Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pages'09 - Atalho alternar maiúsculas minúsculas


Akira

Posts Recomendados

Olá pessoal, será que alguém poderia me ajudar a me relacionar com o pages'09 .... e sou um pouco perdido ainda pois usava o word ... mas estou querendo descobrir a tecla de atalho para alternar entre maiúsculas, minúsculas e primeiras maiúsculas ....no word era Shift+F3 .... isso é uma mão na roda pra mim ... também sofro um pouco na busca das teclas END / HOME / PGUP / PGDOWN .. uso teclado compacto com pages 09

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Akira,

Eu acho que descobri um jeito. Eu tb uso muito isso. Lá vai.

----

Maiúsculas e Minúsculas no Pages

- Primeiramente, deve-se aprender como modificar entre os dois tipos. Para isso, selecione um texto qualquer. Exemplo:

Este é o parágrafo para teste.

- Após selecionado, ficará com o fundo todo em azul.

- Experimente agora modificar o texto, clicando em Formatar, Fonte, Em maiúsculas, e cada uma das 4 opções (Nenhum, Todas Maiúsculas, Versalete e Título). Elas equivalem ao seguinte:

- Nenhum - tudo em minúscula.

- Todas Maiúsculas - obviamente, todas em caixa alta (maiúsculas).

- Versalete - todas em maiúsculas, só que em tamanho menor que o restante do texto, recurso utlizado, por ex, em trabalhos de pesquisa (monografias).

- Tïtulo - apenas inicial maiúscula.

- Desse modo, o seu texto teste ficará assim, na mesma ordem:

este é o parágrafo para teste. (Nenhum)

Este é o parágrafo para teste. (Todas Maiúsculas)

Este é o parágrafo para teste. (Versalete)

este é o parágrafo para teste. (Título)

- Obs: dependendo da sua digitação, o Pages pode deixar a primeira letra do parágrafo em maiúsculas, mesmo quando vc seleciona Nenhum.

- Para agilizar a troca de texto, evitando-se clicar em Formatar, Fonte etc, eu utilizei a Gaveta de Estilos. Para mostrar a Gaveta, vc deve clicar no botão em azul, que fica na parte superior esquerda da janela com o símbolo de parágrafo Pi (¶):

- Se não estiver aparecendo Estilos do Caractere, clique na parte de baixo, no botão com a letra a (sublinhada em azul).

- Em Estilos do Caracter, clique o botão da direita e na janela que aparecerá, clique em Criar Novo Estilo...

- Dê o nome ao Estilo. Eu criei 3 estilos e usei os nomes: MAIÚSCULAS, minúsculas e Inicial Maiúscula (não achei necessário fazer isso para Versalete).

- Feito isso, use os parágrafos de teste como os que fiz acima. Clique em cada um deles, deixando-os grifados, um de cada vez.

Este é o parágrafo para teste.

este é o parágrafo para teste. (Nenhum)

Este é o parágrafo para teste. (Todas Maiúsculas)

este é o parágrafo para teste. (Título)

- Depois de grifado, clique o botão da direita na Gaveta, sobre o estilo correspondente e depois em Redefinir Estilo a Partir da Seleção. Faça isso nos 3 Estilos criados. Pronto! Para alternar entre uma e outra fonte (caixa alta ou baixa), bastará clicar no Estilo correspondente na Gaveta.

- Estes estilos, em princípio, não estarão disponíveis em outros arquivos. Para isso, duas coisas podem ser feitas:

1. Para arquivos novos, crie um novo modelo. Eu criei o EmBrancoCPL (minhas iniciais). Fiz um arquivo em branco, com as configurações que eu gosto, fiz os estilos que citei acima e depois criei o modelo (Arquivo, Salvar como Modelo). Configurei para abrir sempre novos documentos com esse modelo (Pages, Preferências, Geral, Usar Modelo:) e selecionei o modelo que eu criei.

2. Para arquivos já existentes, abra o arquivo e depois clique em Formatar, Importar Estilos e escolha qualquer arquivo em que você já tenha os 3 estilos criados.

Espero ter ajudado. Dúvidas ou outros modos melhores de solucionar, me avise!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 semanas depois...

Você poderia me explicar como se cria atalhos pelas preferências do OS X, pois não estou conseguindo achar. Muito obrigado!

Preferências de Teclado -> Atalhos de Teclado -> Atalhos de Aplicativos. Depois clique no "+".

 

Pode-se criar atalhos globais ou específicos para um determinado app. Lembre-se o título do menu do novo atalho deve ser idêntico ao do menu do app.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para maísculas/minúsculas, como já visto, não tem no Pages. Mas uma combinação interessante é command+control+shift+tecla (+) para sobrescrito. Para subscrito (número menor em baixo): command+control+ tecla (-), sem shift. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...