Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fui instalar o Big Sur Beta e atrelei meu mac ao Uber via Device Enrollment Notification


vdlk2828

Posts Recomendados

É meus amigos, a alguns meses atrás, no lançamento do beta do Big Sur, eu fui atrás de um dev profile para conseguir rodar o novo OS da apple.
Consegui um profile através do https://betaprofiles.com/ e instalei normalmente o Big Sur, mas para a minha surpresa, o profile era de algum dev do UBER, o que fez com que, de alguma forma, meu mac fosse atrelado a empresa via Device enrollment notification quando eu o iniciei pela primeira vez.

Eu não manjo absolutamente nada de código, mas acabei achando esse link:

https://eclecticlight.co/2020/06/25/big-surs-signed-system-volume-added-security-protection/

Pelo que eu entendi, resumidamente, quando eu instalei o profile de dev ele associou ao id da maquina do dev que liberou o profile na internet.

Agora eu ME F*DI e não consigo desassociar meu mac a empresa, fazendo com que a notificação do DEN apareça de 2 em 2 minutos na minha máquina.

Eu vi algumas maneiras de simplesmente retirar a mensagem do DEN, mas eu queria mesmo era "recuperar" meu macbook. Alguém pode me dar alguma luz? Estou tentando resolver isso a meses.

 

7413e655-7c3f-457e-83e9-99925e336950.jpg

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Já fiz a instalação limpa várias vezes e não resolveu. :(

Já tentei wipar todos os volumes da imagem e sempre volta a tela do Uber. Fui tentar fazer outra instalação limpa agora pouco e piorou a situação. Agora eu não consigo nem fazer o primeiro boot pq o sistema não deixa eu avançar se não inserir um usuário e senha do uber.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... Que cagada. Eu também instalei o profile Beta do betaprofiles e não tive esse problema, aliás, eu nunca tinha visto isso.

O que tá acontecendo, acredito eu, é que durante a ativação o servidor da Apple identifica que você está neste grupo. O que eu tentaria: criar um instalador USB, reset de SMC e NVRAM, e fazer todo o processo, desde a instalação até a ativação sem conectar à internet. E crie uma instalação do Catalina, não do Big Sur.

Depois da ativação, sem ainda conectar à internet, vá nas atualizações do sistema e veja se existe a opção de desvincular seu aparelho do programa Beta Developer. Depois vá nas preferências do sistema, depois Compartilhamento, e desative todas as opções do menu esquerdo, principalmente Compartilhamento Remoto.

Tenta e diga se deu certo. Acho que vai dar bom.

https://themacgo.com/macos-catalina-10-15-7-19h2-download-dmg-offline/

 

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Cara... Que cagada. Eu também instalei o profile Beta do betaprofiles e não tive esse problema, aliás, eu nunca tinha visto isso.

O que tá acontecendo, acredito eu, é que durante a ativação o servidor da Apple identifica que você está neste grupo. O que eu tentaria: criar um instalador USB, reset de SMC e NVRAM, e fazer todo o processo, desde a instalação até a ativação sem conectar à internet. E crie uma instalação do Catalina, não do Big Sur.

Depois da ativação, sem ainda conectar à internet, vá nas atualizações do sistema e veja se existe a opção de desvincular seu aparelho do programa Beta Developer. Depois vá nas preferências do sistema, depois Compartilhamento, e desative todas as opções do menu esquerdo, principalmente Compartilhamento Remoto.

Tenta e diga se deu certo. Acho que vai dar bom.

https://themacgo.com/macos-catalina-10-15-7-19h2-download-dmg-offline/

 

Obrigado Beto, tentarei isso amanhã porque eu nem tenho um pendrive/hd com 10gb em casa kkkkkk vou atualizando o andamento da situação aqui.

No momento, o que eu estou tentando é wipar o volume e reinstalar novamente, mas dessa vez deixei ele como Mac OS Extended no lugar do AFS. Não sei se isso tem alguma coisa a ver mas vamos tentando de tudo, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, vdlk2828 disse:

Obrigado Beto, tentarei isso amanhã porque eu nem tenho um pendrive/hd com 10gb em casa kkkkkk vou atualizando o andamento da situação aqui.

No momento, o que eu estou tentando é wipar o volume e reinstalar novamente, mas dessa vez deixei ele como Mac OS Extended no lugar do AFS. Não sei se isso tem alguma coisa a ver mas vamos tentando de tudo, rs.

