Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão após limpeza de placa


Lucas U.

Posts Recomendados

Eai pessoal, td bem? Tenho um mbp 2012 ,4gb ram, e sistema rodando num ssd de 240gb estava voando, muito rápido para fazer tarefas do dia a dia, mas depois que fiz uma limpeza de placa nele e troca de pasta térmica notei que ele está travando com uma certa frequência, antes para abrir páginas no safari, Chrome e outros aplicativos ia no mesmo segundo e agora não, além de aparecer com certa frequência a bolinha colorida de carregando, gostaria de saber se tem a possibilidade de ter dado algum problema em algum componente da placa para estar travando desse jeito, ou se fosse algo do tipo o mac nem estaria ligando? Será que é pouca memória? Não percebi diferença no uso dela pelo monitor de atividades no antes e depois dessa limpeza, embora estar em média com 3,3gb sempre. Além disso eu mesmo que fiz essa limpeza e a troca da pasta térmica, olhei muitos tutoriais e no passo a passo do ifixit, usei álcool isopropílico, equipamentos esd (escova, manta, luva, pulseira) durante todo processo, e usei tb uma pasta térmica não condutiva eletricamente, mas né não sou profissional vai q tenha dado alguma m. kkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como vc fez a limpeza da placa? acho pouco provável uma limpeza gerar problema, a menos que você tenha danificado algum componente, algum trilha. mas mesmo assim, aí acho que o mac nem ligaria ou teria um comportamento mais estranho.

qual pasta térmica voce usou? de boa qualidade? vc aplicou a quantidade correta? nem muito nem pouco?

instala o istat menus: https://bjango.com/mac/istatmenus/ e verifica as temperaturas, se a temperatura do processador e gpu sobem muito até travar.

eu desmontaria tudo de novo, limparia a pasta térmica e colocaria novamente.

outro detalhe, será que voce não esqueceu de religar algum sensor durante a remontagem? o cooler tá funcionando? tá escutando o barulho dele?

pasta térmica recomendo a Arctic MX-4. é das melhores que se encontra no mercado.

abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, marcosfisica disse:

lembrei de outra coisa: memória. será que não ficou nenhuma memoria mal instalada? tenta tirar, limpar os contatos e instalar de novo.

Eai Marcos, fiz a limpeza com álcool isopropílico e escova pra tirar a poeira esperei um bom tempinho pra garantir q estava td seco, percebi só que essa escova é bem dura, usei a pasta térmica da ocx by gelid, pelos vídeos que eu vi coloquei a quantidade ideal, tenho o mac fan control e percebi que a temperatura diminuiu consideravelmente, principalmente quando jogo, jogo só cs de leve nesse note, a ventoinha está funcionando normalmente. Único problema que tive na remontagem foi com o flat do teclado que tive bastante dificuldade pra conseguir conectar, sobre a memória, mais tarde vou ver se recoloco ela e limpo melhor o contato, mas creio q fiz tudo certinho, talvez vou refazer td de novo mesmo e no último dos casos levar em alguma assistência para diagnóstico problema é q a grana tá curta kkk, estava pensando tb em expandir a ram. Outra coisa é que não sei se pode ter sido um software, pois na mesma semana após a limpeza baixei um programa da Wacom intuos de mesa digitalizadora e tb baixei o React no mesmo dia e percebi que começou a travar o mac, antes disso não me lembro de ficar lento, então tem a possibilidade de n ter nada a ver com essa limpeza, mas como a limpeza é algo bem mais agressivo fiquei com a pulga atrás da orelha por causa disso, e pelo monitor de atividades e pelo cleanMyMac n encontrei nada anormal caso for algum programa ou arquivo. A bateria está ok, e tenho bastante espaço no ssd ainda.

link da pasta térmica: https://www.amazon.com.br/gp/product/B07MW13YNX/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas U. disse:

