Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Navegação web lenta com o TP-Link Deco E4 - Resolvido


Posts Recomendados

Criei esse tópico para compartilhar um problema que enfrentei com um kit de wi-fi mesh da TP-Link (modelo E4), e a solução.

O problema: a navegação web em smartphones era muuuuuito lenta, com os sites demorando muito pra começar a abrir, porém a taxa de download era boa, de acordo com o contratado com a operadora (100MB, no meu caso). Por exemplo: ao tentar entrar no site fast.com, o site demorava para ser acessado, mas assim que abria, ele media uma velocidade de download de mais de 90Mbps. Pesquisei em fóruns BR e em inglês, e encontrei algumas pessoas com o mesmo problema, mas sem solução.

Até que, por tentativa e erro, resolvi: O app "deco" configura, por padrão, a torrinha principal como "roteador", e então dava conflito com o roteador principal da casa, que é o fornecido pela NET-Virtua. Foi só alterar o Deco principal para "Ponto de Acesso" e tudo ficou como deveria ser. Show de bola a rede mesh!

Aproveitando o tópico: a principal diferença (não divulgada) entre os modelos E4 e M4 é que as portas Ethernet do E4 são Fast Ethernet (até 100Mbps), enquanto o M4 conta com portas Gigabit. Ou seja, se você fará uma rede com as torres conectadas via cabo, verifique se as portas suportam a conexão que você deseja ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Cara, sei que não tem haver com o que você postou, mas estou pensando em comprar o E4 e estou em dúvida...você gostou do aparelho? Acha que vale a pena? Estou em dúvida entre ele e o tenda nova MW6 (mais caro), mas só uso wifi e, por isso, acredito que o E4 seja o suficiente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei o E4 por engano, estou devolvendo para pegar o M4. Sendo assinante da banda larga da Claro, comprando pelo site deles, eles oferecem configuração gratuita pra alguns estados/cidades.

https://www.claro.com.br/internet/banda-larga/servicos-adicionais/wifi-plus-360

30 minutos atrás, __ayrton disse:

Cara, sei que não tem haver com o que você postou, mas estou pensando em comprar o E4 e estou em dúvida...você gostou do aparelho? Acha que vale a pena? Estou em dúvida entre ele e o tenda nova MW6 (mais caro), mas só uso wifi e, por isso, acredito que o E4 seja o suficiente. 

Pensando a longo prazo, eu pegaria algum com suporte a conexões com mais de 100mbps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Opa!

Você não citou minha postagem, não recebi o aviso e vi só agora sua pergunta.

Estou 100% satisfeito com o kit de 3 torrezinhas E4. Comprei sem saber desse lance das portas FastEthernet, mas como casou certinho com minha internet, então fiquei com o produto.

Pela qualidade e funcionamento do produto, você não vai se arrepender, só tem a questão das especificações, se vão te atender hoje e nos próximos anos - se minha internet aumentar de velocidade, o kit E4 não vai acompanhar - por isso, se eu soubesse de antemão, teria comprado o M4.

Leia bem o manual e decida.

PS: não conheço essa marca Tenda, então como a Glória Pires, não posso opinar.

Em 21/12/2020 at 14:10, __ayrton disse:

Cara, sei que não tem haver com o que você postou, mas estou pensando em comprar o E4 e estou em dúvida...você gostou do aparelho? Acha que vale a pena? Estou em dúvida entre ele e o tenda nova MW6 (mais caro), mas só uso wifi e, por isso, acredito que o E4 seja o suficiente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Criei esse tópico para compartilhar um problema que enfrentei com um kit de wi-fi mesh da TP-Link (modelo E4), e a solução.
O problema: a navegação web em smartphones era muuuuuito lenta, com os sites demorando muito pra começar a abrir, porém a taxa de download era boa, de acordo com o contratado com a operadora (100MB, no meu caso). Por exemplo: ao tentar entrar no site fast.com, o site demorava para ser acessado, mas assim que abria, ele media uma velocidade de download de mais de 90Mbps. Pesquisei em fóruns BR e em inglês, e encontrei algumas pessoas com o mesmo problema, mas sem solução.
Até que, por tentativa e erro, resolvi: O app "deco" configura, por padrão, a torrinha principal como "roteador", e então dava conflito com o roteador principal da casa, que é o fornecido pela NET-Virtua. Foi só alterar o Deco principal para "Ponto de Acesso" e tudo ficou como deveria ser. Show de bola a rede mesh!
Aproveitando o tópico: a principal diferença (não divulgada) entre os modelos E4 e M4 é que as portas Ethernet do E4 são Fast Ethernet (até 100Mbps), enquanto o M4 conta com portas Gigabit. Ou seja, se você fará uma rede com as torres conectadas via cabo, verifique se as portas suportam a conexão que você deseja ter.

Cara, muito obrigado pela sua postagem, eu possuo o mesmo E4, e nem estava pesquisando sobre isso, achava que o problema era o roteador por chegar só até 100Mb, porém eu fiz essa alteração e ja percebi a diferença


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Pessoal, sem querer requentar o tópico, um tema relevante me parece que é a porta gigabit, e eu não leio sobre isso em nenhum fórum de discussão, nem no site da TP-Link. Vai...

Acredito que um kit apenas com E4 ferra a rede toda, porque ele é "fast ethernet" (100Mbps), e a ethernet dele não é apenas porta de saída, mas também de entrada da internet, desde o roteador da operadora, para a rede mesh. Com isso, ao colocar um E4 como deco principal, ele limita no "funil" toda a rede em 100Mbps. Penso em funil eis que o deco E4 trasmite pelas redes mesh/wifi em 300Mbps na rede 2.4ghz e 867Mbps na rede 5ghz (mesma velocidade que nos aparelhos M4 e M5, exceto pela velocidade da rede 2.4ghz que é de 400Mbps nestes últimos 2 aparelhos). Ou seja, ele até pode alcançar 867mbps (o que é bom para 99% das casas), mas a entrada ethernet limita em 100Mbps.

Se procede meu raciocínio, é possível fazer um grande upgrade na rede mesh composta exclusivamente por deco E4, adicionando como deco principal um deco M4 ou superior que tenha porta gigabit ethernet (1Gbps), com isso alcançando o máximo que os aparelhos E4 oferecem:

- entra até 1Gbps via cabo na rede mesh/wifi

- sai da rede mesh/wifi até 300Mbps via wifi 2.4ghz

- sai da rede mesh/wifi até 867Mbps via wifi 5ghz

Em assim sendo, considerando que a internet contratada é a Vivo Fibra 300Mega, que eu tenho a rede mesh com 3x E4 instalados, e minha rede não passa de 100Mbps, será que se eu colocar um M4 apenas como deco principal, mantendo meus outros E4 instalados, vai aumentar a velocidade de toda a minha rede? Alguém já testou uma configuração semelhante?

Minha expectativa é alcançar todos os 300 megas que eu tenho contratados na vivo fibra apenas adquirindo e adicionando um M4 como deco principal, e ainda "de lambuja" aumentar a exposição do meu wifi com o E4 que hoje é principal, e poderá ser alocado em outra posição da casa.

Editado por aliado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu cometi esse erro, mas consegui devolver e pegar o correto.

Comprei os Deco E4 e esqueci de verificar se ele era Gigabit e não era, com isso minha internet que é 500Mb ficava limitada em 100Mb.

No Mesmo dia, devolvi e comprei o Deco M4 , e como é Gigabit resolveu meu cenário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aliado, sim, caso vc compre um M4 (ou  até um M5, M9 Plus, X20...) e utilize como principal. Sua velocidade (no wifi) irá melhorar consideravelmente, desde que todos os outros sejam usado sem cabo de rede.

