Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro 15-inch, 2017 - problema na placa lógica


Manoel Pinho Filho

Posts Recomendados

Meus caros,

Minha filha comprou um MacBook Pro em julho de 2017.  Utiliza muito por conta da faculdade.  Há, aproximadamente, um mês "do nada" ele "apagou" e deixou de funcionar.   Resido em Bauru, SP.... levei numa Assistência Autorizada da Apple em Marilia (a mais próxima de casa) e após uma semana obtivemos o diagnóstico de que a placa lógica queimou e necessita ser trocada.   Detalhe: ao custo de R$6.000,00!!!   Quase infartei... rs... pois bem, não autorizei o serviço e levei o equipamento em dois técnicos distintos daqui de Bauru que amigos me indicaram..... em ambos o diagnóstico foi o mesmo....   um deles, disse-me nem me passaria o valor do serviço pois dependeria do custo da nova placa que, palavras dele, teria que adquirida em São Paulo.   O outro técnico orçou em R$7.500,00!!!!!!

Verificando no Google encontrei empresas que dizem efetuar "reparos/consertos" em placas lógicas..... o que diminuiria o preço em aproximadamente 70%.

Como sou totalmente leigo, recorro a vocês...... é aconselhável esse tipo de serviço?    E, em caso positivo, conhecem alguém que faça isso aqui no interior de SP ou mesmo na Capital que seja totalmente confiável?

Pensei em deixar quieto..... não sei se consigo vender para alguém que possa aproveitar suas peças e adquirir um outro notebook que não seja da Apple....    o grando problema está no fato de que no HD minha filha possui muitos arquivos da faculdade que lhe são extremamente importantes... enfim... 

Meus antecipados agradecimentos!

Editado por Manoel Pinho Filho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Manoel Pinho Filho alterou o título para MacBook Pro 15-inch, 2017 - problema na placa lógica

Bem, sobre haver no Brasil técnico capacitado para fazer reparos finos e de alta qualidade, até creio que sim, mas infelizmente não conheço por experiência própria o serviço de um pra indicar.
Aqui no fórum tem o @BetoGaleazzo que manja. Beto, consegue dar alguma orientação ao nosso parceiro aí?

Sobre os dados da sua filha, ela comprou em 2017 uma máquina nova ou já era usada de anos anteriores? Se usada, de modelo 2015 e anteriores, consegue recuperar os dados colocando o SSD/HD em outro Mac, interno ou por adaptador USB (a verificar questão de modelos, etc.), e acessar os dados, mas se for 2016 e posterior, será muito difícil recuperar estes dados, pois os SSD são soldados na logic board. Parece que a Apple (e autorizadas) até faz recuperação para máquinas ainda em garantia, mas fora dela ela simplesmente apaga tudo e fim.
Caso faça o serviço na autorizada ou na Apple Store em SP, terá a placa toda trocada e seus dados serão destruídos caso a Apple recupere a placa original de alguma forma (algo que talvez ocorra em alguma fábrica na China).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi-se o tempo em que as coisas "queimavam" e tinham que ser substituídas. Essa conversa só colava nos anos 90. Com o avanço da microeletrônica ficou simples resolver problemas de placa que antes pareciam um bicho de sete cabeças.

Primeiro: placa lógica não se troca! Não existe placa lógica nova pra comprar em lugar algum. Quando o técnico (que não é da autorizada) diz que vai trocar a placa lógica das duas uma: ou ele vai arrumar a sua e cobrar um valor exorbitante ou ele não sabe arrumar e vai comprar uma placa lógica usada (que você não vai conhecer a procedência e o histórico).

O reparo de placas lógicas é totalmente possível, e nas mãos certas fica um serviço perfeito, como se nunca tivesse sido mexido. Se existem componentes em curto ou com defeito, por exemplo, o técnico pode muito bem com o uso de ferramentas adequadas efetuar a troca, pegando uma peça nova (se for possível) ou retirando de uma placa "doadora".

Muita gente se aproveita de que o aparelho custa muito caro, e também do fato de que a recuperação de dados depende do reparo, e cobra um valor ridículo (como 7.500 reais). Obviamente que também não vai ficar 500 reais, porque pra fazer o reparo de uma placa dessas o técnico precisou investir muito dinheiro e tempo em capacitação e equipamento, mas certos orçamentos não dá nem pra comentar.