Eai Marcos, fiz a limpeza com álcool isopropílico e escova pra tirar a poeira esperei um bom tempinho pra garantir q estava td seco, percebi só que essa escova é bem dura, usei a pasta térmica da ocx by gelid, pelos vídeos que eu vi coloquei a quantidade ideal, tenho o mac fan control e percebi que a temperatura diminuiu consideravelmente, principalmente quando jogo, jogo só cs de leve nesse note, a ventoinha está funcionando normalmente. Único problema que tive na remontagem foi com o flat do teclado que tive bastante dificuldade pra conseguir conectar, sobre a memória, mais tarde vou ver se recoloco ela e limpo melhor o contato, mas creio q fiz tudo certinho, talvez vou refazer td de novo mesmo e no último dos casos levar em alguma assistência para diagnóstico problema é q a grana tá curta kkk, estava pensando tb em expandir a ram. Outra coisa é que não sei se pode ter sido um software, pois na mesma semana após a limpeza baixei um programa da Wacom intuos de mesa digitalizadora e tb baixei o React no mesmo dia e percebi que começou a travar o mac, antes disso não me lembro de ficar lento, então tem a possibilidade de n ter nada a ver com essa limpeza, mas como a limpeza é algo bem mais agressivo fiquei com a pulga atrás da orelha por causa disso, e pelo monitor de atividades e pelo cleanMyMac n encontrei nada anormal caso for algum programa ou arquivo. A bateria está ok, e tenho bastante espaço no ssd ainda.

link da pasta térmica: https://www.amazon.com.br/gp/product/B07MW13YNX/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

 

hummm. tem mais coisa aí então. esse cleanMyMac sempre achei que fosse vírus ou malware...hehehe

bom, então o seguinte. antes de desmontar tudo de novo eu formataria e reinstalaria o sistema. tudo do zero. se com o sistema zerado não tem mais travamento, aí instala o software da mesa, testa se trava. se nao tiver travamentos, instala o próximo, e assim sucessivamente. tem que ir testando uma variável de cada vez pra ver o que pode estar dando pau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível sim que a limpeza de placa possa vir a causar problemas, mesmo sem danificar componentes fisicamente. E a grande questão é ELETRICIDADE ESTÁTICA. O corpo humano pode armazenar e descarregar mais de 10.000 volts eletrostáticos. Se você pegou diretamente na placa sem usar equipamento antiestático (como luvas anti-ESD, por exemplo) e/ou usou uma escova que não é anti-ESD, você pode causar danos na placa, criar resistências nas trilhas que só tendem a aumentar com o tempo e que as vezes somente com um osciloscópio pra detectar.

Não estou de forma alguma dizendo que é isso, mas a probabilidade é grande quando não existe o uso do equipamento correto.

É preciso investigar melhor.

EDIT:

se liga nas fotos > https://www.quora.com/How-can-static-electricity-damage-in-a-computer-be-identified

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

É possível sim que a limpeza de placa possa vir a causar problemas, mesmo sem danificar componentes fisicamente. E a grande questão é ELETRICIDADE ESTÁTICA. O corpo humano pode armazenar e descarregar mais de 10.000 volts eletrostáticos. Se você pegou diretamente na placa sem usar equipamento antiestático (como luvas anti-ESD, por exemplo) e/ou usou uma escova que não é anti-ESD, você pode causar danos na placa, criar resistências nas trilhas que só tendem a aumentar com o tempo e que as vezes somente com um osciloscópio pra detectar.

Não estou de forma alguma dizendo que é isso, mas a probabilidade é grande quando não existe o uso do equipamento correto.

É preciso investigar melhor.

EDIT:

se liga nas fotos > https://www.quora.com/How-can-static-electricity-damage-in-a-computer-be-identified

 

só sendo um pouquinho chato...😜

Não existem "volts eletrostáticos". é tensão, são Volts. Concordo com voce que é uma possibilidade, mas será que uma descarga na placa causaria algum dano que faz o computador travar depois de um tempo de uso? Não tem muito sentido. Voce tem bem mais experiência e conhecimento do que eu na área, mas não é mais provável uma descarga queimar alguma coisa e o computador nem ligar?. Ou deixar de funcionar alguma coisa em específico, bluetooth, wifi, etc? Mas o computador funcionar normal e travar depois de algum tempo de uso, faz sentido? Mas não duvido nada, concordo contigo que é possível.

