Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Big Sur matou meu Mac Mini


Lucas Dangas

Posts Recomendados

Galera preciso de uma ajuda que eu realmente não tenho ideia do que pode estar acontecendo.

 

Minha mãe tem um Mac Mini de 2014 e uns 4 meses atrás por estar muito lento dei a ideia de colocar um SSD externo para rodar o sistema, 
até ai tudo bem, tudo funcionou e o Mac estava rodando umas 100x mais rápido.

Quinta-feira ela foi atualizar pro Big Sur deixou a maquina atualizando e foi embora (Mac Mini fica na empresa), sexta ela não foi e quando voltou na segunda o Mac ainda estava no Logo da maça, com a barra um pouco mais da metade.

Entrei no recuperação do sistema e tentei reinstalar o Mac OS. Logo na primeira barra antes do Mac reiniciar ele já me deu um erro "Ocorreu um erro ao carregar a atualização" 

Formatei o SSD e tentamos de novo, mesmo erro. Pensei que poderia ser o SSD que foi pro saco.

Na teoria era só tirar o SSD do USB e o Mac iria bootar no HD interno dele. Mas não também ficou travado na Maça.

Formatei o HD e tentei instalar o Mac OS antigo Sierra com shift-option-r e nada, agora aparece sinal de bloqueado.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Sera que o SSD e o HD foram pro saco juntos?

 

Valeu 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho pouco provável que você esteja tendo problemas de hardware, ainda mais sendo a incrível coincidência de dois dispositivos terem dado problema ao mesmo tempo. Provavelmente é erro durante a instalação do sistema. Eu sempre recomendo fazer a instalação limpa via USB, porque é o tipo de instalação com a menor possibilidade de apresentar erros.

Segundo este artigo do MacMagazine, alguns MacBooks de 2013 e 2014 estão tendo problemas com o Big Sur (aqui tenho um 2014 e o Big Sur está funcionando perfeitamente). Sei que entre Mac Mini e MacBook Pro são máquinas diferentes, mas quem sabe não estejam compartilhando algum componente que esteja dando problema com o Big Sur..? É questão de fazer a instalação via USB pra tirar a dúvida. Eu nunca duvido de nada.

Lembrando que o Big Sur também faz uma atualização de firmware (nem todos as versões do macOS atualizam também a firmware do aparelho). Pode ser que por algum problema o update de firmware tenha sido interrompido durante a instalação e tenha dado problema. Mais uma vez: a instalação via USB pode ser a solução.

23 minutos atrás, Stow disse:

via internet recovery aparentemente ele volta pro OS de origem do mac.

Não necessariamente. Se o Mac está ou esteve com no mínimo o macOS Sierra ou superior (devido ao firmware do Sierra que atualizou as combinações de teclas), existem as seguintes possibilidades de Internet Recovery:

Option + Command + R - Vai instalar a versão mais recente do macOS que seja compatível com o modelo do Mac. Caso o Mac não tenha o firmware do Sierra ou superior, esse comando vai instalar a versão que veio com a máquina.

Shift + Option + Command + R - Irá instalar a versão que veio com o Mac, ou a versão mais próxima da original caso ela não esteja mais disponível no servidor da Apple.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem ta tendo problema ou teve algum problema ao atualizar para o Big Sur, ele tenta flashear um novo firmware, é nesse ponto que ele fica com tela preta, e muitos estão dizendo que o Big Sur matou o dispositivo. Na verdade, você só precisa de umas ferramentas para abrir a tampa desconectar a bateria, e conectar novamente, no caso dos MacMinis não sei como fazer, mas teria que desconectar ele da energia forçando seu desligamento e então ligando novamente, daí segue com a atualização/instalação e você não verá mais esse problema de novo.

 

Claramente um erro grotesco por parte da Apple, quem vinha das versões Beta do Big Sur passou por isso pelo menos em 2 ou 3 betas.

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/11/2020 at 22:08, webg3brasil disse:

Na verdade, você só precisa de umas ferramentas para abrir a tampa desconectar a bateria, e conectar novamente

O termo “só” não se aplica a essa frase. Rsrs. 
Sei que pra ti é algo simples, mas pra esmagadora maioria não é me incluo nela. Nem de longe vou abrir meu mac, desligar a bateria e ligar de novo. Rsrs.

Tem que ter alguma solução fácil (de verdade) rs.

Enquanto isso sigo longe desse tiozão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.3k
×
×
  • Criar Novo...