Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Big Sur em maquinas Intel Novas e Potentes.


Teófilo Souza

Posts Recomendados

Olá, a todos. Com a chegada do Big Sur meu Macbook Air 2014 fez a instalação automática, (esqueci de travar atualização de sistema, como faço nos outros Mac's) Verifiquei que a tela e aparência ficou muito bonita, uma maquiagem boa. Nem tudo são flores, a maquina ficou muito lenta, com uso constante de processamento o que provocou uma demora em abrir alguns aplicativos como FCP e Office, o uso destes aplicativos ficou lento. Concluo que o sistema sobrecarregou a maquina, são 12G de sistema Big Sur que roda com uma interface linda porem muito pesada para a maquina. Que tem 4Gb e 128 SSD i5. Fiz um Dowgrade para o Hight Sierra que tem 4Gb de sistema e roda leve com baixo consumo de bateria e tudo roda bem, antes esta maquina estava com o Catalina que já estava um pouco lento.

Minha duvida, é se nas maquinas Intel deveríamos atualizar, tenho iMac Pro c/64Gb, Mac Mini c/16Gb e iMac i9 c/64 2020 com o Catalina e bloqueei a atualização de sistema, estou com receio de atualizar mesmo nestas maquinas com bom poder de fogo. Pelo que vi o Big Sur é sistema para atender mais o M1, não sendo fluido em maquinas Intel. Como uso para trabalho  estou com receio, já que no MacBook que atualizou vários aplicativos deixaram de funcionar e outros ficaram muito lentos, não sei se é a tal da Rosseta 2, que acredito que só deveria funcionar no M1.

Em fim alguém tem alguma experiencia como a minha, o que estão achando do Big Sur em maquina de trabalho Intel, mesmo maquina nova e potente. Será que o Big Sur com 12Gb de arquivo foi pensado para uso em maquinas de trabalho Intel.

Espero a opinião de Vcs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

eu tb estou com essa duvida, eu tenho um iMac i9 2019 com ssd e placa de video 8gb de video, no catalina as vezes o photoshop e o illutrator da uma engasgada, mas uso imagens muito pesadas com mais de 6gb, no Mojave era mais de boa. então eu estou com duvida de falo um up ou espero algumas semanas ou ate meses

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para usar os programas citados, é necessário a atualização desses aplicativos para suas versões otimizadas para o Big Sur. Estou usando Logic Pro, Final Cut Pro, Office 2019, Pages, Numbers, Keynote, Photoshop 2021, todos com suas últimas versões que são compatíveis com Big Sur, e não vejo nenhuma lentidão ou perda de performance, muito pelo contrário, está mais responsivo e até melhor que o Catalina e esses respectivos aplicativos. Meu Air é o da assinatura, e está muito bom para meu uso diário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É fiz uma instalação em um Air 2014, e não gostei do que ficou, muito pesado, uso intenso do processador, muito consumo de bateria. Voltei para o melhor dos mundos com o high Sierra, em um Air com pouca memória é o melhor. tudo flui e a bateria roda 5 horas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Teófilo Souza disse:

É fiz uma instalação em um Air 2014, e não gostei do que ficou, muito pesado, uso intenso do processador, muito consumo de bateria. Voltei para o melhor dos mundos com o high Sierra, em um Air com pouca memória é o melhor. tudo flui e a bateria roda 5 horas. 

Minha bateria tem 8 anos, e dura 4h em qualquer sistema. Tem 3900 mAh sua capacidade original era 4620mAh, mas tá com desgate de 17%, tendo sua capacidade máxima a 83%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/11/2020 at 22:00, webg3brasil disse:

Para usar os programas citados, é necessário a atualização desses aplicativos para suas versões otimizadas para o Big Sur. Estou usando Logic Pro, Final Cut Pro, Office 2019, Pages, Numbers, Keynote, Photoshop 2021, todos com suas últimas versões que são compatíveis com Big Sur, e não vejo nenhuma lentidão ou perda de performance, muito pelo contrário, está mais responsivo e até melhor que o Catalina e esses respectivos aplicativos. Meu Air é o da assinatura, e está muito bom para meu uso diário.

e eu ainda fico um pouco como receio de instalar sempre espero pelo menos uns 2 meses ate tirarem tês os bugs, vc ja reparou algum bug usando ele ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, gilvanproskater@hotmail.co disse:

e eu ainda fico um pouco como receio de instalar sempre espero pelo menos uns 2 meses ate tirarem tês os bugs, vc ja reparou algum bug usando ele ?