Outra coisa, uma descarga grande assim, tipo 10kV seria visível, dependendo da distância da placa formaria arco elétrico e ele sentiria no dedo (descarga eletrostática não mata mas pode doer!).

Muito legal essas imagens de microscopia dos danos causados por estática!

Enfim, é possível mas  muito pouco provável. Isso aí tá com cara de software. Começou a travar depois que ele instalou alguns software. Formata, reinstala o MacOS e segue o jogo! hehehe

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, marcosfisica disse:

 

só sendo um pouquinho chato...😜

Não existem "volts eletrostáticos". é tensão, são Volts. Concordo com voce que é uma possibilidade, mas será que uma descarga na placa causaria algum dano que faz o computador travar depois de um tempo de uso? Não tem muito sentido. Voce tem bem mais experiência e conhecimento do que eu na área, mas não é mais provável uma descarga queimar alguma coisa e o computador nem ligar?. Ou deixar de funcionar alguma coisa em específico, bluetooth, wifi, etc? Mas o computador funcionar normal e travar depois de algum tempo de uso, faz sentido? Mas não duvido nada, concordo contigo que é possível.

Outra coisa, uma descarga grande assim, tipo 10kV seria visível, dependendo da distância da placa formaria arco elétrico e ele sentiria no dedo (descarga eletrostática não mata mas pode doer!).

Muito legal essas imagens de microscopia dos danos causados por estática!

Enfim, é possível mas  muito pouco provável. Isso aí tá com cara de software. Começou a travar depois que ele instalou alguns software. Formata, reinstala o MacOS e segue o jogo! hehehe

 

Abraço

 

Obrigado pela correção!

Como eu disse, é preciso investigar a causa, seguindo a cartilha do troubleshooting padrão, rsrs, mas pode sim acontecer esse tipo de problema, não é raro, e a tendência é ir piorando. A descarga não precisa ser grande, nós estamos falando de trilhas literalmente microscópicas, componentes, pads, então qualquer resistência criada numa trilha importante pode causar mau funcionamento intermitente e ir piorando com o tempo até se tornar algo permanente. É mais comum em placas menores como as de iPhone e iPads, porque a superfície de contato é menor então a tendência da pessoa encostar nos componentes é maior, mas pode sim acontecer com placas maiores quando não existe o manuseio e equipamento anti-ESD correto. Também é comum que pessoas menos experientes não desconectem a bateria antes de intervir na placa, ou que usem ferramentas metálicas para desconectar a bateria (não estou dizendo que foi este o caso).

Por mais que pareça exagero da minha parte, qualquer técnico que tenha muito contato com essas placas pelo menos uma vez na vida já se deparou com essa situação. Faz o reparo, testa, tudo funciona certinho e após dias ou semanas o aparelho volta com um problema relacionado (ou não) causado por estática. Pode ser que o técnico tenha experiência suficiente pra identificar isso, ou não, achar que é algo não relacionado ao manuseio. Mas é. Se não usou o equipamento correto, vai dar ruim cedo ou tarde, e pra quem gosta de azar pode acontecer sim na primeira e única vez a ter contato com uma placa lógica.

Qualquer assistência que se preze ou tem o aterramento ou faz o uso de equipamento próprio, ou os dois. Nas autorizadas da Apple mesmo existem diversas exigências relacionadas a eletricidade estática, e inclusive caem diversas questões a respeito desse assunto e de procedimentos internos do laboratório nas certificações básicas da marca. (Mais precisamente o Apple Service Fundamentals, que é pré-requisito pra tirar qualquer outra certificação).

Por isso eu não aconselho pessoas que não são técnicas a mexerem nos seus aparelhos. Podem pensar que eu estou duvidando da capacidade delas e querendo lucrar com procedimentos que até são simples, mas coisas simples como encostar numa placa com a mão pode gerar uma dor de cabeça das boas e um prejuízo legal.

Quer mexer? Mexa. Mas use pelo menos uma luva nitrílica e spudgers de plástico. E a escova anti-estática também, porque dependendo do material das cerdas da escova/pincel pode ser pior ainda.

Novamente: não estou dizendo que este é o caso do autor do tópico, mas pra que fique claro: uma simples limpeza de placa pode sim danificar o equipamento.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...