Eu não testei assim, pois só instalei o deco M4 na casa dos meus pais e pesquisei essa questão antes de comprar. Como gostei do resultado estou pensando em instalar uma rede mesh aqui em casa comprando um kit E4 e trocando um E4 por um M4 lá da casa deles! Assim ficariam 2 kits M4/E4, com o M4 como principal e o E4 como "repetidor".

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo aconteceu o mesmo. Comprei um tempo atras um conjunto de E4.

Ao conectar na internet de casa (300MB) ficou limitado a 100MB pois não tinha porta  gigabit.

Devolvi e comprei o M5. Tenho 4 deles espalhados em casa.

Recomendo sem sombra de dúvidas.

 

Mas no seu caso eu ACHO que se conectar um M4/M5 ao roteador e esse mandar o sinal para os demais é para ir a velocidade maior do que 100. Pois a limitação é a tal porta gigabit.

 

5 horas atrás, aliado disse:


Em assim sendo, considerando que a internet contratada é a Vivo Fibra 300Mega, que eu tenho a rede mesh com 3x E4 instalados, e minha rede não passa de 100Mbps, será que se eu colocar um M4 apenas como deco principal, mantendo meus outros E4 instalados, vai aumentar a velocidade de toda a minha rede? Alguém já testou uma configuração semelhante?

Minha expectativa é alcançar todos os 300 megas que eu tenho contratados na vivo fibra apenas adquirindo e adicionando um M4 como deco principal, e ainda "de lambuja" aumentar a exposição do meu wifi com o E4 que hoje é principal, e poderá ser alocado em outra posição da casa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, dando um feedback aqui, acho importante. Comprei o M4 e coloquei como ponto principal, e os E4 não chegam sequer em 100mb. Eu fiquei com 1 M4 no ponto principal, outros 3 E4 espalhados pela casa, um deles bem perto do ponto principal, e nada.

O M4 tá dropando 240mb/250mb. O E4 mais próximo está no mesmo andar, praticamente no mesmo ambiente do M4, com uma "meia parede" entre os aparelhos (tipo sala de jantar / sala de estar, 4m de distância um do outro. Os demais estão no pátio da casa (tem a cozinha entre os aparelhos) e no segundo andar.

Será que tem alguma configuração adicional?

Pergunto pois no site da tplink eles afirmam que ele chega em 1167 Mbps (imagino que na rede 5ghz): 

https://www.tp-link.com/br/home-networking/wifi-router/deco-e4/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tempo, a tplink atendeu um chamado e respondeu que o E4 não presta... resumidamente, ele vai sempre estar limitado em 100mb, sempre. Isso significa que se você contratar um plano melhor terá que trocar todos os aparelhos por outros melhores.

Suporte Técnico BR 15:57
Olá. Como posso ajudar?
Cliente 15:59
Boa tarde *** . Eu tenho uma internet de 300 mega e comprei 3 aparelhos Deco E4, pois no site da tplink informa que ele chega na velocidade de 1167 Mbps. Não chegou nem em 100mb. Eu li que ele teria uma porta ethernet fraca, e que seria melhor comprar outro aparelho deco com a porta gigabit, e eu comprei um M4 para usar como deco principal, e os demais E4 completando a rede mesh. O M4 chega em 250mb e os E4 não chegam nem em 100mb. O que eu posso estar fazendo de errado?
 
Suporte Técnico BR 16:00
Então, primeiro que os E4R possuem a limitação física de 100 megas como máximo, pelo que não vão conseguir chegar em uma velocidade superior a essa com nenhuma conexão. Pelo relatado a configuração e funcionamento dos mesmos está certa.
Cliente 16:00
Tá mas como no site da tp link fala em 1167 Mbps?
Cliente 16:04
poxa, fiquei bem confuso. porque tem a informação de 1167mbps? no que ele chega ou aproveita isso?
 