Espere pelo lançamento do 11.1 (está em beta), ele está ainda mais responsivo e suave que o 11.0.1, percebi um bug (na verdade um erro por parte dos programadores), o Wallpaper da área de trabalho, quando você bloqueia a tela, ele está lá, mas quando reinicia ou liga o computador, ele está trazendo o wallpaper padrão na tela de boas-vindas (Login), porém isso havia sido corrigido em um dos betas do 11.0 e depois voltou o problema no 11.0.1 final, mas foi corrigido novametne no 11.1 (estou usando ele agora, e está muito bom).

Você está certo em aguardar alguns releases, para então usufruir de um sistema mais estável, eu não vi bugs que atrapalhassem meu dia-a-dia, mas para outra pessoa, pode ser que ocorra, comigo não aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu instalei no meu retina macbook pro late 2013, com 16GB de RAM, SSD de 256Gb. Fiz a instalação limpa pela primeira vez na minha vida. Eu estava com medo de não funcionar direito Office, PDF Expert, certificado digital e outras coisas específicas. Funcionou tudo, mesmo antes das atualizações de otimização para o Big Sur. Não instalei nenhum aplicativo que não fosse os que eu queria testar, e não trouxe de volta meus arquivos para o disco, pra evitar qualquer perda de desempenho com indexação.

Não notei perda de desempenho geral, mas o boot da máquina passou a ser muito mais longo, e de um jeito muito mais chato que do que ocorre no Catalina. Ao invés de aparecer o campo de senha bem rápido, para depois começar a carregar, o Big Sur inverteu, então você tem que ficar esperando carregar antes de poder digitar a senha, e a esse tempo, que já foi muito maior do que antes, somava-se ainda mais um tempo para finalmente aparecer a desktop. 

Reiniciar, parecia um pegadinha. Eu achei inclusive que o defeito era não reiniciar mais, só descobri que não numa das vezes que fui reiniciar e deixei de lado o computador. De repente, tãããããããããã, o computador liga. 

Obviamente inaceitável, então voltei para o Catalina e só pretendo atualizar quando for obrigado por algum motivo, mesmo achando que uma nova instalação pudesse resolver isso, já que não gostei de absolutamente nada no Big Sur. Sou desses que tem saudade da aparência do Tiger, então pra mim cada atualização só vai piorando nesse aspecto. Como o IOS e Android se parecem cada vez mais, o Big Sur deixou o mac parecendo a tela de um celular Samsung, na minha opinião.  

O que dá pra perceber fácil é que se comporta de forma muito díspar em cada caso. Se eu fosse reviewer no youtube, botaria o apelido de Bug Sur. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, roberktum disse:

Eu instalei no meu retina macbook pro late 2013, com 16GB de RAM, SSD de 256Gb. Fiz a instalação limpa pela primeira vez na minha vida. Eu estava com medo de não funcionar direito Office, PDF Expert, certificado digital e outras coisas específicas. Funcionou tudo, mesmo antes das atualizações de otimização para o Big Sur. Não instalei nenhum aplicativo que não fosse os que eu queria testar, e não trouxe de volta meus arquivos para o disco, pra evitar qualquer perda de desempenho com indexação.

Não notei perda de desempenho geral, mas o boot da máquina passou a ser muito mais longo, e de um jeito muito mais chato que do que ocorre no Catalina. Ao invés de aparecer o campo de senha bem rápido, para depois começar a carregar, o Big Sur inverteu, então você tem que ficar esperando carregar antes de poder digitar a senha, e a esse tempo, que já foi muito maior do que antes, somava-se ainda mais um tempo para finalmente aparecer a desktop. 