Qual é o ano do aparelho (o ano do modelo, não o ano de compra)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 09/11/2020 at 17:23, Manoel Pinho Filho disse:

Meus caros,

Minha filha comprou um MacBook Pro em julho de 2017.  Utiliza muito por conta da faculdade.  Há, aproximadamente, um mês "do nada" ele "apagou" e deixou de funcionar.   Resido em Bauru, SP.... levei numa Assistência Autorizada da Apple em Marilia (a mais próxima de casa) e após uma semana obtivemos o diagnóstico de que a placa lógica queimou e necessita ser trocada.   Detalhe: ao custo de R$6.000,00!!!   Quase infartei... rs... pois bem, não autorizei o serviço e levei o equipamento em dois técnicos distintos daqui de Bauru que amigos me indicaram..... em ambos o diagnóstico foi o mesmo....   um deles, disse-me nem me passaria o valor do serviço pois dependeria do custo da nova placa que, palavras dele, teria que adquirida em São Paulo.   O outro técnico orçou em R$7.500,00!!!!!!

Verificando no Google encontrei empresas que dizem efetuar "reparos/consertos" em placas lógicas..... o que diminuiria o preço em aproximadamente 70%.

Como sou totalmente leigo, recorro a vocês...... é aconselhável esse tipo de serviço?    E, em caso positivo, conhecem alguém que faça isso aqui no interior de SP ou mesmo na Capital que seja totalmente confiável?

Pensei em deixar quieto..... não sei se consigo vender para alguém que possa aproveitar suas peças e adquirir um outro notebook que não seja da Apple....    o grando problema está no fato de que no HD minha filha possui muitos arquivos da faculdade que lhe são extremamente importantes... enfim... 

Meus antecipados agradecimentos!

Bom dia @Manoel Pinho Filho tranquilo ?
Eu posso ajudá-lo a resolver essa questão da placa lógica.
Vou deixar meus contatos abaixo ok ?
Abraço.
Carlos Cruz - Técnico Certificado Apple (ACMT).
Apple Consult - Assistência Técnica e Revenda Apple
Tel: 11-98021-3666 (whatsapp).
https://www.facebook.com/appleconsultbr/
Instagram: @apple.consult

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@BetoGaleazzo muito bom seu texto. Obrigado!

Beto, tenho um MacBook Pro 17” final de 2019. Parou do nada, consegui que a Apple estendesse a garantia, já que tinha passado menos de um mês. Agora está na autorizada pra começar o reparo na segunda feira.

Meu problema é: recuperação dos arquivos.

Você sabe se é possível recuperá-los? O defeito não foi no SSD, mas alegam que está soldado e acreditam que não podem fazer nada. O que eu aleguei é que se eles não podem fazer nada, que pelo menos me devolvam a placa lógica que retiraram (a Apple pede de volta né?!) para que eu possa levar à alguém que consiga. Sabe se alguém consegue mesmo? Me parece que a Apple consegue e deve, mas fala que não pra ter menos trabalho/responsabilidade.

Valew valew!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, diasdepedro disse:

@BetoGaleazzo muito bom seu texto. Obrigado!

Beto, tenho um MacBook Pro 17” final de 2019. Parou do nada, consegui que a Apple estendesse a garantia, já que tinha passado menos de um mês. Agora está na autorizada pra começar o reparo na segunda feira.

Meu problema é: recuperação dos arquivos.

Você sabe se é possível recuperá-los? O defeito não foi no SSD, mas alegam que está soldado e acreditam que não podem fazer nada. O que eu aleguei é que se eles não podem fazer nada, que pelo menos me devolvam a placa lógica que retiraram (a Apple pede de volta né?!) para que eu possa levar à alguém que consiga. Sabe se alguém consegue mesmo? Me parece que a Apple consegue e deve, mas fala que não pra ter menos trabalho/responsabilidade.

Valew valew!

Amigo, infelizmente a Apple não está nem aí pros seus dados. Nem mesmo na gringa, e independente se você tem um Mac Mini ou um iMac Pro. Eles sempre dizem que não podem fazer nada. Também não irão te dar a placa antiga, pois ela vai pra remanufatura.

Em muitos casos dá sim pra recuperar os dados. Nesse caso em que a memória de armazenamento é soldada à placa eu nunca fiz, mas já vi técnicos especializados em data recovery fazendo. Espero que não perca seus dados, e fica a dica: se os dados são importantes, a contratação de um serviço de cloud storage é imprescindível. Eu aprendi da pior forma possível e hoje todos os meus dados importantes ficam no iCloud Drive, que tem um preço muito acessível, na minha opinião.

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 16/01/2021 at 05:10, BetoGaleazzo disse:

Amigo, infelizmente a Apple não está nem aí pros seus dados. Nem mesmo na gringa, e independente se você tem um Mac Mini ou um iMac Pro. Eles sempre dizem que não podem fazer nada. Também não irão te dar a placa antiga, pois ela vai pra remanufatura.

Em muitos casos dá sim pra recuperar os dados. Nesse caso em que a memória de armazenamento é soldada à placa eu nunca fiz, mas já vi técnicos especializados em data recovery fazendo. Espero que não perca seus dados, e fica a dica: se os dados são importantes, a contratação de um serviço de cloud storage é imprescindível. Eu aprendi da pior forma possível e hoje todos os meus dados importantes ficam no iCloud Drive, que tem um preço muito acessível, na minha opinião.