Suporte Técnico BR 16:04
A explicação está no link: https://www.tp-link.com/br/support/faq/2866/
Cliente 16:05
antes de eu jogar fora o aparelho, eu gostaria de tirar uma dúvida: o limite é do aparelho ou da porta ethernet?
 
Suporte Técnico BR 16:06
A porta Ethernet não é uma coisa externa ao aparelho, pelo que é uma limitação do aparelho, a porta ethernet, o chipset e todos os componentes dele
Cliente 16:07
bom, que pena, comprei totalmente errado então
 
Suporte Técnico BR 16:08
Tem alguma outra dúvida?
Cliente 16:07
não
Lida
 
Suporte Técnico BR 16:08
Certo, tenha uma ótima tarde!
Cliente 16:08
obrigado, vc tb
Entregue
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 5 meses depois...

Fala galera! 

Estou na mesma situação, de um kit E4 estar limitando minha velocidade pela entrada fast 100mbit... 

Estava a ponto de comprar um M4 pra colocar como principal e "resolver" o problema, até que li a idêntica história do @aliado.

Neste meio tempo, alguém conseguiu misturar E4 com algum deco gigabit e fazer funcionar como esperado, tendo menor $ de reinvestimento? 

 

Obg, abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que este post ainda está ajudando a galera.

Roteadores mesh baixaram um pouco de preço, mas infelizmente ainda são um investimento bem caro. Nesse tempo (desde minha postagem), a Claro foi aumentando a velocidade do meu link, mas com os Deco E4, fiquei refém dos 100Mbps. Esperei 2 anos para "amortizar" a compra e agora renovei o parque de "torrinhas".

Entendo que pode ser um investimento muito alto para muitos, mas eu aconselho estudar a aquisição de roteadores com wi-fi 6, que demorou a engrenar, mas hoje em dia todo smartphone/laptot vem com esse padrão. E mesmo que o aparelho seja antigo, dá pra usar sem problemas. Uma pena que, para garantir a compatibilidade com aparelhos mais antigos ou limitados (como minha impressora), tenho que manter ativado o protocolo de segurança WPA2 (junto com o WPA3, mais seguro). Eu gostaria de manter apenas o WPA3 ativado.

A linha Deco X20 tem o preço um pouco mais competitivo, mas depois da experiência com os E4, chutei o pau da barraca e adquiri um kit com 3 Deco X60. Sem ressalvas pros aparelhos.

Tive apenas um problema de compatibilidade, é beeem específico, mas segue: o sistema de painéis solares da minha casa possui um roteadorzinho wi-fi próprio, que recebe os dados dos equipamentos e ele, por sua vez, se conecta com o wi-fi da casa para assim subir os dados para a nuvem. Não teve cristo que fizesse ele se conectar com os novos Deco, apesar de - pelas especificações - conseguir se conectar em redes de 2,4GHz com WPA2. A solução foi manter ativa a rede de 2,4GHz do roteador da Claro só pra ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu comprei recentemente dois m4. Sendo minha internet 300mb, e quando testo usando o modem do provedor bate até um pouco mais. Porém, quando estou conectado ao Deco principal que está cabeado no modem, minha velocidade não passa de 150. Sabem o que posso fazer ou se te algo a se fazer? Caso não, vou devolver a compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 01/01/2023 at 18:35, Dm_86 disse:

Pessoal, eu comprei recentemente dois m4. Sendo minha internet 300mb, e quando testo usando o modem do provedor bate até um pouco mais. Porém, quando estou conectado ao Deco principal que está cabeado no modem, minha velocidade não passa de 150. Sabem o que posso fazer ou se te algo a se fazer? Caso não, vou devolver a compra.

Verifica no app se o QoS não está limitando a banda. Se aparecer qualquer número abaixo de 1000 Mbps na banda total, mude para 1000.

Nesse tópico do fórum da TP-Link tem mais detalhes: https://community.tp-link.com/en/home/forum/topic/533366

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...