Reiniciar, parecia um pegadinha. Eu achei inclusive que o defeito era não reiniciar mais, só descobri que não numa das vezes que fui reiniciar e deixei de lado o computador. De repente, tãããããããããã, o computador liga. 

Obviamente inaceitável, então voltei para o Catalina e só pretendo atualizar quando for obrigado por algum motivo, mesmo achando que uma nova instalação pudesse resolver isso, já que não gostei de absolutamente nada no Big Sur. Sou desses que tem saudade da aparência do Tiger, então pra mim cada atualização só vai piorando nesse aspecto. Como o IOS e Android se parecem cada vez mais, o Big Sur deixou o mac parecendo a tela de um celular Samsung, na minha opinião.  

O que dá pra perceber fácil é que se comporta de forma muito díspar em cada caso. Se eu fosse reviewer no youtube, botaria o apelido de Bug Sur. 

Seria melhor inverter as letras "u" e "i" ficando Bug Sir (Senhor Bug) rsrs.

Ref aos problemas que você teve, eu tive isso  ref a ligar do nada em duas ocasiões: High Sierra e Catalina, já no Big Sur, não tive esse problema.

Sobre a aparência, a Apple vem mudando desde alguns anos deixando ele mais parecido com iOS, isso começou no Yosemite lá em meados de 2014, e será assim para o bem ou para o mal. Na época do Yosemite até vi algo saudosista: a Dock voltando para o esquema plano como na época do Tiger, mas parou as comparações por ai.

Hoje o macOS é mais parecido com iOS que qualquer outra coisa, apesar de eu ter gostado mais do novo design do Big Sur que dos anteriores (10.10-10.15), principalmente as fontes de sistema e destaque ao realçar os menus quando vamos selecionar algo, coisas simples que deram uma aparência melhor que suas versões Mojave / Catalina, vejo o macOS Big Sur como um terceiro sistema nessa mudança, assim como foi o High Sierra comparado ao Yosemite e El Capitan (esse segundo o mais leve e harmoniso no sentido de gerenciamento de processamento e memória RAM).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os sistemas Mac tinha um tamanho entre 3 a 5 Gb, e rodavam leves sem bugs, começaram a crescer 6Gb, 7,5Gb e o Big Sur 12Gb, as maquinas antigas não estão preparadas para tal força exigida pelo sistema, mesmo maquinas parudas vão ter problema com lentidão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/11/2020 at 15:02, roberktum disse:

Eu instalei no meu retina macbook pro late 2013, com 16GB de RAM, SSD de 256Gb. Fiz a instalação limpa pela primeira vez na minha vida. Eu estava com medo de não funcionar direito Office, PDF Expert, certificado digital e outras coisas específicas. Funcionou tudo, mesmo antes das atualizações de otimização para o Big Sur. Não instalei nenhum aplicativo que não fosse os que eu queria testar, e não trouxe de volta meus arquivos para o disco, pra evitar qualquer perda de desempenho com indexação.

Não notei perda de desempenho geral, mas o boot da máquina passou a ser muito mais longo, e de um jeito muito mais chato que do que ocorre no Catalina. Ao invés de aparecer o campo de senha bem rápido, para depois começar a carregar, o Big Sur inverteu, então você tem que ficar esperando carregar antes de poder digitar a senha, e a esse tempo, que já foi muito maior do que antes, somava-se ainda mais um tempo para finalmente aparecer a desktop. 

Reiniciar, parecia um pegadinha. Eu achei inclusive que o defeito era não reiniciar mais, só descobri que não numa das vezes que fui reiniciar e deixei de lado o computador. De repente, tãããããããããã, o computador liga. 

Obviamente inaceitável, então voltei para o Catalina e só pretendo atualizar quando for obrigado por algum motivo, mesmo achando que uma nova instalação pudesse resolver isso, já que não gostei de absolutamente nada no Big Sur. Sou desses que tem saudade da aparência do Tiger, então pra mim cada atualização só vai piorando nesse aspecto. Como o IOS e Android se parecem cada vez mais, o Big Sur deixou o mac parecendo a tela de um celular Samsung, na minha opinião.  

O que dá pra perceber fácil é que se comporta de forma muito díspar em cada caso. Se eu fosse reviewer no youtube, botaria o apelido de Bug Sur. 