Abrs!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Silvia de david disse:

 

@BetoGaleazzo

help! Você conhece algum técnico que faça esses reparos de placa lógica? É o seguinte: meu MacBook Pro 2017 13’ queimou a placa lógica (segundo a autorizada) e tem danos na tela e teclado (que esses, somente esses, seriam trocados pelo programa de qualidade). Só que me deram um orçamento mísero de 4500 para trocar a tal placa lógica de um computador pouco usado. 
minha pergunta é: faço esse reparo? O que faço meu deus? E se eu reparar a placa com algum técnico e depois não consigo essa troca de tela e teclado? O que você faria? Parece ser bem justo e entender do assunto. Cada vez mais estou convencida que Apple ganha dinheiro é com o pós venda, e não com venda em si :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Silvia de david disse:

@BetoGaleazzo

help! Você conhece algum técnico que faça esses reparos de placa lógica? É o seguinte: meu MacBook Pro 2017 13’ queimou a placa lógica (segundo a autorizada) e tem danos na tela e teclado (que esses, somente esses, seriam trocados pelo programa de qualidade). Só que me deram um orçamento mísero de 4500 para trocar a tal placa lógica de um computador pouco usado. 
minha pergunta é: faço esse reparo? O que faço meu deus? E se eu reparar a placa com algum técnico e depois não consigo essa troca de tela e teclado? O que você faria? Parece ser bem justo e entender do assunto. Cada vez mais estou convencida que Apple ganha dinheiro é com o pós venda, e não com venda em si :(

Se você pode arcar com a perda de dados que estão nessa máquina, esqueça esse aparelho.

Os MacBooks de 2016 a 2019 são péssimos, cheios de problemas crônicos. Vai gastar dinheiro pra arrumar sem a certeza de que irá ficar bom e depois vai ter que rezar pra não acontecer de novo. Se fosse MEU aparelho, e eu não precisasse de nenhum dado importante (que valesse essa nota pra arrumar), eu venderia ele pra retirar peça e iria atrás de um MacBook Air ou Pro com chip M1. Bem pesquisadinho fora das revendas autorizadas dá pra encontrar bem mais em conta do que o preço oficial (dê uma olhada nos Classificados aqui do fórum) e a máquina é bem melhor, também sem problemas crônicos conhecidos até o momento.

Esse valor que pediram é absurdo. Com 1000 reais a mais você pega um MacBook Air M1 no Paraguay, que irá dar um pau sem tamanho nesse Pro 2017.

Infelizmente a Apple só fez m. com os Macs nessa época e agora que aos poucos está conseguindo recuperar a credibilidade com os novos M1.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 09/11/2020 at 17:23, Manoel Pinho Filho disse:

Meus caros,

Minha filha comprou um MacBook Pro em julho de 2017.  Utiliza muito por conta da faculdade.  Há, aproximadamente, um mês "do nada" ele "apagou" e deixou de funcionar.   Resido em Bauru, SP.... levei numa Assistência Autorizada da Apple em Marilia (a mais próxima de casa) e após uma semana obtivemos o diagnóstico de que a placa lógica queimou e necessita ser trocada.   Detalhe: ao custo de R$6.000,00!!!   Quase infartei... rs... pois bem, não autorizei o serviço e levei o equipamento em dois técnicos distintos daqui de Bauru que amigos me indicaram..... em ambos o diagnóstico foi o mesmo....   um deles, disse-me nem me passaria o valor do serviço pois dependeria do custo da nova placa que, palavras dele, teria que adquirida em São Paulo.   O outro técnico orçou em R$7.500,00!!!!!!

Verificando no Google encontrei empresas que dizem efetuar "reparos/consertos" em placas lógicas..... o que diminuiria o preço em aproximadamente 70%.

Como sou totalmente leigo, recorro a vocês...... é aconselhável esse tipo de serviço?    E, em caso positivo, conhecem alguém que faça isso aqui no interior de SP ou mesmo na Capital que seja totalmente confiável?

Pensei em deixar quieto..... não sei se consigo vender para alguém que possa aproveitar suas peças e adquirir um outro notebook que não seja da Apple....    o grando problema está no fato de que no HD minha filha possui muitos arquivos da faculdade que lhe são extremamente importantes... enfim... 

Meus antecipados agradecimentos!

Oi Manoel!!! Vc fez este reparo? Seguiu com a máquina ou vendeu??? Estou lendo aqui no fórum vários MacBook Pro retina touch bar com problemas na placa logica. E o mesmo aconteceu com o meu MacBook Pro 2017 15’ touchbar.

absurdo!!! Me parece um problema de fábrica. Recorrente queixa aqui no fórum!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...