Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Big Sur em maquinas Intel Novas e Potentes.


Teófilo Souza

Posts Recomendados

Em 23/11/2020 at 11:50, Teófilo Souza disse:

Olá, a todos. Com a chegada do Big Sur meu Macbook Air 2014 fez a instalação automática, (esqueci de travar atualização de sistema, como faço nos outros Mac's) Verifiquei que a tela e aparência ficou muito bonita, uma maquiagem boa. Nem tudo são flores, a maquina ficou muito lenta, com uso constante de processamento o que provocou uma demora em abrir alguns aplicativos como FCP e Office, o uso destes aplicativos ficou lento. Concluo que o sistema sobrecarregou a maquina, são 12G de sistema Big Sur que roda com uma interface linda porem muito pesada para a maquina. Que tem 4Gb e 128 SSD i5. Fiz um Dowgrade para o Hight Sierra que tem 4Gb de sistema e roda leve com baixo consumo de bateria e tudo roda bem, antes esta maquina estava com o Catalina que já estava um pouco lento.

Minha duvida, é se nas maquinas Intel deveríamos atualizar, tenho iMac Pro c/64Gb, Mac Mini c/16Gb e iMac i9 c/64 2020 com o Catalina e bloqueei a atualização de sistema, estou com receio de atualizar mesmo nestas maquinas com bom poder de fogo. Pelo que vi o Big Sur é sistema para atender mais o M1, não sendo fluido em maquinas Intel. Como uso para trabalho  estou com receio, já que no MacBook que atualizou vários aplicativos deixaram de funcionar e outros ficaram muito lentos, não sei se é a tal da Rosseta 2, que acredito que só deveria funcionar no M1.

Em fim alguém tem alguma experiencia como a minha, o que estão achando do Big Sur em maquina de trabalho Intel, mesmo maquina nova e potente. Será que o Big Sur com 12Gb de arquivo foi pensado para uso em maquinas de trabalho Intel.

Espero a opinião de Vcs.

RAPAZZZZZ... ACABEI DE SUBIR UMA PERGUNTA NO FORUM SOBRE O PACOTE ADOBE NO Big Sur. ESTOU RODANDO TUDO CERTINHO HOJE NO CATALINA (IMAC PRO). SERÁ QUE VAI DAR RUIM, TBM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Hoje estou no caldo de calinha, muita cautela. Só vou passar para o Big Sur lá por MARÇO, até lá já saiu novas atualizações. Não vou brincar, meu trabalho é continuo e perder tempo tendo que testar sistema e depois voldar, escolho ficar onde estou que roda tudo redondo. Alem do mais, continua saindo atualização para o Catalina até no mínimo três anos após o Big Sur. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Teófilo Souza disse:

Hoje estou no caldo de calinha, muita cautela. Só vou passar para o Big Sur lá por MARÇO, até lá já saiu novas atualizações. Não vou brincar, meu trabalho é continuo e perder tempo tendo que testar sistema e depois voldar, escolho ficar onde estou que roda tudo redondo. Alem do mais, continua saindo atualização para o Catalina até no mínimo três anos após o Big Sur. 

 

Se não puder testar paralelamente, melhor não tentar o Big Sur, nem daqui 6 meses, pois pode ser que encontre alguma incompatibilidade, o melhor sempre é testar paralelamente, eu fiz isso enquanto era beta, daí lá na versão do beta 7 comecei a usar apenas o Big Sur (para meu uso, os programas que utilizo, não tenho problemas), o que uso é Adobe Creative Cloud (Ilustrator, Photoshop), Final Cut Pro, GarageBand e Logic Pro, além do Office 2019 e iWork (Pages, Numbers e Keynote), é o básico se for parar para pensar, não tem muitos programas de terceiros, pra esse cenário, é tranquilo, agora se utiliza outros programas/sistemas, o bom é testar em paralelo para não ter dor de cabeça depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...

Atualmente estou na versão 11.3.1, vou fazer uns testes logo menos.

 

A verdade para nós, donos de máquinas Intel, é torcer para novas versões de sistemas serem lançadas já polidas. Se tem uma coisa que eu aprendi desde que comprei meu MBP com Mavericks (saudades dos ícones 3D 😭) é que se a versão de lançamento dá problemas, as versões 1.1, 1,2, etc também darão. Os únicos macOS que funcionaram bem pra mim foram o Mavericks (10.9), El Capitan (10.11) e Catalina (10.15). O resto deu tudo problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia a todos, no caso dos Mac's com intel, não seria o caso de usarmos o ultimo OS especifico para Intel, o Big Sur tem um compromisso com o M1, estou achando que os dois processos juntos em um sistema está provocando uma sobre carga no equipamento. Como alto consumo de bateria e processamento, pois o sistema já é direcionado para o M1 e compatibilidades. Tenho notado em maquinas tipo Air 2014 o maior consumo de bateria e muita lerdeza ao iniciar o sistema. Em maquinas 2020 com i9 e 64Gb videos Pró Vega, uma alteração também na inicialização e um comportamento um pouco mais lento nos aplicativos, como a maquina é muito robusta a diferença é quase imperceptível, porem dá para notar.

Acredito que talvez a melhor opção é usar o Catalina nestas maquinas, que é 100% Intel, e me parece ser este o melhor caminho para as maquinas Intel, mesmo as mais potentes.

O que vcs com experiencias diversas, acham de opção para maquinas Intel, sem considerar o layout moderno do BS. Levo em conta o funcionamento geral da maquina, que é o que importa, pois usamos os aplicativos e o sistema é apenas a escada.  

Alguém já fez algum teste sobre as funcionalidades do BSur em maquinas Intel, será que tem fundamento pensar que o sistema roda Intel em forma de compatibilidade e trabalha direto para M1. Sendo assim as novas versões serão mais especificas para M1, e rodando Intel em forma de compatibilidade.

Observação, na época da mudança do G3 para Intel, tivemos que retornar para o ultimo OS especifico e viver feliz, assim acho que este será o caso.

 

Obrigado, e conto com  a participação de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...