Não faz diferença. Na hora de instalar o sistema ele vai converter pra APFS. Além do mais o formato do sistema de arquivos não tem relação com esse problema, essa identificação acontece quando sua máquina conecta ao servidor de ativação da Apple. Acredito que a única forma de acessar o sistema é fazer todo o processo de instalação e ativação offline, e tentar desvincular o aparelho ainda antes de conectar à internet. Uma possibilidade também é tentar instalar outro perfil beta pra substituir este que está pedindo credenciais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, BetoGaleazzo disse:

Não faz diferença. Na hora de instalar o sistema ele vai converter pra APFS. Além do mais o formato do sistema de arquivos não tem relação com esse problema, essa identificação acontece quando sua máquina conecta ao servidor de ativação da Apple. Acredito que a única forma de acessar o sistema é fazer todo o processo de instalação e ativação offline, e tentar desvincular o aparelho ainda antes de conectar à internet. Uma possibilidade também é tentar instalar outro perfil beta pra substituir este que está pedindo credenciais.

 

Hmm já existe um perfil atualizado do betaprofiles, é uma ideia muito boa por sinal. O problema agora é que como eu tentei wipar novamente, eu não consigo mais nem bootar o note sem antes aparecer o alerta do DEN pedindo login e senha do Uber. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, vdlk2828 disse:

eu não consigo mais nem bootar o note sem antes aparecer o alerta do DEN pedindo login e senha do Uber.

Mas isso acontece durante a ativação, e com o aparelho conectado ao WiFi, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, vdlk2828 disse:

Exato. Mas mesmo selecionando a opção "este notebook não se conecta a internet" ele ainda pede login e senha do uber.

Por isso sugeri o reset de SMC e NVRAM, e também a instalação de um sistema anterior. Feito esse procedimento sinceramente não sei como a máquina pode identificar isso... Não acredito que essa informação esteja guardada a nível de hardware, tipo EFI algo do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, BetoGaleazzo disse:

Por isso sugeri o reset de SMC e NVRAM, e também a instalação de um sistema anterior. Feito esse procedimento sinceramente não sei como a máquina pode identificar isso... Não acredito que essa informação esteja guardada a nível de hardware, tipo EFI algo do tipo.

A minha hipótese é que essa informação esteja guardada em alguma camada de segurança que o big sur criou e que não seja removida nunca mais... Como eu disse, não entendo muito de computação mas o segredo pode estar descrito nesse link: https://eclecticlight.co/2020/06/25/big-surs-signed-system-volume-added-security-protection/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, vdlk2828 disse:

A minha hipótese é que essa informação esteja guardada em alguma camada de segurança que o big sur criou e que não seja removida nunca mais... Como eu disse, não entendo muito de computação mas o segredo pode estar descrito nesse link: https://eclecticlight.co/2020/06/25/big-surs-signed-system-volume-added-security-protection/

Não tem relação alguma com o seu caso. Se o colaborador da Uber sair da empresa ele joga o Mac fora? Ou a empresa não pode vender os equipamentos? Isso não existe. O link que você compartilhou trata a respeito de camadas de segurança e privacidade que foram adicionadas ao Big Sur, um nível acima de criptografia etc. O seu caso não tem relação alguma com isso.

É como se o servidor da Apple identificasse que essa máquina faz parte do material demonstrativo do showroom de uma Apple Store, por exemplo. É um perfil, um assignment dessa máquina. O que você precisa fazer apenas é desvincular ou substituir esse perfil por um que não peça credenciais.

Tente o procedimento que eu te falei e desencana. Não adianta ficar brigando com volumes aí porque não tem relação.

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, BetoGaleazzo disse:

Não tem relação alguma com o seu caso. Se o colaborador da Uber sair da empresa ele joga o Mac fora? Ou a empresa não pode vender os equipamentos? Isso não existe. O link que você compartilhou trata a respeito de camadas de segurança e privacidade que foram adicionadas ao Big Sur, um nível acima de criptografia etc. O seu caso não tem relação alguma com isso.

É como se o servidor da Apple identificasse que essa máquina faz parte do material demonstrativo do showroom de uma Apple Store, por exemplo. É um perfil, um assignment dessa máquina. O que você precisa fazer apenas é desvincular ou substituir esse perfil por um que não peça credenciais.

Tente o procedimento que eu te falei e desencana. Não adianta ficar brigando com volumes aí porque não tem relação.

Abrs!

