse:

Aí talvez seja questão de conceito. Pra mim, inconsistência seria a diferença entre a informação que consta na nuvem (ou outro local) e a que consta no app do computador que faz a sincronização.

A sua situação é o contrário disso: você mandou o app espelhar as informações de dois locais diferentes, e é o que o app está fazendo, de forma consistente, já que o app Calendário puxou a informação correta do app Contatos, e também da agenda Contacts do Google Agenda, sem alterações. 

Se você criar o evento "reunião importante" para amanha, 15hs, e colocar o mesmo evento nos 10 calendários do Google que você usa, o app vai mostrar 10 eventos iguais para você amanha nesse horário, tenham o mesmo nome ou não. Como seria diferente?

Numa pesquisa rápida vi que o tal Contacts do Google Agenda, apesar do nome, também é específico para aniversários e também é automático, só que buscando a informação nos seus contatos do Google, por óbvio. Pela minha perspectiva, só faria sentido usar os dois calendários de aniversários se você mantivesse bases diferentes de contatos no mac e no Google, tipo contatos pessoais no mac e de clientes no Google, e sincronizasse os do google no aplicativo específico para mac (Gmail?) ou nem sincronizasse com nenhum app de contatos. Se a base é a mesma, você mesmo está escolhendo a redundância, facilmente resolvida meramente desmarcando ou um, ou outro, da sua lista de calendários.

Eu suponho que seu app Contatos no mac esteja sincronizado com o Google, e aí sim pode estar havendo alguma inconsistência, mas isso também é esperado, porque nenhum serviço de contatos mantém todos os dados quando é feito esse crossover, até porque podem utilizar campos e formatos diferentes, e os apps sempre oferecem mais recursos para os serviços para os quais foram feitos. 

Objetivamente, pra fica só nos contatos, se você tentar criar um novo contato no app Contatos, dentro da  conta (grupo)  iCloud ou Em Meu Mac, verá que entre os campos possíveis está lá o de aniversário. Mas se você tentar criar em outra conta, como uma Exchange, não aparece esse campo. Por isso, se você quer reunir seus contatos todos num lugar só, não é adequado usar um app de outro serviço, porque vai estar perdendo funcionalidades. 

É a mesma coisa com as Notas, Lembretes e Mail. Eu uso uma conta hotmail no mail do iphone, e é uma merda. Não dá pra personalizar nada, todas as pastas do meu hotmail necessariamente serão listadas no Mail, e se eu quiser criar uma nova, apagar, renomear, preciso acessar o webmail. Obviamente isso não aconteceria se eu usasse essa conta com o app Outlook, assim como não acontece se uso um um e-mail iCloud no app Mail. Mas foi essa a minha escolha.

Sim, creio que você está certo.

Eu também já pensei em passar tudo pro iCloud (contatos, calendário, email etc.), justamente para resolver essas inconsistências, mas ainda não fiz. Continuo usando os serviços do Google, por achá-los mais universais, fáceis de usar e configurar em qualquer lugar (talvez seja apenas um medo bobo meu).

Mas suas contribuições aqui no tópico foram muito boas. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Luciano Carvalho disse:

Sim, creio que você está certo.

Eu também já pensei em passar tudo pro iCloud (contatos, calendário, email etc.), justamente para resolver essas inconsistências, mas ainda não fiz. Continuo usando os serviços do Google, por achá-los mais universais, fáceis de usar e configurar em qualquer lugar (talvez seja apenas um medo bobo meu).

Mas suas contribuições aqui no tópico foram muito boas. Obrigado!

Disponha, amigo, esse é o espírito que me leva a participar desse forum. Realmente dependendo do seu uso o Google acaba se impondo. O assistente por exemplo não tem comparação com a siri, que é quase imprestável. Talvez seja o caso de usar o app correspondente para cada serviço Google que você prefira, e manter os demais com os apps Apple.

Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...