Cara, tenho um MBP igual o seu (com a diferença que tenho 8GB de RAM).

Essa demora da reinicialização tá acontecendo mesmo. Minha máquina leva 1 minuto pra reiniciar, é bug pesado que eles precisam corrigir logo. Fiz uma comparação entre os tempos de boot dos 2 sistemas:

macOS Catalina (após instalação limpa)

23s pra reiniciar

8s pra desligar

18s pra ligar 

 

macOS Catalina (meses depois de uso)

29s pra reiniciar 

8s pra desligar 

19s pra ligar

 

macOS Big Sur (após instalação limpa)

55s/1min pra reiniciar

7s pra desligar

18s pra ligar

Editado por VICTORHUGOBRAZIL
Atualização de informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Cara, tenho um MBP igual o seu (com a diferença que tenho 8GB de RAM).

Essa demora da reinicialização tá acontecendo mesmo. Minha máquina leva 1 minuto pra reiniciar, é bug pesado que eles precisam corrigir logo. Fiz uma comparação entre os tempos de boot dos 2 sistemas:

macOS Catalina (após instalação limpa)

23s pra reiniciar

8s pra desligar

18s pra ligar 

 

macOS Catalina (meses depois de uso)

29s pra reiniciar 

8s pra desligar 

19s pra ligar

 

macOS Big Sur (após instalação limpa)

55s/1min pra reiniciar

7s pra desligar

18s pra ligar

Tenho um MacBook Pro 15" 2013 i7 8GB, fiz a instalação limpa do "BUG SIR". Percebi que ficou demorado para reiniciar, porém não notei diferença de velocidade para utilizar os aplicativos, única coisa que me deixou na mão foi a impressora HP devido aos drivers não serem compatíveis com a nova versão do Mac, minha impressora é multifuncional antiga USB, uso para imprimir alguns contratos e material de aula, estou pensando em voltar para o Catalina, alguém está tendo este problema com drives de impressoras ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2020 at 11:40, Fabiano Américo dos Reis disse:

Tenho um MacBook Pro 15" 2013 i7 8GB, fiz a instalação limpa do "BUG SIR". Percebi que ficou demorado para reiniciar, porém não notei diferença de velocidade para utilizar os aplicativos, única coisa que me deixou na mão foi a impressora HP devido aos drivers não serem compatíveis com a nova versão do Mac, minha impressora é multifuncional antiga USB, uso para imprimir alguns contratos e material de aula, estou pensando em voltar para o Catalina, alguém está tendo este problema com drives de impressoras ? 

Bastante gente com problemas de drivers de impressoras.

Infelizmente terão que aguardar updates de drivers etc., seja da Apple ou das fabricantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2020 at 11:40, Fabiano Américo dos Reis disse:

minha impressora é multifuncional antiga USB, uso para imprimir alguns contratos e material de aula, estou pensando em voltar para o Catalina, alguém está tendo este problema com drives de impressoras ? 

Fabiano, também possuo uma impressora multifuncional HP. É o modelo Deskjet 2546, a minha é o modelo USB e Wi-Fi.

Cheguei a apresentar problemas ainda no macOS Catalina. De forma resumida o .DMG do site fazia aquelas instalações como no Windows ao invés do “clicar e arrastar” do Mac e, por algum motivo, dava problemas. O único que dava certo era o HP Utility baixado da própria Mac Store, mas depois de uma instalação demorada, ele não reconhecia que a impressora estava ligada.

Por causa da versão 11 do macOS, eles “lembraram” de atualizar e agora funciona normalmente. Acredito que por causa do Big Sur, os desenvolvedores vão começar a se mexer pra dar suporte para as máquinas com Apple M1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, já experimentaram a versão 11,2? tem melhoras? continuo na espera de melhores informações, uso para trabalho direto e continuo com o Catalina, tenho receio de ir para o Big Sur, acredito que em maquinas Intel ele deve ser um problema. 

O meu note instalou sozinho no inicio e tive que voltar para o Catalina, no iMac desabilitei a atualização automática, agora só manual as de segurança. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...