Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Navegação web lenta com o TP-Link Deco E4 - Resolvido

Posts Recomendados

Criei esse tópico para compartilhar um problema que enfrentei com um kit de wi-fi mesh da TP-Link (modelo E4), e a solução.

O problema: a navegação web em smartphones era muuuuuito lenta, com os sites demorando muito pra começar a abrir, porém a taxa de download era boa, de acordo com o contratado com a operadora (100MB, no meu caso). Por exemplo: ao tentar entrar no site fast.com, o site demorava para ser acessado, mas assim que abria, ele media uma velocidade de download de mais de 90Mbps. Pesquisei em fóruns BR e em inglês, e encontrei algumas pessoas com o mesmo problema, mas sem solução.

Até que, por tentativa e erro, resolvi: O app "deco" configura, por padrão, a torrinha principal como "roteador", e então dava conflito com o roteador principal da casa, que é o fornecido pela NET-Virtua. Foi só alterar o Deco principal para "Ponto de Acesso" e tudo ficou como deveria ser. Show de bola a rede mesh!

Aproveitando o tópico: a principal diferença (não divulgada) entre os modelos E4 e M4 é que as portas Ethernet do E4 são Fast Ethernet (até 100Mbps), enquanto o M4 conta com portas Gigabit. Ou seja, se você fará uma rede com as torres conectadas via cabo, verifique se as portas suportam a conexão que você deseja ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 mês depois...

Cara, sei que não tem haver com o que você postou, mas estou pensando em comprar o E4 e estou em dúvida...você gostou do aparelho? Acha que vale a pena? Estou em dúvida entre ele e o tenda nova MW6 (mais caro), mas só uso wifi e, por isso, acredito que o E4 seja o suficiente. 

Link para o comentário

Eu comprei o E4 por engano, estou devolvendo para pegar o M4. Sendo assinante da banda larga da Claro, comprando pelo site deles, eles oferecem configuração gratuita pra alguns estados/cidades.

https://www.claro.com.br/internet/banda-larga/servicos-adicionais/wifi-plus-360

30 minutos atrás, __ayrton disse:

Cara, sei que não tem haver com o que você postou, mas estou pensando em comprar o E4 e estou em dúvida...você gostou do aparelho? Acha que vale a pena? Estou em dúvida entre ele e o tenda nova MW6 (mais caro), mas só uso wifi e, por isso, acredito que o E4 seja o suficiente. 

Pensando a longo prazo, eu pegaria algum com suporte a conexões com mais de 100mbps.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Opa!

Você não citou minha postagem, não recebi o aviso e vi só agora sua pergunta.

Estou 100% satisfeito com o kit de 3 torrezinhas E4. Comprei sem saber desse lance das portas FastEthernet, mas como casou certinho com minha internet, então fiquei com o produto.

Pela qualidade e funcionamento do produto, você não vai se arrepender, só tem a questão das especificações, se vão te atender hoje e nos próximos anos - se minha internet aumentar de velocidade, o kit E4 não vai acompanhar - por isso, se eu soubesse de antemão, teria comprado o M4.

Leia bem o manual e decida.

PS: não conheço essa marca Tenda, então como a Glória Pires, não posso opinar.

Em 21/12/2020 at 14:10, __ayrton disse:

Link para o comentário

Criei esse tópico para compartilhar um problema que enfrentei com um kit de wi-fi mesh da TP-Link (modelo E4), e a solução.
O problema: a navegação web em smartphones era muuuuuito lenta, com os sites demorando muito pra começar a abrir, porém a taxa de download era boa, de acordo com o contratado com a operadora (100MB, no meu caso). Por exemplo: ao tentar entrar no site fast.com, o site demorava para ser acessado, mas assim que abria, ele media uma velocidade de download de mais de 90Mbps. Pesquisei em fóruns BR e em inglês, e encontrei algumas pessoas com o mesmo problema, mas sem solução.
Até que, por tentativa e erro, resolvi: O app "deco" configura, por padrão, a torrinha principal como "roteador", e então dava conflito com o roteador principal da casa, que é o fornecido pela NET-Virtua. Foi só alterar o Deco principal para "Ponto de Acesso" e tudo ficou como deveria ser. Show de bola a rede mesh!
Aproveitando o tópico: a principal diferença (não divulgada) entre os modelos E4 e M4 é que as portas Ethernet do E4 são Fast Ethernet (até 100Mbps), enquanto o M4 conta com portas Gigabit. Ou seja, se você fará uma rede com as torres conectadas via cabo, verifique se as portas suportam a conexão que você deseja ter.

Cara, muito obrigado pela sua postagem, eu possuo o mesmo E4, e nem estava pesquisando sobre isso, achava que o problema era o roteador por chegar só até 100Mb, porém eu fiz essa alteração e ja percebi a diferença

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...