Beto, eu agradeço MUITO a força que você tá me dando. Eu to a meses super angustiado com isso. Assim que terminar de reinstalar (5min aproximadamente) eu volto aqui informando, ou então, só amanhã com um pen drive com capacidade para suportar o catalina.

MUITO obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Não tem relação alguma com o seu caso. Se o colaborador da Uber sair da empresa ele joga o Mac fora? Ou a empresa não pode vender os equipamentos? Isso não existe. O link que você compartilhou trata a respeito de camadas de segurança e privacidade que foram adicionadas ao Big Sur, um nível acima de criptografia etc. O seu caso não tem relação alguma com isso.

É como se o servidor da Apple identificasse que essa máquina faz parte do material demonstrativo do showroom de uma Apple Store, por exemplo. É um perfil, um assignment dessa máquina. O que você precisa fazer apenas é desvincular ou substituir esse perfil por um que não peça credenciais.

Tente o procedimento que eu te falei e desencana. Não adianta ficar brigando com volumes aí porque não tem relação.

Abrs!

Hmm Mac espertinho. :(
ele não deixa bootar sem conectar a internet

 

83EEE526-38A2-4C58-B60B-58FE5C2CAFC6.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, não adianta. Tentei resetar a SMC e NVRAM e mesmo assim fica na mesma. Consegui avançar sem selecionar uma conexão, mas mesmo assim ele não deixa eu avançar sem colocar login e senha do Uber.

CB03B652-BE2D-445E-88E2-D5C14ADE6576.jpeg

Ponto curioso: Toda vez eu formato e deixo somente um único volume, mas depois que eu instalo o OS ele cria esse -dados. Será que pode ter alguma relação?

E08559BC-2B13-478C-A320-3170A80BA004.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, vdlk2828 disse:

Ponto curioso: Toda vez eu formato e deixo somente um único volume, mas depois que eu instalo o OS ele cria esse -dados. Será que pode ter alguma relação?

Isso foi implementado no Catalina. Como eu já disse anteriormente e vou repetir, o DEP não tem nada a ver com volumes do drive.

Tente os procedimentos citados nos tópicos abaixo:

https://gist.github.com/henrik242/65d26a7deca30bdb9828e183809690bd

https://grahamrpugh.com/2020/02/21/resetting-dep-without-reinstalling.html

Aparentemente esses caras passaram pela mesma coisa que você no lançamento do Catalina e conseguiram resolver com as informações acima.

Boa sorte. Abrs!

 

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BetoGaleazzo disse:

Isso foi implementado no Catalina. Como eu já disse anteriormente e vou repetir, o DEP não tem nada a ver com volumes do drive.

Tente os procedimentos citados nos tópicos abaixo:

https://gist.github.com/henrik242/65d26a7deca30bdb9828e183809690bd

https://grahamrpugh.com/2020/02/21/resetting-dep-without-reinstalling.html

Aparentemente esses caras passaram pela mesma coisa que você no lançamento do Catalina e conseguiram resolver com as informações acima.

Boa sorte. Abrs!

 

Cara, vou dormir, não tá dando nada certo hoje.
Quando tento método 1: O nome do volume está correto, mas ele não acha o diretório por nada

Captura de Tela 2020-11-13 às 01.40.14.png

Captura de Tela 2020-11-13 às 01.44.24.png

Quando tento o método 2: Ele não entende o comando

Captura de Tela 2020-11-13 às 01.43.32.png

 

Não sei mais o que tentar :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Você precisa usar barra invertida para indicar espaços nas linhas de comando do Terminal! Onde está "/Macintosh HD/", o correto é "/Macintosh\ HD/".

Consegui fazer o passo a passo do https://gist.github.com/henrik242/65d26a7deca30bdb9828e183809690bd, rebootei com suscesso e tudo mais, mas na tela de “Choose your country/location” ainda aparece o aviso de conectar a internet devido a um erro crítico :(

83EEE526-38A2-4C58-B60B-58FE5C2CAFC6.jpeg.f68cf84f5a029cb90fc026a566a9b7b4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MEU DEUS DO CÉU. Desencanei e conectei a internet para ele concluir a instalação. Ele voltou para o 10.12.6 (sistema o qual ele veio instalado, é um MacBook 2016) e não deu mais o alerta do DEN. Estou baixando o big sur pra atualizar tudo, mas por enquanto sem nenhum aviso de profile. Volto mais tarde pra atualizar o status assim que terminar a instalação do OS atualizado.

9658186F-13E2-4B65-A5C1-4384D0B1FA03.jpeg

Editado por vdlk2828
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...